1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Como fazer currículo em PDF e ser chamado para a entrevista?
Escrito por Sandra Logan  (pseudônimo)Sandra Logan (pseudônimo)

Como fazer currículo em PDF e ser chamado para a entrevista?

13 min. de leitura
Como fazer currículo em PDF e ser chamado para a entrevista?
Como fazer currículo em PDF com geradores de currículo online, no Word e no celular. Modelos que aumentam a sua chance de ser chamado para entrevista.

Aprender o passo a passo de como fazer currículo em PDF é uma etapa essencial para quem está se candidatando a uma vaga de trabalho. Afinal, o PDF é o formato ideal para o documento que será enviado à empresa contratante.

A principal razão para isso, está no fato de que o PDF é um arquivo que protege o seu documento de edições não autorizadas. O formato permite que você restrinja as edições no documento. Isso é especialmente útil para manter a integridade das informações durante o processo de candidatura.

Essa característica aumenta a segurança e garante que nenhuma informação será perdida, seja por descuido de quem está acessando o material ou por outras razões. 

Já pensou enviar um currículo e sem querer um profissional da empresa contratante apagar o seu e-mail de contato ou algum dado relevante sobre sua experiência profissional? Pois é, ao optar pelo formato em PDF esse tipo de problema não acontece. 

Além disso, o PDF é amplamente reconhecido como um formato profissional para documentos.

Em resumo, o formato PDF oferece consistência na apresentação, é amplamente aceito e fornece segurança adicional. Todas essas características o tornam uma escolha ideal para currículos.

Mas, e aí, como fazer currículo em PDF? A seguir, responderemos a essa pergunta de três maneiras:

  • Como fazer currículo em PDF usando um software gerador de currículos?
  • Como fazer um currículo em PDF usando o Word?
  • [Bônus] Como fazer currículo em PDF no celular?

Dessa forma, você tem tudo o que precisa e pode escolher a opção que melhor atende às suas necessidades. 

Vale a pena lembrar que um sistema de criação de currículos oferece modelos prontos e editáveis, em padrão profissional, que seguem exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram. Logo, são a melhor alternativa para ampliar as suas chances de ser chamado para uma entrevista.

Como fazer currículo em PDF?

O passo a passo para fazer um currículo em PDF inclui: 

  1. Acesse o construtor de currículos escolhido.
  2. Selecione um dos modelos prontos.
  3. Edite incluindo seus dados pessoais, experiência profissional, formação acadêmica e outras habilidades.
  4. Vá até a área de download e escolha baixar o documento no formato PDF.

Observe na imagem abaixo que o construtor de currículo da Onlinecurriculos.com permite que você crie o seu currículo a partir de um modelo pronto, totalmente editável, testado por centenas de profissionais e facilita o download em PDF. Você só precisa clicar em um botão. 

Isso prova que aprender como fazer um currículo em PDF pode ser muito simples!

Como fazer um currículo em PDF usando o Word?

Para fazer um currículo em PDF usando o Word, siga as etapas abaixo:

  • Abra o Microsoft Word.
  • Crie um documento novo e insira suas informações.
  • Finalize e clique no menu “Arquivo”.
  • Selecione a opção “Salvar como”.
  • Escolha a pasta onde você deseja salvar o currículo.
  • Selecione "PDF".

Pronto, o arquivo será baixado em PDF.

Lembre-se, entretanto, que, antes de baixar o documento em PDF, você precisa aprender a organizar suas informações de forma interessante e profissional.

Esse cuidado é super importante para o seu currículo chamar a atenção dos recrutadores e destacar o seu nome entre tantos candidatos. 

No artigo, “ Como montar um currículo”, nós apresentamos um passo a passo simples que ensina tudo o que você precisa para criar um currículo poderoso. Vale a pena conhecer as nossas dicas e aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista, ok?

Dica extra de como fazer um currículo em PDF

Se você estiver usando o Word, um cuidado importante é salvar o documento também DOC ou DOCX. Estes são os formatos editáveis do sistema. 

Ao salvar suas edições nestes formatos, você garante que poderá editar o material, sempre que desejar. 

Nesse cenário, vale a pena lembrar que o formato PDF não permite edições, exceto se você o converter novamente em um formato “aberto”.

Por outro lado, caso sua opção tenha sido fazer um currículo em PDF usando o gerador de currículo, o formato editável estará sempre disponível, em qualquer dispositivo com acesso à internet, incluindo o seu smartphone. Além disso, é possível fazer o download no formato .docx e abri-lo no Word se quiser. 

Como fazer currículo em PDF no celular?

As etapas de como fazer curriculo pelo celular em PDF são:

  • Escolha um aplicativo: pode ser um gerador de currículo, Word ou Google Docs.
  • Crie um novo documento.
  • Escolha um modelo: em ferramentas de criação de currículo você terá acesso a modelos prontos e editáveis.
  • Preencha as informações.
  • Salve como PDF.

Além disso, após criar e salvar seu currículo em PDF, alguns aplicativos permitem que você:

  • compartilhe o documento direto por e-mail;
  • faça o upload em sites de empregos;
  • imprima diretamente do seu celular, se necessário.

Leia também: Qual é a melhor fonte para usar em um currículo?

Modelos de currículo em PDF

Encontrar modelos de currículo está cada vez mais fácil com a ajuda da internet. Entretanto, encontrar o modelo certo, que realmente vai te ajudar a conquistar a sonhada entrevista, é uma tarefa que exige um pouco mais de atenção. 

Você sabia, por exemplo, que apenas 2% dos currículos passam da primeira rodada do processo seletivo?

Isso significa que 98% dos candidatos ficam para trás simplesmente porque o currículo deles não chamou a atenção suficiente, seja por falta de qualificação ou por não despertar o interesse do recrutador. 

Por isso, escolher o modelo de currículo precisa ser uma etapa tão importante quanto a própria distribuição das informações. Tudo está interligado. 

A seguir, compartilhamos 5 modelos de currículo profissional que você encontra na Onlinecurriculo.com e que reúnem as características valorizadas pelos recrutadores. Confira! 

#1 Modelo Toronto

O modelo Toronto é um currículo inspirado na web. Sua organização está em ordem cronológica inversa, dando destaque para todas as informações do candidato. 

#2 Madri

Já o modelo Madri tem um design moderno e clean, sem deixar a personalidade de lado. As informações têm um bom destaque e o exemplo é interessante para quem está no início da carreira. Observe que a formação acadêmica é apresentada antes da experiência profissional. 

#3 Moscou

Criativo e com cores na medida, esse é um modelo interessante para quem quer dar um toque de arte no documento, sem exagerar. 

O grande destaque, além das cores, é a legibilidade facilitada. Fique atento, ao fazer currículo em PDF, para deixar espaço em branco que facilite a leitura. 

#4 Sydney

Um modelo clássico e, ao mesmo tempo, moderno, ele oferece uma estrutura em contraste que facilita a leitura e a avaliação das informações. 

#5 Nova Iorque

Já o modelo Nova Iorque tem a estrutura cronológica, é elegante e profissional, ideal para vagas em empresas mais tradicionais. 

Todos esses modelos podem ser criados online e transformados em PDF com um simples clique, dentro da Onlinecurriculos.com

Além disso, a ferramenta permite que você envie o documento por e-mail com facilidade, edite suas informações conforme o cargo para o qual está se candidatando e baixe o documento em .docx, se quiser.

Perceba que aprender como fazer currículo em PDF não precisa ser um bicho de sete cabeças, pelo contrário, pode ser bastante simples se você tiver as ferramentas certas na sua mão. 

Além das dúvidas que já respondemos acima, é comum recebermos outros questionamentos de quem está em busca de dicas de como fazer um currículo em PDF. 

Talvez você também tenha as mesmas incertezas ao criar o seu currículo, por isso, reunimos as respostas logo abaixo. Confira!

Perguntas frequentes sobre como fazer currículo em PDF

Como fazer um currículo simples em PDF?

Para fazer um currículo simples em PDF:

  • Use designs e modelos profissionais.
  • Defina o formato ideal (cronológico reverso, funcional ou híbrido).
  • Crie títulos para as seções.
  • Insira informações de contato.
  • Crie um resumo com declaração pessoal e objetivo.
  • Liste sua experiência profissional.
  • Apresente suas habilidades.
  • Conte sobre sua formação acadêmica.

Para escolher o formato ideal para a sua candidatura, indicamos que leia o artigo; “Melhor formato de currículo 2023 (+ exemplos gratuitos)”. 

Como fazer um currículo em PDF passo a passo?

O passo a passo para fazer um currículo em PDF é:

  • Escolha um editor de texto ou software gerador de currículo.
  • Inclua informações como nome, telefone e e-mail.
  • Liste suas experiências profissionais.
  • Inclua sua formação acadêmica.
  • Destaque habilidades relevantes para a posição desejada.
  • Use uma formatação simples.
  • Salve em PDF.

Como fazer um currículo em PDF no iPhone?

Para criar um currículo em PDF no iPhone, use aplicativos especializados na criação de currículo e processamento de texto disponíveis na App Store. Esse tipo de ferramenta oferece modelos prontos e editáveis, testados por profissionais e fáceis de usar. Além de aumentarem suas chances de ser chamado para uma entrevista.

Qual app usar para fazer currículo em PDF?

O app ideal para fazer um currículo em PDF são os geradores de currículo online especializados, porque te ajudam desde o início a produzir documentos informativos, objetivos e atraentes. Com esse recurso você tem acesso a modelos editáveis e otimizados para ser aprovado no ATS e por recrutadores.

O ATS, ou Sistemas de Rastreamento de Candidatos, é um recurso usado por empresas para filtrar candidatos, economizando muito tempo e energia do gerente de contratação.

Os algoritmos do sistema verificam os currículos e apenas uma seleção dos que foram aprovados passa a ser lida por um gerente de contratação humano.

Como vimos ao longo deste guia, aprender como fazer currículo em PDF, que seja aprovado por ATS e pelos recrutadores, pode ser um trabalho bem mais simples se você tiver ao seu lado as ferramentas corretas. 

Para isso, você pode contar com a OnlineCurrículo, um gerador de currículo online, que oferece modelos profissionais testados e que seguem as demandas dos empregadores.

O sistema é fácil de usar e seu currículo pode ser feito em poucos minutos. Experimente o gerador gratuitamente.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carreira6 min. de leitura
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Entrevista de emprego11 min. de leitura
Como montar um currículo sem experiência
Como montar um currículo sem experiência
Carreira5 min. de leitura
Flexibilidade no trabalho: buscas por home office crescem no Google, apesar da redução das vagas remotas
Flexibilidade no trabalho: buscas por home office crescem no Google, apesar da redução das vagas remotas
Ajuda para currículos17 min. de leitura
Formato de currículo funcional: Exemplos, dicas e modelos gratuitos
Formato de currículo funcional: exemplos, dicas e modelos gratuitos
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies