1. Blog
  2. Entrevista de emprego
  3. Carta de agradecimento à empresa pela oportunidade [exemplo]
Escrito por Debbie BrideDebbie Bride

Carta de agradecimento à empresa pela oportunidade [exemplo]

15 min. de leitura
Carta de agradecimento à empresa pela oportunidade [exemplo]
Arte de:Vika Shibaeva
Parabéns pela oferta de trabalho! Poucos sentimentos profissionais são tão bons quanto o de ser aprovado em um processo de contratação. É por isso que este é o melhor momento para escrever e enviar uma carta de agradecimento à empresa pela oportunidade de emprego. Para isso, siga alguns passos simples e entenda como se comunicar da melhor maneira, em uma carta versátil.

Nada como uma oferta de trabalho para levantar o seu astral, especialmente após o resultado esperado em uma busca árdua por emprego. Até mesmo se você decidir recusar esta oportunidade, a recompensa por seus esforços ainda pode ser gratificante. De qualquer forma, uma carta de agradecimento para empresa pela oportunidade é necessária.

Nesse cenário, quanto antes você a enviar, melhor. A boa notícia é que prometemos que não vai demorar nem será difícil escrever. 

A seguir, destacamos uma série de passos simples, com dicas, modelos e exemplos para guiá-lo. Logo, neste post sobre carta de agradecimento à empresa, você verá:

  • O que é uma carta de agradecimento à empresa pela oportunidade de emprego?
  • Para que serve uma carta de agradecimento pela oportunidade de emprego?
  • Como escrever uma carta de agradecimento para empresa?
  • Modelos e exemplos de carta de agradecimento pelo trabalho

Precisando de ajuda para criar um currículo profissional? Experimente nossos modelos de currículo já testados e comece a construir o seu currículo vencedor!

O que é uma carta de agradecimento à empresa pela oportunidade de emprego?

A carta de agradecimento à empresa é uma maneira de agradecer à empresa pela oportunidade e expressar gratidão. Ao mesmo tempo, cartas de agradecimento também indicam se você está aceitando ou recusando a oferta. Elas podem incluir perguntas sobre o cargo ou até mesmo um pedido, finalizando detalhes da contratação.

Normalmente, o destinatário endereçado no agradecimento da carta é a mesma pessoa que lhe ofereceu o cargo, talvez o gerente de contratação com quem você interagiu desde que se candidatou ao trabalho.

Dica do especialista

Como é uma carta de agradecimento por oferta de trabalho e como enviá-la

Qualquer uma das seguintes formas de criar e enviar uma carta de agradecimento pelo trabalho é aceitável:

  • No corpo de uma mensagem de e-mail, sem se esquecer da sua assinatura e “obrigado” no assunto/título do e-mail.
  • Como um documento independente formatado como uma carta comercial:
  • anexado ou vinculado a uma mensagem de e-mail.
  • cópia impressa enviada pelo correio ou entregue em mãos.

Em todos os casos, certifique-se de incluir uma saudação apropriada seguida pelo nome ou sobrenome do destinatário (fora do Brasil, normalmente se usa o sobrenome): “Prezada Sra. Nome/Sobrenome”. 

Além disso, termine a sua carta de agradecimento pelo trabalho de forma cortês, por exemplo: “Atenciosamente” ou “Sinceramente”, logo antes de encerrar com o seu nome.

Por que uma carta de agradecimento pela oportunidade de emprego é importante e útil?

À primeira vista, agradecer a empresa pela oportunidade de trabalho é simplesmente uma cortesia profissional. Uma forma de demonstrar gratidão não apenas por receber a oportunidade de carreira, mas também pelo tempo e consideração que a sua candidatura recebeu durante o processo de recrutamento. Uma simples, mas poderosa forma de comunicação.

Oferta aceita

Não há maneira melhor do que uma carta de agradecimento para formalmente aceitar o emprego. Essa é uma prática recomendada, mesmo que você já tenha feito o agradecimento pessoalmente ou por telefone. 

Além disso, escrever uma carta de agradecimento estabelece bases para manter registradas futuras comunicações entre funcionário e empregador. Embora não seja destinada a substituir um acordo de emprego em qualquer sentido contratual legal, ela serve a um propósito administrativo.

As cartas de agradecimento pela oportunidade de emprego são uma forma conveniente de fazer perguntas sobre o cargo, confirmar detalhes do acordo de trabalho e solicitar questões adicionais para finalização.

Obrigado, mas não

Caso este seja o seu caso, as cartas de agradecimento para empresa permitem que você recuse a oportunidade educadamente, ao mesmo tempo que transmite gratidão. Ao fazê-lo, suas interações com este empregador vão terminar de maneira positiva, mantendo a porta aberta para possíveis futuros contatos.

Considerando o tempo e esforço investidos de ambos os lados no processo de contratação, uma carta de recusa respeitosa e bem redigida faz com que diminua as chances de restar qualquer sentimento ruim. Na prática, é mais um reforço para manter a primeira impressão que você criou desde o início.

Como escrever uma carta de agradecimento para empresa

Lá no início garantimos que esta carta não seria difícil de escrever nem consumiria muito tempo. Como um dos documentos mais curtos e simples que você precisará escrever em sua busca por emprego, uma carta de agradecimento para empresa deve incluir (nessa ordem):

  1. agradecimento;
  2. aceite ou recusa da oferta de trabalho;
  3. pergunta ou confirmação de detalhes e próximas etapas;
  4. fornecimento de informações de contato e mais um agradecimento.

Agora vamos conferir mais de perto o que dizer em cada uma dessas etapas.

1. Antes de qualquer coisa: agradeça

Vá direto ao ponto com o motivo pelo qual você está escrevendo: agradecer por esta oferta de emprego. Especialmente se for uma empresa de contratação de grande porte, certifique-se de agradecer ao empregador pelo nome e cargo, e também a seu departamento, se fizer sentido na ocasião.

Forneça brevemente o contexto ao demonstrar apreço pela consideração que você recebeu como candidato a vaga. Se alguém, além do destinatário da carta, também esteve envolvido em alguma etapa anterior do processo seletivo, seja revisando sua candidatura, participando de uma entrevista ou fazendo acompanhamento, mencione-o também pelo nome e dirija o agradecimento a essa pessoa também.

2. Hora de aceitar ou recusar a oferta de trabalho

Agora é a hora de responder diretamente à oferta de trabalho, aceitando ou recusando-a. No primeiro caso, está tudo bem parecer entusiasmado! Mas certifique-se de parecer natural também, sem necessidade de sentimentos exagerados ou efusivos.

Caso você precise recusar a oferta de trabalho, será preciso um pouco mais de habilidade. Esforce-se para ser educado, respeitoso e profissional, com um tom sincero e pessoal. Ser direto é melhor do que distante, mas evite ser muito brusco. Você também não vai querer parecer frio, desapegado, evasivo ou artificialmente formal.

Você pode até querer falar brevemente o seu motivo para não aceitar o cargo, mas não há necessidade de elaborar muito sobre isso. Indique o desejo de manter contato com o empregador visando futuras oportunidades.

3. Há mais por vir: peça para esclarecer ou confirme detalhes e quais serão as próximas etapas

O seu aceite da oferta de emprego pode trazer algumas perguntas ou declarações que confirmam seu entendimento do que foi acordado até agora. Seja breve sobre isso, no entanto, use o convite como um gancho para esclarecer detalhes do trabalho e da contratação. Talvez apenas indicar a sua disponibilidade para uma reunião ou chamada telefônica já seja suficiente para lidar com essas questões.

4. Aqui estou, obrigado novamente

Conclua a sua carta de agradecimento para empresa facilitando o contato do empregador com você. Forneça as suas informações de contato no parágrafo de encerramento, seguido pelas palavras finais de agradecimento pela oportunidade.

Dica do especialista

Revisar e aperfeiçoar

Por mais que agradecer à empresa pela oportunidade utilizando nossos conselhos de redação sejam importantes, há ainda algo de semelhante importância: a revisão. Antes de estar pronto para enviar, faça uma revisão minuciosa de tudo o que você escreveu.

Este não é um bom lugar para cometer deslizes. Tenha atenção em relação à ortografia e gramática, mantenha a formatação limpa e consistente, seja objetivo e conciso, e claro, use um tom cortês. Acima de tudo, verifique duas vezes o nome do destinatário e a grafia correta.

Modelos e exemplos de carta de agradecimento pelo trabalho

Sinta-se à vontade para adaptar os modelos e exemplos abaixo usando suas próprias palavras. Eles ilustram cartas de agradecimento que você pode usar para aceitar ou recusar uma oferta de emprego. Uma versão foi formatada para ser utilizada no corpo de uma mensagem de e-mail e a outra como um documento separado anexado ou vinculado a um e-mail. Este último também pode ser impresso para assinar e enviar.

1: Agradecimento e aceite de uma oferta de trabalho — Formato de mensagem de e-mail

Modelo editável de mensagem de e-mail: agradecimento e aceite de uma oferta de trabalho

Assunto: <Seu Nome>. Agradecimento e aceite.

Prezado(a) <Nome do Destinatário>,

Obrigado por me oferecer a oportunidade de trabalhar na <Nome da Empresa> como <título da posição ou descrição>. Agradeço o tempo e a consideração dedicados à minha candidatura <elabore se for apropriado>.

Estou muito feliz em aceitar o cargo e ansioso para <especifique algum aspecto sobre o trabalho, local de trabalho ou data de início>.

Por enquanto, gostaria de esclarecer <especifique o aspecto sobre o qual você tem dúvidas ou deseja confirmar>. Entre em contato comigo em <telefone e/ou e-mail> para agendar uma conversa, em algum horário de sua conveniência, e determinar os próximos passos.

Novamente, quero agradecer por esta oportunidade. Estou muito animado para começar na <nome da empresa>!

Atenciosamente,

<Seu Nome>

Copiado!

A seguir, um exemplo de carta de agradecimento pelo trabalho e aceite baseado no modelo de mensagem de e-mail acima.

Modelo editável de mensagem de e-mail: agradecimento e aceite de oferta de trabalho

Assunto: João Silva. Agradecimento e aceite.

Prezado Sr. Rodrigues,

Obrigado por me oferecer a oportunidade de trabalhar na TecnoSoft como analista de sistemas. Sou muito grato pelo tempo e consideração dedicados a minha entrevista na semana passada com a equipe de RH.

Estou muito feliz em aceitar o cargo e ansioso para começar a colaborar com a equipe de desenvolvimento de software da empresa.

Por enquanto, gostaria de esclarecer alguns detalhes sobre o processo de integração, especificamente a programação das duas primeiras semanas. Por favor, quando possível, entre em contato comigo no telefone 11-99999-9999 para agendarmos uma conversa e determinar os próximos passos.

Novamente, quero agradecer por esta oportunidade. Estou muito animado para começar na TecnoSoft!

Atenciosamente,

João Silva

Copiado!

2: Agradecimento por oferta de emprego e recusa — Formato de documento para carta

Modelo editável de carta: agradecimento e recusa de oferta de trabalho

<Meu Nome> 

<Meu Endereço> 

<Meu telefone> 

<Meu e-mail> 

<Data>

<Nome do Destinatário>

<Cargo do Destinatário>\ <Nome da Empresa>

<Endereço do Destinatário>

Prezado(a) <Nome do Destinatário>,

Obrigado por me oferecer a oportunidade de trabalhar na <Nome da Empresa> como <título da posição ou descrição>. Agradeço o tempo e a consideração que minha aplicação recebeu <elabore se apropriado>.

Lamento informar minha decisão de recusar o cargo neste momento. Quando confrontado com uma escolha diferente <elabore se desejar>, aquela alternativa pareceu mais adequada às minhas circunstâncias atuais.

Tendo a chance de <algum novo conhecimento ou insights que vieram à tona durante o processo de contratação> me deixou mais <especifique impressão> do que nunca com <algo impressionante sobre a organização>. Continuo interessado em <algo sobre as atividades/negócios/conquistas da organização> e espero manter contato.

Novamente, quero agradecer por esta oportunidade na <Nome da Empresa>.

Atenciosamente,

<Meu Nome>

Copiado!

A seguir, um exemplo de carta de agradecimento e recusa de oferta de trabalho baseado no modelo de documento de carta acima.

Modelo editável de carta: agradecimento e recusa de oferta de trabalho

Maria Souza

Rua das Flores, 123

São Paulo - SP

CEP: 12345-678

(11) 98765-4321

[email protected]

18 de outubro de 2023

Sra. Ana Torres

Gerente de RH

Empresa XYZ

Av. Paulista, 987

São Paulo - SP

01234-567

Prezada Sra. Ana Torres,

Obrigada por me oferecer a oportunidade de trabalhar na Empresa XYZ como gerente de marketing. Agradeço o tempo e a consideração que minha aplicação recebeu durante a entrevista com o time de liderança na semana passada.

Lamento informar minha decisão de recusar o cargo neste momento. Ao enfrentar escolhas diferentes e razões não relacionadas, aquela alternativa pareceu melhor adequada às minhas circunstâncias atuais.

Tendo a chance de conhecer a cultura inspiradora e o ambiente de trabalho colaborativo da XYZ, fiquei mais impressionada do que nunca com a excelente reputação da empresa. Continuo interessada no impressionante crescimento da XYZ e espero manter contato sobre futuras oportunidades.

Novamente, quero agradecer por esta oportunidade na Empresa XYZ.

Atenciosamente,

Maria Souza

Copiado!

Principais pontos para cartas de agradecimento por oferta de trabalho:

  • Enviar uma carta de agradecimento após receber uma oferta de trabalho é sempre a coisa certa a fazer, sem qualquer demora, e o momento certo é agora.
  • Além de expressar gratidão ao empregador, é o lugar ideal para formalmente aceitar ou recusar a oferta de trabalho. Sua carta de agradecimento e aceite pode incluir perguntas sobre o cargo ou um pedido para conversar e finalizar outros detalhes. Se você está recusando o cargo, transmitir gratidão continua apropriado, juntamente com o seu desejo de manter contato.
  • Escrever uma carta de agradecimento por oferta de trabalho é uma tarefa simples e direta.
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carreira8 min. de leitura
Janeiro Branco: mais da metade dos brasileiros não têm intenção de permanecer em ambientes de trabalho que não sejam saudáveis
Pesquisa Janeiro Branco 2024: Prioridades e Desafios na Saúde Mental no Trabalho
Ajuda para currículos10 min. de leitura
Pretensão salarial: 75% dos brasileiros entrevistados têm dúvidas sobre como colocá-la no currículo, aponta levantamento
Como colocar pretensão salarial no currículo? Estudo aponta dúvidas de 75% dos brasileiros
Carreira5 min. de leitura
Flexibilidade no trabalho: buscas por home office crescem no Google, apesar da redução das vagas remotas
Flexibilidade no trabalho: buscas por home office crescem no Google, apesar da redução das vagas remotas
Ajuda para currículos21 min. de leitura
Como mencionar a experiência profissional no currículo
Como mencionar a experiência profissional no currículo
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies