Melhor formato para uma carta de apresentação de marketing: como deve ser
Além deste guia específico de marketing específico, o Onlinecurriculo compartilha mais conselhos em nosso guia detalhado de como escrever cartas de apresentação — vale a pena ler.
O cabeçalho da carta de apresentação
Como mencionado anteriormente, certos aspectos de sua carta de apresentação de marketing devem permanecer mundanamente práticos. Assim como você incluiria detalhes de contato no final de um blog, o cabeçalho da carta de apresentação deve conter todas as informações necessárias caso o leitor queira se conectar ou saber mais sobre você.
Resista ao desejo de ser excessivamente criativo no cabeçalho; fique longe de fontes extravagantes ou outros meios de atrair mais atenção do que o necessário.
A saudação da carta de apresentação
Da mesma forma que mensagens de marketing eficazes refletem sua compreensão do público-alvo, uma carta de apresentação de marketing bem-sucedida demonstra seu melhor esforço para abordar o destinatário da maneira mais direta e pessoal possível.
O formal tradicional de “Prezado(a) Sr./Sra. Nome” ainda é a saudação de escolha. Mas se você não conseguir descobrir o nome do gerente de contratação ou do contato de RH, é preferível escrever “Prezado Gerente de Contratação da Empresa XPTO” ou “Prezada Equipe de Contratação da Posição de Marketing” em vez do indiferente “A quem possa interessar”. A área de marketing prioriza as pessoas, portanto, injetar calor personalizado na saudação é uma boa maneira de começar sua carta de candidatura.
Prezada Sra. Bárbara Siqueira,
A introdução da carta de apresentação
Os profissionais de marketing sabem que as primeiras impressões contam. As pessoas que leem a introdução da sua carta de apresentação antecipam que você trará grandes qualificações nessas primeiras linhas, então, não decepcione.
Se você deixar de escrever algo impressionante, ou pelo menos envolvente, na introdução da carta de apresentação ou no resumo do currículo, o interesse do leitor provavelmente diminuirá. Chame a atenção dos tomadores de decisão de contratação e crie algo que coloque você em destaque.
Forneça um instantâneo de uma campanha de marketing premiada ou a mensagem que você ajudou uma marca famosa a reinventar. Surpreenda agradavelmente os potenciais empregadores com uma conquista que eles podem não ter pensado que era possível, fazendo com que a imaginação deles corra solta. Faça com que eles se perguntem o que mais você pode ser capaz de alcançar.
Tendo pesquisado mais de 8.000 donos de animais de estimação em uma função anterior, entendi que não importa se você tem uma tarântula ou uma tartaruga: o que os animais precisam e o que os donos deles pensam que eles precisam pode diferir muito.
A seção central da carta de apresentação (corpo)
O corpo de uma carta de apresentação de marketing deve enviar algumas mensagens claras sobre a capacidade do redator de se comunicar de maneira poderosa e eficaz. Nem o estilo nem a substância podem ser comprometidos nesta vitrine para o seu talento de marketing em ação.
Se o leitor não sair pensando: “Sim, essas são as razões pelas quais vou contratar essa pessoa”, então sua carta de apresentação ficou aquém.
Com tanto a dizer sobre sua carreira, a disciplina necessária para fazê-lo com moderação, mas efetivamente na carta de apresentação, é uma tarefa difícil. Atenha-se às suas duas histórias mais relevantes e impactantes que farão seu futuro empregador sentar e prestar atenção. Conte-as com emoção e deixe o recrutador querendo ouvir mais sobre você em uma entrevista.
Na função de gerente de marketing da Meu Bichinho Amado, você precisará de alguém que tenha experiência em fornecer novos intervalos mensais, com comunicações envolventes e marketing viral; alguém que possa escrever artigos que sejam classificados no topo dos anúncios do Google e que possa ajudar os pais de animais de estimação a realizar o sonho de tornar a vida de seu queridinho um pouco mais agradável.
Meus cinco anos na Peteco foram gratificantes; mas agora estou me mudando para Osasco e espero que esta carta e currículo especulativos possam despertar algum interesse. Julgue-me pelos meus resultados:
- Aumentei o tráfego de brinquedos e produtos de higiene em 320% e taxa de conversão de 9% para 16%.
- Escrevi mais de 80 artigos e mudei nossa classificação média no Google de n.º 7 para n.º 2.
- Compilei estratégias de marketing de produtos e roteiros táticos para todas as categorias.
- Meu premiado blog “pais de pet” gera um tráfego significativo para meu empregador.
A tomada de decisão analítica e a pesquisa meticulosa são fundamentais para sinalizar o sucesso em um setor em que as emoções podem obscurecer o julgamento. Embora eu tenha trabalhado toda a minha carreira com cuidados para animais de estimação, não possuo um, pois acredito que o pensamento desapaixonado está no centro de grandes decisões de marketing. Dito isso, confesso que tenho uma leve queda por coelhinhos.
A conclusão e assinatura da carta de apresentação
Como em qualquer mensagem de marketing, é importante antecipar o impacto no público. As linhas finais da carta de apresentação de marketing durarão mais do que qualquer outra parte na memória do leitor, por isso, é vital julgar corretamente o tom da sua chamada à ação.
Ela deve soar autoconfiante o suficiente para transmitir sua crença no que você está dizendo, mas sem beirar a arrogância. Mostre a este empregador que você entende o que o trabalho implica e deixe-o com um motivo final para dar uma olhada no seu currículo.
Se a sera. estiver interessada em saber mais, eu gostaria de participar de uma entrevista para discutir como posso inspirar seus clientes e encantar os animais de estimação deles.
Atenciosamente,
Mônica Vasconcelos
Confira nossos outros exemplos de carta de apresentação, modelos e guias de redação.