1. Exemplos
  2. Recrutamento Interno
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Exemplo de carta de apresentação para Recrutamento Interno

Use este exemplo de carta de apresentação de Recrutamento Interno para concluir sua candidatura e ser contratado rapidamente — sem frustração, sem adivinhação. Este exemplo de carta de apresentação foi elaborado especificamente para cargos de Recrutamento Interno em 2024. Aproveite nossas frases de amostra + guias especializados para baixar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.3
Avaliação média
55 pessoas já avaliaram
Exemplo de carta de apresentação para Recrutamento Interno
Editar esta carta de apresentação

Quando você está se candidatando a uma vaga interna, você pode até pensar que não precisa de uma carta de apresentação já que todos te conhecem. No entanto, como você provavelmente estará competindo com candidatos externos, seria bom apresentar uma carta de apresentação e currículo comparáveis. Sua carta de apresentação para um recrutamento interno pode se destacar, e você aumentar ainda mais as suas chances.

Este guia e exemplo de carta de apresentação abordará os aspectos essenciais da escrita de uma carta de apresentação para um recrutamento interno. O que você deve enfatizar quando está competindo com candidatos internos e externos? Escreva como se fosse para qualquer outro trabalho, mas com vantagens que só o seu conhecimento interno te dá. Abordaremos aqui os seguintes pontos:

  • Como estruturar a carta de apresentação para a vaga interna. O que incluir?
  • Como contar a sua história na introdução, parte intermediária e conclusão.
  • Erros comuns a serem evitados. Não caia nessas armadilhas!

O melhor formato para uma carta de apresentação para recrutamento interno

O formato de uma carta de apresentação para recrutamento interno não é diferente de uma carta de apresentação tradicional. Você não está pedindo privilégios especiais por ser um candidato interno. Você apenas quer provar que é a pessoa ideal para o trabalho. Portanto, nada mais justo do que participar da mesma forma que os outros candidatos. O formato tradicional deve incluir:

  • o cabeçalho da carta de apresentação;
  • a saudação;
  • a introdução;
  • os parágrafos intermediários (o corpo);
  • e o parágrafo final de sua carta de apresentação.

Não conte apenas as suas histórias de emprego atual em sua carta de apresentação. Procure por experiências anteriores que possam ser úteis para o seu novo trabalho interno. Seus empregadores conhecem suas realizações atuais, mas pode ser que suas conquistas anteriores contribuam mais à sua candidatura do que você imagina. Afinal, você está se candidatando a uma nova função, então é preciso pensar em todos os novos requisitos.

Confira nosso guia geral de carta de apresentação para obter mais conselhos sobre como escrever a carta de apresentação. Escolha uma entre os cargos que mais se assemelha ao seu.

Os exemplos de cartas de apresentação para recrutamento interno abaixo podem te dar algumas ideias.

O cabeçalho da carta

O cabeçalho de uma carta de apresentação para recrutamento interno deve ser prático, com um design básico. Você não precisa impressionar o seu empregador com formatação e truques visuais. Eles te conhecem. No entanto, você ainda precisa incluir o seu nome completo, e-mail pessoal (não o da empresa) e seu número de celular pessoal (não o da empresa).

É importante garantir a igualdade para todos os candidatos a vagas, então qualquer tentativa de obter favores precisa ser evitada. Você é apenas mais um candidato, mas um candidato com grande experiência relevante. 

Veja o cabeçalho da carta de apresentação em nosso exemplo de carta de apresentação para mais ideias.

Objetivo do cabeçalho da carta: incluir seus dados de contato no cabeçalho da carta, bem como no currículo. Mantenha os dados de contato do trabalho fora da sua carta de apresentação para recrutamento interno.

A saudação da carta de apresentação

Não há chance de você errar esta seção. Alguns candidatos podem não saber quem é o gerente de contratação e se perguntar a quem é que eles devem endereçar a carta. Mas, essa informação você tem.

Sempre opte pelo formal “Prezado(a)” e em seguida o seu nome. Exceto caso seja uma vaga internacional. Nesse caso utilize o sobrenome do gerente de contratação para manter a formalidade. Sua carta de apresentação ainda é um documento de emprego formal, portanto, deve manter um certo senso de distância e respeito. 

Confira a saudação do nosso exemplo de carta abaixo.

Objetivo da saudação da carta: acertar nome e ortografia e usar o sobrenome em vagas internacionais. A entrevista pode ser informal, mas a sua carta de apresentação para recrutamento interno não.

Modelo editável de saudação da carta

Cara Sra. Isabela,

Copiado!

A introdução da carta de apresentação

A introdução da sua carta de apresentação deve enfatizar o valor que você trará para seu novo cargo. Justifique a mudança com seus sucessos anteriores. Você provavelmente também terá uma série de novas responsabilidades, portanto mostre que possui outras habilidades de cargos e projetos anteriores para garantir o sucesso.

Pode ser interessante surpreender o gerente de contratação com alguma realização ou conquista interna sua que ele não saiba. Compartilhar a sua motivação para a mudança também é uma consideração importante, pois começar um novo cargo não será fácil e exigirá esforços significativos.

Veja a introdução do nosso exemplo de carta abaixo.

Objetivo da introdução da carta: compartilhar o motivo de você se encaixar na vaga. Seja o mais específico possível, caso possa, e considere quaisquer motivações centrais para a nova mudança.

Modelo editável de introdução da carta

Gostaria de me candidatar a uma posição interna como gerente de departamento na nova filial da Casa e Cia no Jardins. Trabalho na empresa há cinco anos, sendo os últimos dois como gerente do departamento de artigos para o lar, e tenho interesse na nova loja, pois fica muito mais perto da minha casa.

Copiado!

A parte intermediária da carta de apresentação (corpo)

A parte intermediária, ou corpo, de uma carta de apresentação interna é onde você precisa compartilhar as suas ações mais relevantes. Não importa se eles são do seu empregador atual ou de um cargo anterior, você precisa provar que é o melhor candidato. Insinuar que você tem conhecimento interno e os benefícios disso pode até ajudar, mas não dependa apenas disso.

Compartilhe um pouco da sua personalidade com o gerente de contratação que pode não te conhecer tão bem e certifique-se de mencionar um ou dois nomes de pessoas que te conhecem bem e podem dar uma boa referência de caráter. Minimizar o risco é importante no recrutamento, então, se um gestor de contratação puder conversar com alguém que o conheça bem, isso aumentará as suas chances. 

Abaixo você encontrará a parte intermediária do nosso exemplo de carta de apresentação.

Objetivo da parte do meio da carta: mostrar o quão perfeitamente você se encaixaria, compartilhar algumas experiências anteriores que podem ser desconhecidas e oferecer um toque de personalidade.

Modelo editável de parte intermediária da carta de apresentação

Eu ficaria feliz com a oportunidade de participar do início das operações de uma nova loja e inclusive já conheço alguns membros da nova equipe de gestão. Fernando Lopes me recomendou que escrevesse uma carta para expressar meu interesse na mudança interna, e também tenho a aprovação da atual chefe, Fernanda Junqueira.

Tenho experiência comprovada no desenvolvimento e treinamento de funcionários em todos os departamentos, e reconheço que, com 75% de novos funcionários, isso seria essencial. Contar com uma equipe central de gerentes de departamento com experiência na empresa é crucial para o sucesso.

Assumir uma posição interna como gerente de departamento também facilitaria a cooperação entre as lojas locais. Conheço bem as equipes de gestão regional e me sentiria à vontade para aproveitar a expertise diversificada de toda a empresa. Há diversos desafios de merchandising a serem considerados em uma loja tão grande, e, como os artigos para o lar também sofrem influência sazonal, tenho ideias específicas sobre como podemos realizar promoções. Minhas vendas sazonais de verão foram as melhores de toda a empresa no ano passado.

Copiado!

Como encerrar uma carta de apresentação (conclusão e despedida)

O encerramento de uma carta de apresentação é geralmente um apelo para uma entrevista. Mas, como candidato a uma vaga interna, você sabe que isso é praticamente garantido. Portanto, pode parecer estranho dizer que espera conseguir uma entrevista. O que você pode fazer nesse caso é dizer que está ansioso para seguir adiante no processo. 

O fechamento de uma carta de apresentação também é uma ótima oportunidade para mencionar mais um nome que com certeza dará a você uma ótima referência.

Logo abaixo você encontra a conclusão do nosso exemplo de carta de apresentação.

Objetivo da conclusão: encerrar em um tom positivo e dizer que está ansioso pelas próximas etapas. Não se esqueça de perguntar a pessoa que será a sua referência se ela está de acordo com isso.

Modelo editável de conclusão e despedida da carta de apresentação

Estou ciente de que a Fernanda Junqueira já redigiu uma carta de recomendação e ficaria muito grato por essa oportunidade e conhecer a nova equipe de gestão.

Atenciosamente,

Afonso Amaral

Copiado!

Erros a serem evitados em uma carta de apresentação para recrutamento interno

Embora o conteúdo de sua carta de apresentação para recrutamento interno possa deixar claro que você é a pessoa certa para o cargo, alguns erros podem surgir e atrapalhar a sua candidatura. Todos são bastante básicos, mas não relaxe. Revise cuidadosamente para garantir precisão.

  • Erros gramaticais e ortográficos: erros de digitação e gramática são facilmente evitados usando uma verificadora online como o Grammarly. A falta de atenção aos detalhes é um mau sinal na maioria dos cargos, então não se apresse em assumir que a caga está garantida.
  • Use a empresa quando possível: embora você possa escrever outras cartas de apresentação em um tom diferente, aqui você pode adotar a linguagem e o tom que usaria normalmente na correspondência interna. Você não precisa “parecer” da “família”, você é da “família”.
  • Mantenha formal: embora boa parte da correspondência interna por e-mail possa ser informal, a candidatura poderá ser vista por membros da alta administração. Portanto, mantenha um tom formal. Sua linguagem sempre será comparada com a de outros candidatos.

Principais pontos

  1. Candidate-se a uma vaga interna como faria com qualquer outro cargo.
  2. Siga a descrição de cargo com cuidado e inclua também informações de cargos anteriores.
  3. Fale a linguagem de sua empresa, mas mantenha-se no lado formal.
  4. Cite nomes de pessoas internas que estejam dispostas a dar uma boa referência sobre você.
Crie sua carta de apresentação em minutos
Crie sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com nossa coleção de modelos de carta de apresentação gratuitos, criados por especialistas para conseguir a posição perfeita.
Criar carta de apresentação

Modelos gratuitos elaborados profissionalmente

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo é o principal aliado na construção de carreiras on-line em que você consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 14 avaliações no Trustpilot
Usar este modeloEstocolmo cover_letter template
Estocolmo
Mais de 1.400.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloNova Iorque cover_letter template
Nova Iorque
Mais de 440.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloViena cover_letter template
Viena
Mais de 120.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 160.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLondres cover_letter template
Londres
Mais de 280.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 240.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMoscou cover_letter template
Moscou
Mais de 61.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloAmsterdã cover_letter template
Amsterdã
Mais de 150.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMadri cover_letter template
Madri
Mais de 150.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 140.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloSingapura cover_letter template
Singapura
Mais de 51.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 56.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCidade do Cabo cover_letter template
Cidade do Cabo
Mais de 7.700 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 35.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBerlim cover_letter template
Berlim
Mais de 92.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloGenebra cover_letter template
Genebra
Mais de 3.300 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 45.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloTóquio cover_letter template
Tóquio
Mais de 61.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloMilão cover_letter template
Milão
Mais de 50.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloLisboa cover_letter template
Lisboa
Mais de 29.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 29.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloCopenhague cover_letter template
Copenhague
Mais de 22.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloRoma cover_letter template
Roma
Mais de 5.500 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17.000 usuários escolheram este modelo
Usar este modeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100.000 usuários escolheram este modelo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies