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Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Exemplo de carta de apresentação para Gerente de vendas

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Exemplo de carta de apresentação para  Gerente de vendas
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O melhor formato para uma carta de apresentação de gerente de vendas

Assim como todo o processo de vendas deve ser estruturado, sua carta de apresentação de gerente de vendas deve seguir um formato pré-definido, para que seu impacto seja positivo. Cada um dos seguintes componentes possui um propósito.

  • O cabeçalho da carta de apresentação
  • A saudação
  • A introdução
  • O corpo da carta
  • O parágrafo final com sua conclusão e sua chamada para ação (CTA)

Você pode encontrar uma visão geral e conselhos em nosso guia completo para escrever cartas de apresentação. Aqui, vamos explorar cada seção da carta de apresentação em um contexto de vendas, passo a passo. Vamos começar!

Amostra adaptável de carta de apresentação

Prezado Sr. José Vieira, 

Quando você está competindo com seus concorrentes para vender espaço vazio em um navio cargueiro, as variáveis básicas de serviço e custo estarão sempre presentes. O que vai realmente ser um diferencial e dar valor é o trabalho que os gerentes de vendas oferecem. O valor que dou à minha equipe é maior que o valor dos contêineres.

Aumentar a base de clientes de transporte marítimo em uma média de 25% nos últimos cinco anos, manter uma taxa de retenção anual de clientes de 92% e aumentar o crescimento anual de lucro por cliente em 16% demonstram que eu entendo as sutilezas da venda deste tipo de negócio. Encantar um cliente de transporte vai muito além de disponibilidade e preços.

Com a expansão das rotas da Crano Freight no Extremo Oriente, espero que minha experiência em vendas B2B na região possa ser útil. Tenho uma rede de contatos aqui há uma década. Falando em conferências de transporte, construindo relacionamentos com mais de 250 importadores e exportadores e dobrando a participação de mercado de 4% para 8% ao longo de seis anos. Como estudioso das complexidades do processo de licitação chinês, entendo como influenciar de forma eficaz.

A Crano incentiva uma mentalidade vencedora no trabalho, e acredito que isso se encaixaria bem a mim, pois:

  • Superei a cota de vendas anual em uma média de 45% nos últimos seis anos.
  • Gerenciei mais de 150 clientes do Extremo Oriente, mais da metade dos quais poderiam potencialmente migrar para a Crano.
  • Gerei uma receita de $2.3 milhões no último trimestre fiscal e consistentemente estive no topo da lista de vendas global.

 

Buscar compreender de forma precisa os requisitos de cada cliente é a chave para encontrar os pontos críticos de cada negociação e aproveitar todo o potencial de cada oportunidade. Eu tenho mais prazer em gerenciar um processo de vendas fluido ao invés de apenas reagir aos leads.

Fui indicada para a vaga por um de seus gerentes de vendas atuais (David Lantink) e espero ter a oportunidade de uma entrevista para entender por que ele gosta tanto de trabalhar para vocês.

Atenciosamente,

Carla Lopes

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O cabeçalho da carta de apresentação

Qualquer decisão de compra precisa ser tornada da forma mais simples possível. Assim como o botão “comprar” está localizado de forma lógica e conveniente em uma loja online, o cabeçalho da sua carta de apresentação de gerente de vendas deve conter as informações mais importantes: quem você é e como pode ser contatado. Isso faz com que o leitor tenha facilidade para agir imediatamente e entrar em contato com você a qualquer momento durante o processo de recrutamento.

Não assuma que seja suficiente ter suas informações de contato apenas no seu currículo, ou que os recrutadores podem encontrá-lo facilmente nas redes sociais, se assim desejarem. É esperado que a sua carta de apresentação contenha seu nome, endereço de e-mail e número de telefone, visíveis e com fácil identificação. Afinal, o objetivo é despertar o interesse do gerente de contratação o suficiente para convidá-lo para uma entrevista.

Há também uma razão psicológica para a importância do cabeçalho. A ciência já demonstrou que as pessoas precisam de uma pausa mental antes de assimilar informações importantes. A seção do cabeçalho incorpora espaço em branco que será rapidamente percebido pelo leitor, mas que, ao mesmo tempo, fará com que mentalmente ele antecipe que algo importante está por vir. De fato, uma carta de apresentação comum contém aproximadamente 30% de espaço em branco, enfatizando ainda mais a importância do que foi escrito.

Por fim, há uma razão técnica para incluir suas informações de contato na seção do cabeçalho. Muitos recrutadores e empregadores usam software de sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) para escanear currículos e cartas de apresentação. Formatar corretamente as informações do cabeçalho em ambos os documentos garante que esses detalhes importantes não deixem de ser capturados.

O objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: tornar a decisão de “compra” tão fácil quanto clicar em um botão “comprar”, dar ao leitor tempo para pausar e permitir que o ATS identifique as informações que está procurando.

A saudação da carta de apresentação

Iniciar a sua carta de apresentação para o cargo de gerente de vendas com a saudação errada vai colocar em questão toda a sua abordagem de vendas. Por mais trivial que a saudação possa parecer, você não vai querer chamar a atenção do leitor com um erro desses.

Se as instruções da candidatura mencionarem uma pessoa específica, essa será a pessoa à qual você deve se dirigir pelo nome. Não há nada pior do que uma saudação genérica na sua carta de apresentação enquanto outros candidatos se dirigem a uma pessoa específica. E caso você não saiba o nome da pessoa a ser cumprimentada, faça uma pesquisa para garantir que encontre o destinatário correto.

Tenha cuidado também ao decidir se seguirá a prática padrão com uma saudação mais formal “Prezada Sra. X” ou “Prezado Sr. Y”, ao invés do informal “Oi” ou “Olá” seguido do seu nome. Caso você não tenha certeza a respeito da cultura corporativa ser suficientemente informal ou não, sempre opte pelo lado mais formal.

O objetivo da saudação da carta de apresentação: estabelecer o tom correto da comunicação precisa ser algo cotidiano a um gerente de vendas, refletindo dessa forma em sua carta de apresentação que começa da maneira correta.

A introdução da carta de apresentação

A primeira frase da sua carta de apresentação vai estabelecer o tom e dará ao empregador uma primeira impressão sobre você. Assim como a primeira abordagem de vendas precisa conter sua mensagem principal, a abertura da sua carta de apresentação deve sugerir por que você é a melhor escolha para a vaga.

Profissionais de vendas possuem muitas demandas, então se a introdução da sua carta de apresentação não conseguir capturar a sua atenção, o que vai impedi-los de simplesmente pararem de ler sua carta e passar para o próximo candidato? Ou apenas fazer qualquer outra coisa? Não há nada que os obrigue a ler a sua carta de apresentação ou currículo. É uma escolha que vai depender do seu conteúdo ser relevante e interessante.

A introdução de uma carta de apresentação para uma posição de vendas deve responder à pergunta mais importante do recrutador: você coloca o resultado final do seu empregador como o seu principal objetivo? Mesmo com todas as técnicas de vendas e planejamento organizado, se você não estiver aproveitando ao máximo cada oportunidade de venda, haverá perdas que seus concorrentes vão se aproveitar. Seja um vencedor, mostre que você é incansável em busca do crescimento.

Um gerente de vendas precisa “gerenciar” o processo de vendas, não apenas reagir aos leads que chegam para empresa. A introdução da sua carta de apresentação deve abordar como você faz isso melhor do que os seus concorrentes. Seja diferente deles. Destaque-se ao evitar as frases mais batidas.

O objetivo da introdução da carta de apresentação: você vai ganhar mais dinheiro para o seu empregador do que qualquer outra pessoa. Esse deve ser o foco principal no topo da sua carta de apresentação.

Exemplo adaptável de introdução de carta de apresentação

Quando você está competindo com seus concorrentes para vender espaço vazio em um navio cargueiro, as variáveis básicas de serviço e custo estarão sempre presentes. O que vai realmente ser um diferencial e dar valor é o trabalho que os gerentes de vendas oferecem. O valor que dou à minha equipe é maior que o valor dos contêineres.

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O corpo da carta de apresentação

O corpo da carta de apresentação de um gerente de vendas é onde você justifica por que deve ser contratado.

Este não é o lugar para conversas vazias e frases motivacionais. É um lugar para mostrar que você entende os desafios específicos de vendas do seu futuro empregador. Ofereça exemplos reais de sucessos anteriores, apresentando conquistas em circunstâncias semelhantes. Vender é uma tarefa imensamente complexa. Seja de produtos ou serviços, você precisa provar que entende as nuances do que o seu futuro empregador vende.

Em segundo lugar, seria um descuido não incluir alguns números e índices de crescimento para ilustrar as suas realizações passadas. Todos os gerentes de vendas vivem e respiram suas metas, então a omissão dessas informações em sua carta de apresentação pode parecer estranho. Os números de crescimento em forma de porcentagem vão fornecer contexto para os números de vendas, dando assim uma visão mais clara para suas conquistas.

O objetivo do corpo da carta de apresentação: demonstrar compreensão do que o espera. Seja ousado e orgulhoso em relação aos números de vendas e crescimento que você alcançou e não negligencie suas melhores habilidades interpessoais.

Exemplo adaptável do corpo da carta de apresentação

Aumentar a base de clientes de transporte marítimo em uma média de 25% nos últimos cinco anos, manter uma taxa de retenção anual de clientes de 92% e aumentar o crescimento anual de lucro por cliente em 16% demonstram que eu entendo as sutilezas da venda deste tipo de negócio. Encantar um cliente de transporte vai muito além de disponibilidade e preços.

Com a expansão das rotas da Crano Freight no Extremo Oriente, espero que minha experiência em vendas B2B na região possa ser útil. Tenho uma rede de contatos aqui há uma década. Falando em conferências de transporte, construindo relacionamentos com mais de 250 importadores e exportadores e dobrando a participação de mercado de 4% para 8% ao longo de seis anos. Como estudioso das complexidades do processo de licitação chinês, entendo como influenciar de forma eficaz.

A Crano incentiva uma mentalidade vencedora no trabalho, e acredito que isso se encaixaria bem a mim, pois:

  • Superei a cota de vendas anual em uma média de 45% nos últimos seis anos.
  • Gerenciei mais de 150 clientes do Extremo Oriente, mais da metade dos quais poderiam potencialmente migrar para a Crano.
  • Gerei uma receita de $2.3 milhões no último trimestre fiscal e consistentemente estive no topo da lista de vendas global.

 

Buscar compreender de forma precisa os requisitos de cada cliente é a chave para encontrar os pontos críticos de cada negociação e aproveitar todo o potencial de cada oportunidade. Eu tenho mais prazer em gerenciar um processo de vendas fluido ao invés de apenas reagir aos leads.

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A conclusão e despedida da carta de apresentação

A conclusão da sua carta de apresentação de gerente de vendas é onde você vai firmar a sua impressão final. Se você já abordou os aspectos a respeito do bom vendedor que você é e como você se encaixa perfeitamente neste trabalho, talvez seja a hora de demonstrar para o seu futuro empregador um pouco sobre sua paixão pelo produto ou serviço.

Transmitir essa afinidade pelo produto ou serviço será vital durante a entrevista de emprego que você espera conseguir. A conclusão da sua carta de apresentação não deve deixar dúvidas sobre sua motivação para vendê-lo.

Termine com uma chamada para ação (CTA). Deixe claro para os gerentes de contratação que você está muito interessado em participar de uma entrevista. Faça com que eles sintam que a empresa deles é a única que você deseja ingressar. Faça-os se sentirem especiais.

O objetivo da conclusão da carta de apresentação: permitir que sua paixão por esse cargo de vendas seja transmitida expressando que você ama e acredita no produto ou serviço que estará vendendo.

Exemplo adaptável de conclusão e despedida de carta de apresentação

Fui indicada para a vaga por um de seus gerentes de vendas atuais (David Lantink) e espero ter a oportunidade de uma entrevista para entender por que ele gosta tanto de trabalhar para vocês.

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