1. Exemplos de currículo
  2. Tradutor
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Exemplo de currículo para Tradutor e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Tradutor para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
4.5
Avaliação média
47 pessoas já avaliaram
Exemplo de currículo para Tradutor e guia de redação
Editar este currículo

Dá para dizer que a comunicação faz o mundo girar, mas ao pensar em um mercado global é fundamental entender que as traduções têm o papel de transmitir o significado base por trás da mensagem. Sem recorrer a estereótipos culturais, todos nós já tivemos a oportunidade de ler uma frase em algum produto e reconhecer que ela, definitivamente, não foi escrita por um falante nativo.

Muitas vezes, isso não afeta nosso uso do produto, mas há muitas situações em que uma tradução assertiva é fundamental para a compreensão total da mensagem. Seja trabalhando nas áreas médica, tecnológica, educacional ou corporativa (entre muitas outras), tradutores profissionais são as pessoas que têm a tarefa de usar diferentes palavras para transmitir o mesmo significado.

As estruturas gramaticais e os padrões da linguagem variam, mas eles precisam encontrar uma maneira de transmitir a mensagem para o público com o mesmo efeito que o conteúdo original pretendia.

Portanto, em um mundo globalizado, tradutores (humanos) proficientes estão em enorme demanda. Neste guia de currículo, exploramos os aspectos que compõem um ótimo tradutor e como você deve demonstrar a sua capacidade de tradução no currículo. Você precisa ser capaz de explicar como faz sua mágica linguística.

Quando seu trabalho envolve ter um profundo gosto pela palavra escrita, as pessoas naturalmente vão esperar que o seu currículo seja uma obra-prima linguística. No entanto, nem sempre é fácil saber como escrever sobre si mesmo, por isso, neste guia, exploraremos alguns temas importantes. Aqui vamos mostrar como:

  • escrever um currículo de tradutor que demonstre sua habilidade linguística;
  • gerar um alto nível de confiança de que você pode transmitir a mensagem dos  clientes para outros públicos;
  • escolher as palavras certas para passar no teste de palavras-chave do ATS;
  • formatar seu currículo para colocar suas palavras onde elas precisam estar.

Juntamente com nossos modelos de currículos e ferramentas de construção, ajudaremos você a fazer com que seu currículo se destaque.

O que faz um tradutor?

O trabalho de um tradutor é cheio de nuances e sutilezas. Não existe fórmula matemática para o sucesso e, normalmente, não há "resposta certa" para as traduções. Então, a arte de transmitir o significado depende de uma atenção meticulosa aos detalhes e de uma busca constante pelo conteúdo e o tom adequado.

Em cada etapa do processo de tradução, os tradutores se colocam entre o cliente (o idioma de origem) e os leitores (o idioma de destino). Eles são os condutores da tradução, portanto seu currículo deve refletir essa sua flexibilidade de pensamento e clareza de entendimento.

Não dá para começar a traduzir um texto sem antes entender o que ele está tentando dizer, então paciência e rigor intelectual precisam transparecer em seu currículo de tradutor. 

Quando a qualidade é o foco do tradutor, ela será refletida em seu produto final. A tradução, normalmente, envolve grandes quantidades de texto, por isso softwares também têm o seu papel na produção, mas é a contribuição humana que faz toda a diferença.

Como escrever um currículo de tradutor

O primeiro passo na escrita do seu currículo de tradutor é entender quais seções incluir. Seu currículo precisa conter os seguintes elementos:

  • o cabeçalho do currículo;
  • a introdução (também conhecido como perfil ou declaração pessoal);
  • a seção de experiência profissional;
  • a seção de competências;
  • a seção de formação acadêmica.

Fazendo seu currículo passar pelo ATS

A maioria das grandes empresas usam Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS). Ou seja, sistemas automatizados que filtram currículos em busca de palavras-chave importantes que descrevem as qualificações de trabalho que o empregador está procurando. Currículos que não possuem as palavras-chave necessárias muitas vezes são rejeitados sem nunca serem revisados por humanos. 

As palavras-chave para um currículo de tradutor podem incluir tipos de software de tradução utilizados, as indústrias em que trabalham e alguns dos principais termos da indústria. É um erro escrever um currículo simples e presumir que as pessoas sabem o que os tradutores da área da saúde (por exemplo) fazem ou como realizam o seu trabalho.

Para passar no teste de palavras-chave, seu currículo precisa estar repleto de frases, termos ou linguagem recentes relacionadas ao setor. A concorrência para tradutores é alta, portanto você pode ter certeza de que esses sistemas ATS serão usados. Logo, certifique-se de que seu currículo perfeito não seja descartado antes que um humano sequer o veja.

As descrições de cargos de tradutores provavelmente serão muito específicas, incluindo informações para como a natureza do trabalho e quais serão os requisitos para seu cargo. Isso ocorre porque o empregador precisa ser específico para atrair os candidatos certos, portanto, é muito importante que os candidatos sigam a linguagem utilizada na descrição do cargo. Certifique-se de espelhar a terminologia usada pela empresa que está recrutando (mesmo que essa não fosse a sua decisão inicial) e lembre-se que a repetição da linguagem não é uma coisa ruim para influenciar os tomadores de decisão.

Exemplo de introdução de currículo de tradutor: criativo, porém preciso

A tradução é a arte de transmitir sua mensagem da maneira mais precisa possível com o mínimo de palavras necessário. Ninguém quer ler uma frase longa quando três palavras são suficientes. Essa arte de ser breve e eficaz estará em destaque na seção de introdução de um tradutor. 

Dado esse desejo subconsciente do cliente por uma comunicação sucinta, é uma ótima ideia que a introdução de um tradutor seja breve e direta ao ponto. Pode parecer contra-intuitivo quando você tem tanto a dizer sobre si mesmo, mas você não se beneficiaria em nada escrevendo dez linhas de texto quando apenas cinco seriam suficientes.

Primeiro, certifique-se de abordar as áreas e funções que o empregador apresentou ao descrever a vaga em questão. Em outras palavras, como tradutores têm tantas áreas de especialização, embora seja importante destacar sua ampla experiência, não inclua muitos detalhes que não sejam relevantes para a empresa que está lendo seu currículo. 

Em segundo lugar, fale sobre o software que você utiliza e como faz suas traduções. Os empregadores estão procurando tradutores que estejam na vanguarda de sua profissão, fazendo uso de toda a tecnologia disponível.

Tradutores não trabalham sozinhos e muitas vezes precisam trabalhar em estreita colaboração com os clientes (e outros especialistas) para descobrir o contexto de cada mensagem e selecionar a melhor linguagem possível. Um tradutor isolado em uma sala com um monte de softwares não, necessariamente, chegará ao melhor produto final. 

Os melhores tradutores são como esponjas, absorvendo a experiência daqueles com quem trabalham e incorporando as melhores práticas de tradução.

Modelo editável de introdução de currículo

Sou tradutor altamente habilidoso e com uma sólida experiência na tradução de documentos legais em inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. Tenho um excelente domínio desses idiomas e um histórico impecável em revisão, edição e tradução. Sou hábil em avaliar com precisão o contexto do material e traduzi-lo de maneira compreensível e apropriada. Tenho um profundo conhecimento em terminologias e processos jurídicos. Ofereço uma ética de trabalho positiva e um compromisso com a eficiência e integridade do trabalho.

Copiado!

Exemplo de experiência profissional de currículo de tradutor: amplo ou especializado

A seção de experiência profissional de um tradutor precisa abranger, é claro, toda sua experiência relacionada à tradução, ou pelo menos o máximo que couber no espaço que você tem disponível. Algumas dessas informações podem não ser diretamente relevantes para o trabalho em questão, pois a natureza desse trabalho pode variar muito, mas um currículo bem preenchido será um indicador de que seu trabalho possui alta demanda. 

O trabalho de tradução pode ter muitos altos e baixos, dependendo do momento da economia global, portanto, é vital que a seção de experiência profissional esteja o mais completa possível com projetos e detalhes sobre eles. Você precisa se retratar como alguém que teve um fluxo constante de projetos e, se possível, que foi capaz de escolher quais funções realizar. Um tradutor que está desesperado por trabalho pode não ser bem visto no mercado, então mostre que você tem sido procurado. Inclua o máximo de detalhes que puder para cada empregador e utilize marcadores e formatos eficazes para destacar os detalhes de seus maiores projetos. 

Sua experiência profissional deve começar com o cargo mais recente. Seus cargos mais recentes precisam conter a maior parte das informações, pois tendem a ser os mais relevantes para quem está recrutando. Ninguém se importará com o que você fez para um empregador há 20 anos, mas eles certamente se importarão se você realizou um trabalho de tradução que seja pertinente às necessidades atuais do empregador.

Se você estiver fazendo uma descrição detalhada de uma situação, considere usar o método STAR. S - a situação em que você estava; T - a(s) tarefa(s) que você teve; A - as ações/estratégias que você usou; R - o resultado que alcançou.

Veja o modelo de currículo anexo para ter uma ideia de como apresentar sua experiência profissional.

Modelo editável de histórico profissional de currículo de tradutor

Tradutor no Escritório Cardoso Ribeiro, em São Paulo
Fevereiro 2014 - Setembro 2019

  • Ofereci consultas para os clientes avaliarem suas necessidades e objetivos com o projeto.
  • Utilizei minha expertise e conhecimento jurídico para oferecer as traduções mais detalhadas e eficientes.
  • Uso de forma eficaz softwares de tradução para acelerar a entrega do projeto e garantir maior precisão.
  • Sempre sigo todas as regras e protocolos de escrita da área.
  • Realizei revisões profundas de textos e fiz edições e alterações quando necessário.
  • Criei apresentações para visualização presencial e online.

 

Assistente de Tradução no Fórum João Mendes Júnior (TJSP), em São Paulo
Fevereiro 2012 - Fevereiro 2014

  • Ajudo o tradutor chefe com as tarefas e deveres diários conforme necessário.
  • Trabalhei no apoio de atendimento ao cliente do tribunal, oferecendo excelente assistência na tradução.
  • Coordeno chamadas telefônicas entre duas pessoas, quando necessário, e traduzo as informações relevantes para cada parte.
  • Realizo controle de qualidade em documentos, conforme necessário.
Copiado!

Exemplos de seção de competências de currículo de tradutor: especialista em várias áreas

Os tradutores têm um trabalho muito diferente do realizado por intérpretes. A interpretação de idiomas (oralmente) é um trabalho imediato e dinâmico que depende de decisões linguísticas realizadas em frações de segundo. Um tradutor, por outro lado, muitas vezes tem um mar de texto para trabalhar, mas, devido a natureza permanente da palavra escrita, até o menor dos erros poderia colocar tudo a perder. Seu trabalho é o equivalente a correr uma maratona linguística, enquanto um intérprete pode ser comparado a um velocista.

Quais elementos da função devem ser incluídos em seu currículo? O aspecto mais importante do currículo de um tradutor é mostrar o seu conhecimento sobre o assunto. É raro que um tradutor jurídico assuma trabalhos de tradução médica. Mesmo dentro do campo jurídico, as pessoas podem se ater a determinadas competências específicas. 

A atenção aos detalhes é uma habilidade fundamental, não importa seu volume de trabalho, cada palavra importa. Os melhores tradutores possuem maneiras muito específicas de trabalhar com uma ampla gama de software e assistência técnica . Eles querem ter tempo para usar suas habilidades onde elas são mais necessárias e não perder tempo traduzindo aquilo que é simples.

Aqui estão algumas das frases / palavras mais curtas que você poderia utilizar na seção de competências:

Modelo editável de competências de currículo de tradutor
  • Excelentes habilidades de comunicação oral e escrita
  • Habilidades de gerenciamento de tempo
  • Conhecimento em Terminologia e Processos Legais
  • Confidencialidade do cliente
  • Habilidade com softwares de tradução
  • Habilidades de interpretação
Copiado!

Atenção aos detalhes, habilidades de escuta, tradução, transcriação, localização, ferramentas online, satisfação do cliente, garantia de qualidade, freelancer, experiência em software, revisão, trilíngue, qualificações linguísticas, consultoria, interpretação, autor publicado, especialista em tecnologia, escritor.

É desnecessário dizer que os tradutores têm que ter um dom para a escrita, não é mesmo?! Eles devem produzir textos naturais, o que é incrivelmente difícil de fazer quando tentamos permanecer fiel ao texto original. Eles precisam ter uma mentalidade criativa em casos onde traduções imediatas não são possíveis, e assim encontrar uma maneira diferente de dizer o que precisam. 

Fluência em vários idiomas geralmente é um bônus. Por fim, como a revisão é uma habilidade muito importante, sua dedicação a traduções precisas e fiéis tem que ser primordial. Todas essas considerações devem ser incluídas no currículo de um tradutor.

Mas, primeiro é preciso garantir que o seu currículo vai incluir as palavras certas para passar no teste ATS.

Os exemplos abaixo também podem ser integrados nas seções de introdução e experiência profissional do seu currículo:

  • Experiência de tradução nas áreas jurídica, científica, comercial e educacional.
  • Experiência na indústria automotiva, serviços financeiros, farmacêutica e jurídica.
  • Trilíngue em alemão e espanhol com inglês como língua nativa.
  • Centenas de projetos abrangendo tradução, transcriação e localização.
  • Traduziu a mais ampla gama possível de documentos, manuais e apresentações.
  • Experiente com todas as versões populares de software de tradução.
  • Habilidades profissionais de revisão, com revisões extras antes do envio.
  • Processo exclusivo de garantia de qualidade baseado nas melhores práticas da indústria.

Exemplo de seção de formação acadêmica do currículo: idiomas e comunicação

A seção de formação acadêmica é importante para um tradutor caso ele precise comprovar sua base teórica. Um diploma específico relacionado a idiomas e/ou tradução é um bom começo, mas também existem qualificações tradicionais que todos os tradutores podem ter feito. Um bacharelado em Letras, por exemplo, é bem comum. 

Você pode buscar por um curso de graduação em idioma estrangeiro, tradução ou área relacionada. Os programas de formação acadêmica que você pode considerar incluem bacharelado, mestrado ou doutorado em tradução, mestrado ou doutorado em estudos de línguas ou mestrado em literatura de idiomas e tradução.

Aqui está o texto de uma modelo de currículo que você pode usar para formatar a seção de formação acadêmica do seu currículo de tradutor:

Modelo editável de formação acadêmica do currículo de tradutor

Certificado de Precisão, Associação dos Tradutores Brasileiros
Fevereiro 2014

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Paulo
Setembro 2012 — Mai 2014

Copiado!

Formato e modelos de currículo de tradutor

A estrutura de seu currículo deve permitir que seus projetos se destaquem e realce a sua grande experiência no setor em que trabalha. Não existem regras específicas sobre qual formato escolher, mas podemos sugerir alguns princípios básicos: primeiro, certifique-se de que o documento esteja visualmente limpo, fácil de ler e simétrico. Você terá muito a dizer sobre suas realizações, mas os momentos de destaque de sua carreira se perderão se estiverem aglomerados. Em segundo lugar, não torne o currículo excessivamente técnico, em nenhuma seção. Um recrutador sem um profundo entendimento da área pode pular para partes mais gerais e fáceis de compreender. Incluir termos técnicos é bom para o ATS, mas certifique-se de que eles estejam integrados à história de sua carreira.

Nossa coleção de modelos tem uma ampla gama de designs: confira as categorias de modelos Profissional e moderno para uma destacar ainda mais seu profissionalismo.

Pontos importantes para um currículo de tradutor

  1. Os tradutores precisam entender e transmitir as nuances da linguagem e do significado, e isso será esperado deles também em seu currículo.
  2. O mercado para tradutores está em expansão à medida que mais e mais empresas operam internacionalmente.
  3. Escolha suas palavras com cuidado para atender aos requisitos do ATS, projetado para filtrar currículos que não atendem aos critérios necessários.
  4. Economize tempo e capacite sua busca por um emprego como tradutor com alguns cliques usando a ferramenta de criação de currículo do Onlinecurriculo.com.br. Por fim, veja também outros conselhos sobre como escrever um currículo ou carta de apresentação, todos escritos por especialistas em RH.
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
4.5
Editar este currículo
Compartilhar este artigo

Lindos modelos de currículos prontos para usar

Conquiste empregadores e recrutadores usando um dos nossos modelos de currículo elegantes e elaborados profissionalmente. Baixe em Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 212 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo resume template
Estocolmo
Mais de 8.200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque resume template
Nova Iorque
Mais de 3.800.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena resume template
Viena
Mais de 2.100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1.800.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres resume template
Londres
Mais de 3.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin resume template
Dublin
Mais de 3.600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou resume template
Moscou
Mais de 700.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã resume template
Amsterdã
Mais de 1.600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri resume template
Madri
Mais de 1.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1.200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura resume template
Singapura
Mais de 680.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo resume template
Oslo
Mais de 550.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo resume template
Cidade do Cabo
Mais de 52.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis resume template
Paris
Mais de 510.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim resume template
Berlim
Mais de 1.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra resume template
Genebra
Mais de 30.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 500.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio resume template
Tóquio
Mais de 330.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão resume template
Milão
Mais de 900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa resume template
Lisboa
Mais de 200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 480.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague resume template
Copenhague
Mais de 94.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago resume template
Chicago
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio resume template
Rio
Mais de 190.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma resume template
Roma
Mais de 180.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston resume template
Boston
Mais de 110.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 43.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 2.700 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAthens resume template
Athens
Mais de 61.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 50.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloPrague resume template
Prague
Mais de 5.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto resume template
Toronto
Mais de 1.700.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies