Melhor formato para uma carta de apresentação para marketing digital
Sua carta de apresentação de marketing digital deve ter estrutura e formato. Como um profissional de marketing experiente, você sabe que inovar demais pode ser simplesmente confuso. O mesmo vale para sua carta de apresentação.
Embora seja possível mostrar sua criatividade, a carta de apresentação de marketing digital deve conter os seguintes elementos:
- Cabeçalho da carta de apresentação
- A saudação
- A introdução da carta de apresentação
- Os parágrafos do meio (corpo da carta)
- O parágrafo final da sua carta de apresentação (conclusão e despedida)
Este exemplo de carta de apresentação de marketing digital é um ponto de partida para você desenvolver sua própria candidatura profissional:
Prezada Sra. Ana Paula Silva,
O Marketing Digital trata de encontrar a voz adequada para uma marca, amplificá-la e cultivar uma comunidade em torno dela. Nas minhas três posições anteriores, criei estratégias sociais premiadas, aumentei o público em 1700% e aumentei o reconhecimento da marca além das expectativas (de 2% para 102%)
Uma grande estratégia social se alimenta de si mesma, e meu papel como gerente de marketing digital é criar todos os ingredientes certos para que isso aconteça. A otimização de campanhas de marketing digital para marcas de consumo atinge a psique do consumidor — tripliquei as vendas de sorvete e garanti que uma nova gama de batidas vitaminadas conquistasse 25% de participação de mercado dentro 6 meses.
Anexei uma seleção de destaques do meu portfólio que acredito serem relevantes para as campanhas que eu faria com Sra. Cada marca é diferente, mas em muitas situações, se uma abordagem funciona para uma marca, provavelmente funcionará para outra. Sou consistentemente reconhecido como um dos principais profissionais de marketing de consumo e tenho confiança na minha capacidade de traduzir minhas vitórias anteriores em um sucesso incrível para sua empresa.
Eu adoraria a oportunidade de uma entrevista para discutir minhas ideias de como levar sua marca para o próximo nível nas redes sociais.
Atenciosamente,
Mateus Junqueira
Cabeçalho da carta de apresentação
Assim como o cabeçalho de qualquer página da Web ou conta de mídia social, o cabeçalho da carta de apresentação ajuda a identificar você em termos de conteúdo e recursos visuais. Em muitas grandes empresas, a contratação é feita por uma equipe inteira de pessoas e sua candidatura pode flutuar de mesa em mesa. O objetivo principal do cabeçalho é garantir que a pessoa que leia sua carta, não importa quem seja, saiba quem você é e como entrar em contato com você.
O objetivo secundário do cabeçalho é criar uma formatação atraente e chamar a atenção. Este é um dos poucos lugares em que você poderá mostrar seu estilo visual, por isso, vale a pena criar um visual profissional e atraente.
O objetivo desta seção: identificar seu documento com os dados pessoais necessários e capturar o interesse do gerente de contratação com uma formatação atraente.
Saudação da carta de apresentação
A saudação da carta de apresentação é essencial para estabelecer um tom respeitoso e acessível desde o início da carta. É importante escolher sua saudação com sabedoria, pois algumas empresas modernas preferem uma comunicação mais casual. Para instituições formais, “Prezado(a)” seguido da saudação e sobrenome corretos funcionará bem em todos os aspectos. Nosso exemplo de carta de apresentação usa essa expressão. Se a empresa se orgulha de um ambiente de trabalho jovem, você pode tentar “Oi” ou “Olá” e até mesmo o primeiro nome do destinatário.
O objetivo desta seção: dirigir-se ao destinatário da carta com uma saudação adequada à cultura da empresa, use o nome do destinatário sempre que possível.
Introdução da carta de apresentação
Seu primeiro parágrafo é um dos lugares mais importantes para chamar a atenção do leitor — seja em um conteúdo on-line ou em sua carta de apresentação. Você deve procurar criar uma introdução empolgante, mas profissional, que chegue ao ponto rapidamente. Um caso interessante, uma estatística relevante ou um fato digno de nota podem dar conta do recado. Apenas certifique-se de que essas informações conduzam o leitor suavemente ao corpo da sua carta.
O objetivo desta seção: chamar a atenção do gerente de contratação e incentivá-lo a continuar lendo sua carta por meio de uma introdução interessante e relevante.
O texto do exemplo de carta de apresentação abaixo oferece a visão do escritor e as conquistas na carreira logo de cara.
O Marketing Digital trata de encontrar a voz adequada para uma marca, amplificá-la e cultivar uma comunidade em torno dela. Nas minhas três posições anteriores, criei estratégias sociais premiadas, aumentei o público em 1700% e aumentei o reconhecimento da marca além das expectativas (de 2% para 102%)
Corpo da carta de apresentação
O corpo da sua carta de apresentação é onde você pode finalmente mencionar a maior parte de todas as competências e experiência de marketing que você tem a oferecer. Certifique-se de destacar apenas os exemplos mais relevantes do seu currículo e mantenha cada caso curioso conciso. Uma maneira de fazer isso é usando o método STAR.
Primeiro, descreva uma Situação, depois a Tarefa necessária, a Ação e o Resultado positivo que ela causou. Seus exemplos devem ser relevantes para os deveres potenciais de seu novo empregador, o que significa que você pode ter que trocá-los ao se candidatar a diferentes cargos.
Você pode terminar o corpo da carta falando sobre possíveis contribuições e estratégias que pode implementar no novo cargo.
O objetivo desta seção: usar o método STAR para dar exemplos concisos e relevantes de suas competências e experiência profissional, além de discutir possíveis contribuições para o novo cargo.
O texto do exemplo de carta de apresentação abaixo destaca a variedade de produtos que o escritor comercializou com sucesso.
A otimização de campanhas de marketing digital para marcas de consumo atinge a psique do consumidor — tripliquei as vendas de sorvete e garanti que uma nova gama de batidas vitaminadas conquistasse 25% de participação de mercado dentro 6 meses.
Como fechar uma carta de apresentação de marketing digital (conclusão e despedida)
Agora que você concluiu o trabalho pesado, é hora de terminar sua carta com uma nota positiva. Uma chamada à ação é uma das formas mais eficazes de concluí-la. Essa frase expressa seu interesse e entusiasmo pelo cargo e convida o gerente de contratação a entrar em contato com você. Você pode até optar por deixar seus dados pessoais e número de telefone aqui novamente, se o espaço permitir.
Em seguida, escolha uma assinatura apropriada que corresponda ao tom da sua saudação. “Atenciosamente” ou “Cordialmente” podem funcionar bem, dependendo da formalidade de sua carta.
O objetivo desta seção: criar uma chamada à ação que incentive o gerente de contratação a entrar em contato, além de fechar sua carta com uma assinatura profissional e positiva. Seja confiante sem parecer arrogante ou presunçoso.
A chamada à ação é uma parte fundamental do seu fechamento. Veja o texto do exemplo de carta de apresentação abaixo.
Eu adoraria a oportunidade de uma entrevista para discutir minhas ideias de como levar sua marca para o próximo nível nas redes sociais.