1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Formato de currículo funcional: Exemplos, dicas e modelos gratuitos
Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Formato de currículo funcional: Exemplos, dicas e modelos gratuitos

17 min. de leitura
Formato de currículo funcional: exemplos, dicas e modelos gratuitos
O que é um formato de currículo funcional e quem deve usá-lo? Mais dicas, exemplos e modelos de currículo gratuitos.

Escolher o formato certo é uma das primeiras e mais importantes decisões que você deve tomar ao criar um currículo. Este guia discutirá as nuances do formato funcional e as circunstâncias para usá-lo. Também forneceremos exemplos sob medida e muitos outros recursos para ajudar você a escolher o tipo certo de currículo.

Um currículo funcional se concentra em suas competências e talentos. Ele mostra ao leitor como você pode contribuir para os objetivos organizacionais dele desde o primeiro dia. Também ajuda a mascarar quaisquer problemas com seu histórico de emprego que o currículo cronológico possa expor, como experiência limitada ou lacunas no trabalho. Vamos discutir os prós e contras.

Este guia ajudará a confirmar que o currículo funcional é a melhor escolha para você, ensinando o seguinte:

  • Introdução ao currículo funcional como opção
  • Exemplo de como criar um layout para esse tipo de currículo
  • Quais informações incluir em um currículo funcional
  • Como organizar cada seção
Dica do especialista

Por que muitos recrutadores odeiam currículos funcionais? Embora o currículo funcional seja adequado para certos candidatos a emprego, não podemos deixar de mencionar que os recrutadores não gostam deles. Os currículos funcionais dificultam a compreensão de quando você realizou coisas específicas, há pouca oportunidade de entender o contexto das realizações e, por isso, os gerentes de contratação automaticamente supõem que o candidato está escondendo algo. Se você tiver uma carreira notável (mais de 3 anos), pense com muito cuidado se deseja que o recrutador se sinta assim.

O currículo funcional: uma introdução

O formato de currículo funcional é aplicável a indivíduos com muita formação e treinamento e/ou um forte conjunto de competências relacionadas ao trabalho. Isso inclui recém-formados ou trabalhadores experientes que estão transicionando para um novo setor em que suas competências e formação serão aplicadas. Ele também é bom para pessoas que trabalharam para um número limitado de organizações e cujas habilidades são mais importantes do que os empregadores para os quais trabalharam.

O currículo funcional destaca suas habilidades e talentos e como eles se relacionam com o emprego para o qual você está se candidatando. Muitas vezes, as habilidades que você possui são as mesmas descritas no anúncio de emprego. Este tipo de currículo é melhor para pessoas que trabalham em profissões técnicas ou que tenham como base as competências, ou que estão em transição para uma nova carreira.

Dica do especialista

Minha trajetória profissional não foi tranquila. Devo escondê-la com um currículo funcional? Ser aberto e honesto sobre sua carreira é a única escolha. Se você tentar esconder as lacunas de emprego e carreira com um currículo funcional, com certeza receberá uma enxurrada de perguntas de sondagem durante a entrevista (momento em que você terá que dizer a verdade). As lacunas de carreira acontecem, os erros acontecem e as pessoas são demitidas sem motivo. Os entrevistadores entendem isso — um histórico de carreira acidentado não significa que você não fará um trabalho fantástico.

Formato de um currículo funcional

O formato de um currículo funcional é muito específico. Ele é estruturado para permitir que os recrutadores determinem rapidamente suas qualificações para o trabalho e incentivá-los a ler o currículo completo para saber mais sobre você. Uma maneira fácil de criar seu currículo é selecionar um modelo de currículo funcional que pode ser encontrado on-line e simplesmente inserir seus detalhes nas seções apropriadas, seguindo as instruções fornecidas pelo modelo de currículo funcional. No entanto, você ainda precisa saber como é a estrutura de um currículo funcional.

A estrutura básica para um currículo funcional é:

  • Nome e informações de contato (e-mail, telefone e possivelmente a localização, mas nunca um endereço)
  • Título: deve corresponder ao cargo para o qual você está se candidatando
  • Resumo das competências aplicáveis e qualquer experiência relevante ao que está sendo mencionado no anúncio de emprego.
  • Competências técnicas: a ênfase está aqui. Estas são as competências diretamente relacionadas ao trabalho
  • Competências adicionais: habilidades interpessoais que complementam o trabalho
  • Formação: treinamento formal, vocacional e subsequente em competências específicas (note que isso pode preceder a seção de competências se você for recém-formado ou tiver recebido treinamento recente que o qualifique para o cargo)
  • Experiência: breve listagem de empregadores, datas e cargo
  • Certificações relacionadas ao setor
  • Organizações do setor
  • Experiência voluntária
Dica do especialista

A transição de carreira é uma razão válida para o formato de currículo funcional. Tendo dito que os recrutadores não gostam de currículos funcionais, quando você está mudando de carreira e deseja enfatizar que possui as competências necessárias para realizar seu novo trabalho, o foco nas habilidades e competências funcionais é exatamente o que você precisa.

Seções a serem incluídas no seu currículo funcional

O conteúdo básico a ser incluído no seu currículo é semelhante para qualquer formato de currículo que você escolher usar. No entanto, a forma como ele é organizado e a quantidade de detalhes que você fornece para cada seção difere dependendo do tipo de currículo que estiver criando. Aqui estão as recomendações de conteúdo e organização para o currículo funcional.

Informações de contato

O currículo começa com suas informações de contato. Isso permitirá que o empregador entre em contato com você para convidá-lo para uma entrevista, que é o objetivo de um currículo. Seus detalhes de contato devem incluir:

  • Nome
  • Número de telefone
  • Endereço de email
  • URL do perfil do LinkedIn

Cada um desses itens pode estar no topo de cada página do currículo para que o empregador saiba de quem é o currículo que está lendo. Seu nome deve ser um pouco maior que suas informações de contato. O endereço de e-mail e URL do LinkedIn podem conter links nos quais o empregador pode clicar. Qualquer coisa que você puder fazer para facilitar para o empregador o ajudará a conseguir a entrevista.

Resumo profissional

O próximo item em seu currículo funcional é um breve resumo de sua formação profissional. Isso permite que o empregador comece a saber algo sobre você e o incentiva a querer ler o resto do currículo. Deve ser o mesmo que o seu “discurso de vendas” ou a resposta à infame pergunta da entrevista “Fale-me sobre você”. Deve resumir suas competências, experiência e capacidade de contribuir para os objetivos de negócios do empregador em 2-3 frases.

Exemplo de resumo de currículo funcional

(Título do cargo) (adjetivo 1) e (adjetivo 2), que é apaixonado em (dever/objetivo do emprego) e oferece (serviço prestado à empresa) com eficiência e atenção aos detalhes. Animado para aprender mais sobre (campo de atuação) da (nome da empresa) e fazer parte da conquista da (meta.)

Copiado!
Resumo do currículo: o que é, por que é importante e como fazê-lo

Um resumo de currículo é um dos componentes mais importantes de qualquer currículo e provavelmente é a parte mais desafiadora de escrever.

Copiado!

Competências

Esta próxima seção incluirá tanto “competências técnicas”, que estão diretamente relacionadas ao trabalho para o qual você está se candidatando, quanto “competências interpessoais”, que são traços de caráter. Esta última categoria demonstrará sua capacidade de trabalhar bem no ambiente do empregador. Elas incluem itens como comunicação, trabalho em equipe, atenção aos detalhes e outros.

Quando se opta por um currículo funcional, a seção de competências é a mais importante, e você gastará mais tempo nessa seção do que em outros tipos de currículos. As competências individuais serão agrupadas em categorias semelhantes e descritas com muito mais detalhes. Também podem ser mencionados exemplos de realizações relacionadas às competências.  

Aqui está um exemplo do tipo de competências que você pode adicionar ao seu próprio currículo funcional:

Exemplo de competências de currículo funcional

  • Competência técnica
  • Conhecimento técnico
  • Traço de personalidade
  • Qualidade mencionada na descrição do cargo

Experiência

Semelhante à seção de competências, a seção de histórico de emprego ou experiência profissional do currículo difere dependendo do estilo do currículo que você estiver usando. Para todos os formatos, as informações básicas que você incluirá serão:

  • Cargo
  • Nome da empresa
  • Localização
  • Datas dos empregos

As posições são listadas em ordem cronológica inversa, começando com sua posição mais recente e mencionando as outras de frente para trás. Você só deve listar empregos de até 10 anos. Qualquer coisa anterior a isso não é mais relevante para cargos contemporâneos, ou a experiência já terá sido descrita em listas de empregos mais recentes.

No currículo funcional, esses são todos os detalhes que você precisa fornecer. O foco aqui é em suas competências, que você já terá descrito em detalhes.

Exemplo de experiência no currículo funcional
  • Seu principal dever no trabalho
  • Sua atitude em relação aos clientes e colegas de trabalho
  • Uma competência que você aprendeu no trabalho
  • Sua maior conquista
Copiado!

Formação

Esta seção detalha seu treinamento formal e informal relacionado ao emprego ao qual você está se candidatando. A educação formal é listada em ordem inversa, começando com o grau mais recente ou mais alto obtido. As informações que você deve incluir são:

  • Grau, com pós-graduação ou mestrado se for o caso
  • Escola ou instituição
  • Atividades incluindo cargos ocupados, organizações, projetos importantes ou publicações

Se você teve educação informal relacionada aos empregos que ocupou ou está se candidatando, inclua-a em seu currículo. As descrições devem incluir:

  • Nome do certificado obtido
  • Instituição de ensino
  • Datas

Esses itens só devem ser incluídos se melhorarem suas qualificações para o trabalho. Se alguma formação, treinamento ou certificação estiver listada como “Obrigatória” no anúncio de emprego para o qual você está se candidatando, convém mover esta seção para logo abaixo de Competências e à frente de Experiência. Se você tiver um diploma de ensino superior, não há necessidade de listar o ensino médio no currículo.

Exemplo de formação no currículo funcional
  • dd/mm/aaaa–dd/mm/aaaa: nome do curso, nome da universidade, cidade, estado
  • Graduação esperada mm/aaaa: nome da escola, cidade, estado,
Copiado!

O melhor exemplo de currículo funcional

Confira nosso exemplo de um ótimo currículo funcional abaixo. Você pode criar um como este em apenas alguns cliques usando nosso gerador de currículos fácil de usar.

functional resume example

Exemplo de currículo funcional

Prós e contras de um currículo funcional

O currículo funcional apresenta certas vantagens que podem ajudar você a decolar rapidamente em sua carreira. No entanto, não é a escolha certa para todos, pois a estrutura pode ser limitante em termos de experiência profissional. Vamos explorar os prós e contras desse tipo de currículo.

Prós de um currículo funcional:

  • Fácil de criar sem mencionar muita experiência
  • Permite destacar seus traços de personalidade
  • Uma ótima opção para estudantes e recém-formados
  • Pode ser usado para mudar de carreira e mostrar competências que podem ser aproveitadas no próximo cargo
  • A melhor maneira de destacar formação e competências sem experiência profissional

Contras de um currículo funcional:

  • Nenhuma seção de experiência profissional para destacar cargos anteriores
  • Pode fazer você parecer um candidato em início de carreira, mesmo que não seja
  • Menos espaço para mostrar competências ou lições aprendidas no trabalho
  • Não é o favorito por empregadores para determinadas funções
  • O candidato acaba se destacando como alguém que não tem experiência na área

Formato de currículo funcional para calouros

Quando se está saindo da universidade, é improvável que se queira que o currículo se concentre nas várias funções estudantis que assumidas durante o curso. 

Os trabalhos prestados em si não são importantes. São as competências que você desenvolveu que importam.

Como é provável que os calouros façam toda uma gama de trabalhos casuais, o formato do currículo funcional permite que escolham as competências específicas que cada função exige. Os empregadores entenderão o sentido de evitar uma longa lista de funções em ordem cronológica, pois estão interessados em sua avaliação sobre se você tem o que é preciso para ter sucesso.

Dica do especialista

Quais são os erros comuns encontrados em um currículo funcional? 

O erro mais comum em um currículo funcional é a falta de contexto para as competências listadas. Todo currículo, não importa o formato, deve ser criado com provas quantificáveis da história da sua carreira. De qualquer forma, enfatize bastante suas competências, mas não se esqueça de descrever exatamente como você contribuiu para os empregadores anteriores.

O que é um currículo híbrido?

O currículo funcional é mais útil em situações em que você precisa destacar competências e conhecimentos que não podem ser atribuídos diretamente a uma posição anterior. Mas e quando você tem alguma experiência? É aí que o currículo híbrido pode ser um grande trunfo.

O currículo híbrido pega elementos do formato funcional e adiciona uma seção de experiência profissional mais curta, semelhante à encontrada em um currículo cronológico reverso padrão. Geralmente, a seção de competências/experiências que vem do currículo funcional será colocada no topo da página e a experiência profissional virá depois. 

O currículo híbrido é uma ótima opção quando você tem alguma experiência de trabalho para mostrar, mas não o suficiente para mudar totalmente para o currículo cronológico. Também pode ser uma boa ideia criar um formato híbrido se você trabalhar em determinados campos criativos em que suas competências são mais importantes do que empregadores anteriores. Os freelancers também acham esse formato útil porque ele se concentra mais nos serviços que eles oferecem, deixando-os destacar apenas alguns clientes relevantes.

 

Dica do especialista

O currículo híbrido está cada vez mais popular.

O currículo híbrido combina o foco de competências do currículo funcional com a história de carreira contextualizada de um currículo cronológico reverso. Não se tira muito proveito tendo uma seção de competências com só uma palavra, mas o currículo híbrido oferece um espaço dedicado para explorar o ajuste funcional com mais detalhes. 

Currículo funcional: pensamentos finais

A maioria das pessoas é boa no que faz para ganhar a vida, mas acha difícil descrevê-lo por escrito. Felizmente, existem muitos recursos on-line disponíveis para ajudar você a fazer um currículo. O mais importante é escolher o formato certo para sua situação específica e preenchê-lo com o conteúdo certo, escrito da maneira certa.

Depois de selecionar o formato, é possível fazer o currículo você mesmo ou encontrar um modelo de currículo funcional que possa usar. Estes estão disponíveis na internet e facilitam a criação de um currículo com aparência profissional. Basta preencher seus dados na seção apropriada e salvar ou imprimir o currículo.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Ajuda para currículos18 min. de leitura
Como escrever uma declaração pessoal de currículo
Como escrever uma declaração pessoal de currículo
Ajuda para currículos8 min. de leitura
Definição de habilidades conceituais e exemplos
Definição de habilidades conceituais e exemplos
Carreira7 min. de leitura
Pesquisa mostra os métodos de estudo preferidos dos brasileiros
Pesquisa métodos de estudos preferidos dos brasileiros
Ajuda para currículos13 min. de leitura
Como revisar seu currículo: 12 dicas
Como revisar seu currículo
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies