1. Exemplos
  2. Acadêmica
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Exemplo de carta de apresentação para Acadêmica

Use este exemplo de carta de apresentação de Acadêmica para concluir sua candidatura e ser contratado rapidamente — sem frustração, sem adivinhação. Este exemplo de carta de apresentação foi elaborado especificamente para cargos de Acadêmica em 2024. Aproveite nossas frases de amostra + guias especializados para baixar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.2
Avaliação média
65 pessoas já avaliaram
Exemplo de carta de apresentação para Acadêmica
Editar esta carta de apresentação

Se você decidiu que trabalhar no meio acadêmico é o que deseja, precisará de uma carta de apresentação acadêmica bem escrita para iniciar o caminho. Felizmente, se você já enfrentou uma tese de mestrado ou dissertação de doutorado antes, escrever uma carta de apresentação de uma página será algo bem fácil se souber o caminho certo para fazê-lo.

E é nisso que podemos ajudar. Este guia acadêmico de redação de cartas de apresentação e os exemplos que ele fornece descrevem o que você precisa saber para elaborar uma carta de candidatura excelente, incluindo:

  • O melhor formato para uma carta de apresentação acadêmica;
  • Os seis elementos de uma carta de apresentação acadêmica de sucesso;
  • A psicologia de como escrever uma carta de apresentação eficaz;
  • Erros comuns a evitar.
Dica do especialista

Você pode encontrar mais dicas de escrita e formatação nos mais de 125 exemplos de cartas de apresentação e guias de redação específicos do Resume.io.

Melhor formato para uma carta de apresentação acadêmica

A formatação adequada para uma carta de apresentação acadêmica requer boa estrutura, design e layout. As cartas de apresentação quase nunca devem ter mais de uma página e devem incluir seis elementos essenciais:

  • Cabeçalho
  • Saudação
  • Introdução
  • Corpo
  • Conclusão
  • Despedida e assinatura

Sua carta também deve ser tão boa quanto parece. Aqui estão algumas das opções de design que você precisa considerar:

  • Fonte: escolha uma fonte profissional e fácil de ler que não ofusque seu conteúdo.
  • Tamanho da fonte: use um tamanho de fonte de 10 a 12 pontos. Não recorra ao uso de uma fonte pequena para que sua carta caiba em uma página.
  • Margens: use margens de 2,5 cm na parte superior, inferior, esquerda e direita.
  • Alinhar texto à esquerda: o texto deve ser alinhado à esquerda, não justificado de margem a margem.
  • Parágrafos: não use o recuo em parágrafos, mas deixe um espaço entre eles. Use quebras de parágrafo suficientes para evitar grandes blocos de texto em preto.

Para obter mais conselhos sobre design, consulte nosso guia detalhado sobre como escrever uma carta de apresentação.

Abaixo, você encontrará exemplos de cartas de apresentação acadêmicas adaptáveis que podem servir como estrutura para a sua.

Cabeçalho da carta de apresentação: como entrar em contato com você

O cabeçalho da carta de apresentação, também conhecido como timbre, deve ser uma seção com design atraente na parte superior e que inclua seu nome, ocupação, endereço para correspondência, número de telefone e e-mail. Se você tiver um perfil no LinkedIn ou outro site que destaque suas conquistas acadêmicas ou profissionais, também poderá incluí-lo. 

O cabeçalho é a sua melhor oportunidade de dar à sua carta um design e layout elegantes, com uso cuidadoso de tipografia e layout e talvez uma cor de destaque. Sua carta deve parecer bonita de pronto, antes mesmo de alguém ler a primeira palavra, criando uma impressão visual positiva assim que for aberta. Confira nosso exemplo de carta de apresentação para obter mais ideias sobre como criar um ótimo cabeçalho.

Saudação da carta de apresentação: tente sempre personalizar

“Caro Paulo Fernandes”, “Prezada Helena Silva” e “Prezado Felipe Toledo” são formas apropriadas de escrever uma carta de apresentação. “A quem possa interessar” não é.

Sempre tente personalizar a carta de apresentação endereçando-a à pessoa responsável pelo processamento de candidaturas para o emprego que você está procurando. Caso você conheça a pessoa pelo primeiro nome, uma saudação que usa o primeiro nome também é aceitável.

Se você não souber o nome da pessoa para quem deveria escrever, faça um esforço para descobrir. Se você não conseguir encontrar essas informações on-line, é só ligar para o empregador e perguntar. As pessoas gostam de ler seus próprios nomes e é mais provável que você receba uma resposta a uma carta endereçada a uma pessoa do que a uma empresa ou um departamento inteiro.

Se você não conseguir encontrar o nome de que precisa, terá que adotar uma abordagem mais genérica, como “Prezada Equipe de RH da Universidade de São Paulo” ou algo semelhante. Alguns escritores adotam uma abordagem mais casual, substituindo “Saudações” ou mesmo “Olá” pela palavra “Prezado(a)”, o que pode ser bom, pois não tem como errar usando “Prezado(a)”. Abaixo, você encontrará a parte de saudações do nosso exemplo de carta de apresentação.

Exemplo de saudação da carta de apresentação adaptável

Caro Professor Thiago Figueira,

Copiado!

Introdução da carta de apresentação: comece com força

O primeiro parágrafo, a introdução da carta de apresentação, é como você causa sua primeira impressão, e deve-se ter o desejo de começar bem. Especifique o trabalho que você está procurando e abra com um enunciado convincente sobre por que você se destaca em seu campo. 

As cartas de apresentação geralmente abrem com os anos de experiência de trabalho que um candidato tem. Para uma carreira acadêmica, também pode ser uma boa ideia mencionar o diploma que você possui e onde o obteve. Mencione seus pontos fortes e destaque aquele que o recrutador de empregos achará irresistível. 

Não abra com “estou escrevendo esta carta para” ou “por favor, considere esta carta como minha candidatura de…” Não há necessidade de fazer referência à sua carta – apenas escreva-a!

A introdução da nossa amostra de carta de apresentação para acadêmicos está abaixo.

Exemplo de introdução de carta de apresentação adaptável

O cargo de professor acadêmico de MBA em meio período no departamento de negócios da Fundação Getúlio Vargas seria um ajuste ideal após minha mudança da USP e a preparação da minha recente série de livros.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação: apresente seu caso

Os dois ou três parágrafos intermediários da sua carta, o corpo, devem construir um argumento persuasivo de que você é a pessoa certa para o trabalho. Aprofunde-se em sua experiência de emprego e credenciais acadêmicas. 

Seja específico sobre o que você conquistou em empregos anteriores ou mencione quaisquer distinções especiais recebidas como parte de sua formação. Use fatos e números sempre que possível e considere contar uma história interessante sobre um desafio que enfrentou alguma vez em seu campo de atuação e como você o superou sucessivamente.

Também é útil mencionar o nome da instituição à qual você está se candidatando e por que deseja trabalhar lá. Evite escrever uma carta de apresentação de tamanho único que possa ser enviada a qualquer pessoa e personalize-a para o empregador para o qual está se candidatando.

Aqui está a seção do corpo da nossa amostra de carta de apresentação para acadêmicos:

Exemplo da parte intermediária da carta de apresentação adaptável

Por sete anos, ensinei uma ampla gama de cursos de economia para alunos do primeiro ano de MBA na USP. Após quinze anos de liderança empresarial em finanças e tecnologia, obtendo meu próprio MBA na mesma instituição, mudei para uma carreira acadêmica e ganhei minhas qualificações de ensino. Transmitir conhecimento para a próxima geração de empreendedores é tão agradável quanto trabalhar em qualquer novo produto ou serviço.

Minhas especializações de MBA englobam funções de cadeia de suprimentos e compras considerando minha experiência prática, mas também ministro cursos sobre gestão de P&L, previsão, estratégia de M&A e todos os aspectos do planejamento financeiro. Publiquei dois livros e mais de trinta informes técnicos sobre inteligência artificial em gestão de negócios e estou prestes a embarcar no meu terceiro livro. Eu gostaria de fazer parte de uma instituição em que meus alunos possam se juntar a mim na minha exploração desta área em rápido crescimento.

Copiado!

Conclusão e despedida da carta de apresentação

A conclusão, o parágrafo final, pode servir como um resumo e um agradecimento, mas também deve incluir um apelo à ação pedindo ao destinatário que responda. Você pode dizer que está à disposição para conversar por meio das informações de contato fornecidas, que aguarda uma resposta e que ficaria feliz em ser convidado(a) para uma entrevista. Plante na cabeça do leitor o pensamento de que ele deve fazer algo como resultado por receber sua carta.

Feche com uma despedida como “Atenciosamente”, “Tudo de bom” ou algo parecido, adicione um espaço e digite seu nome, conforme mostrado no exemplo de carta de apresentação acadêmica abaixo. (Não há necessidade de assinar a carta em correspondência eletrônica, embora você possa adicionar uma assinatura digital, se desejar.) Veja a conclusão da nossa amostra de carta de apresentação acadêmica abaixo.

Exemplo de conclusão e despedida da carta de apresentação adaptável

Anexo uma amostra dos meus trabalhos publicados e algumas resenhas dos meus livros. Eu sempre tento ensinar com exemplos do mundo real durante minhas aulas e dou palestras em mais de 25 conferências por ano sobre os mais recentes desenvolvimentos do setor. Agradeceria a oportunidade de uma entrevista para explorar o cargo com mais detalhes.

Atenciosamente, 

Daniela Siqueira

Copiado!

A psicologia de escrever uma carta de apresentação eficaz

O motivo para escrever uma carta de apresentação é estabelecer uma conexão pessoal com um gerente de contratação. Portanto, embora esta seja uma carta comercial formal, também deve ser um pouco pessoal. Você pode optar por discutir suas razões pessoais para procurar um novo emprego e destacar as motivações que levaram você ao seu campo de atuação.

Escreva sua carta como uma pessoa real – não um robô – então, evite clichês, fala de RH e “linguagem rebuscada”, que pode parecer chique, mas na verdade não diz nada. Escreva em uma voz humana, amigável e comunicável.

Imagine que você é o gerente de contratação recebendo esta carta. Você se interessaria em conhecer a pessoa que a escreveu? Sua carta deve transpirar competência e confiança, sem jamais assumir um tom arrogante ou presunçoso. Tente parecer profissional e simpático, tendo em mente que ninguém quer contratar alguém de quem não gosta. 

Erros comuns a evitar:

  • Erros de digitação, erros ortográficos e gramática ruim são inaceitáveis em uma carta de apresentação para qualquer área, mas especialmente na área acadêmica.
  • Não escreva uma carta que pode ser copiada e colada no intuito de ser enviada a vários empregadores. Cada carta de apresentação deve ser direcionada a um empregador específico.
  • O design e a formatação ruins podem prejudicar consideravelmente uma carta bem escrita, portanto, certifique-se de que sua carta tenha uma ótima aparência.
  • Coloque-se no lugar da pessoa que recebe esta carta e certifique-se de que ela tenha um tom profissional, mas comunicável.
Dica do especialista

Uma carta de apresentação bonita é a melhor maneira de atrair o gerente de contratação e causar uma primeira impressão profissional. Se você não tiver tempo para ajustar a formatação, considere usar um modelo de carta de apresentação projetado por especialistas para tornar o trabalho rápido e fácil.

Crie sua carta de apresentação em minutos
Crie sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.
Criar carta de apresentação

Modelos gratuitos elaborados profissionalmente

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo é o principal aliado na construção de carreiras on-line em que você consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 14 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo cover_letter template
Estocolmo
Mais de 1.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque cover_letter template
Nova Iorque
Mais de 440.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena cover_letter template
Viena
Mais de 120.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 160.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres cover_letter template
Londres
Mais de 280.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 240.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou cover_letter template
Moscou
Mais de 61.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã cover_letter template
Amsterdã
Mais de 150.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri cover_letter template
Madri
Mais de 150.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura cover_letter template
Singapura
Mais de 51.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 56.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo cover_letter template
Cidade do Cabo
Mais de 7.700 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 35.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim cover_letter template
Berlim
Mais de 92.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra cover_letter template
Genebra
Mais de 3.300 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 45.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio cover_letter template
Tóquio
Mais de 61.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão cover_letter template
Milão
Mais de 50.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa cover_letter template
Lisboa
Mais de 29.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 29.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague cover_letter template
Copenhague
Mais de 22.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma cover_letter template
Roma
Mais de 5.500 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies