1. Blog
  2. Carta de apresentação
  3. 20 dicas de carta de apresentação que funcionam e te levam à entrevista
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

20 dicas de carta de apresentação que funcionam e te levam à entrevista

36 min. de leitura
20 dicas de carta de apresentação que funcionam e te levam à entrevista
Índice
Domine as principais dicas de cartas de apresentação para sair na frente na busca do emprego dos sonhos e tire suas dúvidas sobre o que fazer para arrumar um emprego rápido? O que fazer quando não se consegue arrumar emprego?

Com algumas dicas de carta de apresentação, você pode transformar a árdua e desafiadora tarefa de escrever o documento, em um material que lhe vai, de fato, te ajudar a, finalmente, conquistar o emprego que você tanto deseja.

Afinal, uma carta de apresentação é quase sempre um complemento essencial de um currículo. 

Acredite, ou não, pesquisas com gerentes de contratação descobriram que a não inclusão de uma carta de apresentação está entre os principais motivos pelos quais os pedidos de emprego são rejeitados.

Enquanto o seu currículo se concentra em fatos como a sua experiência profissional, formação acadêmica e habilidades, a carta de apresentação te dá a oportunidade de estabelecer uma ligação mais humana com o recrutador Ela permite que você fale mais abertamente e explique mais detalhes sobre as suas maiores realizações. 

Isso significa que, o seu esforço extra, empregado na criação da sua carta de apresentação, tende a aumentar as suas chances de conseguir um lugar na lista de pré-selecionados para uma entrevista.

Com isto, vamos mergulhar nas nossas 20 melhores dicas de carta de apresentação.

Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Artigo relacionado
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]

Aqui está exatamente como você pode escrever uma carta de apresentação que se destacará da multidão e ajudará você a conseguir a tão sonhada entrevista.

Callout  Para ideias e inspiração, não se esqueça de conferir nossa coleção de mais de 180 exemplos de cartas de apresentação e guias de redação para diferentes tipos de profissões.

Dicas de carta de apresentação: o sucesso mora nos detalhes

1. Uma carta de apresentação é uma carta comercial profissional, mas também deve ter um toque pessoal.

O objetivo de uma carta de apresentação é estabelecer uma conexão pessoal com um gerente de contratação. 

Apesar de toda a automação no cenário atual de contratações, as decisões de contratação são tomadas por pessoas como você. Logo, elementos como carisma e paixão pelo trabalho podem ajudar muito.

Isso significa que você não deve escrever sua carta de apresentação como um robô, usando frases comuns e clichês de RH.

Não seja frio e distante, como se estivesse se aproximando cautelosamente de alguém que não conhece, ou como se estivesse escrevendo esta carta só porque é necessário.

Seja caloroso, amigável, humano, pessoal e simpático. Ninguém quer contratar alguém de quem não gosta. 

Se uma máquina pudesse fazer o trabalho em questão, eles não estariam procurando por uma pessoa. 

Portanto, uma das dicas de carta de apresentação que você não pode esquecer é: escreva como alguém que o recrutador gostaria de encontrar para almoçar – tendo em mente que, se tudo correr bem, vocês dois terão que fazer exatamente isso.

2. Encontre um tom que transmita confiança e competência, mas nunca arrogância.

Ninguém gosta de pessoas arrogantes ou egoístas. No entanto, você tem que saber se vender bem em uma carta de apresentação.

Sim, essa é uma linha tênue que você precisa percorrer para encontrar o tom certo para sua carta de apresentação.

O ponto chave é mostrar que você é ótimo, mas que não se considera melhor do que todos os outros.

Para isso, exponha as suas qualificações, para que o recrutador identifique que você é, de fato, melhor do que os outros candidatos (sem que você fale isso expressamente, ok?).

Tenha cuidado para não escrever a carta de forma que pareça que você é um verdadeiro presente de Deus e que a empresa não conseguiria viver sem você. 

Em outras palavras, encontre um tom profissional, mostre suas maiores conquistas, mas inclua sua vontade de se desenvolver com o time.  

3. Por outro lado, não cometa o erro de ser muito humilde.

Algumas cartas de apresentação parecem ter sido escritas por pessoas tão modestas que até parecem não achar que merecem o emprego.

Vamos a alguns exemplos que podem fazer com que a sua carta de apresentação seja uma dessas. Por exemplo, incluir termos como “enormemente privilegiado por ter a chance de tentar uma vaga na companhia”, tende a mostrar que você tem dúvidas se merece mesmo essa chance. 

Outro exemplo, é a promessa de ser um “aprendiz rápido” ou ficar “extremamente entusiasmado se for convidado para uma entrevista”. 

Esse tipo de frase cria um cenário em que você, o candidato à vaga, ficaria realmente surpreso se a sua candidatura desse algum fruto.

Lembre-se que a baixa auto-estima nunca é um argumento de venda em uma carta de apresentação.

Ninguém vai te dar um emprego porque sente compaixão por você. Se você tem tendência a se subestimar, jogue isso pela janela e escreva uma carta que projete um pouco de coragem. 

Nunca implore por um emprego e nunca deixe os recrutadores pensarem que estariam lhe fazendo um favor ao lhe oferecer uma vaga.

Leia também: Carta de candidatura versus carta de apresentação: prós e contras, dicas para cenários de candidatura a emprego

4. Escreva sobre as necessidades da empresa, não as suas.

Entre as dicas de carta de apresentação não podemos esquecer de que o documento deve tratar das necessidades do empregador, não das suas.

Você não está escrevendo para convencer ninguém de que merece um emprego. Você está escrevendo para convencer um gerente de que você pode ajudá-lo a resolver os problemas da empresa – não que a empresa pode ajudar você a resolver os seus problemas.

Convença o recrutador que vai ler a carta de apresentação que você pode ajudar a empresa a melhorar sua eficiência, eficácia e resultados financeiros. 

Embora não haja como negar que a maior parte desta carta será sobre você, encontre uma maneira de convencer os empregadores de que a sua contribuição como profissional os ajudará a alcançar seus objetivos.

Dica do especialista

Fique ligado nesta dica de carta de apresentação: antes de começar a escrever, faça um rascunho da carta de apresentação, isso ajuda você a mantê-la objetiva e controlar o número de palavras.

5. Escreva “como um chefe” sem pretender ser um.

Existem inúmeros vídeos no YouTube rotulados como “como um chefe”, onde as pessoas são filmadas fazendo um excelente trabalho em alguma coisa – mesmo que seja andando de skate. Adoramos esses vídeos porque é divertido assistir pessoas que são boas no que fazem.

Se você não está se candidatando a um emprego como “chefe”, você pode pelo menos tentar parecer com um. 

Tente convencer os gerentes de contratação de que você é “um deles” – e que deveria ter um lugar à mesa por causa de sua competência no desempenho de seu trabalho.

Mas evite usar um tom muito presunçoso ou pessoal – como se eles fossem obrigados a contratá-lo porque você é muito bom.

Crie uma boa estrutura e distribua as informações

6. Mantenha sua carta de apresentação em uma página.

Esta é uma das dicas de carta de apresentação mais importantes deste manual. Ela é simples, mas essencial para o seu sucesso. Não escreva uma carta de apresentação com mais de uma página e siga o máximo de 400 palavras. 

Demonstre que você sabe ser direto e objetivo e que não quer desperdiçar o tempo dos recrutadores. Nenhum gerente quer ler uma carta de apresentação com mais de uma página.

Paradoxalmente, é realmente mais fácil escrever muito do que escrever pouco. É por isso que o rascunho da carta de apresentação, geralmente, excede uma página. Para cortar o que estiver excedendo, releia o documento. Acredite, ao fazer isso, você vai contar muita informação desnecessária. 

Outra dica importante é que você não reduza a fonte do documento ao máximo ou crie uma margem de meia polegada para forçar o texto a caber na página. O recrutador vai perceber e você só vai tornar o documento mais difícil de ler. 

Experimente diferentes modelos de carta de apresentação e você verá que alguns deixam mais espaço do que outros. Mas acima de tudo, se a sua carta for longa, comece cortando a gordurinha do seu texto.

Dica do especialista

Ao escrever a sua carta de apresentação é comum ocupar linhas preciosas com uma ou duas palavras que não couberam na linha anterior. Neste caso, para economizar esta linha, que pode ser importante no final do documento, releia a frase e tente cortar um trecho, para “ganhar” essa linha extra.

7. Comece com um cabeçalho de destaque.

Também conhecido como papel timbrado, o cabeçalho é o espaço no topo da página onde você informa seu nome, profissão, endereço, e-mail e telefone. Além de fornecer dados de contato cruciais, o cabeçalho é um recurso de design que permite brincar com a tipografia, layout e cores para tornar sua carta mais atraente.

O cabeçalho é a parte mais fácil de escrever, mas a mais difícil de formatar em uma carta de apresentação – e o design é importante. 

Por isso recomendamos usar um modelo de carta de apresentação cujo design já esteja feito para você. 

Na OnlineCurriculo você encontra dezenas de modelos de carta de apresentação e currículos prontos e editáveis, com uma variedade de designs de cabeçalho distintos. 

Dica do especialista

O design do seu currículo e carta de apresentação devem ser similares, usando as mesmas fontes, estilos e cores. Isso cria uma identidade visual e deixa claro que esses dois documentos foram feitos para andar juntos. Se os estilos forem totalmente diferentes, pode parecer que você escreveu uma nova carta e combinou-a com um currículo antigo, ou vice-versa. Portanto, ao escolher um modelo de carta de apresentação, encontre um modelo de currículo que corresponda a ele.

8. No estilo de carta de apresentação adequado, você também precisa do nome e endereço do destinatário.

Esta regra é frequentemente ignorada atualmente, já que na maioria dos casos enviamos a carta apresentação por e-mail. 

Entretanto, uma carta profissional formal também deve incluir o nome, cargo e endereço do destinatário. Conhecido como “endereço interno”, fica abaixo do cabeçalho e é seguido pela data. Aqui está um exemplo, com o cabeçalho seguido do endereço do destinatário, data e saudação:

Exemplo de endereço do destinatário (endereço interno):

A Sra. Martha Medeiros

Diretora de Gestão de Pessoas

Faculdade Estácio de Sá 

Departamento de Recursos Humanos
222 Prédio da Administração
Nov. 18, 2024

Copiado!

O endereço do destinatário é absolutamente necessário ao enviar um documento eletrônico? Alguns diriam não. Mas esta dica para carta de apresentação mostra que é a maneira correta de formatar uma carta comercial “de acordo com as regras”.

As próximas cinco dicas de carta de apresentação serão analisadas em uma seção de cada vez. Para ilustrar, nos referimos ao seguinte exemplo de carta de apresentação médica.

Modelo de carta de apresentação editável

Prezado Dr. Carlos Alberto Vieira 

Tendo trabalhado como médico clínico geral em dois consultórios nas últimas três décadas, cuidei de pacientes com as mais diversas demandas, contribuindo para o diagnóstico precoce, desde os primeiros sintomas. A descrição da vaga para o cargo que está em aberto enfatiza a natureza familiar da base de pacientes do Hospital Israelita Albert Einstein. Por experiência própria, reconheço que em um consultório médico de uma cidade como São Paulo, o nível de confiança que os membros da equipe conquistam no decurso do seu trabalho não pode ser subestimado.

Atender uma média de 25 pacientes por dia durante um período tão longo me fez lidar com algumas das situações médicas mais raras, ao mesmo tempo que explorei opções de tratamento inovadoras para alguns dos casos mais comuns. Sei que as doenças cardíacas, a obesidade e os acidentes vasculares cerebrais são particularmente frequentes na vossa comunidade. Logo, acredito ser importante destacar que, em minha última prática, uma combinação de intervenções médicas proativas ajudou a reduzir os problemas cardíacos em 45% e as taxas de obesidade em 20%. 

Tirei uma folga da clínica geral em duas ocasiões para realizar estágios de experiência profissional de um ano em um hospital local. Essas experiências foram fundamentais para aprimorar meu conhecimento e capacidade de fornecer atendimento médico ideal aos pacientes.

O perfil etário dos meus pacientes anteriores é consistente com a composição da sua comunidade, incluindo  uma proporção superior ao normal de residentes em lares de idosos. Portanto, concentrei-me principalmente na prestação de cuidados de alta qualidade a pacientes geriátricos.

Anexo algumas referências de colegas e pacientes anteriores como prova de minha experiência médica. Seria um prazer discutir a vaga em sua clínica durante uma entrevista.

Atenciosamente,

Dra. Joana Damasceno

Copiado!

9. Use uma saudação que se dirija ao gerente de contratação pelo nome.

A saudação da carta de apresentação é a linha que começa com a palavra “Prezado” (ou alguns preferem uma saudação mais informal como “Olá” ou “Saudações”), seguida por “Sr.”, “Sra. .” ou “Dr.” e o sobrenome do destinatário.

Sempre tente se dirigir ao gerente de contratação pelo nome. As pessoas gostam de ler seus próprios nomes, e isso mostra respeito e atenção aos detalhes. Além de indicar que você se preocupou em descobrir o nome da pessoa para a qual quer se dirigir. 

Além disso, é mais provável que você obtenha uma resposta ao se comunicar com um indivíduo pelo nome, em vez de endereçar sua carta genericamente a uma empresa inteira ou a um departamento.

Se você estiver respondendo a um anúncio de emprego que não inclui um nome, faça um esforço para descobrir quem está avaliando as inscrições para o emprego que você procura. Se a investigação online não responder à sua pergunta, basta ligar para a empresa e perguntar.

O que fazer

Use uma saudação que diga “Prezado Sr./Sra./Dr. (Sobrenome).

O que não fazer

Nunca endereça uma carta de apresentação “A quem possa considerar” ou “Prezado senhor ou senhora”.

10. Escreva uma introdução irresistível que faça o destinatário querer continuar lendo.

A introdução é o trecho do documento em que você vai se apresentar. Ela representa o primeiro parágrafo e precisa chamar a atenção dos leitores para que se interessem em continuar lendo. 

Normalmente, a introdução deve destacar a sua conquista mais impressionante para o trabalho ao qual você está se candidatando.

Geralmente, isso consiste em seus anos de experiência na área. Ou, se você está escrevendo uma carta de apresentação sem experiência, pode destacar sua recente conclusão de curso, como a conquista de um diploma na área desejada.

Além disso, a introdução precisa deixar claro qual é o cargo para o qual você está se candidatando (já que um gerente de contratação pode ser responsável por diversas vagas).

Também pode ser apropriado dizer na introdução como você ouviu falar da vaga. E se você tem contatos que já trabalham na empresa, pode ser útil avisar.

A seguir apresentamos um exemplo de saudação e introdução da carta de apresentação do nosso exemplo de carta de apresentação médica.

Saudação e introdução de carta de apresentação editável

Prezado Dr.

Tendo trabalhado como médico clínico geral em dois consultórios nas últimas três décadas, cuidei de pacientes com as mais diversas demandas, contribuindo para o diagnóstico precoce, desde os primeiros sintomas. A descrição da vaga para o cargo que está em aberto enfatiza a natureza familiar da base de pacientes do Hospital Israelita Albert Einstein. Por experiência própria, reconheço que em um consultório médico de uma cidade como São Paulo, o nível de confiança que os membros da equipe conquistam no decurso do seu trabalho não pode ser subestimado.

Copiado!

11. Use o corpo da sua carta para se conectar com o recrutador

Após a introdução, é hora de criar o corpo da carta de apresentação. Ele deve ter de dois a quatro parágrafos centrais, onde você precisa expor sua situação.

Aqui, novamente, é importante mencionar sua experiência profissional. Mas fique atento, porque o seu currículo vai listar os lugares onde você trabalhou no passado, por isso, na carta de apresentação a abordagem deve ser outra. 

Aqui você tem a oportunidade de expandir essas informações. Uma maneira útil de fazer isso é contar uma pequena história, sobre um desafio profissional que você enfrentou, que medidas você tomou para enfrentá-lo e o resultado satisfatório que alcançou.

Outra dica para a carta de apresentação é mencionar sua formação e certificações na área em que deseja atuar.

Tente mencionar o nome da empresa para a qual você está se candidatando e explique por que deseja trabalhar lá e não em outro lugar. 

Faça com que o leitor perceba que você não está criando uma carta de apresentação produzida em massa para ser enviada a vários recrutadores. 

Abaixo estão os parágrafos intermediários do nosso exemplo de carta de apresentação médica.

Exemplo

Atender uma média de 25 pacientes por dia durante um período tão longo me fez lidar com algumas das situações médicas mais raras, ao mesmo tempo que explorei opções de tratamento inovadoras para alguns dos casos mais comuns. Sei que as doenças cardíacas, a obesidade e os acidentes vasculares cerebrais são particularmente frequentes na vossa comunidade. Logo, acredito ser importante destacar que, em minha última prática, uma combinação de intervenções médicas proativas ajudou a reduzir os problemas cardíacos em 45% e as taxas de obesidade em 20%. 

Tirei uma folga da clínica geral em duas ocasiões para realizar estágios de experiência profissional de um ano em um hospital local. Essas experiências foram fundamentais para aprimorar meu conhecimento e capacidade de fornecer atendimento médico ideal aos pacientes.

O perfil etário dos meus pacientes anteriores é consistente com a composição da sua comunidade, incluindo  uma proporção superior ao normal de residentes em lares de idosos. Portanto, concentrei-me principalmente na prestação de cuidados de alta qualidade a pacientes geriátricos.

Copiado!

12. Conclua com um apelo à ação.

Seguindo para as últimas dicas de carta de apresentação, vamos à conclusão. Ela pode servir como um encerramento e um agradecimento. Mas também deve incluir um apelo à ação incitando o destinatário a responder de alguma forma.

Você pode dizer que ficaria encantado em marcar uma entrevista, pessoalmente ou remotamente. Também pode perguntar se não há problema em fazer um telefonema em algumas semanas ou mencionar que estará disponível através das informações de contato fornecidas.

De maneira geral, o objetivo é plantar na cabeça dos recrutadores a ideia de que eles deveriam fazer algo ao receber sua carta. Você fez sua parte e o próximo passo depende deles.

 13. Encontre uma saudação de encerramento apropriada e adicione seu nome.

Para encerrar uma carta de apresentação priorize alternativas profissionais como "Atenciosamente" ou "Muito obrigado", e evite qualquer termo muito informal. 

Após a despedida, adicione um espaço abaixo e digite seu nome completo.

Antigamente, quando as cartas de apresentação eram enviadas em papel, você tinha que deixar espaço suficiente para assinar seu nome, mas, atualmente, isso não é necessário.

Aqui está o parágrafo final e a saudação do nosso exemplo de carta de apresentação médica.

Exemplo de conclusão de carta de apresentação editável

Anexo algumas referências de colegas e pacientes anteriores como prova de minha experiência médica. Seria um prazer discutir a vaga em sua clínica durante uma entrevista.

Atenciosamente,

Dra. Joana Damasceno

Copiado!

14. Salve sua carta de apresentação como PDF.

Supondo que você esteja enviando seu currículo e carta de apresentação eletronicamente, normalmente você deve salvá-los no formato de arquivo PDF. 

Os PDFs preservam o estilo e o design da sua carta para que ela tenha a mesma aparência no computador do destinatário e no seu.

No entanto, alguns empregadores preferem um documento Word e, se solicitarem um, é claro que você deve obedecer. Um problema potencial é que os documentos do Word e outros formatos tendem a ser exibidos de maneira diferente em dispositivos diferentes – e parte do texto pode até ficar distorcida.

Dica do especialista

Não se esqueça de prestar atenção ao nome do arquivo PDF. O melhor nome de arquivo para sua carta de apresentação é o seu nome, seguido da posição para a qual você está se candidatando. Certifique-se de que os nomes dos arquivos da carta de apresentação e do currículo correspondam, para não confundir o gerente de contratação.

5 dicas de carta de apresentação para criar um design atraente e eficaz

15. Use uma fonte moderna, profissional e legível com 10 a 12 pontos.

Existem muitas fontes para carta de apresentação que são aceitáveis, mas muitas outras não são. Você deseja que sua fonte seja legível, profissional e não muito antiquada, para que o leitor se concentre no seu conteúdo e não na escolha da fonte.

Além disso, o tamanho da fonte não deve ser maior que 12 pontos e nem menor que 10. 

Não recorra ao uso de um tamanho de fonte pequeno para colocar seu texto em apenas uma página.

16. Use as margens de uma polegada em todos os lados da carta.

Inclua uma margem de pelo menos uma polegada à esquerda, à direita, na parte superior e inferior da sua carta de apresentação. 

Alguns designs incluem uma grande margem à esquerda ou à direita que contém suas informações de identificação, isso também é aceitável.

Mas se você estiver tendo problemas para encaixar sua carta em uma página, não recorra ao uso de margens minúsculas, ou a página parecerá muito cheia de texto.

17. Alinhe o texto à esquerda.

Mais uma entre as dicas de carta de apresentação simples de aplicar: seu texto deve estar alinhado à esquerda, não justificado de margem a margem. 

O texto justificado é comum em livros e jornais, mas dá às letras uma aparência quadrada e, às vezes, espaça palavras e caracteres de maneira não natural.

No texto alinhado à esquerda, cada linha termina em um local ligeiramente diferente (como o texto que você está lendo agora). Isso dá uma pausa aos olhos, introduz um pouco de espaço em branco e facilita a navegação de uma linha para outra.

18. Deixe um espaço entre os parágrafos e não recue.

Parágrafos recuados deixam um pequeno espaço na frente de cada parágrafo, mas nenhum espaço entre eles. Esse estilo também era comum nas letras, mas hoje é considerado muito antiquado.

Comece cada parágrafo na margem esquerda e, no final do parágrafo, adicione dois retornos para que haja um espaço entre eles.

19. Use parágrafos de comprimento aproximadamente igual e evite parágrafos muito longos.

Você não quer que sua carta de apresentação tenha um primeiro parágrafo com apenas uma linha e um segundo parágrafo com 20 linhas. Os parágrafos longos são assustadores para o leitor e dão à sua carta uma aparência pesada de texto em bloco.

Tanto os olhos quanto o cérebro precisam descansar de vez em quando, então prefira parágrafos curtos. 

Adicione quebras de parágrafo sempre que apropriado. Esforce-se para ter um senso de equilíbrio em sua página com parágrafos de comprimento aproximadamente igual.

20. Deixe uma quantidade adequada de espaço em branco.

O espaço em branco é as partes da sua carta que não contêm absolutamente nada e, novamente, está lá para dar uma pausa aos olhos e ao cérebro.

Para criá-los, a dica de carta de apresentação é usar o lado de fora da página, ou seja, as  margens.

Se você tiver uma carta de apresentação um pouco curta, não a espace internamente, adicionando dois ou três espaçamentos entre os parágrafos, em um esforço equivocado de preencher a página de cima para baixo. Isso cria “espaços em branco presos” e o mesmo aconteceria se você adicionasse cinco retornos entre o cabeçalho e o início do texto.

Em vez disso, você pode aumentar um pouco as quatro margens ou usar um modelo de carta de apresentação que coloque suas informações de contato em um espaço à esquerda ou à direita. 

Dica do especialista

Mesmo que você tenha um talento básico em design gráfico e possa criar um documento de carta de apresentação bonito por conta própria, isso não significa que você precise fazer isso! Se você preferir concentrar todos os seus esforços em escrever uma carta de apresentação que pareça ótima, sem ter que se preocupar com sua aparência, deixe os detalhes visuais conosco.

Os modelos de carta de apresentação profissional do Resume.io estão disponíveis em quatro categorias de estilo: simples, profissional, moderno e criativo. Encontre uma que você goste, clique nela e nosso criador de cartas de apresentação fácil de usar irá guiá-lo através das etapas simples para torná-la sua.

Como formatar uma carta de apresentação em 2023: exemplos e dicas
Artigo relacionado
Como formatar uma carta de apresentação em 2023: exemplos e dicas

Turbine sua busca de emprego e seu crescimento profissional com estas 10 dicas de especialistas para redigir e formatar a carta de apresentação ideal.

Por que é tão difícil arrumar um emprego? Perguntas mais comuns para cartas de apresentação

Quais são as 7 coisas que você deve incluir em sua carta de apresentação?

  1. Cabeçalho com informações de contato
  2. Nome e endereço do destinatário
  3. Saudação apropriada
  4. Introdução que chama a atenção
  5. Corpo da carta com informações importantes sobre sua trajetória
  6. Conclusão com uma chamada à ação
  7. Uma saudação de despedida e assinatura apropriadas

Como faço para que minha carta de apresentação se destaque?

As dicas de cartas de apresentação geralmente se concentram na redação, e com razão. Mas embora o texto seja de vital importância, nunca subestime a importância de um bom design. Sua carta precisa ter uma aparência boa, então preste muita atenção ao apelo visual do documento.

Imagine que um recrutador colocou cinco cartas de apresentação lado a lado sobre uma mesa e está sobre elas, comparando-as visualmente, sem lê-las. O seu ficará melhor ou pior que os outros?

Como já foi observado, o cabeçalho é o recurso de design visual mais importante, portanto escolha com muito cuidado. Novamente, recomendamos o uso de um modelo pronto e feito por profissionais. 

Aqui na OnlineCurriculo você encontra dezenas de opções criadas por pessoas especializadas em recrutamento e seleção de profissionais para novas empresas. Conheça os modelos e comece a aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista. 

Que informações NÃO devem ser incluídas em uma carta de apresentação?

Você tem muito a falar em apenas algumas linhas de texto, então faça com que cada palavra seja relevante em sua carta de apresentação. Deixe de lado seus hobbies e interesses, a menos que sejam relevantes para sua capacidade de realizar seu trabalho.

Evite clichês como “Sou um profissional que atua em equipe que pensa fora da caixa”.

Não comece sua carta dizendo: “Estou escrevendo esta carta para…” ou “Por favor, considere esta carta minha solicitação para…” 

O leitor pode ver que você escreveu uma carta e se o motivo disso, então você não precisa mencionar isso.

Não comece sua carta de apresentação dizendo: “Meu nome é…” Seu nome já deve aparecer no cabeçalho, para que não haja mistério para o leitor.

O que as pessoas também perguntam sobre como atrair um novo empresa

O que fazer para arrumar um emprego rápido?

Se você precisa arrumar um emprego rápido, algumas dicas vão te ajudar:

  1. Atualize seu currículo com suas experiências, habilidades e informações de contato corretas.
  2. Personalize seu currículo e a carta de apresentação para cada vaga.
  3. Utilize palavras-chave para passar pelos filtros de sistemas automatizados.
  4. Informe amigos, familiares e ex-colegas que você está procurando um emprego.
  5. Prepare-se bem para a entrevista pesquisando sobre a empresa.
  6. Considere trabalhos temporários ou freelancer para conseguir renda enquanto procura por uma posição permanente.

O que fazer quando não se consegue arrumar emprego?

Quando você não consegue arrumar emprego, algumas ações podem te ajudar: 

  • Aprimore suas habilidades e conhecimentos investindo, por exemplo, em cursos online gratuitos.
  • Realize trabalho voluntário para ganhar experiência, desenvolver novas habilidades e expandir sua rede de contatos.
  • Peça feedback sobre seu currículo e carta de apresentação de profissionais de RH ou consultores de carreira para identificar áreas de melhoria.
  • Mantenha-se ativo em redes de contatos como LinkedIn e até mesmo Instagram.
  • Participe de grupos e fóruns online relacionados à sua área de atuação.
  • Esteja aberto a explorar diferentes caminhos de carreira.
  • Avalie a possibilidade de iniciar um pequeno negócio ou trabalhar como freelancer.

Qual a forma mais fácil de conseguir emprego?

Conseguir um emprego de forma rápida e fácil pode depender de vários fatores, incluindo sua experiência, habilidades, localização e a demanda do mercado de trabalho. No entanto, algumas estratégias podem facilitar o processo:

  • Aproveite sua rede de contatos como amigos, familiares e conhecidos e informe que você está em busca de uma nova vaga de trabalho
  • Cadastre-se em sites de emprego como LinkedIn, Indeed, Glassdoor e outras plataformas específicas do seu setor.
  • Candidate-se a várias vagas diariamente para aumentar suas chances de ser chamado para entrevistas.
  • Adapte seu currículo e carta de apresentação para cada vaga específica, destacando suas habilidades e experiências mais relevantes para a posição.
  • Use palavras-chave da descrição da vaga para passar pelos sistemas automatizados de triagem de currículos (ATS).
  • Candidate-se a vagas de entrada ou programas de estágio.

Qual é o melhor site para arrumar emprego?

Na lista de TOP 10 melhores sites para arrumar emprego estão: 

  1. LinkedIn
  2. Glassdoor
  3. Indeed
  4. Vagas.com
  5. Gupy
  6. Catho
  7. 99Jobs
  8. Empregos.com.br
  9. Trabalha Brasil
  10. Serasa Experian

Cada um desses sites oferece ferramentas e recursos únicos, então usar uma combinação deles pode maximizar suas chances de encontrar o emprego certo para você.

Principais dicas de carta de apresentação

  • Uma carta de apresentação é um dos segredos para conseguir um ótimo emprego, portanto, certifique-se de escrevê-la – mesmo que o empregador a descreva como “opcional”.
  • Certifique-se de incluir as cinco seções principais que os gerentes de contratação procuram em cada carta de apresentação.
  • Mantenha sua redação concisa e livre de erros, pois erros de digitação e gramática podem arruinar rapidamente a credibilidade.
  • Não se esqueça da formatação da carta de apresentação.

E lembre-se: use um modelo de carta de apresentação gratuito projetado profissionalmente e crie sua própria carta de apresentação. Para isso, acesse agora mesmo o OnlineCurrículo e comece a criar sua carta de apresentação e seu currículo profissional. 

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carreira6 min. de leitura
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Ajuda para currículos6 min. de leitura
O currículo de Elon Musk: As realizações do magnata dos negócios cabem em uma única página
O currículo de Elon Musk: As realizações do magnata dos negócios cabem em uma única página
Carreira17 min. de leitura
Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas
Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas
Ajuda para currículos9 min. de leitura
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies