1. Exemplos de currículo
  2. Programador
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo para Programador e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Programador para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
4.9
Avaliação média
73 pessoas já avaliaram
Exemplo de currículo para Programador e guia de redação
Editar este currículo

Exemplo de resumo no currículo de programador: o quadro geral

Com apenas alguns segundos para impressionar, é preciso comunicar rapidamente o que torna você um ótimo candidato para o emprego de programação dos seus sonhos! Aqui é seu início, com uma sinopse de suas maiores e mais relevantes conquistas. Isso ajuda a entrar num processo criativo como uma etapa inicial de preparação do resumo.

Para o resumo do seu currículo (também conhecido como perfil ou declaração pessoal), você pode falar um pouco sobre essas conquistas e também se gabar. Não exagere, mas mostre o orgulho por suas realizações profissionais. Você também tem a liberdade de adicionar um pouco de criatividade aqui — a única seção em que isso é possível. Como a criatividade é uma habilidade valorizada em programadores, faça com que ela transpareça bem nesta seção do currículo.

Exemplo de resumo de currículo sob medida

Programador inovador e empreendedor da Internet se esforçando para tornar o mundo um lugar mais unificado e conectado. Um pensador criativo, adepto do desenvolvimento de software e trabalhando com várias estruturas de dados.

Copiado!

Amostra da experiência profissional

Sua primeira decisão aqui é se suas realizações na carreira são mais adequadas para uma seção convencional de experiência profissional de projetos. Responda às seguintes perguntas para ajudar na decisão:

  1. Você é autônomo ou está começando sua carreira? Você contribui para software de código aberto ou outro código de crowdsourcing? Em caso afirmativo, decida por uma seção de projetos em que seja possível expandir o trabalho realizado fora do emprego de 40 horas semanais.
  2. A maior parte de sua experiência profissional vem de trabalhar como funcionário de empresa? Em caso afirmativo, mesmo que projetos externos precisem ser incluídos, você deve criar uma seção de experiência profissional.
  3. Sua carreira abrange tanto trabalhos por contrato como empregos em tempo integral? Então inclua as duas seções, experiência profissional e projetos, se o espaço permitir. Ou, se for o caso, incorpore seus projetos na seção de experiência profissional, se eles forem em menor número, mas ainda forem importantes e complexos.

Pode ser útil revisitar a seção anterior do guia intitulada “Escolhendo o melhor formato de currículo para um programador”.

Em ambos os casos, independentemente de você optar por uma seção de experiência profissional ou de projetos, ela deve mostrar aos recrutadores como você aprendeu e cresceu ao assumir projetos de codificação cada vez mais complexos. 

Experiência profissional

A seção de experiência profissional fornece listas de marcadores com os empregos especificando empregador e período. Eles devem aparecer em ordem cronológica inversa, começando com o emprego mais recente. 

Ao descrever cada posição, fique longe de uma lista simples de responsabilidades. Explique os projetos em que você trabalhou e como você resolveu desafios difíceis. 

Os recrutadores do Google recomendam esse formato, de acordo com uma entrevista publicada no Inc.: “Realizou [X] como medida por [Y] fazendo [Z].” Outra abordagem semelhante é considerar o que você conseguiu, como conseguiu e quais dados ou métricas pode fornecer para mostrar o benefício ao seu empregador ou cliente. 

Use verbos e adjetivos de ação fortes que expressem suas melhores características profissionais. Tente colocar organicamente palavras-chave e frases para aproveitar o algoritmo do ATS. Lembre-se, trata-se de provar aos recrutadores que você trará talento, dedicação e resultados comprovados para a equipe.

Exemplo de experiência profissional no currículo sob medida

Programador, Joanes Iniciatives, Rio de Janeiro
Dec, 2015 - Presente

  • Trabalhou para aprimorar sistemas de software, ajudando educadores, cientistas e especialistas em políticas que já trabalhavam em alguns dos maiores desafios da humanidade.
  • Desenvolveu e aperfeiçoou programas para aumentar a precisão e reduzir custos.
  • Desenvolveu estratégias para garantir o cumprimento das novas normas.
  • Lidou com depuração e solução de problemas com alta taxa de sucesso.

Progamador, Farritas, Inc, Rio de Janeiro
Feb, 2004 - Sep, 2015

  • Desde a fundação da Farritas, Inc. em 2004, trabalhou para construir e melhorar sua infraestrutura, ofertas, estratégia de produto e design.
  • Liderou continuamente os desenvolvimentos tecnológicos, ajudando as pessoas a criar, compartilhar e descobrir coisas novas.
  • Manteve-se atualizado com os eventos atuais em todo o mundo buscando melhores maneiras de conexão.
Copiado!

Exemplo de formação no currículo de programador: escolaridade mais treinamento

A maioria dos programadores de computador tem diploma de graduação, mas é possível ser contratado com um diploma de técnico. Em casos raros, isso é possível sem nenhuma educação formal, mas com um currículo e portfólio superimpressionantes de programador. 

Muitos programadores hoje participam de bootcamps que se concentram apenas em aprender a codificar. A codificação também é uma competência que requer atualização frequente à medida que os idiomas e outras ferramentas de comércio mudam. Inclua nesta seção quaisquer seminários de treinamento, aulas de codificação ou outro desenvolvimento profissional que você tenha concluído.

Se deseja avançar para uma função mais abrangente e bem paga na carreira, confira nosso guia e exemplo de currículo para desenvolvedores da Web, que também tem vantagens como estatísticas extras, as linguagens e habilidades de programação mais solicitadas e outras ótimas dicas!

Se você estiver mudando ou apenas começando sua carreira, considere detalhar os cursos mais relevantes para o trabalho nesta seção de currículo. Também liste todas as recomendações, honras ou certificados que você ganhou. Também é possível mover a seção de formação para cima da seção de projetos se você tiver uma carreira acadêmica excelente e estiver procurando seu primeiro emprego. Se você for um profissional em meio de carreira, uma lista simples de seus diplomas é suficiente, pois a experiência profissional ilustrará suas habilidades de programação.

Exemplo de formação no currículo sob medida

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em Ciências da Computação, Rio de Janeiro
Aug, 2001 - Jun, 2004 

Copiado!

Exemplo de competências no CV: dê aos empregadores o que eles querem

Sua lista de competências, destacada de várias maneiras, é a parte fundamental do seu currículo. Começar pensando em suas competências lhe dá uma base para montar seu currículo. Primeiramente, sem se limitar, faça uma lista tão longa quanto possível de todas as suas competências — não apenas aquelas que você considera relevantes para o cargo. Também liste seus projetos, desafios e triunfos. Mantenha esta lista principal à mão como referência e adicione itens a ela à medida que sua experiência aumentar.

A seção de competências é uma visão geral dos talentos que você tem que correspondem a cada item na descrição do cargo. Use sua nuvem de palavras ou análise do anúncio para decidir quais cinco a dez competências adicionar aqui. Esta seção é facilmente personalizada, portanto, não deixe de fazê-lo toda vez que se candidatar a um novo emprego. Muitos empregadores estão procurando competências sociais, aquelas habilidades interpessoais e organizacionais que os trabalhadores em todas as carreiras precisam para prosperar. O GeeksforGeeks lista quatro competências sociais fundamentais para programadores.

  1. Paciência
  2. Atenção aos detalhes
  3. Criatividade
  4. Vontade de aprender

As competências sociais também incluem comunicação, organização, motivação e outros hábitos e qualidades que aprimoram suas contribuições para a equipe e seu empregador. Enquanto muitos pensam que programadores de computador e engenheiros de software carecem de habilidades pessoais, a inteligência emocional (a capacidade de entender a si mesmo e ter empatia pelos outros) pode diferenciá-lo da multidão. Essas habilidades são especialmente importantes porque você deseja que os recrutadores entendam o benefício do talento interno ou local; sua concorrência pode ser de talentos terceirizados, possivelmente em fusos horários distantes e, portanto, difíceis de se comunicar rapidamente. 

Ao criar sua lista de competências, considere também adicionar exemplos de como você as utilizou em seus empregos anteriores. Isso será útil quando você começar a seção de experiência profissional. Claro, você não deve negligenciar as competências necessárias para escrever um código elegante. A Dev, uma comunidade de desenvolvedores de software, lista as competências técnicas que todo programador precisa:

  1. Linguagem de programação e frameworks
  2. Bancos de dados
  3. Estruturas de dados e algoritmos
  4. Fonte de controle
  5. Teste

As competências de nível superior provavelmente aumentarão sua classificação no ATS, portanto, concentre-se nelas ao personalizar sua lista.

Exemplo personalizável
  • Otimização de desempenho
  • Solução de problemas e implantação de soluções
  • Pensamento analítico
  • Desenvolvimento e design de software
  • Codificação e script
Copiado!
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
4.9
Editar este currículo
Compartilhar este artigo

Lindos modelos de currículos prontos para usar

Conquiste empregadores e recrutadores usando um dos nossos modelos de currículo elegantes e elaborados profissionalmente. Baixe em Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 212 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo resume template
Estocolmo
Mais de 8.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque resume template
Nova Iorque
Mais de 3.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena resume template
Viena
Mais de 2.100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1.900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres resume template
Londres
Mais de 3.600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin resume template
Dublin
Mais de 3.800.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou resume template
Moscou
Mais de 720.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã resume template
Amsterdã
Mais de 1.700.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri resume template
Madri
Mais de 1.500.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1.200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura resume template
Singapura
Mais de 700.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo resume template
Oslo
Mais de 570.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo resume template
Cidade do Cabo
Mais de 55.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis resume template
Paris
Mais de 530.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim resume template
Berlim
Mais de 1.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra resume template
Genebra
Mais de 32.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 510.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio resume template
Tóquio
Mais de 340.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão resume template
Milão
Mais de 920.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa resume template
Lisboa
Mais de 220.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 480.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague resume template
Copenhague
Mais de 100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago resume template
Chicago
Mais de 150.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio resume template
Rio
Mais de 200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma resume template
Roma
Mais de 190.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston resume template
Boston
Mais de 110.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 49.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 3.100 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAthens resume template
Athens
Mais de 88.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 60.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloPrague resume template
Prague
Mais de 12.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloXangai resume template
Xangai
Mais de 16.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto resume template
Toronto
Mais de 1.900.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies