1. Blog
  2. Carta de apresentação
  3. Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]

32 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Aqui está exatamente como você pode escrever uma carta de apresentação que se destacará da multidão e ajudará você a conseguir a tão sonhada entrevista.

Quando a maioria dos candidatos a emprego param para pensar em como escrever uma carta de apresentação, já começa a suar frio. Escrever uma carta de apresentação é diferente de um currículo: você precisa injetar um pouco de personalidade e definir o tom para suas futuras conversas. 

A carta de apresentação é escrita como uma vantagem competitiva para sua candidatura, pois cobre lacunas de carreira, fornece contexto pessoal e estabelece uma conexão com os tomadores de decisão de contratação.

Neste guia, mostraremos os truques e as estratégias de redação de cartas de apresentação que deixarão gerentes de contratação e recrutadores morrendo de vontade de chamar você para uma entrevista. Esteja você escrevendo uma carta de apresentação para um cargo de rastreador de contratos ou gerente financeiro, exploraremos todos os caminhos:

  • Explorando o formato da carta de apresentação
  • Por que uma carta de apresentação é importante?
  • Como iniciar a carta de apresentação
  • Escrevendo o corpo da carta de apresentação
  • Como terminar uma carta de apresentação
  • Como escrever uma carta de apresentação e evitar erros

Temos mais de 75 exemplos de cartas de apresentação e guias GRATUITOS com conselhos específicos para cada profissão, demonstrando o que consideramos ser a melhor prática. Porém, como cada candidatura é diferente, esperamos que os seguintes conselhos sobre como escrever uma carta de apresentação abranjam as principais considerações. 

Dica do especialista

Explore a essência do seu “porquê” na carta de apresentação.

Para muitos empregadores, as cartas de apresentação contêm as notas de individualidade e paixão que as limitações formais de um currículo não conseguem entregar. Cartas de apresentação bem escritas destilam a essência do “porquê” de um candidato, permitindo que ele fale diretamente com o gerente de contratação em um formato de fluxo livre. Não seria difícil explicar as motivações em uma carta de apresentação para a posição de rastreador de contatos, por exemplo, pois todos nós fomos afetados pela Covid-19.

Explorando o formato da carta de apresentação

Embora a estrutura básica da maioria das cartas de apresentação seja semelhante, há uma infinidade de nuances em como formatá-la corretamente. Vamos explorar o formato de carta de apresentação detalhadamente no restante do artigo, mas, para começar, eis um exemplo de formato de carta de apresentação do Onlinecurriculo que foi dividido em componentes individuais:

  • Cabeçalho
  • Saudação
  • Introdução
  • Parágrafos do corpo
  • Conclusão

Por que a carta de apresentação é importante?

A carta de apresentação compensa a fraqueza de um currículo expandindo as lacunas, adicionando contexto, estabelecendo uma conexão emocional com o gerente de contratação e, por último, mas não menos importante, fazendo você se destacar de outros candidatos no competitivo mercado de trabalho atual.

Que cartas de apresentação são tão importantes quanto currículos, não há o que se discutir!

Uma infame pesquisa da Jobvite em 2015 concluiu que apenas 10% das cartas de apresentação são lidas. No entanto, se você considerar que a carta de apresentação provavelmente só será lida se o currículo tiver preenchido os requisitos necessários, essa estatística é realmente útil para um candidato com fortes atributos? 

Você sabe quantas candidaturas especulativas são enviadas para posições em que os candidatos têm pouca ou nenhuma esperança de sucesso? Muitas e muitas. Agora, coloque esses 10% de cartas de apresentação sendo lidas em perspectiva.

A única situação em que a carta de apresentação não deve ser enviada é quando a descrição do cargo informa explicitamente para não fazê-lo. Se essa instrução não estiver lá, dê o seu melhor e escreva uma carta de apresentação vencedora.

Dica do especialista

100% das cartas de apresentação RELEVANTES serão lidas.

A verdade é que, se você se candidatou a uma posição relevante e tem um currículo forte, sua carta de apresentação apenas o capacitará e melhorará suas chances, elevando-o acima da concorrência. Se você é o empregador e o candidato conseguiu despertar seu interesse, com certeza vai gostar de ler um pouco mais sobre ele num documento com texto livre.

Como iniciar uma carta de apresentação

A carta de apresentação começa com três elementos principais: o cabeçalho, a saudação e a introdução. Cada um desses elementos tem seu próprio propósito e função, que discutiremos com mais detalhes a seguir.

Se você está sentado olhando para uma tela em branco imaginando como iniciar uma carta de apresentação, saiba que não está sozinho. Definitivamente, haverá algumas perguntas urgentes na sua mente sobre como começar:

  • O que eu coloco no cabeçalho da carta de apresentação?
  • Como escrever a saudação na carta de apresentação?
  • O que devo incluir na introdução?
  • Que tom de voz minha carta de apresentação deve adotar?
  • Como posso ter certeza de que ela é relevante para a descrição do cargo?

Não negligencie o cabeçalho da carta de apresentação

Se o empregador está pensando em convidá-lo para uma entrevista, você deve tornar o processo o mais fácil possível. Os sistemas de rastreamento de candidatos esperam que suas informações de contato (como nome completo, número de telefone, e-mail e até mesmo o perfil do LinkedIn, se necessário) estejam na seção de cabeçalho da carta de apresentação (ou próximo a ela, dependendo do design da carta de apresentação). Até mesmo o espaço em branco que o cabeçalho cria fará com que a mente do leitor faça uma pausa antes de assimilar a genialidade de sua carta.

Se você estiver enviando a carta de apresentação pelo Gmail ou para um quadro de empregos, suas informações de contato podem ser adicionadas ao final, após o término da assinatura/carta de apresentação.

Como escrever a saudação na carta de apresentação

Não tenho certeza de quantas vezes mencionamos isso em nossos vários guias de cartas de apresentação, mas acertar as coisas simples é essencial para evitar distrações indesejadas. Encontrar a variante correta de saudação com nome do gerente de contratação (ou da equipe) é a chave para começar com o pé direito.

A maioria das cartas deve começar com uma variante de “Prezado José Pereira”, “Prezada Equipe de Contratação” ou “Prezada Equipe da Empresa ABC”. Como alternativa, “Cara Família da Equipe ABC” ou “Saudações” podem ser mais adequados para uma cultura mais informal. Assim como você não usaria um terno quando todos estivessem vestidos casualmente, sua saudação deve corresponder à cultura da empresa.

Começar uma carta com “A quem possa interessar” pode causar rejeição imediata, não importando quanto esforço você tenha colocado na própria carta. Estudos científicos mostraram que as pessoas têm respostas neurológicas positivas ao ver ou ouvir o próprio nome.

Dica do especialista

Cultive o tom de voz certo em sua carta de apresentação

Em qualquer comunicação com um empregador em potencial, é importante que você tente soar como ele. Ao espelhar o tom do conteúdo da empresa, imaginar você como funcionário acaba ficando mais fácil. Se ela usar um tom divertido e bem-humorado, um pouco de humor em sua carta de apresentação pode funcionar a seu favor. Se houver mais formalidade na maneira de falar, siga o exemplo. Vendedores fazem isso muito bem. Espelhe a comunicação e saia na frente.

Como escrever a introdução na carta de apresentação

Após a saudação, o primeiro parágrafo é onde a coisa começa a ficar séria. A apresentação da sua carta de apresentação realmente merece estar na corrida por este cargo? Chame a atenção, seja breve e deixe um gosto de quero mais. 

Surpreenda o leitor com uma conquista incrível, inclua números para causar impacto máximo, indique um impressionante empregador anterior ou mencione quando ganhou uma premiação. Você precisa fazê-lo querer ler mais e, embora sua carreira seja muito mais do que esta frase, é necessário criar algum impulso que o leve a convidá-lo para uma entrevista.  

O parágrafo introdutório da carta de apresentação deve fazer seu futuro empregador querer saber mais. Em uma carta de apresentação para a posição de rastreador de contatos, informe o quanto você está determinado a realizar o trabalho. Se você compartilha uma contribuição de cair o queixo, desperta o interesse com uma história pessoal ou simplesmente destaca seus anos de experiência, as poucas linhas introdutórias precisam ser impressionantes.

1. Que impacto você causa no mundo e como ele foi reconhecido?

“Tendo contribuído para o projeto e fabricação de mais de 35 dispositivos que foram usados por milhões de pacientes na última década, a Engenharia 2.0 S/A recentemente me elegeu como um dos cinco principais engenheiros mecânicos no campo de dispositivos médicos.”

Copiado!
2. Adicione alguns toques pessoais para explicar como você faz a diferença.

Como alguém cuja dislexia leve permaneceu sem diagnóstico durante toda a infância, sei como é lutar silenciosamente. Cada criança tem seus próprios problemas, grandes ou pequenos, e minha função como assistente de ensino fundamental é usar minhas habilidades e empatia para facilitar o progresso desses alunos.

Copiado!
Dica do especialista

Uma carta de apresentação de 300 palavras é muito curta?

Resumidamente, não. Se você usar sua carta de apresentação de 300 palavras para adicionar profundidade ao seu currículo mais factual e criar um caso personalizado para uma função específica, 300 palavras são suficientes. Não é necessário vender sua história de carreira em detalhes em uma carta de apresentação de 300 palavras — forneça apenas informações suficientes para seduzir o gerente de contratação a convidá-lo para uma entrevista. Ele vai esquecer sua carta de apresentação depois de conhecê-lo, mas, para isso acontecer, ele tem que decidir convidar você e não seus rivais. Use essas 300 palavras cuidadosamente.

O corpo da carta de apresentação

No corpo da carta de apresentação, depois de escrever uma introdução de abertura poderosa, você tem a liberdade de explorar os aspectos da sua história de carreira que considera mais relevantes para a função.

Baseie os parágrafos do corpo da carta de apresentação nos requisitos da função e descreva como sua contratação faria a diferença. Use exemplos para respaldar suas afirmações e passar confiança. 

Esses dois parágrafos serão vistos como a parte central de sua candidatura, portanto, escolha seus exemplos e palavras com cuidado. Em uma carta de apresentação para a posição de rastreador de contato, seria necessário compartilhar exemplos de situações difíceis até o que foi feito para concluí-la, demonstrando que você tinha atenção redobrada para os detalhes e uma crença inabalável no que estava fazendo.

O uso de marcadores nesta seção pode criar um impacto poderoso e permite abordar diferentes conquistas em uma pequena seção da página. Fique à vontade para usar fontes de carta de apresentação em negrito em certas seções do cabeçalho para chamar a atenção.

1. Explore suas motivações para mostrar o porquê você quer a função.

Minha paixão continua sendo ajudar adultos com diagnóstico psiquiátrico a fazer a transição de uma hospitalização de longo prazo e a se reintegrarem à comunidade. Como alguém cuja mãe sofreu com esquizofrenia leve durante toda a vida, isso é muito importante para mim.

Copiado!
2. Plante as sementes de tudo o que você deseja discutir durante uma entrevista em potencial.

Tenho o talento de identificar combinações de sabores (adquirido em 18 meses viajando pelo Extremo Oriente), e esse talento para inovação é o que me diferencia. Eu adoraria contar como cozinho meu galbi com inspiração coreana-mexicana.

Copiado!
3. Escreva a partir da perspectiva do que o empregador realmente precisa.

Entre outros desafios, espera-se que estagiários analisem a cobertura da imprensa, gerenciem as campanhas de mídia social de seus clientes e escrevam comunicados de imprensa convincentes. Para isso, é necessário que eles tenham uma mente analítica afiada, uma abordagem inteligente para maximizar o alcance social e lidem de forma fascinante com as palavras.

Copiado!
Dica do especialista

Ofereça soluções para os pontos problemáticos do empregador

Você está sendo contratado para resolver um problema. Talvez uma série de problemas. Mostre em sua carta de apresentação que você entende as questões em jogo e fale sobre como você fará a diferença, de preferência logo nos parágrafos do corpo da sua carta de candidatura. Faça sua pesquisa, desenvolva uma opinião sobre o que você pode mudar e mostre por que você é a melhor pessoa para o trabalho.

Como mencionar realizações na carta de apresentação

A carta de apresentação não deve ser uma lista de responsabilidades ou deveres anteriores. Ela deve abranger o que você já realizou. Como mencionar realizações em uma carta de apresentação é um enigma que já deixou muitos candidatos a emprego de cabelo em pé, mas com a ajuda de alguns bons conselhos e alguns verbos de ação adequados, temos certeza de que você vai tirar de letra.

  • Como você pode provar que pode atingir os KPIs de sua futura função?
  • Quais histórias você quer contar com mais detalhes na entrevista?
  • Quais tarefas você assumiu e como os resultados beneficiaram sua empresa?
  • Que diferentes tipos de realizações você pode compartilhar?
  • Como escrever uma carta de apresentação com verbos de ação poderosos.
  • E quanto à escala de tempo e contexto de suas realizações?
Dica do especialista

Uma realização mencionada na carta de apresentação costuma ter 3 partes:

  • Verbo de ação para demonstrar minha competência.
  • Tarefa específica que completei.
  • Resultado quantificável para minha empresa.

Seja seletivo, compartilhe apenas as realizações mais importantes, e você certamente as discutirá com mais detalhes durante uma entrevista.

Escolha os melhores verbos de ação para sua carta de apresentação

As melhores realizações sempre começam com um verbo de ação único. Selecionamos mais de 300 dos mais impactantes em 15 categorias diferentes para ajudar você a escolher os melhores verbos de ação para sua carta de apresentação.

  • Suas realizações são elevadas quando o vocabulário evocativo é usado
  • Evitar linguagem clichê ou passiva diferenciará sua carta de apresentação
  • Use verbos “melhores”, mas semelhantes aos da descrição do cargo

15 categorias como trabalho em equipe, comunicação, realização e criatividade podem ser encontradas em nosso extenso artigo sobre o assunto, com 20 verbos de ação personalizados por categoria e exemplos reais para demonstrar o impacto que causam. Quais são os melhores verbos de ação para uma carta de apresentação para a posição de rastreador de contato? Identificou, perseguiu, entrou em contato, persistiu.

Aproveite ao máximo os marcadores da carta de apresentação

Os marcadores da carta de apresentação é um dispositivo literário incrivelmente poderoso em qualquer texto de vendas persuasivo. Quando você está vendendo suas conquistas para um empregador em potencial (quando o espaço é escasso), não há maneira melhor de trazer os aspectos quantificáveis de sua candidatura ao considerar como escrever uma carta de apresentação.

Quando o gerente de contratação vê marcadores em uma carta de apresentação, espera ler números e porcentagens impressionantes. Sem sombra de dúvida, pode acabar sendo a parte da carta que fica na mente por mais tempo. Aqui estão alguns exemplos de diferentes funções:

  • A disponibilidade em prateleira foi em média 99,2%, e o encolhimento manteve-se abaixo de 0,5% (meta de 1%).
  • Criei o premiado sistema de faturamento em nuvem e rastreamento de atividades para mais de 800 colaboradores temporários.
  • Analista líder em um processo de fusão e aquisição no montante de US$ 850 milhões.
  • Aumento anual de vendas de 120%, impulsionado por + de 50% de aumento de clientes e + de 30% de média de valor de transição.

Depois de ler seus pontos, o empregador deve estar ponderando internamente o que você pode trazer para a empresa.  

Dica do especialista

Quantifique com números e ofereça um contexto

Não há nada mais impactante do que corroborar suas reivindicações com dados e números quantificáveis, mas há outra consideração importante aqui. Quando você compartilha números, é crucial fornecer algum contexto em termos de crescimento percentual ou comparações do setor. 

US$ 1,2 milhão pode parecer impressionante para uma empresa, mas insignificante para outra. Compartilhe os números; mas ofereça contexto sempre que possível. Em uma nota óbvia, compartilhe apenas situações que você causou uma diferença material no resultado.

Como terminar a carta de apresentação

A conclusão da carta de apresentação é o seu apelo à ação. Em vez de caminhar para um final sem inspiração, é vital que você termine a carta de apresentação com o mesmo tom usado na introdução e no corpo dela.

  • Vários sentimentos podem ser usados na finalização.
  • É importante acertar o tom para terminar do jeito certo.
  • Como você quer que o gerente de contratação se sinta após o término da carta de apresentação?
  • Não há vergonha em dizer que você está ansioso para uma entrevista.
  • O que posso usar em vez de “atenciosamente” ou “cordialmente”?
1. Certifique-se de que as características se encaixam na função que você desempenhará

Tenho espírito de equipe, sou um planejador meticuloso e louco por detalhes. Estremeço com a possibilidade de cometer um erro.

Copiado!
2. Dê uma ideia de como é trabalhar com você

Quando crio um plano de atendimento fisioterapêutico com um jogador, certifico-me de que ele seja totalmente adaptado às necessidades do paciente. Não é possível fazer isso sem uma abordagem intensamente pessoal e compassiva e, como tal, ainda me sinto parte da equipe mais ampla. É como estar de volta ao campo novamente.

Copiado!

Depois que o corpo da carta de apresentação expôs os argumentos persuasivos e os marcadores delinearam os fatos inegavelmente impressionantes, a conclusão oferece uma oportunidade final para descrever algumas de suas características mais pessoais. 

Dica do especialista

Como escrever uma carta de apresentação para um estágio.

Existem várias situações específicas em que uma carta de apresentação assume particular importância. Explicar as motivações pessoais é difícil no formato de um currículo, portanto, para quem está mudando de carreira e estagiários, a carta de apresentação é uma ferramenta crítica. Use a carta de apresentação para o estágio para descrever por que você está interessado na função e onde ela se encaixa em seu futuro plano de carreira. Mostre suas habilidades transferíveis e compartilhe o que você gostaria de aprender com a experiência. Um estagiário motivado é um estagiário produtivo.

Chamada à ação em uma carta de apresentação

O ponto principal de se ter um currículo e uma carta de apresentação (e passar pelos rigores do processo de candidatura) é mostrar você que seria capaz de fazer um ótimo trabalho. 

Qualquer carta de apresentação que termine com o tom “O que você acha? Eu sou bom?” seria vista com desconfiança. Tenha confiança na sua candidatura. Uma carta de apresentação para a posição de rastreador de contato terminaria com um grito de guerra para ajudar a mitigar o terrível impacto da pandemia.

1. Lembre-os do porquê você quer trabalhar lá (de novo).

Sua empresa é referência para assistência social na cidade, e eu adoraria ter a oportunidade de uma entrevista para mostrar como posso contribuir com essa organização incrível.

Copiado!
2. As conexões internas são um ponte privilegiada

Tomei conhecimento da vaga por meio da sua gerente de departamento Joana Garcia, que é uma amiga pessoal. Portanto, tenho uma compreensão apropriada de sua cultura e adoraria a oportunidade de ter uma entrevista para discutir como eu poderia me encaixar.

Copiado!
3. Use a chamada para ação da entrevista como uma última chance de se vender.

Não se pode ser programador sem ser jogador, pois é preciso saber como é a diversão. Se você precisa de um programador de jogabilidade que combine uma mente matemática com uma imaginação sem limites, adoraria ter a oportunidade de uma entrevista para discutir como eu poderia contribuir.

Copiado!

Erros a evitar em uma ótima carta de apresentação 

Às vezes, o que você não faz é tão poderoso quanto o que você faz. Quando se trata de cartas de apresentação, definitivamente há algumas coisas a serem evitadas se você quiser conseguir um novo emprego que valha a pena o esforço.

1. Erros de digitação  

Erros gramaticais básicos, como erros de digitação, são citados entre os principais motivos pelos quais os candidatos são rejeitados. Imagine que sua candidatura esteja empatada com três outras pessoas indo para a fase final da entrevista. Infelizmente, os potenciais empregadores notaram os vários erros ortográficos e gramaticais cometidos e rejeitaram você por causa de sua falta de cuidado.   

Isso acontece muito mais do que se imagina, com base em nossa experiência de recrutamento. Se você não dedica algum tempo para verificar sua candidatura, o que isso diz sobre sua atenção aos detalhes?

Imprima sua carta de apresentação e a leia em voz alta. Verifique duas, três vezes a ortografia e peça a um amigo para revisá-la. Como alternativa, use um gerador de carta de apresentação que tenha uma função de verificação ortográfica integrada.  

2. Erros de formatação

Este é um aspecto da busca de emprego que muitas vezes é esquecido. Só porque você pode ler o currículo no seu dispositivo, isso não significa que ele será exibido da mesma maneira para os vários destinatários. Algumas candidaturas exigirão um PDF e algumas solicitarão um documento do Word. Normalmente, o PDF é a variante mais segura, e o uso de um modelo comprovado mostrará exatamente como o leitor visualizará sua candidatura. 

Evite grandes blocos de texto sempre que possível, pois eles são difíceis de visualizar na tela. Mantenha as frases curtas e limite os parágrafos a três ou quatro frases. Se você agradar os olhos primeiro, será mais fácil envolver o cérebro. 

Nossos modelos de currículo permitem que os candidatos combinem os designs de carta de apresentação com os modelos de currículo. Adicionar um brilho profissional à sua candidatura não poderia ser mais fácil.

3. Copia-e-cola genérico

Todo mundo quer se sentir especial. Imagine que você receba uma carta de amor, mas tem a sensação de que as mesmas palavras já foram escritas para dezenas de pessoas antes. Isso faria qualquer um se sentir mal amado, com certeza. 

O genérico “estou escrevendo para me candidatar ao cargo de X na empresa Y” é apenas um exemplo da linguagem copia-e-cola que, invariavelmente, deve ser evitada. Adapte a linguagem para cada candidatura.

4. Excesso de informações pessoais

Quando sugerimos personalizar a carta de apresentação, queremos torná-la uma candidatura pessoal para uma função específica. Não queremos dizer que você deve abrir o livro da sua vida pessoal. Por lei, não há exigência de compartilhar detalhes sobre raça, idade ou estado civil (pelo menos na América do Norte), então, deixe esses aspectos para uma fase posterior. Você não deve e esperançosamente não será julgado em tais questões. 

Além disso, por mais que o recrutador possa ficar encantado ao ouvir sobre sua coleção de Pokémon, o amor pelo Tarcísio Meira ou as necessidades alimentares dos seus gatos, você pode deixar os detalhes pessoais para os estágios mais avançados do processo de entrevista. Você tem que impressioná-lo o suficiente antes de tentar se relacionar nesse nível pessoal.

5. Muitas palavras

De acordo com uma pesquisa da Saddleback College, quase 70% dos empregadores querem que uma carta de apresentação tenha menos de uma página. 24% dizem que quanto mais curta, melhor.

Como regra geral, sua carta de apresentação deve ter de 200 a 400 palavras ou cerca de quatro a cinco parágrafos curtos, em uma única página. Em uma versão por e-mail, em que é possível incluir links para um portfólio ou site, pode ser ainda mais curta. 

Em nossa experiência, uma página ou três quartos dela oferece “espaço em branco” o suficiente para dar ao leitor tempo para parar e pensar sobre o que leu.

Dica do especialista

O papel do design visual em uma carta de apresentação

Humanos são criaturas visuais. Embora escolher a fonte certa seja o primeiro passo, simetria, espaço em branco e estética são importantes para todos nós. É por isso que um dos principais recursos que o Onlinecurriculo oferece (além de uma ferramenta de criação on-line incrivelmente fácil de usar) são modelos de carta de apresentação elaborados profissionalmente e aprovados pelo recrutador. Além do mais, são 100% gratuitos!

Nossa coleção de modelos de carta de apresentação é dividida em categorias com base no estilo e na natureza do seu trabalho: Criativo, Moderno, Profissional e Simples (clássicos/básicos). Como todos os nossos modelos são feitos por designers profissionais, você pode combinar o estilo do seu currículo com a sua carta de apresentação! 

3 exemplos de carta de apresentação setoriais (e por que eles são eficazes)

Às vezes, você só precisa ler alguns exemplos de carta de apresentação setoriais para entender o que você gosta (e o que não gosta). Esses exemplos foram retirados de nossos mais de 75 exemplos de carta de apresentação, e oferecemos algumas ideias para cada um sobre por que achamos que eles são eficazes:

EXEMPLO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO SETORIAL: GERENTE DE MARKETING

“Na função de gerente de marketing da Meu Pet Amado, você precisará de alguém que tenha experiência em fornecer novos intervalos mensais, com comunicações envolventes e marketing viral; alguém que possa escrever artigos que sejam classificados no topo dos anúncios do Google e que possa ajudar os pais de animais de estimação a realizar o sonho de tornar a vida de seu queridinho um pouco mais agradável.”

Copiado!

O que gostamos neste exemplo: em qualquer carta de apresentação, é importante escrevê-la tendo em mente as necessidades do empregador. Se demonstrar uma compreensão dos seus pontos de dor, você se eleva acima da típica abordagem “isso é o que eu fiz, o que você acha?” da maioria dos candidatos a emprego. No entanto, qualquer carta de marketing precisa dar um passo adiante. Você deve considerar as necessidades dos clientes do empregador. Isso fará com que o empregador imagine você na função antes mesmo de você entrar na sala de entrevista.

EXEMPLO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO SETORIAL: GERENTE DE VAREJO

“Tanto os pais expectantes quanto os experientes tendem a parar um pouco mais na seção de bebês do Varejão Mais Barato. 34% a mais, de acordo com a pesquisa. Analisando padrões de fluxo de clientes e dados de vendas de produtos, estimo que, nos últimos treze anos, ajudei mais de meio milhão deles a tomar as melhores decisões para seus pequenos. Com muito papo sobre bebês. Obtendo uma média de 16% de crescimento de vendas em relação ao ano anterior.”

Copiado!

O que gostamos neste exemplo: detalhes são a alma do varejo. Qualquer carta de apresentação de varejo deve mostrar uma compreensão dos números, pois essa é a única maneira de quantificar como você está atendendo seus clientes. O crescimento percentual das vendas geralmente é uma abordagem mais eficaz do que números simples, pois o volume de negócios de qualquer empresa pode variar significativamente. Este trecho explora os detalhes impressionantes do impacto desse funcionário em seus clientes ao longo de treze anos — esses momentos “uau” podem fazer toda a diferença para colocá-lo na lista de entrevistas.

EXEMPLO DE CARTA DE CANDIDATURA SETORIAL: POSIÇÃO DE RASTREADOR DE CONTATO

“Exerci muitas atividades voluntárias ao longo da minha carreira na área da saúde e, enquanto estou de licença parental do meu cargo de enfermeira, gostaria de me candidatar ao cargo de rastreadora de contatos em meio período. Fui pessoalmente afetada pela pandemia e espero fazer minha parte antes de voltar ao trabalho no próximo ano. O rastreamento de contatos é uma parte crítica da estratégia de prevenção e tenho a determinação de fazer a diferença."

Copiado!

O que gostamos neste exemplo: uma carta de apresentação que vem do coração é uma peça escrita difícil de resistir. É importante mostrar que você está apto para a função, bem como explicar suas motivações, mas quando o trabalho em questão é relativamente simples, tudo se resume a desejo e motivação. Muitas cartas de apresentação para posições de rastreamento de contato foram escritas nos últimos anos, e muitas pessoas cresceram muito com a experiência.

Principais conclusões

Todo mundo sabe que a busca de emprego pode ser um processo longo e mentalmente desgastante, mas vale a pena encontrar algumas reservas escondidas para compor as melhores cartas de apresentação possíveis.

Muitas pessoas caem na armadilha de pensar que uma carta de apresentação genérica será boa e que você terá a chance de contar sua história na entrevista. 

Se você adotar essa abordagem e seus concorrentes derem o máximo nas cartas de apresentação deles, talvez nem haja uma entrevista para participar….

Escrever uma carta de apresentação incrível é uma oportunidade boa demais para perder. Dedique-se a criar algo realmente atraente (talvez com a ajuda de um de nossos exemplos) e use um de nossos modelos de carta de apresentação para torná-lo visualmente impressionante.

O que você está esperando? Consiga o trabalho dos seus sonhos agora! Comece a criar sua própria carta de apresentação.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Entrevista de emprego4 min. de leitura
Recusar uma oferta de emprego
Recusar uma oferta de emprego
Carreira10 min. de leitura
Sedentarismo: 55% dos brasileiros não sentem incentivo à prática de atividades físicas por parte das empresas
Sedentarismo no Brasil: Metade dos Brasileiros Trabalham Sentado
Carreira17 min. de leitura
Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas
Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas
Carreira5 min. de leitura
O nome de arquivo ideal para o seu currículo ou carta de apresentação
O nome de arquivo ideal para o seu currículo ou carta de apresentação
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies