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Escrito por Paul DruryPaul Drury

10 Habilidades de liderança para incluir no currículo + exemplos

10 min. de leitura
10 Habilidades de liderança para incluir no currículo + exemplos
Compartilhar suas habilidades de liderança é essencial para garantir o emprego dos sonhos, então quais você deve destacar em seu currículo e como falar sobre elas?

Quais são as principais habilidades de liderança para incluir no currículo? 

Grandes líderes levam a sua equipe a uma jornada de sucesso profissional e desenvolvimento pessoal. Isso deve ser feito independente dos desafios encontrados ou das características dos membros do time que você está comandando ou vai comandar. Afinal, tudo isso pode mudar, de tempos em tempos.

Na prática, a efetividade dos seus resultados como líder vai depender da forma como você usa cada habilidade de liderança que possui, em cada situação que enfrenta. 

Como destacar suas habilidades como líder ao se candidatar a uma vaga?

Uma das formas mais simples de destacar a sua capacidade de liderança é incluir no modelo do seu currículo o nome dos cargos que você já ocupou.

Ou seja, para conqusitar a atenção de futuros empregadores, você pode incluir, por exemplo, termos como supervisor, gerente, coordenador, gestor, diretor e líder de equipe, ao falar sobre alguma experiência já vivida por você. Isso gera uma boa primeira impressão.

Contudo, cuidado para não cair na armadilha de exagerar e usar alguma expressão que não seja adequada.

Em outras palavras, só inclua no modelo de currículo os termos que de fato eram usados para designar a sua posição. 

Afinal, esse tipo de incompatibilidade não é difícil de checar e contestar.

Outro ponto de atenção que você deve ter ao criar o seu currículo é não usar a área de habilidades, em que você destaca conhecimentos e aptidões, para listar suas capacidades como líder. 

Por parecer contra intuitivo, não é mesmo? Entretanto, essa área deve ser reservada para que você liste suas habilidades técnicas, como domínio de uma ferramenta importante, por exemplo. Afinal, esse tipo de conhecimento faz com que você se destaque entre os concorrentes.

Já as habilidades comportamentais, como a liderança, devem ser descritas ao longo da apresentação dos cargos que você ocupou, enquanto descreve as responsabilidades, comportamentos e conquistas alcançadas em cada função exercida.

10 habilidades de liderança para o seu currículo com exemplos

Conheça as dez principais habilidades de liderança que devem fazer parte do repertório de todo bom líder. 

1. Criatividade 

Ser uma fonte de inovação e criatividade à frente de uma equipe é uma das mais poderosas qualidades de liderança.

Afinal, quando um líder gosta de ouvir novas ideias vindas da sua equipe e dá espaço para que elas sejam compartilhadas e testadas, isso oferece a cada colaborador a chance de provar seu valor.

De maneira geral, nessas situações as pessoas respondem positivamente e ultrapassam os seus limites, indo muito além do que se espera delas. 

2. Planejamento 

Definir os resultados desejados, alcançar metas e chegar ao objetivo é o combustível de uma equipe de alto desempenho.

Isso porque colaboradores de alta performance se desenvolvem quando há um caminho bem definido a ser percorrido por eles, com metas claras, que vão indicar que estão no rumo certo (ou não).

Por isso, um líder com uma excelente habilidade de planejamento é tão importante: ele é capaz de fazer todo mundo direcionar a energia para o propósito correto.

Nesse sentido, é seu papel facilitar o trajeto, e para isso é preciso ter a habilidade de solucionar problemas e fazer o gerenciamento de riscos, retirando da frente do seu time os inevitáveis obstáculos, previsíveis e imprevisíveis.

3. Gestão de pessoas 

Gerenciar as diversas personalidades das pessoas que estão no seu time e construir uma equipe coesa que trabalha na direção certa é o ponto central da gestão de pessoas.

Há uma série de habilidades de liderança necessárias para dar a todos do time o espaço e a oportunidade de se desenvolverem juntos.

4. Flexibilidade 

Ser capaz de se adaptar quando necessário é um atributo essencial a qualquer líder. 

Nem sempre é fácil, mas às vezes é preciso mudar a equipe de direção enquanto vocês estão em busca de um objetivo. 

Por isso, quanto mais adaptável você for, mais natural será conduzir o seu time às mudanças necessárias para que possam avançar de meta em meta até o objetivo final.

5. Comunicação 

Ser capaz de transmitir suas ideias a mais pessoas, sejam clientes, equipe ou outros líderes, é fundamental para engajar todos os envolvidos e fazer com que olhem na mesma direção. 

Uma boa comunicação melhora os relacionamentos, reduz conflitos e facilita o compartilhamento e a aceitação de ideias inovadoras.

Quando as pessoas têm clareza sobre os pensamentos uns dos outros, é mais fácil criar uma atmosfera harmoniosa e produtiva.

6. Visão estratégica 

Você precisa ter um pensamento estratégico para conseguir enxergar três passos à frente e antecipar o que está por vir, sejam oportunidades ou desafios.

Ter uma visão macro significa olhar de forma ampla para o ambiente e questionar constantemente se você está no caminho certo em busca do destino que deseja alcançar, e que pode estar muito distante ainda. 

Como líder, as suas habilidades analíticas devem ser excelentes, direcionando sua visão de futuro para o mercado e permitindo que você detecte quaisquer mudanças que possam alterar seu caminho em busca do objetivo.

7. Poder de decisão 

Uma das funções de um líder é tomar decisões difíceis. Afinal, nem sempre é possível encontrar um consenso entre os membros da equipe, então a capacidade de decidir se torna uma habilidade chave da liderança.

É importante destacar também que as pessoas seguem um líder porque confiam em seu julgamento, logo, quando você tem uma postura indecisa ou está constantemente inseguro, dificilmente conseguirá inspirar alguém.

8. Gestão de mudanças 

Identificar a necessidade de mudança, superar a resistência a ela e implementar as alterações que precisam ser realizadas é um ciclo constante para qualquer líder. 

Nesse cenário, a habilidade de gestão requer uma forte organização estruturada e orientada por processos e uma capacidade de entender como todas as diferentes engrenagens da máquina se relacionam entre si.

9. Capacidade de delegar 

Nenhum líder faz tudo sozinho e só os piores tentam. 

Como líder, é provável que você tenha sempre uma montanha de trabalho a fazer. Por isso,  precisa ser capaz de identificar quem possui a capacidade de realizar parte dessas tarefas.

Conseguir delegar uma tarefa difícil a alguém, e orientar essa pessoa para a realização ideal da atividade, é uma das melhores maneiras de conseguir atingir seus objetivos.

10. Habilidade de influenciar pessoas 

Compreender os outros e explorar suas motivações para que eles te ajudem a alcançar os seus próprios objetivos, é a definição perfeita da influência eficaz. 

Todavia, a persuasão funciona melhor quando você se coloca no lugar das pessoas e enxerga a situação a partir da perspectiva delas. 

Os melhores líderes passam a maior parte do tempo pensando em como o seu trabalho está sendo visto por quem está ao entorno. 

Dica de especialista:

Dica do especialista

Mais 8 características de um bom líder: 

  • Motivação: é a habilidade de impulsionar a sua equipe a realizar tarefas que parecem impossíveis;
  • Autoconsciência: conhecer a você mesmo é a chave para entender o seu impacto na vida dos outros;
  • Gestão de equipe: se você não está comandando a sua equipe, a desordem será constante;
  • Foco: líderes possuem centenas de prioridades, contudo, você precisa aprender a elencar e resolver as que, de fato, são mais importantes;
  • Responsabilidade: ser um líder é se responsabilizar por tudo o que acontece no setor e com o seu time. Você é capaz de lidar com isso?;
  • Organização: quando você gerencia uma equipe, precisa manter inúmeros pratos girando no ar, sem deixá-los cair, garantindo o ritmo e o cumprimento do processo;
  • Consistência: pessoas confiam em quem é consistente e garante estabilidade;
  • Honestidade: nem sempre é fácil encontrar isso entre os altos gestores da empresa, mas se você for honesto com o seu time, terá a fidelidade deles.

Como incluir as habilidades de liderança na carta de apresentação 

A natureza fluida de um modelo de carta de apresentação permite que você elabore melhor sobre a sua experiência como líder, de maneira mais humanizada, apresentando situações específicas enfrentadas por você.

Enquanto um currículo é tradicionalmente mais técnico, uma carta de apresentação permite que você fale mais sobre o aspecto comportamental das relações de trabalho que estabeleceu.

Por isso, tenha o cuidado de escolher histórias e exemplos que estão alinhados às situações que você enfrentará em sua nova função.

Não hesite em adaptar a sua carta de apresentação para cada posição almejada, se achar que certos tipos de situações podem ser mais ou menos comuns dentro de cada empresa ou cargo.

Não há nada pior para um recrutador do que ler uma carta de apresentação por exemplo e pensar “Bem, esse tipo de coisa não acontece aqui com frequência”.  

As habilidades de liderança que devem estar em seu currículo são ótimas se forem as competências certas, para a função que você vai exercer, ok?

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