Criar uma carta de apresentação para o cargo de voluntário vai te dar uma vantagem sobre outros candidatos que não incluíram o documento na candidatura.
Por isso, a nossa missão aqui é te ajudar a criar uma carta de apresentação vencedora, que vai convencer o recrutador a te convidar para uma entrevista.
Além deste artigo, aqui na Onlinecurriculo, você tem acesso a mais de 300 guias de redação e exemplos de cartas de apresentação, além de modelos de currículos prontos e testados por especialistas. Escolha o seu e aumente as suas chances de sucesso, em busca da vaga tão sonhada.
Exemplo de carta de apresentação para voluntário
Prezado Sr. Carlos Fernandes,
Estou escrevendo com o intuito de me candidatar a voluntário do projeto Primeira Infância Primeiro da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especialmente, me colocando à disposição como professor de futebol para crianças vulneráveis atendidas pela instituição.
Sou formado em Educação Física e comecei a trilhar meu caminho em um projeto assistencial que acontecia no meu bairro, uma comunidade carente do município de Cabo Frio. Este projeto, “Bom de bola, bom de escola”, foi fundamental para que eu mantivesse meu foco nos estudos e, então, mudasse a minha realidade, e a da minha família.
Adoraria retribuir a oportunidade, às crianças que hoje frequentam o projeto do Vidigal, e contribuir para a transformação da vida delas. Da mesma maneira que a minha vida foi completamente transformada pelo esporte e por projetos como o seu.
Mesmo recém-formado em Educação Física, tenho experiência com estágios e fui recentemente contratado para aulas de futebol em dois colégios da região da capital fluminense e em escolas de formação para atletas de futebol.
Tenho um conhecimento sólido das táticas do futebol, mas também estou à disposição para aulas multidisciplinares e para suporte em outras áreas como organização de eventos para arrecadação de fundos para a ONG e socialização das crianças, adolescentes, comunidade e familiares.
Devido ao meu histórico de trabalho com crianças, tenho mais de 35 referências positivas de pais, professores, diretores e parceiros.
Moro a dez minutos a pé do seu campo de treinamento e assisti às crianças brincarem durante os fins de semana. Espero, em breve, poder contribuir para a transformação da qualidade de vida delas e para o planejamento de um futuro mais seguro.
Adoraria a oportunidade de agendarmos uma entrevista para discutirmos o que mais eu poderia fazer para contribuir com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Atenciosamente,
João Braga
Seções de uma carta de apresentação de voluntário
Para criar uma carta de apresentação realmente excelente para a vaga de voluntário, alguns tópicos são essenciais em seu documento:
- Cabeçalho: inclua dados de contato e a data.
- Saudações: dirija-se ao gerente de contratação pelo nome.
- Introdução: chame a atenção dos recrutadores apresentando um pouco sobre você e sobre sua motivação.
- Corpo da carta: conte sobre suas experiências, habilidades e conquistas.
- Conclusão: resuma suas qualificações e reitere seu interesse.
- Assinatura. Termine com uma despedida profissional.
Em cada etapa, mostre que você é o candidato ideal. Para isso, use elementos como: sua motivação para o cargo, experiências que já viveu, suas paixões, e mais.
A dica geral é falar “o quanto você é incrível para a vaga” por meio das suas experiências, ok?
Além disso, tenha atenção para criar um documento conciso de uma página, capaz de criar uma conexão que vai além da sua lista de qualificações.
O foco deve ser conectar aquilo que faz com o que o local para o qual você está se candidatando precisa.
Precisa de mais inspiração? Veja nossos outros exemplos de cartas de apresentação relacionadas do setor de voluntariado:
Carta de apresentação para enfermagem
Carta de apresentação estudante
Carta de apresentação para assistente social
Para obter mais informações mais detalhadas sobre a carta de apresentação, consulte nosso artigo geral sobre como escrever uma carta de apresentação.
Após elaborar seu cabeçalho, com dados de contato, é hora de seguir para a introdução.
Introdução de uma carta de apresentação para bibliotecário
Cria uma conexão com o recrutador a partir do compartilhamento de sua paixão e propósito.
Os recrutadores esperam que você destaque suas experiências anteriores. Entretanto, para um cargo como voluntário, seu principal objetivo deve ser mostrar o seu “porquê”.
Dra. Larissa Santorini,
Gostaria de manifestar meu interesse em atuar como voluntário no asilo de idosos Doce Lar. Minha motivação é fruto de uma forte conexão pessoal com os idosos, cultivada ao longo dos anos por meio de experiências enriquecedoras com meus próprios avós, pais e familiares. Acredito que o carinho, o respeito e o apoio a essa geração são fundamentais, e estou entusiasmado para contribuir, ajudando a promover um ambiente acolhedor e digno para todos os residentes.
Olá, Gostaria de me candidatar à posição de voluntário no asilo de idosos. Tenho disponibilidade de tempo e considero a oportunidade de voluntariado uma maneira produtiva de utilizá-lo.
Em suma, destaque por que você se preocupa com a causa em questão. E se houver um motivo pessoal, compartilhe-o.
Em seguida, busque responder a uma questão central: como os esforços deste candidato nos ajudarão?
Aqui está uma ideia de introdução de nosso exemplo de carta de voluntário:
Prezado Sr. Carlos Fernandes,
Estou escrevendo com o intuito de me candidatar a voluntário do projeto Primeira Infância Primeiro da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especialmente, me colocando à disposição como professor de futebol para crianças vulneráveis atendidas pela instituição.
Corpo da carta de apresentação
Concentre-se em alinhar os requisitos da vaga aos seus propósitos e à sua experiência.
Objetivo do corpo da carta de apresentação é destacar sua capacidade de dedicação e desejo de contribuir, bem como mostrar suas habilidades e como elas podem ser aproveitadas pela instituição.
Primeiro parágrafo do corpo: mostre o quanto você é adequado para a função
Comece apresentando as habilidades e experiências que fazem de você o candidato ideal para o trabalho.
Para isso, algumas dicas de conteúdo são interessantes:
- Destaque sua formação acadêmica: caso tenha ensino superior, fale um pouco sobre a graduação escolhida, incluindo suas motivações para a profissão. Tente criar uma conexão com suas aptidões e a vaga pretendida.
- Dê vida às suas experiências, contando algumas histórias, que mostram como você é capaz de ajudar, oferecer bons resultados e se envolver com as questões dos locais em que atua.
- Destaque seu domínio da tecnologia e tendências. Se for adequado, fale sobre os softwares que está acostumado a usar em seu dia a dia, e como a tecnologia pode ser usada na vaga para a qual está se candidatando.
- Mostre sua capacidade multitarefa. Afinal, ambientes que buscam por voluntários, geralmente, demandam de diversas funções e um colaborador pode precisar atuar em mais de uma frente, durante diferentes momentos. Lembre-se de contar sobre momentos que você já viveu, nos quais precisou fazer mil e uma tarefas, e destaque o quanto você se sentiu bem em fazê-lo e quais resultados foram alcançados.
- Mencione qualquer experiência de voluntariado relevante. Inclua qualquer voluntariado que você tenha feito antes da vaga pretendida e conte como ela pode te ajudar no novo local de trabalho.
- Inclua sua formação acadêmica. Mencione os cursos que já fez, o grau acadêmico e como tudo isso pode contribuir para a vaga em questão.
Se a sua candidatura a trabalho voluntário não for realmente “voluntária” – isto é, se for um requisito para a escola, faculdade ou tiver algum outro propósito – considere formas de incluir esta informação, para que a carta não seja enganosa. Entretanto, tente sempre mostrar que você tem interesse genuíno na causa e na instituição em si, indo além da demanda obrigatória externa. Uma opção é usar o argumento de “oportunidade” para fazer algo que você já desejava. Explique porque este interesse.
Segundo parágrafo do corpo da carta de apresentação: alinhe suas experiências com a organização
É fundamental que a sua carta de apresentação demonstre que há um interesse específico naquela instituição. Ou seja, evite criar cartas que sejam genéricas e que poderiam ser enviadas para qualquer local.
Pesquise e mostre alguma conexão com o que mais chamou a sua atenção em relação ao local de trabalho.
Que tal um exemplo? Vamos considerar a Fundação Ricardo Moysés Jr. para te ajudar a entender o que extrair da missão e valores do local e incluir em sua carta:
- Suporte a crianças e adolescentes
- Atenção e cuidados para portadores de câncer em situação de vulnerabilidade social
- Criação de eventos para tornar o dia a dia das crianças e adolescentes, bem como de seus familiares, mais feliz e alegre.
"Tenho um profundo compromisso com o apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer, motivado por uma experiência pessoal significativa na minha família. Acredito que proporcionar conforto, esperança e alegria a esses jovens é um valor essencial, que compartilho com a missão da instituição. Meu desejo de atuar como voluntário nasce da vontade de fazer a diferença na vida dessas crianças, oferecendo meu tempo, dedicação e empatia para contribuir positivamente no enfrentamento de seus desafios diários.”
Apelo à ação e conclusão
Termine com uma nota de agradecimento pelo interesse do recrutador e uma observação final sobre seus potenciais como voluntário. Pareça otimista com a esperança de receber uma resposta em breve. Você pode ser ainda mais ousado, perguntando se uma entrevista pode ser marcada.
Além disso, certifique-se de estipular quando você estará disponível para ser voluntário e quanto tempo poderá dedicar. Especifique a melhor forma de entrar em contato com você, repetindo o número de telefone ou e-mail mostrado no cabeçalho.
Por fim, basta assinar com “Atenciosamente”, logo acima do seu nome.
“Estou ansioso pela oportunidade de contribuir com a equipe como voluntário. Acredito que minhas habilidades e valores estão alinhados com a missão da instituição, e estou comprometido em oferecer o melhor de mim para apoiar suas atividades e beneficiar aqueles que atendemos. Estou à disposição para discutir como posso contribuir de maneira eficaz e positiva para a sua causa e aguardo o seu contato.”
Principais conclusões
Uma carta de apresentação para o voluntário deve destacar suas habilidades, experiências, propósitos e alinhamento de valores com a causa e a instituição.
Mostre seus pontos fortes, suas habilidades transferíveis e vontade de ajudar.
Experimente o criador de cartas de apresentação da OnlineCurrículo e comece a montar cartas de apresentação profissional, aumentando as chances de sua candidatura e perspectivas de entrevista!