O melhor formato de carta de apresentação para Representante de Vendas
Qual é a semelhança entre uma reunião comercial vencedora e uma excelente carta de apresentação para o cargo de representante de vendas? A resposta é simples: uma excelente organização do conteúdo, um formato bem escolhido que inclui todos os componentes necessários para compartilhar informações e um bom estilo de escrita.
Por isso, na construção da sua carta de apresentação, sugerimos que use um formato organizado da seguinte maneira:
- Cabeçalho
- Saudação
- Introdução
- Corpo
- Conclusão.
Não há uma fórmula mágica para escrever sua carta de apresentação, assim como sua melhor apresentação de vendas não é elaborada a partir de uma receita de bolo.
Mas, existe uma abordagem de escrita que tende a funcionar muito bem para quase todas as ocasiões, começando por manter o documento simples e objetivo, usando de 300 a 400 palavras e nunca excedendo uma única página. Vamos entender mais detalhadamente os demais elementos de uma boa carta de apresentação para representantes comerciais.
Cabeçalho da carta de apresentação
Assim como uma apresentação de vendas incorpora elementos de design visualmente atraentes para criar uma identidade consistente, o cabeçalho da carta de apresentação oferece outra oportunidade de se destacar e facilitar a leitura. Uma vantagem visual pode contar muitos pontos positivos para a sua carta de apresentação e diferenciá-la em meio a outras.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: destacar-se entre outros candidatos, atraindo a atenção visual correta. Demonstre que você é um representante de vendas atento aos detalhes.
Saudação da carta de apresentação
Nada poderia ser mais simples do que utilizar adequadamente uma saudação, como “Prezado Sr.” ou “Prezada Sra.”.
Essa é uma escolha segura e amplamente aceita, mesmo que pareça um pouco formal.
Alternativas mais casuais como “Olá” ou “Oi” podem ser adequadas em algumas circunstâncias, mas use com cuidado, tendo sempre em mente a cultura empresarial.
Mas o que vem a seguir — “Prezado <quem>”?
A carta de apresentação de um candidato deve ser endereçada a uma pessoa específica, se você souber o nome do destinatário. Ou seja, sempre que possível evite direcionar a carta à empresa e opte por usar o nome do responsável pelo processo seletivo.
Prezado Sr. José Antônio,
Introdução da carta de apresentação
Em seguida, há a introdução que precisa impactar imediatamente quem a lê. Quando se trata de apresentações de vendas, você já aprendeu como criar uma boa primeira impressão junto ao cliente, não é mesmo? De maneira similar, é fundamental fazer uma boa introdução para chamar a atenção do contratante, logo nas primeiras linhas.
Uma boa dica é começar já mostrando ao recrutador que você entende as necessidades e prioridades dele.
Em um mercado de produtos sazonais como móveis de jardins, você precisa de um representante de vendas que saiba trabalhar tanto o marketing quanto as vendas diretas, de acordo com o momento de cada produto. Tendo sido representante de dois fabricantes de produtos para jardins eu entendo o investimento que tudo isso exige.
Corpo da carta de apresentação
Assim como uma apresentação de vendas eficaz ganha força na seção intermediária, o corpo da carta de apresentação continua com os destaques de sua história de sucesso.
Então, mantenha o foco onde ele pertence: não em você, mas no seu público. Normalmente seria o cliente, mas aqui é o contratante quem você está tentando persuadir.
O que esse empregador precisa é saber qual é a vantagem que você oferece em relação a outros representantes de vendas cujos currículos podem parecer igualmente adequados.
Objetivo do corpo da carta de apresentação: ilustrar como a empresa se beneficiaria com suas contribuições como um representante de vendas experiente com um excelente histórico.
Minha carreira começou com um diploma de gestão comercial pela Universidade Mackenzie (SP) e um primeiro emprego vendendo banheiras de hidromassagem.
Foi um ótimo começo, trabalhando com um produto sazonal de alto valor com o qual eu pude aperfeiçoar meu discurso de vendas, junto das diversas conferências e eventos que também participei. Nos meus primeiros dois anos como representante de vendas, aumentei as vendas da minha região em 80%, atraí mais 55 clientes e ganhei o prêmio nacional de vendas no meu segundo ano.
Acabei de deixar o meu trabalho com o seu concorrente devido a venda
da empresa e a entrada de uma equipe de venda já existente dentro da organização que a comprou. Isso foi frustrante, pois tive grandes vitórias, entre elas, conquistar uma maior participação de mercado para a companhia, durante o tempo de trabalho. Mas, depois de uma saída conturbada e ao terminar minha licença remunerada, estou ansioso para permanecer neste ramo de mobiliário de jardim e sinto que meus três anos de experiência direta serão úteis para você e sua empresa.
Alguns exemplos do que conquistei ao longo desse período incluem:
- Desenvolvi um material de marketing que aumentou o ticket médio dos clientes em 35% na venda de mesas e cadeiras.
- Criei um pipeline de vendas sofisticado, incluindo mídias sociais no funil de vendas.
- Negociei a redução no prazo dos pagamentos de 60 para 45 dias em média.
Como concluir uma carta de apresentação de Representante de vendas
Talvez o paralelo mais estreito entre uma apresentação de vendas e uma carta de apresentação de representante de vendas esteja no fechamento. O objetivo em cada caso é fornecer um final que garanta a continuidade do relacionamento. O tom de ambos deve ser persuasivo, confiante e otimista, mantendo a porta aberta para maior interação.
Por isso, se coloque à disposição para uma entrevista e mostre que está muito interessado pela vaga.
Inclua um encerrando, por exemplo, "Atenciosamente", e em seguida, inclua o seu nome completo.
Sei que já nos encontramos antes, mas como fui um concorrente, espero que as circunstâncias atuais possam ser mais interessantes para conversarmos sobre o setor e as oportunidades que ele oferece durante uma entrevista. Espero seu retorno.