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Escrito por Paul DruryPaul Drury

O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos

9 min. de leitura
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
Arte de:Veronika Kiriyenko
Relacionar-se com as outras pessoas é a chave para o sucesso nos negócios, mas como são definidas as competências interpessoais e como podemos usar esses exemplos em nosso currículo para torná-lo mais forte? Quais competências interpessoais o cargo exige?

O que são competências interpessoais?

Competências interpessoais são as qualidades e os comportamentos pessoais que demonstramos quando interagimos com as pessoas ao nosso redor. 

Alguns são traços de personalidade inatos que podem ser desenvolvidos e outros foram adquiridos em certas situações sociais. Implantar nossas competências interpessoais em uma determinada situação é sempre uma escolha consciente, e a natureza apropriada dessa escolha contribuirá muito para determinar nosso impacto sobre os outros e, finalmente, nossa empregabilidade. Dar-se bem com nossos colegas aumentará os resultados.

Esteja você resolvendo um conflito, conquistando o respeito de alguém ou tentando entender o que alguém está tentando dizer, as competências interpessoais são o que mantém as rodas girando.

As competências interpessoais estão sob a égide das competências pessoais, que são habilidades sociais e emocionais, mas também incluem habilidades de funcionamento executivo, como gerenciamento de tempo e organização.

Principais exemplos de competências interpessoais

Certos cargos exigirão mais comunicação e colaboração interpessoal do que outros. É nossa experiência que a maioria dos currículos conterá a maioria dessas sete principais competências interpessoais. A forma como você transmite essas competências pode fazer toda a diferença:

Comunicação

A comunicação eficiente de ideias em formas verbais, escritas e visuais é fundamental para articular as mensagens certas e receber a direção adequada. 

Descobrir a melhor forma de fazer as coisas acontecerem com os outros é essencial em qualquer equipe de alto desempenho, e as sutis competências interpessoais de persuasão e influência ajudam a garantir que o que você está dizendo é o que os outros estão ouvindo e agindo.

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Coordenei um plano de projeto de três meses em sete funções de negócios diferentes que geraram US$ 560.000 em economia de custos operacionais.

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Inteligência emocional

Descobrir o que as outras pessoas pensam e por que estão agindo de determinada maneira está longe de ser fácil. Interpretar emoções e compartilhar seus próprios sentimentos é importante em um local de trabalho atencioso e compassivo, onde a gentileza e a sensibilidade são valorizadas.

Mesmo as mais raras competências interpessoais de inteligência emocional, como a empatia, podem ser desenvolvidas. Colocar-se no lugar de alguém e ver o mundo através de seus olhos oferece uma perspectiva única que pode, por sua vez, informar suas próprias ações.

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Guiei minha equipe de dez pessoas por meio de um processo de demissão forçada (compartilhada), ajudando-as a explorar futuras opções de carreira e agindo mais como um amigo preocupado do que como um chefe distante.

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Liderança

Os líderes usam uma ampla gama de competências interpessoais para obter o máximo de seus colegas e subordinados diretos em qualquer situação, inspirando-os a alturas inimagináveis e motivando-os quando as coisas ficam difíceis.

O carisma de muitos líderes está intimamente ligado a traços de caráter pessoal, mas há muitos aspectos da liderança situacional que podem ser aprendidos. Conseguir uma equipe puxando na mesma direção é uma conquista imensa.

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Liderei uma equipe de vendas durante uma recessão difícil e contração de mercado de -35% para esmagar nossa meta de orçamento em 65% — com 100% de retenção de funcionários.

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Negociação

É raro que duas pessoas ou organizações desejem exatamente a mesma coisa e estejam olhando exatamente na mesma direção. As competências interpessoais de negociação entram em jogo quando são necessários compromissos e o ganho comercial está em jogo.

As competências de pensamento crítico e resolução de problemas são necessárias para chegar ao cenário ideal, enquanto as qualidades pessoais de paciência, perseverança e positividade oferecem a ambas as partes a chance de atingir seus objetivos em um resultado ganha-ganha. 

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Consolidei uma base de fornecedores de quinze para doze, negociando redução de custos de 15% e simplificando o processo operacional.

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Trabalho em equipe

O trabalho em equipe envolve entender o impacto de sua contribuição, contar com a ajuda de outras pessoas quando necessário e, em outras ocasiões, oferecer liderança. Essa habilidade interpessoal anda de mãos dadas com muitas das outras. É difícil ser um trabalhador colaborativo sem excelentes habilidades de comunicação e escuta.

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Colaborei com uma equipe multifuncional para lançar nosso principal serviço em dez novos mercados e atingir US$ 8 milhões em receita no primeiro ano.

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Audição ativa

Ouvir com a intenção de tomar uma ação positiva é uma das competências interpessoais mais produtivas. Demonstre preocupação com o interlocutor, estabeleça uma relação de confiança, faça perguntas pertinentes e caminhe para um entendimento comum.

Esclarecer e responder à medida que a conversa toma forma é uma ótima maneira de resolver um problema difícil ou chegar a uma conclusão surpreendente. As competências interpessoais de escuta ativa ajudam você a se envolver com o orador e a se concentrar em sua mensagem.

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Ajudei a presidir um painel de resolução de disputas para nosso departamento que buscava entender as queixas dos funcionários e encontrar soluções sustentáveis para todos.

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Solução de problemas

Identificar um problema e encontrar uma solução raramente é algo que pode ser feito por conta própria. Solicitar a opinião de outras pessoas e encontrar a melhor abordagem é fundamental neste negócio mais crítico de competências interpessoais.

A avaliação de possíveis soluções para um problema dependerá das perspectivas e experiências individuais; portanto, às vezes, quanto mais mentes estiverem envolvidas na solução de um problema, mais criativa a solução que pode ser encontrada.

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Identificamos um novo nicho de produto e lançamos nossa linha no mercado em tempo recorde — seis meses antes que nosso concorrente mais próximo conseguisse.

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Como incluir competências interpessoais no currículo

Você pode optar por incluir as competências interpessoais de resolução de problemas e comunicação (entre muitas outras) em sua seção de competências, pois elas podem ser procuradas pelo software ATS, mas existem maneiras mais poderosas e persuasivas e seções de currículo para realmente destacar suas competências interpessoais.

Primeiro, há aspectos mais profundos para cada competência interpessoal. Mencionar como você orientou um colega mais jovem em um momento difícil fará alusão às suas outras competências de liderança, oferecendo um exemplo muito mais específico.

Em segundo lugar, a seção de competências é frequentemente descartada pelos empregadores, pois é fácil reivindicar uma competência sem oferecer provas específicas. Claro, inclua algumas competências hiperespecíficas para a função, mas não recorra a competências gerais “comuns” ou o gerente de contratação pensará que você não tem nada de valor real a agregar.

A prova de suas competências pode vir no resumo do currículo, na seção de experiência profissional e também em sua carta de apresentação. Inclua as competências desejadas em sua história de carreira e indique como elas permitirão seu sucesso futuro. Use verbos de ação poderosos para descrever realizações e suas competências interpessoais saltarão da página.

Tenha em mente que todas essas competências interpessoais são combinações de outras competências. Por exemplo, ser um ouvinte ativo requer foco, investigação ativa e curiosidade. Excelentes competências de negociação incluem persuasão e pesquisa.

Se você pensar nos componentes de cada uma das sete principais competências interpessoais e ilustrá-las, estará oferecendo uma imagem mais individualizada de suas competências profissionais.

Dica do especialista

Como melhorar as competências interpessoais. Ser honesto sobre seus pontos fortes e fracos é um ótimo ponto de partida, mas o melhor lugar para começar é perguntar aos outros sobre suas experiências de interação com você. Para melhorar, há muitos recursos de treinamento on-line, cursos e livros. Claro, nada supera a boa e velha tentativa e erro. Escolha certas situações que não sejam excessivamente críticas e tente uma nova abordagem para ver como funciona para você.

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