1. Exemplos de currículo
  2. Desenvolvedor front-end
Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo para Desenvolvedor front-end e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Desenvolvedor front-end para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
4.8
Avaliação média
78 pessoas já avaliaram
Exemplo de currículo para Desenvolvedor front-end e guia de redação
Editar este currículo

Como desenvolvedor front-end, você já deve estar acostumado a apresentar o seu trabalho ao mundo. Você tem uma vantagem inicial na busca por emprego porque sabe como criar excelentes experiências de usuário. Este exemplo e guia de currículo para desenvolvedor front-end oferece ideias para traduzir isso em um currículo de destaque.

Todos os melhores currículos combinam a facilidade de leitura com um argumento convincente para a contratação. Mas, a parte mais complicada pode ser encontrar o equilíbrio certo em um design marcante sem que haja qualquer exagero. 

Quanta autoconfiança você pode transmitir sem parecer arrogante? É aí que as ferramentas e os conselhos de especialistas ajudam. Dedique tempo para pesquisar o que chama a atenção dos recrutadores, e isso se traduzirá em mais respostas positivas. Afinal, o objetivo é conseguir aquela entrevista dos sonhos. 

A boa notícia é que a variedade de recursos que a Onlinecurriculo.com.br oferece para quem busca por empregos, incluindo nossos modelos de currículos, pode te ajudar com o impulso que você precisa.

Dentro deste guia e do modelo de currículo de desenvolvedor front-end correspondente, você encontrará informações sobre os seguintes tópicos:

  • O que faz um desenvolvedor front-end?
  • Estrutura de escrita para um currículo de desenvolvedor front-end, além de dicas e truques
  • O melhor formato para um currículo de desenvolvedor front-end
  • Conselhos sobre as seções de introdução, experiência profissional, formação acadêmica e competências
  • Ideias para criar um layout profissional e dicas extras de design.

O que um desenvolvedor front-end faz?

Os desenvolvedores front-end são os programadores responsáveis por todos os elementos voltados para o usuário em sites, aplicativos web e aplicativos móveis. Eles interpretam as necessidades da empresa e de seus clientes e criam aplicativos interativos e fáceis de usar. Os desenvolvedores front-end precisam ser hábeis tanto em linguagens de programação quanto em técnicas de design.

As linguagens de programação mais comuns utilizadas pelos desenvolvedores front-end são HTML, CSS e JavaScript. Com elas, os desenvolvedores constroem a navegação, o layout e os botões que permitem aos usuários se moverem facilmente pelos aplicativos. Eles também garantem que as interfaces do usuário funcionem corretamente.

Além disso, alguns desenvolvedores front-end focam na lógica por trás da interação dos aplicativos web usando JavaScript ou TypeScript e frameworks como React ou Vue.

O mercado de trabalho e as perspectivas para desenvolvedores front-end

A proliferação de bootcamps de programação e outros métodos de curto prazo para aprender desenvolvimento de software, aumentou o número de desenvolvedores front-end no mercado de trabalho. Mas não se deixe abater por isso, se você tem as habilidades certas ainda há muitos empregos por aí.

Como escrever um currículo de desenvolvedor front-end

As palavras que você escolhe usar em seu currículo de desenvolvedor front-end possuem grande peso, especialmente pelo espaço limitado que você possui para se apresentar. Mas, antes de se concentrar no que dizer, você precisa conhecer a estrutura de currículo que irá usar.

Seu CV deve conter os seguintes elementos, por padrão:

  • O cabeçalho do currículo
  • A Introdução (também conhecido como perfil ou declaração pessoal)
  • A seção de experiência profissional
  • A seção de competências do currículo
  • A seção de formação acadêmica
Dica do especialista

Considere os algoritmos

Como desenvolvedor front-end, você sabe que uma estrutura é apenas o começo. Embora possa parecer que será difícil criar algo único a partir de um padrão, isso está longe de ser real. Na verdade, os recrutadores conseguem identificar rapidamente um currículo genérico. Isso significa que você precisa abordar cada inscrição que fizer, de maneira única. Ou seja, monte um currículo de desenvolvedor front-end que fale diretamente com cada empregador em potencial.

Os algoritmos governam o mundo online e também estão presentes nas candidaturas a empregos. O Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS), que analisará a sua candidatura, vai examinar e classificar os currículos com base em palavras-chave e frases anexadas à lista que o empregador organizou como habilidades e necessidades essenciais. Logo, você pode aumentar as suas chances de ter o currículo selecionado, usando a fraseologia, a partir da inserção de frases presentes na própria descrição da vaga, apresentada pelo contratante. Essa prática tem o benefício adicional de dizer aos recrutadores de software que você entende o trabalho e seus requisitos.

Escolhendo o melhor formato para um currículo de desenvolvedor front-end

Qual é a diferença entre a estrutura do seu currículo de desenvolvedor front-end e o formato do currículo? A estrutura diz sobre os componentes do currículo, já o formato é a maneira como você apresenta esses elementos. A maioria dos currículos segue a ordem cronológica inversa. Isso porque os recrutadores estão mais interessados nos últimos trabalhos que você executou.

Recomendamos este método na maioria dos casos, mas você pode ser uma exceção. Isso significa que você precisa decidir se pode acomodar todas as suas habilidades técnicas dentro desse estilo de currículo. Caso contrário, considere desenvolver um currículo funcional, que expande a seção de competências à custa do espaço dedicado à sua experiência profissional, por exemplo. Se você é um desenvolvedor recém-certificado, considere um formato híbrido.

Agora vamos ao conteúdo do seu currículo de desenvolvedor front-end.

Exemplo de introdução do currículo

Esta é a seção do seu currículo de desenvolvedor front-end em que você descreve o seu perfil profissional. Em cerca de 100 palavras, destaque sua experiência, seu maior sucesso profissional e, talvez, até o seu estilo de design.

Esta é a única seção do seu currículo que será escrita em parágrafos ao invés de tópicos, portanto, cuidado para não desperdiçar palavras. Abaixo estão exemplos de currículo para você editar e maximizar a quantidade de informações que poderá incluir:

Bom Melhor
Tenho mais de 10 anos de experiência trabalhando com JavaScript. Em mais de 10 anos de experiência com JavaScript, melhorei dezenas de aplicativos.
Minha filosofia escrevendo código é: quanto menos linhas, melhor. Simplificar o código cria aplicativos mais ágeis.

Para mostrar que você realmente quer esse emprego, considere adicionar uma frase sobre o motivo da sua candidatura à empresa e qual valor você vai agregar à companhia.

Se estiver procurando mais inspiração, confira outros exemplos de currículos em nossa categoria de TI, incluindo o modelo de currículo para desenvolvedor web, modelo de currículo de desenvolvedor de software, modelo de currículo de programador, modelo de currículo de engenheiro de software e modelo de currículo de desenvolvedor full stack.

Modelo editável de introdução de currículo

Sou um desenvolvedor Front-end altamente qualificado e centrado no usuário. Hábil em colaborar com equipes de UX e design para planejar o conteúdo e a execução de especificações funcionais para sites e aplicativos. Experiente na construção de sites multiplataforma utilizando Design Responsivo/RWD.

Copiado!

Exemplo de experiência profissional

Assim como a sua introdução é mais do que um resumo de sua carreira, a seção de experiência profissional do seu currículo de desenvolvedor front-end é mais do que apenas uma lista das responsabilidades que você assumiu em trabalhos anteriores. Encare como um local para você ilustrar o que você aprendeu e o quanto cresceu no trabalho, mostrando alguns sucessos significativos da sua carreira.

Um código elegante faz o necessário sem linhas desperdiçadas. Da mesma forma, em um bom currículo, cada palavra conta. Comece cada item com uma palavra de ação forte seguida pelos resultados de sua atividade. 

A seção é composta por itens na forma de tópicos, cada um destacando um sucesso profissional que mostra as habilidades que você usará para alcançar os objetivos de seu novo empregador.

Dica do especialista

Currículo de primeiro emprego

Todo mundo tem um primeiro emprego, ou o primeiro emprego em uma nova carreira. Em ambos os casos, concentre-se em habilidades transferíveis que você pode demonstrar por meio de trabalho voluntário, projetos acadêmicos ou trabalho em uma carreira anterior.

Neste caso é importante dar destaque às suas competências e formação acadêmica ao invés da sua experiência profissional. Utilize a introdução do currículo para explicar melhor o seu momento da carreira. Para mais orientações, confira este exemplo de currículo de mudança de carreira ou nosso guia detalhado sobre como escrever um currículo quando você não tem experiência.

Modelo editável de experiência profissional

Desenvolvedor Front-end Sênior, IXF - Curitiba
Agosto 2015 - Atualmente

  • Desenvolvo, projeto, testo e implemento recursos de design.
  • Trabalho continuamente para garantir que a experiência do usuário esteja em primeiro lugar.
  • Trabalho para alcançar um equilíbrio entre designs funcionais e estéticos.
  • Mantenho a identidade da marca ao longo do processo de design.
  • Trabalho seguindo as melhores práticas do mercado.
  • Resolvo desafios complexos seguindo processos modernos de desenvolvimento de aplicativos web e metodologias padronizadas.
  • Crio wireframes para ilustrar soluções avançadas para aplicativos.

 

Desenvolvedor Front-end, Grupo Sasco, Curitiba
Outubro 2012 - Julho 2015

  • Realizei contribuições significativas para a equipe que liderou as otimizações do site.
  • Trabalhei com diversos times para identificar problemas e implementar soluções.
  • Colaborei com gerentes de produto para projetar recursos de ponta.
  • Trabalhei para criar ferramentas que aprimoraram a interação do usuário em qualquer navegador.
  • Garanti que a tecnologia implementada promovesse eficiência, velocidade e funcionalidade.
  • Testei continuamente o site quanto à usabilidade, ao mesmo tempo em que fui responsável por solucionar problemas e falhas.
Copiado!

Exemplo de competências do currículo

Um ótimo currículo de desenvolvedor front-end é aquele que usa a seção de competências para direcionar os olhos de um recrutador para os atributos mais importantes necessários para o cargo. Uma seção de competência típica contém entre 4 e 7 atributos, cuidadosamente correlacionados e com foco no cargo para o qual você está se candidatando.

Se você optar pelo formato funcional, poderá expandir esta seção para incluir todos os conhecimentos técnicos que correspondem aos requisitos do trabalho. Considere listar não apenas a habilidade, mas também seu nível de experiência. Aqui está uma dica para o ATS: escreva o nome completo e, em seguida, coloque a sigla entre parênteses para garantir que seus talentos sejam pegos pelo algoritmo.

Modelo editável de seção de competências
  • UI / UX
  • Melhores Práticas de SEO
  • JavaScript
  • Frameworks CSS e JS
  • Pré-processadores CSS
  • AngularJS
  • Solução de Problemas Complexos
Copiado!

Exemplo de formação acadêmica

Em sua profissão, pode ser que seja necessário um diploma de bacharel em Ciência da Computação, ou em alguma área relacionada, a menos que tenha um bom portfólio para mostrar. Logo, a seção de formação acadêmica do seu currículo de desenvolvedor front-end é o local onde você vai listar todas as suas realizações acadêmicas. Não se esqueça de incluir também quaisquer certificações de TI que tenha obtido.

Se você tem mestrado ou doutorado, não há necessidade de incluir seu diploma do ensino médio aqui. 

Dica do especialista

Mantenha-se atualizado

Programas, frameworks e linguagens de programação evoluem rapidamente no mundo de TI, portanto, mantenha suas certificações atualizadas por meio de cursos e treinamentos para desenvolvimento profissional.

Aqui estão as 10 principais habilidades necessárias hoje, de acordo com o portal Geeks for Geeks:

  1. HTML, CSS e Javascript
  2. Frameworks front-end como React, Angular e Vue.js
  3. Responsividade
  4. Sistemas de controle de versão
  5. Pré-processadores CSS
  6. Interface de linha de comando
  7. Testes e depuração
  8. Otimização de desempenho web
  9. Manipulação do DOM
  10. APIs RESTful
Modelo editável de formação acadêmica

Bacharel em Ciência da Computação, Universidade Federal de Curitiba
Setembro 2008 - Maio 2012

Copiado!

O layout e o design do currículo

Aqui é onde a sua experiência em usabilidade será útil. O principal objetivo do design do seu currículo de desenvolvedor front-end é chamar a atenção dos recrutadores e criar um percurso visual suave através do seu documento.

Lembre-se de que você quer que seu currículo transmita uma impressão profissional, portanto, evite designs excessivamente ornados ou coloridos que possam distrair o leitor do conteúdo (embora você já deva saber disso, é claro!).

Ao projetar o currículo, lembre-se dessas dicas:

  • mantenha os nomes das seções simples para que os recrutadores possam encontrar facilmente o que precisam;
  • se você optar por embelezar o seu cabeçalho, certifique-se de que seu nome, endereço de e-mail, número de telefone e cargo estejam em destaque;
  • lembre-se de que as melhores fontes para a web podem ser diferentes das melhores fontes para impressão;
  • use uma ferramenta de criação de currículo como a nossa para vincular o seu currículo diretamente ao seu portfólio.

Principais pontos a se levar em consideração no currículo de desenvolvedor front-end

  1. Desenvolvedores front-end com experiência e habilidades atualizadas são valorizados no mundo da TI.
  2. Seu conhecimento na criação de ótimas experiências de usuário também vai te ajudar a desenvolver seu currículo.
  3. Um formato de currículo funcional pode ser mais adequado para você, caso tenha experiência em várias linguagens de programação e outros conhecimentos altamente técnicos.
  4. Se não deseja lidar com mais códigos depois de um dia difícil de trabalho, aproveite nossos modelos de currículo projetados por especialistas para dar um gás à sua busca por emprego.
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
4.8
Editar este currículo
Compartilhar este artigo

Lindos modelos de currículos prontos para usar

Conquiste empregadores e recrutadores usando um dos nossos modelos de currículo elegantes e elaborados profissionalmente. Baixe em Word ou PDF.
4.5 de 5
com base em 212 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo resume template
Estocolmo
Mais de 8.200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque resume template
Nova Iorque
Mais de 3.800.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena resume template
Viena
Mais de 2.100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney resume template
Sydney
Mais de 1.800.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres resume template
Londres
Mais de 3.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin resume template
Dublin
Mais de 3.600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou resume template
Moscou
Mais de 700.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã resume template
Amsterdã
Mais de 1.600.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri resume template
Madri
Mais de 1.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago resume template
Santiago
Mais de 1.200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura resume template
Singapura
Mais de 680.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo resume template
Oslo
Mais de 550.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo resume template
Cidade do Cabo
Mais de 52.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis resume template
Paris
Mais de 510.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim resume template
Berlim
Mais de 1.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra resume template
Genebra
Mais de 30.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver resume template
Vancouver
Mais de 500.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio resume template
Tóquio
Mais de 330.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão resume template
Milão
Mais de 900.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa resume template
Lisboa
Mais de 200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona resume template
Barcelona
Mais de 470.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague resume template
Copenhague
Mais de 94.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago resume template
Chicago
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio resume template
Rio
Mais de 190.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma resume template
Roma
Mais de 180.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston resume template
Boston
Mais de 110.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRirekisho resume template
Rirekisho
Mais de 43.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloShokumukeirekisho resume template
Shokumukeirekisho
Mais de 2.700 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAthens resume template
Athens
Mais de 60.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBrussels resume template
Brussels
Mais de 49.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloPrague resume template
Prague
Mais de 4.700 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto resume template
Toronto
Mais de 1.700.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies