1. Exemplos
  2. Médico
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Exemplo de carta de apresentação para Médico

Use este exemplo de carta de apresentação de Médico para concluir sua candidatura e ser contratado rapidamente — sem frustração, sem adivinhação. Este exemplo de carta de apresentação foi elaborado especificamente para cargos de Médico em 2024. Aproveite nossas frases de amostra + guias especializados para baixar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.6
Avaliação média
66 pessoas já avaliaram
Exemplo de carta de apresentação para Médico
Editar esta carta de apresentação

Melhor formato para uma carta de apresentação para médico

Escolher o melhor formato para uma carta de apresentação para médico envolve questões de estrutura, design e layout. Vamos primeiro olhar para o “esqueleto” — a estrutura subjacente — antes de adicionarmos “carne aos ossos”.

Ouvimos falar de médicos compilando currículos acadêmicos (que são como currículos com esteroides) que podem ter 80 páginas! Bem, desculpe, mas aqui você vai aprender a escrever algo com UMA página. E seus correspondentes vão agradecer por isso. 

É aceitável escrever uma carta de apresentação com mais de uma página? Claro, em alguns casos. Mas a regra testada e comprovada é que uma carta de apresentação de uma página nunca será considerada muito curta e é a opção mais segura. 

Aqui estão os elementos essenciais de cada carta de apresentação:

  • Cabeçalho com informações de contato
  • Saudações
  • Introdução
  • Corpo
  • Conclusão
  • Despedida e assinatura

Esse é o “esqueleto”, a estrutura básica. Outras considerações de formato envolvem design e layout — fazendo com que sua carta seja tão boa quanto parece. Há muitas decisões a serem tomadas que afetarão a aparência da sua carta de apresentação, incluindo fontes, tamanhos de fonte, alinhamento de texto, estilos de parágrafo, margens, espaçamento, equilíbrio visual e uso de espaço em branco. 

Nossos modelos de carta de apresentação pré-projetados já abordaram todos os problemas de design mencionados acima, deixando você com apenas um trabalho: escrever a carta!

Se você quiser inspiração adicional antes de criar sua carta de apresentação para médico, analise alguns de nossos exemplos relacionados de cartas de apresentação para médico:

  • Exemplo de carta de apresentação para farmacêutico
  • Exemplo de carta de apresentação para fisioterapeuta
  • Exemplo de carta de apresentação para técnico de laboratório
  • Exemplo de carta de apresentação para dentista
  • Exemplo de carta de apresentação para terapeuta ocupacional
  • Exemplo de carta de apresentação para técnico de farmácia
  • Exemplo de carta de apresentação para profissional de enfermagem
  • Exemplo de carta de apresentação para profissionais da saúde
  • Exemplo de carta de apresentação para profissional médico
  • Exemplo de carta de apresentação para médico assistente
  • Exemplo de carta de apresentação para veterinário
  • Exemplo de carta de apresentação para flebotomista

Cabeçalho da carta de apresentação

O cabeçalho da carta de apresentação (que costumava ser chamado de timbre, muito comum em consultórios médicos) é o espaço com design atraente na parte superior da página, em que podemos ver seu nome, ocupação, endereço, número de telefone, e-mail, possivelmente sua foto e talvez seu perfil do LinkedIn ou outro site que mostre suas credenciais profissionais. 

Seria um grande descuido se você escrevesse a carta de apresentação perfeita, mas esquecesse de incluir alguma informação sobre como entrar em contato com você. É por isso que você precisa de um cabeçalho. 

Mas, além disso, o cabeçalho é um elemento de design importante que serve ao propósito adicional de dar à sua carta uma aparência agradável aos olhos. Um bom design de cabeçalho envolve o uso criativo de tipografia, espaçamento, layout e, muitas vezes, um toque de cor. Aproveite ao máximo, porque tudo abaixo do cabeçalho será blocos de texto sólido em preto.

Mais uma vez, sugerimos que confira nossas cartas de apresentação elaboradas profissionalmente. Encontre um cabeçalho que você goste e personalize-o. Will Rogers disse: “Todo mundo é ignorante, só que em assuntos diferentes”. Não esperamos que médicos saibam como criar cabeçalhos de cartas de apresentação e esperamos que os médicos não esperem que saibamos como remover as amígdalas.

Saudação da carta de apresentação

A saudação da carta de apresentação é a linha que geralmente começa com a palavra “Prezado(a)”, seguida por “Sr.”, “Sra.” ou “Dr.” e o nome do destinatário.

Existem variantes aceitáveis para a palavra “Prezado(a)”, mas não vamos pensar demais nisso. “Prezado(a) Dr. José da Silva” seria uma saudação impecável para a carta de apresentação, supondo que você esteja enviando para a pessoa certa e tenha escrito o nome certo. Você pode experimentar “Saudações, Dr. José da Silva” ou até “Olá, Pedro” (se você conhecer essa pessoa). Mas como na medicina, nas cartas de apresentação também há riscos em se aventurar muito longe de sucessos comprovados. 

É altamente recomendável que você descubra o nome da pessoa que está processando as candidaturas para o cargo que você está procurando. Se não for mencionado no anúncio de emprego e você não conseguir encontrar essa informação on-line, considere a tática antiquada de apenas ligar para a empresa e perguntar.

Aqui está a saudação do nosso modelo sob medida de carta de apresentação para médico:

Exemplo de saudação sob medida

Prezado Dr. Miranda,

Copiado!

Introdução da carta de apresentação

A introdução da sua carta de apresentação deve ser um primeiro parágrafo atraente, intrigante e fascinante que torne quase impossível para o destinatário parar de ler. Sem pressão!

Sua introdução precisa cumprir alguns objetivos: deixar claro qual emprego você está procurando e estampar um argumento de abertura persuasivo de que você é o candidato ideal para esse trabalho. Ele não precisa fornecer todos os fatos ainda, mas deve informar ao leitor que, com sua experiência, você tem o que precisa.

Este trecho do nosso exemplo de carta de apresentação para médico pode servir como modelo para sua introdução:

Exemplo de introdução sob medida

Tendo trabalhado como médica de família em duas clínicas gerais nos últimos trinta anos, cuidei de várias gerações de pacientes e tornei-me um “membro da família” adicional em muitos casos.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação

O corpo da carta de apresentação é onde é preciso fazer o trabalho pesado que mostra que o empregador para o qual está escrevendo precisa de você em sua equipe. 

Se o seu maior ponto de venda são seus anos de experiência em medicina, escancare sua experiência. Se você é jovem, mas acabou de se formar com excelência na faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, comece por aí. Ninguém conhece você melhor do que você mesmo, então encontre uma maneira de acentuar suas qualificações mais impressionantes para o emprego que você deseja.

Ao descrever sua experiência, seja específico, usando fatos e números sempre que possível. E tente incluir pelo menos um caso curioso, uma pequena história em que você conta como enfrentou um problema irritante relacionado ao trabalho e conseguiu resolvê-lo para a satisfação de todos.

É sempre uma boa ideia mencionar o nome da empresa para qual está se candidatando e, se possível, explicar especificamente como você acha que sua contribuição pode tornar essa empresa mais eficiente, bem-sucedida e lucrativa.

Aqui está a seção do corpo do nosso exemplo de carta de apresentação para médico:

Exemplo de corpo sob medida para carta de apresentação

A descrição deste cargo enfatiza a natureza unida de sua base de pacientes, e quando se trabalha em uma clínica de cidade pequena como a sua, o nível de confiança que se ganha no curso do trabalho não pode ser subestimado.

Atender uma média de vinte pacientes por dia durante um período tão longo significou que tive que lidar com algumas das situações médicas mais raras, além de explorar opções de tratamento inovadoras para algumas das situações mais comuns.

Eu sei que doenças cardíacas, obesidade e derrames são particularmente frequentes em sua comunidade — em minha última clínica, uma mistura de educação dos pacientes e intervenções médicas proativas ajudaram a reduzir problemas cardíacos em 45% e taxas de obesidade em 20%. Os pacientes precisam entender o que estão fazendo com seus corpos.

Tirei folga das práticas gerais em duas ocasiões para realizar destacamentos de experiência de trabalho de um ano em um hospital local. É preciso entender as realidades dos cuidados médicos por todo o caminho se você quiser sinalizar seus pacientes da maneira mais eficiente.

O perfil de idade dos meus pacientes anteriores reflete a composição de sua comunidade: famílias jovens em idade reprodutiva e uma proporção acima do normal de residentes em asilos para idosos. Portanto, concentrei-me principalmente em abordagens de cuidados pediátricos e geriátricos.

Copiado!

Como fechar uma carta de apresentação para médico (conclusão e despedida)

Em seu parágrafo final, a conclusão da carta de apresentação, encerre agradavelmente, mas também inclua algum tipo de “chamada à ação” para seu correspondente. Você pode dizer que aguarda ansiosamente uma resposta. Pode mencionar que ficaria feliz em comparecer para uma entrevista, pessoal ou remotamente. Plante o pensamento de que o destinatário da carta deve retornar para você e não apenas ficar de braços cruzados.

Feche sua carta de apresentação com um simples “Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Agradeço pelo seu tempo” ou uma frase equivalente. Adicione um espaço abaixo disso e digite seu nome completo. 

Se você planeja enviar uma cópia impressa, precisa fornecer uma assinatura real entre a assinatura e seu nome digitado, mas isso não é necessário em correspondência eletrônica. 

Confira a conclusão do nosso exemplo de carta de apresentação para médico:

Exemplo de conclusão sob medida

Incluo algumas referências de colegas e pacientes anteriores como testemunho de minha experiência médica e ficaria feliz em discutir as responsabilidades do cargo durante uma entrevista.
 

Atenciosamente, 

Aline Borges

Copiado!
Crie sua carta de apresentação em minutos
Crie sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.
Criar carta de apresentação

Modelos gratuitos elaborados profissionalmente

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo é o principal aliado na construção de carreiras on-line em que você consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 212 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo cover_letter template
Estocolmo
Mais de 1.300.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque cover_letter template
Nova Iorque
Mais de 410.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena cover_letter template
Viena
Mais de 110.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres cover_letter template
Londres
Mais de 250.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 220.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou cover_letter template
Moscou
Mais de 57.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã cover_letter template
Amsterdã
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri cover_letter template
Madri
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura cover_letter template
Singapura
Mais de 48.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 52.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo cover_letter template
Cidade do Cabo
Mais de 7.200 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 33.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim cover_letter template
Berlim
Mais de 87.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra cover_letter template
Genebra
Mais de 3.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 42.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio cover_letter template
Tóquio
Mais de 57.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão cover_letter template
Milão
Mais de 48.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa cover_letter template
Lisboa
Mais de 27.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 27.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague cover_letter template
Copenhague
Mais de 21.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 18.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 27.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma cover_letter template
Roma
Mais de 5.100 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 16.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 96.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies