Exemplo do resumo no CV de marketing digital
O resumo do seu CV — às vezes chamado de perfil do currículo ou resumo do currículo — requer o mesmo ângulo direcionado ao público e tom persuasivo para que você seja retratado de maneira positiva. Você é a marca, e as necessidades do “comprador” são as do empregador que você procura impressionar.
Para os profissionais de marketing, adotar o rosto, a voz e a personalidade de uma organização ou marca deve ser algo natural. Ao fazer isso, o público-alvo se identificará com sua mensagem, que se concentra no que os clientes precisam e retrata esse fato de forma positiva.
Este espaço compacto no seu CV tem um papel muito grande e importante a desempenhar. Aqui é onde sua essência pessoal e profissional pode brilhar se você aproveitar ao máximo cada palavra limitada sem se subestimar. Você tem apenas duas ou três frases quase completas para impressionar, de forma concisa, mas convincente. Pule o sujeito “eu” e vá direto para verbos ativos e orientados a resultados. Use uma linguagem clara, descritiva e fluida, mas não floreada. Expresse entusiasmo, confiança e energia em um tom sério e autêntico, nunca pretensioso.
Gerente de Marketing Digital com ampla experiência na criação, manutenção e execução de campanhas de marketing digital bem-sucedidas. Trazendo amplo conhecimento de marketing,
juntamente com uma experiência focada em campanhas. Versado na criação e implementação de campanhas de sucesso centradas no cliente, destinadas a melhorar a notoriedade e a presença da marca. Gerente colaborativo e criativo exímio na gestão de conteúdo de presença de marketing digital. Experiente
na liderança de profissionais de marketing para atender e superar as metas de marketing digital.
Exemplo de experiência profissional
Se sua carreira vem seguindo uma série consistente de cargos no marketing digital, a estrutura convencional de currículo que inicia com sua experiência profissional, em ordem cronológica inversa, é adequada. (os CVs alternativos foram abordados no capítulo anterior do guia).
Seu emprego atual/mais recente aparece primeiro e o emprego mais antigo vem por último, mencionando não mais do que quatro ou cinco empregos. Se houver lapsos de histórico de trabalho ou passagens em ocupações não relacionadas, às posições relevantes devem ter precedência.
Geralmente, apenas a experiência de trabalho relevante em marketing digital pertence ao seu currículo. Claro, há exceções. Digamos que você esteja de olho em um emprego em que uma das funções é escrever para blogs de uma empresa de paisagismo e você costumava trabalhar nos fins de semana no departamento de suprimentos de jardinagem da Leroy Merlin. Especialmente se sua experiência de trabalho em marketing digital for fraca, pode valer a pena incluir.
Gerente de Marketing Digital, Scorpion Internet Marketing, São Paulo
Nov, 2017 - Mar, 2021
- Avaliei os sites dos clientes quanto ao desempenho em dispositivos móveis e classificações ideais nos mecanismos de pesquisa.
- Desenvolvi conteúdo exclusivo para diversos sites de clientes para melhorar a presença e o reconhecimento da marca.
- Organizei e analisei dados e resultados de marketing.
- Pesquisei palavras-chave relevantes para os objetivos de marketing dos clientes.
- Introduzi programas de marketing por e-mail programados e direcionados.
- Gerenciei uma equipe de profissionais de marketing para garantir o sucesso das campanhas de marketing.
Gerente de Marketing Digital, Client XII, São Paulo
Jul, 2014 - Oct, 2017
- Coordenei correspondências, materiais de marketing e conteúdo do site.
- Editei e revisei textos de venda.
- Gerei conteúdo instigante para mídias sociais.
- Organizei contratos, livros e arquivos
- Trabalhei ao lado de especialistas em marketing e designers gráficos.
Exemplo de formação no currículo de marketing digital
Em cenários em que o empregador exige que você tenha educação formal, o requisito educacional típico para especialistas em marketing digital é um diploma de graduação em marketing, comunicação ou design gráfico. Certificação no Google AdWords ou algumas outras certificações de especialista também podem ser necessárias, e talvez um mestrado para cargos de gerente ou diretor.
Geralmente, você listará os graus relevantes obtidos nas faculdades que frequentou em ordem cronológica inversa, do nível mais alto ao mais baixo. Se você tiver espaço sobrando em seu currículo de 1 página, certifique-se de mencionar prêmios escolares ou outras conquistas e honras especiais.
Quaisquer diplomas, certificações e estágios relevantes para a sua formação e desenvolvimento profissional também pertencem a esta secção do CV. Não negligencie nada que destaque você como aprendiz contínuo, que mantém o ritmo no setor de marketing digital que não para de evoluir.
Há casos em que você pode considerar inverter a ordem da experiência profissional no currículo e das seções de formação. Isso pode fazer sentido se você tiver pouca experiência em marketing digital (e está apenas entrando neste campo), sua formação educacional for particularmente impressionante ou relevante, ou você for um freelancer começando ou se ramificando em uma carreira secundária.
Graduação em Marketing, Faculdade das Américas, São Paulo
Sep, 2010 - May, 2014
Diploma de ensino médio, Escola São Francisco de Assis, São Paulo
Sep, 2006 - Jun, 2010
Exemplo da seção de competências
Esta parte do seu currículo se resume a mencionar as competências que você domina para atender à demanda antecipada do empregador. Ficar à frente das curvas de aprendizado vem com o fato de você ser especialista em marketing digital, juntamente com suas competências de pesquisa. E porque você também sabe algumas coisas sobre marketing, a noção de fazer marketing para si mesmo nas seções de competências e experiência profissional do seu currículo dificilmente é um exagero.
- Melhores práticas de SEO
- Marketing digital
- Maketing de conteúdo
- Habilidades de liderança
- Análise
- Adaptabilidade
- Realização de multitarefas