1. Blog
  2. Carta de apresentação
  3. Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Como escrever uma carta de apresentação sem experiência

18 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Arte de:Evgeniya Skubina
Quando não se tem muita experiência no campo para o qual está se candidatando, escrever uma carta de apresentação pode parecer uma tarefa assustadora. Embora você possa se sentir tentado a enviar sua candidatura sem uma carta de apresentação, isso seria um grande erro.

Uma carta de apresentação cuidadosa é uma das melhores vantagens que você pode dar a si mesmo quando se trata de mostrar ao gerente de contratação que sua falta de experiência não será um problema. Isso porque a carta de apresentação é uma ferramenta que permite explicar suas motivações, pontos fortes e objetivos — mesmo sem experiência. Veja essa página em branco como uma oportunidade para começar sua história de por que você merece uma chance.

Neste blog, vamos mergulhar em todos os aspectos de escrever uma carta de apresentação sem experiência, como:

  • O que colocar em sua carta de apresentação ao se candidatar ao seu primeiro emprego
  • Como fazer seus traços de personalidade e competências transferíveis trabalharem para você
  • Um modelo para formatar uma carta de apresentação sem experiência
  • Nossos principais exemplos de carta de apresentação para cargos de nível básico

Listaremos várias cartas de apresentação de nível básico no final deste guia, mas você sempre pode navegar em nossa considerável biblioteca de exemplos de cartas de apresentação gratuitas para obter mais inspiração. Dê uma olhada nas cartas de apresentação do seu setor — você pode copiar as qualidades pessoais mencionadas nelas? Talvez você não tenha toda a experiência exibida lá, mas quase certamente pode encontrar outras áreas de sua vida onde essas qualidades são evidentes. Não existe carta de apresentação sem experiência.

Dica do especialista

Posso conseguir o primeiro emprego sem uma carta de apresentação?

Muitas pessoas conseguem seus primeiros cargos sem escrever uma carta de apresentação (ou um currículo), mas a questão aqui pode ser diferente. Pode-se perguntar algo como:

“A chance de conseguir meu primeiro emprego será maior se eu escrever uma carta de apresentação sem experiência?”

Bem, isso depende de como ela foi escrita! Se você fizer um bom trabalho, suas chances de conseguir o cargo serão inegavelmente maiores. Por que você não se dá essa vantagem incremental?

Escrevendo uma carta de apresentação para seu primeiro emprego

Quando se candidata ao primeiro emprego, é muito comum que os candidatos acabem escrevendo uma carta de apresentação sem experiência. Se este for o seu caso, é importante lembrar que todos começaram em algum lugar e, embora você não tenha nada a dizer em sua carta de apresentação, isso não poderia estar mais longe da verdade!

Em vez de discutir suas experiências de trabalho anteriores, uma carta de apresentação para seu primeiro emprego deve se concentrar em sua vontade de aprender e nos traços de personalidade que o tornam perfeito para trabalhar no campo. Por exemplo, se você espera conseguir um emprego como recepcionista em um restaurante, sua carta de apresentação deve transmitir uma personalidade alegre, paciência, eficiência e desejo de ajudar os outros. Tente pensar em atividades voluntárias ou estudantis que permitiram que você demonstrasse essas habilidades de maneira concreta. Em seguida, mencione-as em sua carta de apresentação e vincule as demandas da função que foram compartilhadas na descrição do cargo.

Aqui está um exemplo adaptável de como fazer isso:

Exemplo

Embora uma posição de recepcionista no Outback seja minha primeira experiência de trabalho em um restaurante, acredito que minha atitude positiva, habilidades de atendimento ao cliente e eficiência me tornariam uma excelente adição à equipe.

Como voluntária do Bom Prato, estou acostumada a atender chamadas, agendar entregas e cumprimentar clientes durante as entregas. Acredito que a paciência e as habilidades de comunicação necessárias para este trabalho seriam transferidas para minhas funções como hostess.

Copiado!
Dica do especialista

O nível de entrada no mercado de trabalho requer uma carta de apresentação? Eu sugeriria que uma carta de apresentação é ainda mais importante para funções de nível de entrada do que para profissionais mais experientes. As cartas de apresentação servem para transmitir personalidade e motivações de maneira fluida, portanto, essa é uma ótima maneira de convencer o gerente de contratação de que a falta de experiência não importa. Com certeza, os gerentes de contratação estarão mais propensos a ler uma carta de apresentação sem experiência, então não se preocupe se seu currículo estiver um pouco vazio. Coloque sua alma na carta de apresentação.

Outro aspecto a ser discutido ao escrever uma carta de apresentação para seu primeiro emprego é a fonte de seu interesse ou paixão pela área. Provavelmente, o gerente de contratação não espera que você trabalhe como barista pelo resto de sua vida, mas se puder mostrar que tem interesse na ciência de fazer um bom café — ou pelo menos que gosta de bebê-lo — você já está à frente dos candidatos que estão apenas procurando por qualquer cargo de nível de entrada. Eles sabem que as pessoas tendem a permanecer um pouco mais no emprego se importarem-se com o que fazem — reter e desenvolver contratações de nível básico é uma das principais considerações que eles fazem.

Confira este exemplo de como comunicar seu interesse:

Exemplo

Como estudante de Direito na Universidade de Sorocaba, não é surpresa que o café tenha se tornado uma grande parte da minha rotina. Nos últimos dois anos, passei a apreciar a arte do bom café e até passei algum tempo pesquisando e investindo nos melhores métodos de preparo do cafezinho caseiro. Acredito que meu amor por criar a bebida perfeita, juntamente com minha atitude positiva e vontade de aprender, me tornam um ótimo candidato para a posição de barista de meio período na Cafeteria Cafezin com Paozin.

Copiado!

Carta de apresentação sem experiência para um campo específico

Outra situação com a qual você pode se deparar em algum momento de sua carreira é tentar escrever uma carta de apresentação sem experiência para um campo específico. Isso provavelmente acontecerá quando você fizer uma transição de carreira, especialmente se estiver migrando para um campo de atuação no qual nunca atuou.

Assim como antes, escrever uma carta de apresentação pode parecer impossível, mas na verdade é a chave para mostrar ao gerente de contratação que você tem o que é preciso — mesmo sem experiência em seu currículo. Tudo começa destacando suas competências transferíveis.

Procure exemplos em sua experiência anterior em que você demonstrou as mesmas qualidades ou competências essenciais necessárias no campo para o qual está se candidatando. Por exemplo, se você costumava trabalhar como garçom em um restaurante, mas está procurando uma posição no atendimento ao cliente, sua capacidade de responder a perguntas, memorizar informações sobre produtos e organizar seu tempo com eficiência são ótimas competências transferíveis que mostram como você se adaptaria rapidamente à função de atendimento ao cliente.

Aqui está um exemplo adaptável com base nesse cenário:

Exemplo

Nunca atuei oficialmente como agente de atendimento ao cliente, mas essa função sempre esteve no centro do que eu faço. Como garçom trabalhando em um dos restaurantes de frutos do mar mais movimentados da cidade, pratiquei minha capacidade de oferecer um atendimento educado e amigável. Responder a perguntas, transmitir detalhes do produto e certificar-se de ajudar cada cliente de forma eficiente são os meus pontos fortes, e acredito que são competências-chave que me permitirão adaptar-me rapidamente à função de atendimento ao cliente.

Copiado!
Dica do especialista

 Como escrever uma carta de apresentação rapidamente? Uma carta de apresentação sem experiência pode levar mais tempo para ser escrita do que uma carta de apresentação em que você escolhe entre os vários capítulos de sua história de carreira. Quando não se tem muito a dizer, você pode dizer qualquer coisa, então o que disser será analisado em detalhes. Observe as qualidades pessoais exigidas na descrição do cargo e construa sua carta de apresentação em torno delas. Mesmo que você tenha experiência mínima para qualquer trabalho, cada carta de apresentação ainda deve ser adaptada às diferentes experiências necessárias. Não é uma tarefa fácil, mas valerá a pena quando você conseguir essa primeira função.

Carta de apresentação para estágio sem experiência

Não se espera que os estagiários tenham experiência direta, mas espera-se que tenham interesse no setor e algumas competências transferíveis para trazer para a função. 

Muitas empresas contratam estagiários para lidar com os aspectos mais mundanos de várias funções, mas quando você está cercado por profissionais de primeira linha, parte da experiência deles acaba sendo passada para você.

Uma carta de apresentação de estagiário sem experiência deve conter paixão e lógica em igual medida. Você precisa justificar por que merece esse lugar antes de inúmeros outros — afinal, ainda é uma decisão de negócios contratá-lo.

Exemplo

Como estagiário da Bright, trarei criatividade e perspectiva jovem para sua equipe. Há muito tempo procuro uma oportunidade para entrar no setor de mídia, e ingressar na Bright Media seria a oportunidade perfeita de aprender com as melhores mentes do mundo de relações públicas. Meu curso universitário em Literatura Portuguesa e Escrita Criativa está longe de ser um exercício acadêmico, pois escrever é minha paixão. Entre outros desafios, espera-se que estagiários analisem a cobertura da imprensa, gerenciem as campanhas de mídia social de seus clientes e escrevam comunicados de imprensa convincentes. Eu fiz exatamente isso durante minha colocação corporativa na universidade e gostaria de ter a chance de desenvolver minhas habilidades.

Copiado!

Carta de apresentação para um emprego de professor sem experiência

É perfeitamente possível candidatar-se sem experiência à maioria dos cargos, mas suas chances de retorno variam de acordo com a posição em questão. Existem muitas ocupações, como garçonete, assistente de escritório ou guarda de segurança, que não exigem experiência para quem está começando, mas você pode se surpreender com quantas outras profissões permitem que alguém comece com pouca ou nenhuma experiência.

Um professor estagiário, por exemplo, que ainda está estudando, precisa adquirir uma experiência preciosa na sala de aula real. Sim, ele pode não ter experiência no primeiro dia, mas depois de um mês ele será especialista!

Exemplo

Ao iniciar minha qualificação como professor, estou procurando uma oportunidade para ministrar aulas de espanhol em nível iniciante e intermediário. Sou um falante nativo de espanhol e já ensinei espanhol na minha comunidade local. Minha paixão pelo ensino de idiomas começou quando minha família se mudou para o Brasil quando eu tinha quatro anos e meu pai me ensinou português. Achei a mecânica da linguagem fascinante e tenho sido um linguista afiado desde então. Ensinei futebol da liga local para crianças de 12 a 15 anos e gosto de contribuir para o desenvolvimento de jovens adultos.

Copiado!
Dica do especialista

Como escrever uma carta de apresentação simples? Manter uma carta de apresentação sem experiência um pouco mais curta do que uma carta de apresentação normal é perfeitamente razoável. Atenha-se às suas competências transferíveis relevantes, suas motivações para o cargo e por que esse trabalho se encaixa em suas ambições gerais de carreira. Empregos de nível de entrada são muitas vezes trampolins para coisas maiores, mas você tem que mostrar que, para os primeiros anos, está disposto e é capaz de dar tudo pela causa. 

Carta de apresentação sem experiência, mas com vontade de aprender

Falar sobre sua vontade de aprender é sempre uma ótima ideia ao escrever uma carta de apresentação sem experiência. Isso costuma funcionar melhor para cargos de nível básico, em que os gerentes de contratação estão acostumados a ensinar iniciantes motivados. No entanto, se estiver se candidatando a uma função mais séria, considere oferecer exemplos claros de momentos em que provou sua capacidade de aprender rapidamente e no trabalho. Você precisará provar seu valor sobre os candidatos que já têm alguma experiência, destacando traços de personalidade que o fazem se destacar.

Aqui está um modelo de carta de apresentação que permite que você mencione sua vontade de aprender:

Exemplo

Seu nome

Número de telefone

E-mail

LinkedIn e/ou outras mídias sociais relevantes

Data

Nome do empregador

Endereço de correspondência do empregador

Prezado(a) (nome do(a) gerente de contratação)

Estou animado para me candidatar à posição de (nome da posição) na (nome da empresa). Quando soube da vaga por meio de (local onde você ouviu falar), soube que era o emprego certo para mim, considerando minhas (competências, interesses, outros motivos que explicam seu interesse).

Como (posição de voluntariado anterior ou não) fui capaz de (competência ou experiência concluída) para (resultado alcançado). Acredito que minhas (competências relevantes) me tornam o candidato certo para o seu cargo e me permitirão trazer (exemplos do que você pode oferecer à empresa).

Embora esta seja minha primeira experiência profissional como (cargo), demonstrei minha capacidade de aprender rapidamente e de me adaptar a várias tarefas como membro de (função anterior). Lá, eu consegui (o que você realizou) em apenas (período de tempo) depois de me esforçar na tarefa e pedir ajuda de colegas mais experientes quando necessário.

Não pensaria duas vezes antes de colocar minhas (habilidades ou características relevantes) para trabalhar para (nome da empresa) e espero falar com o sr. em um futuro próximo. O sr. pode entrar em contato comigo em (seu e-mail) ou (seu telefone). Obrigado por sua consideração e espero receber uma resposta sua em breve.

Atenciosamente,

Seu nome

Copiado!
Dica do especialista

Sempre use o nome do gerente de contratação e nunca use “A quem possa interessar” em sua carta de apresentação. Se você não conseguir encontrar o nome do gerente de contratação, tente o LinkedIn ou ligue para a empresa. Esse telefonema também pode ser usado para fazer qualquer pergunta que deseje fazer quanto à sua candidatura.

Os principais erros que devem ser evitados em uma carta de apresentação sem experiência

Quando você não tem experiência para colocar em sua carta de apresentação, precisa trabalhar um pouco mais para mostrar ao gerente de contratação por que ele deveria lhe dar a chance. Não deixe que esses três erros comuns atrapalhem essa mensagem. 

  1. Formatação ruim: a formatação profissional pode ajudar bastante a compensar a experiência que você não tem. Certifique-se de que sua carta de apresentação inclua um cabeçalho bem organizado com seu nome e informações de contato. Um toque de cor também pode ajudar a criar uma apresentação atraente.
  2. Erros de ortografia e gramática: esses pequenos erros podem custar muito tempo quando o gerente de contratação decide que você não tem foco ou atenção suficiente aos detalhes da vaga. Felizmente, você pode evitar esses erros com a verificação ortográfica ou pedindo a um amigo para revisar.
  3. Cartas de apresentação genéricas: mesmo que você não seja um especialista na área, ainda deve ter uma ideia de seus objetivos e interesses. Uma carta de apresentação genérica enviada a muitos gerentes de contratação diz exatamente o contrário. Para evitar parecer desesperado para conseguir qualquer emprego que apareça no seu caminho, você deve adaptar cada carta de apresentação à empresa e à posição específica para a qual está se candidatando usando os detalhes da descrição do cargo.
Dica do especialista

Acertar o tamanho da sua carta de apresentação é uma ótima maneira de aumentar sua credibilidade profissional. De um modo geral, uma boa carta de apresentação deve ter entre 200 e 400 palavras. Escrever menos palavras do que isso faz você correr o risco de não transmitir todos os seus pontos fortes. Além disso, você pode começar a perder a atenção do gerente de contratação. Lembre-se, a carta de apresentação nunca deve ter mais de uma página.

Nossos 5 principais exemplos de carta de apresentação de cargos de entrada no mercado de trabalho

Muitas pessoas ganham a primeira experiência profissional em um punhado de empregos que são adequados para candidatos iniciantes. Abaixo, você encontrará os principais exemplos de carta de apresentação em nosso site que fornecem dicas e conselhos específicos sobre como escrever uma carta de apresentação sem experiência em cada uma dessas posições:

  • Exemplo de carta de apresentação para cargo de cozinheiro sem experiência
  • Carta de apresentação para cargo em restaurante sem experiência
  • Exemplo de carta de apresentação de assistente de ensino sem experiência
  • Carta de apresentação de barista sem experiência
  • Carta de apresentação de assistente de biblioteca sem experiência
  • Carta de apresentação para trabalho de limpeza sem experiência
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carreira7 min. de leitura
Como saber quanto vou receber de seguro desemprego? Aprenda aqui!
Como saber quanto vou receber de seguro desemprego? Guia
Ajuda para currículos17 min. de leitura
Formato de currículo funcional: Exemplos, dicas e modelos gratuitos
Formato de currículo funcional: exemplos, dicas e modelos gratuitos
Ajuda para currículos8 min. de leitura
Definição de habilidades conceituais e exemplos
Definição de habilidades conceituais e exemplos
Entrevista de emprego9 min. de leitura
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies