Modelos de carta de apresentação gratuitos

Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação profissionais e gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.

Avaliado pela comunidade. Conta com a confiança de profissionais

4.5 de 5
com base em 16 avaliações
Otimo ferramenta de fazer Curriculos
Otimo ferramenta de fazer Curriculos. Vale a pena pagar.
Paulo Del Peloso Carneiro • 15 dias atrás
great
great, amazing, incredibel
Maria Julia Neves Martins • 24 dias atrás
Excelente...............................…
Excelente......................................................................................................................................................................................................
Rosely Oliveira • 27 dias atrás
nice
site excelente!
Antonio Ezequias • aproximadamente 1 mês atrás
Great layout options and easy to use
Great layout options and easy to use. It makes developing a more visually pleasing CV much easier.
Erbet Neto • aproximadamente 1 mês atrás

Carta de apresentação para o currículo

Existe um motivo para a carta de apresentação ser um dos materiais mais solicitados nas candidaturas. Trata-se de um ótimo documento para destacar partes da carreira que não estejam tão evidenciadas no currículo. Ao usar a carta de apresentação para expressar suas experiências mais formativas, qualidades únicas e paixão pelo cargo, você pode criar uma conexão pessoal com o empregador antes mesmo de entrar pela porta.

Mas boa escrita é apenas metade da receita para uma carta de apresentação perfeita. Assim como no currículo, será preciso formatação profissional para se apresentar como um candidato lapidado. Na verdade, a carta de apresentação e o modelo do currículo são a primeira coisa que o empregador observará quando começar a avaliar sua candidatura. Por isso é tão importante causar uma boa impressão visual.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é usar modelos compatíveis na carta de apresentação e no currículo. Alinhar os estilos dos documentos ajuda a imprimir seu “estilo pessoal”, estabelecendo um visual consistente em todos os materiais da candidatura.  Os gerentes de contratação perceberão que você investiu tempo em refinar a apresentação e considerarão você um candidato empenhado em conseguir o cargo.

O que fazer

Examinar a identidade visual e a imagem do potencial empregador para ter uma ideia de qual estilo é mais apropriado para a carta de apresentação e o currículo.

O que não fazer

Variar o estilo ou tamanho da fonte, a paleta de cores ou os elementos do design entre os documentos. Consistência é fundamental.

E onde você encontra modelos compatíveis para o currículo e a carta de apresentação? A coleção de layouts de alta qualidade do Onlinecurriculo foi desenvolvida por designers gráficos profissionais, tendo em mente as necessidades tanto dos candidatos como dos gerentes de contratação. Com a facilidade de nossas ferramentas para gerar cartas de apresentação e currículos, você consegue ajustar e personalizar cada modelo às suas necessidades específicas. Precisa se candidatar a outra vaga? Basta fazer login e editar seu modelo gratuito (ou escolher outro) quantas vezes quiser. Com os modelos gratuitos de carta de apresentação, as amostras gratuitas de carta de apresentação e os exemplos gratuitos de currículo oferecidos pelo Onlinecurriculo, acabaram-se as frustrações para conseguir o emprego dos sonhos.

A composição da carta de apresentação ideal

Independentemente do setor ou do nível de experiência, alguns elementos de design são essenciais para a formatação adequada da sua carta de apresentação. Ao seguir essas diretrizes amplamente aceitas, você garantirá que os empregadores encontrem rapidamente as informações que procuram. Uma formatação limpa e direta também incentiva o gerente de contratação a realmente ler o conteúdo da carta. Com um modelo consistente, você causará uma boa impressão do começo ao fim.

Dica do especialista

Preste atenção ao espaço em branco do modelo. Layouts atraentes apresentam um equilíbrio salutar entre o espaço em branco e o texto ou outros elementos do design. Tal espaço pode parecer “vazio”, mas na verdade serve para melhorar a legibilidade do documento.

Ao pensar em como selecionar um modelo gratuito de carta de apresentação, uma boa ideia é escolher um que ofereça as melhores possibilidades de personalização. Embora nossa ferramenta geradora permita uma excelente personalização, escolher um modelo que já atenda a algumas de suas necessidades pode poupar tempo e esforço. Vamos detalhar alguns dos elementos de design mais importantes de uma carta de apresentação e explorar como selecioná-los e personalizá-los.

Nome: seu nome é o foco principal no cabeçalho da carta de apresentação, então, merece destaque. Você também pode combinar o tamanho da fonte e o estilo do texto entre o cabeçalho da carta de apresentação e o currículo, para ter mais chances de chamar a atenção de um gerente de contratação.

Profissão: se você tem uma função claramente definida, é uma ótima ideia listá-la aqui. Isso ajuda a afirmar sua experiência e diferencia você de outros candidatos com nomes semelhantes.

Informações de contato: seu número de telefone e e-mail são essenciais para que o gerente de contratação entre em contato para tirar dúvidas ou marcar uma entrevista. Você também pode incluir seu LinkedIn ou outras informações de mídia social se forem relevantes para o campo e a posição.

Endereço de correspondência: se lhe pedirem para enviar uma candidatura à moda antiga, não se esqueça de incluir um endereço de correspondência atualizado. Se for enviar cartas de apresentação on-line, suas informações de contato digital serão suficientes.

Data: ajuda o gerente de contratação a identificar o período da sua candidatura.

Saudação: uma saudação pessoal pode ajudar bastante a estabelecer um relacionamento positivo com o empregador. Certifique-se de usar uma saudação apropriada e o nome do gerente de contratação, caso saiba.

Introdução: o início da carta de apresentação deve prender a atenção do gerente de contratação e incentivá-lo a continuar lendo. Lembre-se de manter a introdução curta e incisiva.

Corpo: esta seção compõe a maior parte da carta e permite apresentar algumas de suas realizações e experiências mais impressionantes. Não se esqueça de mencionar como você poderá contribuir positivamente para a nova empresa.

Conclusão: termine a carta expressando seu entusiasmo pelo cargo e convidando respeitosamente o gerente de contratação a entrar em contato com você.

Assinatura: despeça-se com um encerramento profissional e seu nome e sobrenome.

10 dicas para formatar a carta de apresentação

  1. Escolha um modelo apropriado para o seu setor
  2. Decida qual mensagem o layout deve transmitir a seu respeito
  3. Use cores com moderação e somente se apropriado para o cargo
  4. Selecione estilos e tamanhos profissionais para as fontes
  5. Atente-se ao equilíbrio entre texto e espaço em branco
  6. Faça com que a carta de apresentação transmita sua individualidade na medida certa
  7. Escolha para a carta de apresentação um modelo que combine com o currículo
  8. Escreva de modo conciso e fácil de ler
  9. Personalize o modelo com base em suas necessidades específicas
  10. Escolha o modelo com o qual você se sinta bem!

5 bons modelos de carta de apresentação

  1. Tóquio: com um título ousado e enérgico, esse modelo constitui uma carta de apresentação bacana. Escolha esse design se tiver certeza de que o possível empregador apreciará sua abordagem elegante e seu talento criativo. Se você precisa marcar presença, vá de Tóquio.
  2. Dublin: se você procura equilíbrio entre brilho e profissionalismo, dê uma conferida no Dublin. A compacta barra lateral pode ser ajustada para qualquer cor desejada, dependendo da formalidade do cargo. Com um cabeçalho elegante e minimalista, Dublin chama a atenção sem precisar fazer força.
  3. Milão: esse modelo certamente deixará sua carta de apresentação tão chique quanto a cidade da qual recebeu a designação. O cabeçalho simples assegura destaque para o seu nome, enquanto a barra lateral oferece espaço de sobra para suas informações de contato e contas de mídia social. Dá até para adicionar um toque de cor à fonte – fica bellissimo!
  4. Santiago: se o espírito é ir direto ao assunto, Santiago é a solução. Esse modelo é simples e cheio de ação, com muito espaço para informações pessoais e escrita especializada. É um modelo que mantém a simplicidade, para que o foco permaneça em você.
  5. Amsterdã: se você busca modernidade, esse modelo tem de sobra. O atraente cabeçalho quadrado consegue marcar presença sem desviar a atenção do texto. E assim como os canais na cidade homônima, as linhas limpas do modelo dividem a página em seções organizadas.

Modelo de carta de candidatura de emprego

A carta de candidatura de emprego é uma das melhores maneiras de convencer o empregador de suas competências e qualidades únicas. Também permite destacar os traços de personalidade que fazem de você uma ótima opção para o ambiente laboral da empresa. Adaptar sua carta de apresentação às necessidades específicas de cada empregador e anúncio de emprego é uma das maneiras de maior sucesso para conseguir uma entrevista. Veja mais dicas práticas de como escrever a carta de apresentação perfeita neste guia geral.

O que fazer

Usar a saudação apropriada e o nome correto do gerente de contratação no cumprimento da carta de candidatura de emprego, visando estabelecer uma conexão pessoal.

O que não fazer

Remeter a carta “a quem possa interessar”. Se você não tiver um nome específico, coloque o nome da empresa e uma designação coletiva como “equipe de contratação”.

Só que a escrita não é a única coisa que você precisa personalizar. Também é necessário garantir que o modelo de candidatura corresponda à imagem da empresa pretendida. Nosso gerador de carta de apresentação facilita a escolha do modelo perfeito e o ajusta segundo suas necessidades, dando a você a melhor oportunidade de causar uma ótima impressão visual.

Modelo de carta de apresentação gratuito em Word/PDF

Não importa se você está mudando de carreira, trocando de empresa ou buscando seu primeiro trabalho de meio período: procurar emprego pode ser estressante.  Pensando nisso, elaboramos um modelo de carta de apresentação gratuito em Word/PDF para facilitar sua vida e fazer com que você seja contratado rapidamente. Você também pode baixar nosso modelo de carta de apresentação gratuito no Google Docs para editar e enviar com ainda mais facilidade.  Para complementar nosso modelo de carta de apresentação gratuito em Word/PDF, também oferecemos dezenas de guias gratuitos para uma ampla variedade de setores e profissões. Essas amostras gratuitas de carta de apresentação vão mostrar como escrever um documento que capture perfeitamente suas características e perspectivas exclusivas para convencer o gerente de contratação de que você é a pessoa certa.

O que fazer e não fazer ao redigir cartas de apresentação

O que fazer
  • Personalize a carta para cada empresa e descrição de cargo
  • Escolha um modelo apropriado para a função e o setor
  • Dirija-se ao gerente de contratação pelo nome, se possível
  • Crie fascínio e entusiasmo no parágrafo de introdução
  • Use um tom profissional apropriado ao seu nível de experiência
  • Aborde os traços de personalidade e as competências sociais que tornam você único
  • Relate episódios curtos para ilustrar sua competência
  • Inclua fatos e números concretos para respaldar suas conquistas
  • Explique como você poderia contribuir para o novo empregador
  • Termine convidando respeitosamente o gerente de contratação a entrar em contato com você
O que não fazer
  • Usar a mesma carta genérica do tipo copia-e-cola em todas as candidaturas.
  • Desperdiçar espaço com endereço de correspondência, exceto se for enviar carta física
  • Escrever sobre hobbies e atividades não relacionados ou não profissionais
  • Ter receio de mostrar sua personalidade no estilo da escrita
  • Adotar tom presunçoso ou excessivamente confiante
  • Incluir informações confidenciais sobre ex-empregadores ou clientes
  • Fazer uma carta com mais de uma página
  • Use tamanhos de fonte fora do intervalo de 10 a 12 pontos
  • Discutir experiências negativas ou falar mal de um empregador anterior
  • Exagerar no uso de cores ou floreios de texto

Modelo de carta de apresentação de CV 

Você dedicou tempo e esforço para criar o currículo perfeito. Agora é hora de garantir que a carta de apresentação do CV receba a mesma atenção aos detalhes. Quer você seja recém-formado ou um veterano do setor, nossos modelos de carta de apresentação de CV são concebidos com as suas necessidades em mente. Nosso gerador de carta de apresentação de CV permite personalizar cada modelo para garantir que suas qualidades mais fortes sejam ressaltadas. Teste um modelo gratuito de carta de apresentação de CV ou alterne entre vários até encontrar aquele com o qual se identifica.

Dica do especialista

Baixar a carta de apresentação como PDF é uma ótima maneira de garantir que o gerente de contratação visualize exatamente a formatação que você criou. O tipo do documento não muda entre os computadores e também funciona melhor para impressão.

Modelos de carta de apresentação moderna

Quando você está em um setor com visão de futuro e inovador, uma carta de apresentação tradicional não é suficiente. Foi por isso que desenvolvemos uma coleção com opções elegantes para transmitir suas habilidades específicas em campos de atuação como tecnologia, start-ups, marketing e design. Se uma aparência jovem é o que você procura, nossos modelos gratuitos para criar cartas de apresentação modernas são ideais para você.

Esses modelos são caracterizados por cabeçalhos em negrito, paletas de cores enérgicas e fontes fortes. Possibilitam espaço em branco na medida ideal para deixar o visual limpo, ao mesmo tempo em que destacam o que realmente interessa: suas realizações importantes e qualificações específicas.

Mostrar todos os modelos de carta de apresentação moderna →

Modelos de carta de apresentação profissional

Se você atua em um setor profissional, conhece bem a importância de uma boa apresentação. Não faz sentido criar um currículo profissional de alta qualidade se a carta de apresentação não tiver a mesma aparência polida para combinar. Com nossos modelos de carta de apresentação profissional, você pode se concentrar em transmitir sua experiência, pois os elementos visuais já estão resolvidos. 

Esses modelos gratuitos apresentam paletas de cores neutras com linhas suaves para criar um layout atraente, mas sem se sobrepor à essência da carta. Nossos modelos de carta de apresentação profissional são especialmente eficazes para setores formais como ensino, administração, medicina, jurídico e financeiro.

Mostrar todos os modelos de carta de apresentação profissional →

Modelos de carta de apresentação criativa

Existem certas ocupações em que a criatividade não é apenas recomendada, mas esperada. Para essas situações, desenvolvemos uma linha de modelos de carta de apresentação criativa, perfeitos para expressar sua dedicação e atenção ao bom design. Esses modelos oferecem o equilíbrio certo de texto e elementos visuais para fazer sua carta de apresentação se destacar da multidão.

Ideais para candidatos em áreas como moda, mídia, fotografia, cinema, arte e design, tais modelos são para quem não tem medo de cores fortes e elementos que marcam presença na página. Com nossos modelos gratuitos, você tem a certeza de que a sua carta de apresentação criativa será tão única quanto você.

Mostrar todos os modelos de carta de apresentação criativa →

Modelos de carta de apresentação simples

Às vezes, menos é mais. Nossa coleção de designs simples não é apenas fácil de usar: seu apelo elegante e básico pode ser uma vantagem real em áreas onde as competências técnicas sejam o mais importante. Combine sua carta de candidatura simples com nossos exemplos de carta de apresentação simples, e você terá uma dupla vencedora.

Perfeita para recém-formados, estudantes do ensino médio e candidatos em áreas como construção, varejo, hospitalidade, preparação de alimentos, transporte e manutenção, uma carta de apresentação simples para o seu currículo pode fazer toda a diferença na eficácia da sua candidatura de emprego.

Mostrar todos os modelos de carta de apresentação simples →

Crie sua carta de apresentação em minutos
Crie sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.
Criar carta de apresentação
Crie sua carta de apresentação em minutos
Crie sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.
Criar carta de apresentação

Experimente o nosso gerador de currículo profissional agora mesmo!

Economize tempo com nosso gerador de currículo de 3 etapas e fácil de usar. Sem mais bloqueio de escritor ou dificuldades de formatação no Word. Faça rapidamente um currículo perfeito que os empregadores adoram.
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies