1. Blog
  2. Carta de apresentação
  3. Como encerrar uma carta de apresentação (melhores exemplos de parágrafo de fechamento)
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Como encerrar uma carta de apresentação (melhores exemplos de parágrafo de fechamento)

15 min. de leitura
Como encerrar uma carta de apresentação (melhores exemplos de parágrafo de fechamento)
Arte de:Evgeniya Skubina
Quando você encerra uma carta de apresentação para se candidatar ao emprego dos seus sonhos, deve deixar uma impressão cuidadosamente elaborada até a última palavra.

`O final da carta de apresentação deve ter um impacto único. Se sua carta de apresentação tiver sido lida após seu currículo, será a última coisa que o gerente de contratação se lembrará de você. Se tiver sido lida com antecedência, o parágrafo de fechamento da carta de apresentação ditará se o currículo será lido.

Se o seu futuro chefe estiver lendo o fechamento, então sua carta de apresentação definitivamente terá atendido alguns requisitos. No entanto, se você errar na conclusão, pode arruinar todo esse trabalho impressionante. Vamos explorar como encerrar uma carta de apresentação e fazer o gerente de contratação enviar o convite para a entrevista:

  1. Explorando exemplos poderosos de como encerrar uma carta de apresentação.
  2. Fazendo perguntas para refletir sobre o tom do fechamento da sua carta de apresentação.
  3. Mostrando maneiras terríveis de como encerrar uma carta de apresentação.
  4. Fazendo uma lista de verificação de como encerrar uma carta de apresentação.
Dica do especialista

 Como escrever uma boa carta de apresentação? 

A regra de ouro para qualquer carta de apresentação é verdadeira para o fechamento da carta de apresentação: você escreve uma ótima carta de apresentação imaginando-se na função específica e reunindo todas as suas experiências passadas relevantes em uma história convincente para descrever por que será bem-sucedido. O fechamento da carta de apresentação é a cereja do bolo.

Não há nada mais útil do que examinar algumas maneiras diferentes de como encerrar uma carta de apresentação analisando alguns exemplos em vários cenários:

5 maneiras poderosas de como encerrar uma carta de apresentação

Cada candidato tem pontos fortes e motivações diferentes que pode querer destacar, portanto, não há uma receita única para um final perfeito para uma carta de apresentação. 

Muitas vezes, haverá uma frase dizendo que ele aguarda (espera-se que não presunçosamente) a possibilidade de uma entrevista, mas além disso, há várias opções para o que mais um final de carta de apresentação pode incluir. Aqui estão as 5 principais táticas de encerrar sua carta de apresentação para conseguir uma entrevista:

  1. Termine sua carta de apresentação abordando as necessidades ocultas do gerente de contratação.
  2. Vincule seu “porquê” pessoal à cultura dele no fechamento da carta de apresentação.
  3. Termine sua carta de apresentação usando o mecanismo de repetição para criar impacto.
  4. Comece uma história na conclusão de sua carta de apresentação. Procure continuar essa história durante a entrevista.
  5. Mencione uma conexão pessoal no final da carta de apresentação.

Vamos explorar um pouco mais detalhadamente abaixo com algumas frases de exemplo:

1. Termine sua carta de apresentação abordando as necessidades ocultas do gerente de contratação.

Todo gerente de contratação quer um funcionário que entenda suas necessidades. Se mostrar que esse é o caso ao encerrar sua carta de apresentação (antes mesmo de conhecê-lo), você se colocará na primeira posição para garantir uma entrevista.

Por que isso funciona: se você puder reservar um tempo para se sentar e pensar profundamente sobre por que exatamente o gerente de contratação precisa de você ao lado dele, estará fazendo algo que a maioria dos funcionários nem sequer contempla. Termine sua carta de apresentação mostrando empatia e compreensão, e seu futuro chefe o verá como algo raro.

Exemplo: Uma atitude obcecada por detalhes, juntamente com habilidades comprovadas de construção de relacionamentos, me ajudarão a sustentar seus planos de fusão no próximo ano. Minha experiência no Rio de Janeiro mostra que tenho o que é preciso para garantir que dois gigantes se unam e avancem como um só.

2. Vincule seu “porquê” pessoal à cultura dele no fechamento da carta de apresentação.

Não há nada mais impressionante do que um candidato que consegue articular por que quer o emprego, não por dinheiro ou status, mas porque é onde sente que pode estar. Compreender nosso “porquê” pessoal é uma façanha em si; mas conectá-lo a uma carreira ou um modo de vida é um nível muito mais que incrível.

Por que isso funciona: há algo incrivelmente sedutor em conhecer alguém que é autoconsciente o suficiente para entender seu lugar no mundo e o que deseja fazer com sua vida. Se você conseguir fazer com que isso seja relevante para a missão do seu futuro empregador no fechamento da carta de apresentação, deixará a melhor impressão e criará um ponto de discussão imediato no início do processo de entrevista.

Exemplo: Como um ávido estudante de bem-estar mental e técnicas de meditação, tenho observado há muito tempo sua cultura única no local de trabalho. Estou animado para poder contribuir no sentido espiritual, bem como no nível operacional e comercial.

3. Termine sua carta de apresentação usando o mecanismo de repetição para criar impacto.

Você até gostaria que o gerente de contratação lesse cuidadosamente cada palavra da sua carta de apresentação, mas a realidade é que ele é uma pessoa ocupada, então provavelmente a lerá rapidamente. Terminar sua carta de apresentação repetindo alguns pontos-chave é uma maneira de reforçar seu valor agregado.

Por que isso funciona: repetir certas mensagens (usando palavras diferentes) ajuda a fazer com que as memorizemos melhor. A repetição dos pontos-chave de um argumento em uma declaração final é algo considerado seguro, e a eficácia dessa técnica oral é comprovada. Deixe o gerente de contratação com queixo caído uma primeira vez e repita o feito novamente quando terminar a carta de apresentação.

Exemplo: Vale a pena reiterar como os desafios que superei durante o projeto Takeshi me prepararam para o sucesso do projeto K19. Um plano de projeto em branco é menos assustador quando você já passou por algo parecido e superou os obstáculos.

4. Termine sua carta de apresentação com o início de uma história. Intrigue o recrutador e tente encerrar essa história durante a entrevista.

Não há nada mais intrigante do que começar uma história e depois deixar o ouvinte esperar pelo ponto alto dela. Começar uma história na conclusão de sua carta de apresentação é o equivalente a um gancho de novela.

Por que isso funciona: quando você tem apenas 300 palavras para tecer uma narrativa sobre sua carreira, é natural deixar algumas pontas soltas. Se você deixar para contar uma de suas histórias mais poderosas na conclusão de sua carta de apresentação, deixará o gerente de contratação sentir que há muito mais por vir durante a fase de entrevista.

Exemplo: Se tivermos a oportunidade de nos encontrar para uma entrevista, adoraria explicar como consegui aumentar o tráfego da loja em 95% com uma estratégia promocional exclusiva. As lojas do nosso concorrente ficaram vazias por um mês.

5. Mencione uma conexão pessoal no final da carta de apresentação.

O objetivo da carta de apresentação é estabelecer como você se adequa à função, portanto, finalizar destacando uma conexão mais pessoal pode servir para cimentar a candidatura. Pode ser uma pessoa que você conhece ou uma afinidade com a empresa, descreva como esse fato fez a diferença na sua carreira.

Por que isso funciona: quando o gerente de contratação começa a ler a carta de apresentação, ele não conhece você pelo nome. Você é um completo estranho. Então, depois que sua história tiver chamado a atenção, encerrar com uma nota pessoal pode fazê-lo considerar que talvez você não seja tão estranho assim. Quanto mais ele pensar que você poderia ser “um deles”, maior a probabilidade de você receber aquele convite de entrevista indescritível.

Exemplo: Quando eu trabalhava com Felipe Noronha na Arames Associados, ele sempre me dizia como eu seria um ótimo gerente de vendas um dia. Ele me ensinou a arte do marketing de mídias sociais, e estou confiante de que, mais uma vez, formaríamos uma grande equipe.

Perguntas para refletir sobre o tom do fechamento da sua carta de apresentação

Embora o tom de toda a carta de apresentação deva ser positivo e otimista, as linhas de fechamento dessa carta são particularmente importantes para criar uma impressão duradoura. O “Princípio Cachinhos de Ouro” pode ser muito bem aplicado — encontre um equilíbrio entre a autoconfiança e a esperança de acertar. Aqui estão três perguntas importantes a serem consideradas em relação ao tom da sua carta de apresentação:

  • Como o fechamento da carta de apresentação deve fazer um gerente de contratação se sentir?
  • Você deve concluir uma carta de apresentação com esperança ou expectativa?
  • Você deve solicitar uma entrevista em suas observações no encerramento da carta de apresentação?

Como o parágrafo de fechamento da carta de apresentação deve fazer o gerente de contratação se sentir?

Os tipos de adjetivos para descrever como um gerente de contratação gostaria de se sentir depois de ler uma carta de apresentação e que poderiam informar o tom de como ela termina são:

  1. Seguro de que ele está fazendo a escolha certa.
  2. Ansioso para saber mais sobre o candidato.
  3. Animado com o que você pode trazer para a empresa.
  4. Certo de que você entende o que o trabalho implica.
  5. Inspirado pela sua história e impressionado com o que você fez.

Decida como quer que esse gerente de contratação sinta ao seu respeito e escreva um parágrafo de encerramento da carta de apresentação que trará esse resultado.

Você deve concluir uma carta de apresentação com esperança ou expectativa?

Muitos anos de experiência escrevendo conteúdo de recrutamento e lendo postagens nas mídias sociais me ensinaram que a humildade é uma característica incrivelmente atraente em um candidato a emprego.

O tom do fechamento deve, portanto, tender mais para a esperança do que para a expectativa. Não é possível saber se você será melhor do que todos os outros candidatos e definitivamente também não é possível ler a mente do gerente de contratação para saber o que ele procura, então não adote a posição de que você é “perfeito para a função”. A maioria das descrições de cargo também é muito desprovida de informações. Portanto, encerrar a carta de apresentação com uma sensação de esperança parece ser uma atitude muito mais sensata e equilibrada.

Você deve solicitar uma entrevista em suas observações no encerramento da carta de apresentação?

A resposta curta é: sim, na verdade. O objetivo real do processo de candidatura é provar a sua adequação para a função, e seria estranho se o candidato não expressasse o desejo de encontrar o gerente de contratação para saber mais sobre ele e a oportunidade. 

Se você usou um formato robusto de carta de apresentação e optou por uma ou duas frases como as dos exemplos acima, tem todo o direito de dizer: “Agradeceria a chance de uma entrevista para discutir…” ou algo nesse sentido.

Dica do especialista

Como você se despede em uma carta de apresentação? Como você encerra o corpo principal de uma carta formal? É possível encerrar uma carta de apresentação com um agradecimento? Com qual palavra você escolhe encerrar? É surpreendente quanto tempo as pessoas gastam decidindo qual frase usar na carta de apresentação. “Atenciosamente” é a opção mais segura e favorita, mas como tantas pessoas a usam, existem outras opções? Se quiser parecer um pensador original, certamente vale a pena investigar. Por outro lado, existem algumas opções que devem ser evitadas a todo custo.

O que posso usar em vez de “Atenciosamente”?

O que fazer
  • Atenciosamente,
  • Cordialmente,
  • Respeitosamente,
  • Obrigado(a),
  • Grato(a),
O que não fazer
  • Fielmente seu,
  • Lembranças,
  • Se cuide,
  • Muitas felicidades,
  • Saudações,

Maneiras terríveis de como encerrar uma carta de apresentação

Esperamos que este guia contenha muitos bons conselhos, mas seria negligente de nossa parte não apontar algumas das maneiras pelas quais o fechamento de sua carta de apresentação pode afastar o gerente de contratação em vez de aproximá-lo. 

Se você não pensar no impacto das palavras que está usando, esse tipo de coisa é muito fácil de acontecer, especialmente se você considerar que o final da carta de apresentação não é importante:

Certamente, não escreva o mesmo que todo mundo. Mas não seja muito diferente!

Errado: Acho que devo mencionar mais uma razão para me contratar... Bem, sou faixa preta em karatê e adoro experimentar meus movimentos em fornecedores que não seguem as regras. Há muitos por aí com os quais eu ficaria feliz em entrar no dojo para um embate.

Evite encerrar com uma frase carente e apologética.

Errado: Eu adoraria conseguir este emprego, muito mesmo! Nunca quis algo assim antes. Realmente acho que sou um supercandidato e espero que você concorde comigo. Aguardo ansiosamente a oportunidade de nos encontrarmos em uma entrevista. Eu serei aquele que sempre sorri. 

Não desperdice o impacto final com uma lista de adjetivos infundados.

Errado: Sou um mago financeiro lógico, racional, calculista, decisivo e eficaz.

Não pareça insistente ou confiante demais.

Errado: Acho que me encaixaria perfeitamente na função. Cada aspecto da minha experiência sugere que já começarei com uma certa vantagem. Tentarei ser o funcionário com melhor desempenho nos primeiros seis meses e espero ser promovido dentro de um ano. Você não vai se arrepender de me contratar.

A maioria de nós tem um segundo sentido para algo que não soa bem. Quando se trata de escrever um fechamento de carta de apresentação, verifique muito bem qual é a mensagem que ele passa para o cliente de contratação. Se algo soar estranho, pressione o botão Del e comece novamente.

Citar os maus exemplos é muito mais fácil do que citar os bons exemplos. Eu me pergunto por que isso acontece?

Lista de verificação de como encerrar uma carta de apresentação

Como em qualquer texto, o estágio de edição geralmente é a parte em que é necessário polir as reflexões antes de chegar a uma obra-prima final que alcance tudo o que você precisa.

Felizmente, esta lista de verificação final será uma maneira de garantir que o fechamento da sua carta de apresentação esteja no caminho certo. O final da carta de apresentação deve ter como objetivo atingir estes objetivos:

  1. Abordar uma ou duas das categorias de exemplo em termos motivação.
  2. Acertar o tom certo para fazer o gerente de contratação se sentir do jeito que ele gostaria.
  3. Adotar uma abordagem esperançosa mas corajosa o suficiente para pedir uma entrevista.
  4. Refletir a essência de quem você é e por que você seria ótimo no trabalho.

Nosso artigo de blog “Como escrever uma carta de apresentação” detalha muito mais os aspectos mais amplos da escrita, e se você estiver lutando para começar a escrever a carta, nosso artigo de blog “Como iniciar uma carta de apresentação” também pode ser útil.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Ajuda para currículos21 min. de leitura
Como mencionar a experiência profissional no currículo
Como mencionar a experiência profissional no currículo
Ajuda para currículos34 min. de leitura
Como montar um currículo
Como montar um currículo
Carreira8 min. de leitura
Janeiro Branco: mais da metade dos brasileiros não têm intenção de permanecer em ambientes de trabalho que não sejam saudáveis
Pesquisa Janeiro Branco 2024: Prioridades e Desafios na Saúde Mental no Trabalho
Ajuda para currículos17 min. de leitura
Formato de currículo funcional: Exemplos, dicas e modelos gratuitos
Formato de currículo funcional: exemplos, dicas e modelos gratuitos
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies