1. Exemplos
  2. Marinheiro
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Exemplo de carta de apresentação para Marinheiro

Use este exemplo de carta de apresentação de Marinheiro para concluir sua candidatura e ser contratado rapidamente — sem frustração, sem adivinhação. Este exemplo de carta de apresentação foi elaborado especificamente para cargos de Marinheiro em 2024. Aproveite nossas frases de amostra + guias especializados para baixar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.1
Avaliação média
33 pessoas já avaliaram
Exemplo de carta de apresentação para Marinheiro
Editar esta carta de apresentação

Como o trabalho diário de um marinheiro pode afetar diretamente a vida e o sustento de seus companheiros de tripulação, a maneira como ele realiza o seu trabalho é tão importante quanto o que ele faz. 

A segurança é primordial em muitas situações, portanto, uma carta de apresentação de marinheiro precisa transmitir sua abordagem profissional, bem como sua experiência anterior. É preciso mostrar que você é confiável. Uma série de entrevistas será fundamental para a tomada de decisão, mas a primeira evidência deve ser vista em sua carta de apresentação.

A carreira de um marinheiro pode ter diversos tipos de perigos inesperados, então sua carta de apresentação pode contar algumas das histórias menos comuns de sua carreira e mostrar que você tem o necessário quando o assunto é adversidade. 

Simplesmente repetir as funções do cargo não vai impressionar ninguém. Sua carta de apresentação precisa demonstrar sua capacidade de adaptação, calma sob pressão e uma grande determinação para passar pelas situações mais difíceis. Contar histórias incomuns mostra que você está pronto para o inesperado.

Trabalhar com outros para resolver problemas e ter uma boa atitude em relação a sua parte na equipe devem ser ingredientes essenciais de qualquer carta de apresentação de marinheiro. A compatibilidade em relação a sua personalidade desempenhará um papel maior no processo de contratação de marinheiros, pois você passará muito tempo com seus companheiros de tripulação. Seja você mesmo e encontrará um grupo de colegas de mentalidade semelhante.

Este guia e exemplo de carta de apresentação de marinheiro fazem parte de nossos mais de 125 modelos gratuitos de cartas de apresentação, que mostram como tirar o máximo proveito deste importante documento e garantir uma entrevista para a vaga desejada.

Escrever uma carta de apresentação é bem diferente de escrever um currículo, portanto vamos aos detalhes.

Neste exemplo de guia de carta de apresentação de marinheiro, exploraremos:

  • Um formato de carta de apresentação de marinheiro que cria a estrutura certa para sua história.
  • Quais informações incluir na introdução, parte intermediária e encerramento da carta.
  • Como escrever uma carta de apresentação de marinheiro se você não tiver experiência como marinheiro.
  • Dicas psicológicas a serem consideradas e erros básicos a serem evitados ao escrever.
Insight estatístico

De acordo com a Zippia, 14,6% dos marinheiros mercantes tinham diplomas de bacharel. Como o ensino superior não é um pré-requisito, destacar os aspectos certos de sua personalidade e experiência desempenhará um papel significativo.

O melhor formato para exemplo de carta de apresentação de marinheiro

Os marinheiros têm sempre muitas histórias para contar, mas quais delas podem ser contadas, como você deve estruturar o formato da carta de apresentação de marinheiro e onde colocá-las?

Toda história precisa de um início envolvente, de uma parte intermediária sólida e de um final memorável, e para uma carta de apresentação de marinheiro não é diferente. Por este motivo, a estrutura de uma carta de apresentação é semelhante para a maioria dos cargos:

  • o cabeçalho da carta de apresentação;
  • a saudação;
  • a introdução;
  • os parágrafos intermediários (corpo da carta);
  • e o parágrafo final da sua carta de apresentação (encerramento e chamada para a ação).
Dica do especialista

Este guia de exemplo de carta de apresentação tem o objetivo de oferecer algumas dicas específicas para uma carta de apresentação de marinheiro, mas existem muitas mais ideias gerais em nosso exemplo abrangente de carta de apresentação. O seu passado pode abranger muito mais do que as funções principais de um marinheiro, portanto, é válido também considerar a escrita de uma carta de apresentação de marinheiro a partir de outros ângulos. Existem muitas habilidades relacionadas que podem ser incorporadas ao cargo.

Aqui está um exemplo de carta de apresentação de marinheiro que pode inspirar alguma criatividade:

Modelo editável de carta de apresentação

Prezado Sr. José,

Trabalhar em um barco de pesca de caranguejos me ensinou tudo o que preciso saber sobre operar e manter equipamentos e máquinas de pesca.

Trabalhar no mar foi um desafio e tanto para meu início nessa profissão. Após minha mudança para o Ceará, percebi que a pesca de lagostas também é desafiadora. Em meu cargo anterior, eu era responsável por diversas tarefas, incluindo a manutenção de convés, manipulação de linhas e navegação. Sinto-me à vontade trabalhando com vários tipos de equipamentos e tecnologias, e estou confiante de que posso me adaptar rapidamente a novos sistemas.

Possuo todas as licenças e certificações necessárias, incluindo o Treinamento Básico de Segurança, STCW, e a certificação de Marinheiro Habilitado. Também estou familiarizado com regulamentações marítimas e protocolos de segurança. Meu barco anterior estava equipado com as mais recentes tecnologias, e nunca tive nenhuma dificuldade. Um sistema sonar que sugeri foi parcialmente responsável por um aumento de 41% no volume da temporada, e novos equipamentos de segurança garantiram 74% menos lesões leves.

Em termos de apoio ao capitão do navio, tenho experiência em navegação e no controle de um barco de pesca de 60 a 70 pés. Possuo habilidades sólidas de navegação e consigo conduzir uma embarcação em vias marítimas movimentadas com confiança e precisão. É crucial manter a vigilância e garantir uma tomada de decisão cuidadosa. Sou um companheiro de tripulação confiável e prestativo.

Aguardo com expectativa a oportunidade de me juntar à sua tripulação em uma viagem para podermos nos conhecer melhor e compartilhar nossas experiências. Ouvi muitas coisas boas sobre a sua equipe.

Atenciosamente,

Thiago Mendes

Copiado!

O cabeçalho da carta de apresentação

Qualquer capitão marítimo colocará a eficiência e a simplicidade no topo da sua lista de prioridades, portanto, o cabeçalho da carta de apresentação do marinheiro precisa conter os pontos essenciais de sus candidatura com o mínimo de alarde. Evite gráficos extravagantes e esquemas de cores vibrantes a todo custo.

O cabeçalho da carta de apresentação precisa conter os dados de contato do candidato: seu nome completo, endereço de e-mail e talvez perfil em redes sociais (para mostrar sua paixão pelo assunto). Se esses detalhes estiverem ausentes, o gestor de contratação pode se perguntar se há algo para ser escondido. Em um trabalho onde a personalidade importa tanto, por que ser discreto com a possibilidade de ser verificado?

Facilite o contato. Se a seção de cabeçalho tiver todas as informações necessárias, o leitor poderá rapidamente passar para os aspectos mais importantes da carta de apresentação do marinheiro: sua experiência e sua história.

Cuidado com o endereço de e-mail: [email protected] pode não ser a melhor impressão que você pode passar profissionalmente. Use um e-mail particular com seu nome e sem nada que possa trazer desconfiança.

Você não precisa incluir seu endereço residencial completo na carta de apresentação. Existem questões de proteção de dados aqui, portanto, compartilhe o endereço completo apenas quando estiver na fase de oferta. Mantenha a seção de cabeçalho o mais curta possível.

Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: fornecer as informações básicas da maneira mais discreta possível e escolher um design simples para que ele não seja uma distração para sua história.

A saudação da carta de apresentação

Uma carta de apresentação de marinheiro não precisa ser excessivamente formal, já que a escrita não é uma expectativa fundamental de sua função, mas ainda assim é importante se dirigir corretamente ao seu futuro chefe. Obter o nome correto (com a ortografia certa) é uma cortesia básica, portanto, verifique e confira novamente a descrição da vaga. Se você não souber o nome, uma rápida ligação para a empresa não fará mal e pode até dar-lhe uma oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a função ou a cultura da empresa.

Objetivo da saudação: iniciar a carta de apresentação de marinheiro da maneira correta.

Modelo editável de saudação na carta de apresentação

Prezado Sr. José,

Copiado!

A introdução da carta de apresentação

A introdução de uma carta de apresentação de marinheiro deve mostrar que você compreende as demandas específicas da função e como sua experiência anterior mostra que você é a pessoa certa para o trabalho. Seja específico, dê exemplos e mostre um pouco de personalidade.

Como o trabalho em equipe é um requisito fundamental para um marinheiro, mostrar que tem anos de experiência cooperando com outras pessoas (em vários ambientes) é uma ótima maneira de começar a carta. Seu empregador não estará procurando um lobo solitário.

Uma introdução de carta de apresentação de marinheiro que o retrate uma equipe bem-sucedida é uma ótima maneira de começar. Inclua como era o seu trabalho com seus companheiros de tripulação anteriores em seus trabalhos diários. Mas, não deixe que sua carta de apresentação seja apenas sobre você.

Objetivo da introdução da carta de apresentação: você sabe quais qualidades realmente importam como marinheiro, portanto certifique-se de que seu futuro chefe tenha uma amostra delas já em sua introdução.

Modelo editável de introdução de carta de apresentação

Trabalhar em um barco de pesca de caranguejos me ensinou tudo o que preciso saber sobre operar e manter equipamentos e máquinas de pesca.

Copiado!

A parte intermediária da carta de apresentação (corpo)

O corpo da carta de apresentação de um marinheiro é o local onde você dá mais detalhes sobre suas experiências e conta uma ou duas histórias que se encaixam com o cargo em questão, além de ajudá-lo a se destacar da concorrência. Se as histórias não forem relevantes, não faz sentido usá-las. Por outro lado, também, se forem comuns a muitas outras, também não te darão destaque.

Não caia na armadilha de simplesmente repetir a descrição da vaga em sua carta de apresentação de marinheiro. A parte intermediária da carta deve atrair o leitor para a sua história e explicar exatamente como você faz sua diferença única com o trabalho na embarcação. Como mencionado anteriormente, a segurança e o bem-estar de seus companheiros de tripulação dependem de como você faz as coisas, assim como o que faz. Dê contexto ao que compartilha e quantifique suas realizações sempre que possível.

Embora uma carta de apresentação deva ser escrita em primeira pessoa, funções que envolvem muito trabalho em equipe também devem mencionar as realizações daqueles ao seu redor. Um marinheiro é uma peça em uma máquina incrivelmente coesa, então, ao reconhecer os outros durante sua busca por emprego, você está reconhecendo também que é apenas parte de um todo. A humildade é uma característica vital de um marinheiro. Você não é nada sem seus companheiros de tripulação.

Pode parecer óbvio, mas é importante mencionar algumas das qualidades pessoais cruciais que todo marinheiro deve possuir. Talvez aprofunde em suas motivações para aquelas longas viagens marítimas ou dê uma ideia de sua natureza competitiva. Ir ao mar é um trabalho difícil em muitos aspectos, então seu futuro empregador vai querer saber exatamente por que você faz isso.

Objetivo do corpo da sua carta de apresentação: certifique-se de que o núcleo de sua carta de apresentação de marinheiro seja relevante e único, posicionando-se como um membro da tripulação.

Modelo editável de corpo de carta de apresentação

Trabalhar no mar foi um desafio e tanto para meu início nessa profissão. Após minha mudança para o Ceará, percebi que a pesca de lagostas também é desafiadora. Em meu cargo anterior, eu era responsável por diversas tarefas, incluindo a manutenção de convés, manipulação de linhas e navegação. Sinto-me à vontade trabalhando com vários tipos de equipamentos e tecnologias, e estou confiante de que posso me adaptar rapidamente a novos sistemas.

Possuo todas as licenças e certificações necessárias, incluindo o Treinamento Básico de Segurança, STCW, e a certificação de Marinheiro Habilitado. Também estou familiarizado com regulamentações marítimas e protocolos de segurança. Meu barco anterior estava equipado com as mais recentes tecnologias, e nunca tive nenhuma dificuldade. Um sistema sonar que sugeri foi parcialmente responsável por um aumento de 41% no volume da temporada, e novos equipamentos de segurança garantiram 74% menos lesões leves.

Em termos de apoio ao capitão do navio, tenho experiência em navegação e no controle de um barco de pesca de 60 a 70 pés. Possuo habilidades sólidas de navegação e consigo conduzir uma embarcação em vias marítimas movimentadas com confiança e precisão. É crucial manter a vigilância e garantir uma tomada de decisão cuidadosa. Sou um companheiro de tripulação confiável e prestativo.

Copiado!

Como encerrar uma carta de apresentação de marinheiro (conclusão e despedida)

A coisa mais importante que um capitão procura em um marinheiro é alguém com quem possa trabalhar tranquilo e se dar bem. Quando você passa longas horas no mar, o relacionamento com seus companheiros de trabalho precisa ser bom. A conclusão de uma carta de apresentação de marinheiro deve demonstrar uma última visão sobre sua personalidade.

O que se espera, até esse momento, é que o seu currículo e carta de apresentação já tenham cumprido com seu objetivo, portanto, as últimas linhas da carta de apresentação de marinheiro devem terminar em um tom mais forte. Solicite a entrevista de maneira educada e sem presunção. Se a sua candidatura for uma boa escolha, não há nada de errado em dizer que você está ansioso por um possível encontro para entender mais detalhes sobre o cargo.

Objetivo da conclusão: dar mais um motivo, baseado em personalidade, para contratá-lo. E não tenha medo de dizer que você está ansioso por uma possível entrevista.

Modelo editável de conclusão de carta de apresentação

Aguardo com expectativa a oportunidade de me juntar à sua tripulação em uma viagem para podermos nos conhecer melhor e compartilhar nossas experiências. Ouvi muitas coisas boas sobre a sua equipe.

Atenciosamente,

Thiago Mendes

Copiado!

Psicologia da escrita: erros a evitar em sua carta de apresentação de marinheiro

As habilidades de comunicação são importantes para um marinheiro, mas as habilidades de redação não são exatamente tão importantes assim. Embora você provavelmente não seja julgado com muita rigidez por quaisquer erros de digitação em sua carta de apresentação de marinheiro, eles insinuam uma falta de atenção aos detalhes, algo que pode ser incrivelmente perigoso quando você está no alto mar.

Quando há concorrência, você não pode se dar ao luxo de cometer quaisquer dos seguintes erros que colocarão dúvidas na mente do gestor de contratação:

  1. Problemas gramaticais e ortográficos: aproveite ferramentas de verificação ortográfica e gramatical online, como o Grammarly, para garantir que quaisquer erros óbvios sejam detectados. Pedir a um amigo para revisar a carta de apresentação também funcionará.
  2. Um tom amigável: você passará muito tempo com seus futuros companheiros de tripulação, então não seja muito formal no tom de sua carta. Escreva como se estivesse tendo uma conversa com eles, e mantenha seu texto leve. Veja isso como um monólogo para começar o processo de entrevista.
  3. Exemplos genéricos: há sempre a tentação de dar exemplos genéricos e simplesmente copiar as responsabilidades da descrição da vaga. Cair nessa armadilha é o caminho mais rápido para parar no topo da pilha de rejeitados. Encontre uma maneira de se destacar.
Dica do especialista

Acertar no conteúdo da sua carta de apresentação é metade da batalha. Mas, você também precisa ter certeza de que ela seja visualmente interessante. Se você experimentar diferentes formatações com o MS Word ou alguma outra forma de criar um PDF por conta própria, corre o risco de seu currículo parecer diferente dependendo do local onde ele for aberto. Poupe-se desse tipo de incômodo com um de nossos modelos de carta de apresentação simples projetados por especialistas. A aparência importa tanto quanto os detalhes.

Carta de apresentação de marinheiro sem experiência

Começar uma carreira como marinheiro sem experiência prévia pode não ser tão ruim quanto você pensa. Sua carta de apresentação de marinheiro sem experiência precisa abranger todas as habilidades relacionadas, que possam ser consideradas úteis em uma carreira de marinheiro: capacidade de trabalhar com máquinas, aptidão física, atenção aos detalhes, excelentes habilidades de comunicação, determinação para lidar com um ambiente difícil e capacidade de trabalhar em equipe sob pressão constante.

Você não será a única pessoa que está se candidatando com pouca experiência, então não se desculpe por isso. Descreva que tipo de pessoa você é e por que entende que a sua experiência anterior é relevante. Você tem que mostrar que entende o que o cargo envolve, então não tenha medo de fazer algumas conexões com o que se espera de você.

Principais pontos

  1. Demonstre que possui as habilidades e a personalidade para se destacar em um dos papéis mais exigentes do mundo. Ser marinheiro é trabalho árduo, tanto fisicamente quanto mentalmente.
  2. Use o formato da carta de apresentação de marinheiro para apresentar a sua história de forma lógica.
  3. Conseguir um emprego como marinheiro sem experiência é possível, mas você precisa usar sua carta de apresentação de marinheiro para alinhar o seu passado com seu potencial futuro.
  4. Verifique se há erros bobos, pois a atenção aos detalhes é um atributo-chave para o trabalho.
Crie sua carta de apresentação em minutos
Crie sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.
Criar carta de apresentação
Crie sua carta de apresentação em minutos
Crie sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.
Criar carta de apresentação

Modelos gratuitos elaborados profissionalmente

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo é o principal aliado na construção de carreiras on-line em que você consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 212 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo cover_letter template
Estocolmo
Mais de 1.200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque cover_letter template
Nova Iorque
Mais de 380.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena cover_letter template
Viena
Mais de 100.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 130.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres cover_letter template
Londres
Mais de 220.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 200.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou cover_letter template
Moscou
Mais de 53.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã cover_letter template
Amsterdã
Mais de 130.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri cover_letter template
Madri
Mais de 130.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 120.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura cover_letter template
Singapura
Mais de 45.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 48.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo cover_letter template
Cidade do Cabo
Mais de 6.600 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 30.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim cover_letter template
Berlim
Mais de 82.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra cover_letter template
Genebra
Mais de 2.700 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 39.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio cover_letter template
Tóquio
Mais de 54.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão cover_letter template
Milão
Mais de 45.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa cover_letter template
Lisboa
Mais de 24.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 25.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague cover_letter template
Copenhague
Mais de 19.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 17.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 25.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma cover_letter template
Roma
Mais de 4.600 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 14.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 84.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies