1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Melhor formato de currículo 2023 (+ exemplos gratuitos)
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Melhor formato de currículo 2023 (+ exemplos gratuitos)

24 min. de leitura
Melhor Formato de Currículo 2023 (+Exemplos Gratuitos)
Existem 3 formatos comuns de currículo: cronológico, funcional e uma combinação dos dois. Veja como escolher o formato certo para você.

O que é o formato de um currículo?

A frase “formato de currículo” costuma ser confusa, pois diferentes fontes usam esse termo para se referir a coisas distintas. 

No sentido mais básico, o formato de um currículo é o tipo de estrutura que seu currículo possui, dependendo da ordem em que as seções do currículo são apresentadas, como a seção de experiência profissional é escrita e quais seções recebem mais ênfase. 

Por exemplo, em um tipo de formato de currículo, a seção de competências pode ser excessivamente enfatizada, enquanto em outro, a experiência profissional será o centro das atenções.

3 principais tipos de formatos de currículo

Felizmente, quando se trata de escolher um formato de currículo, suas escolhas já estão restritas a três tipos principais:

  1. Cronológico reverso
  2. Funcional
  3. Híbrido

Cada um oferece vantagens únicas, e um não é melhor que o outro. Você pode até querer criar uma versão do seu currículo em cada formato, dependendo do cargo, da empresa ou mesmo do país em que está se candidatando. Um gerador de currículos on-line pode facilitar e muito alternar rapidamente entre as seções e passar de um formato para outro sem muito trabalho. 

Formato cronológico reverso

O antigo padrão, que era o formato cronológico reverso, provavelmente existe há quase tanto tempo quanto os currículos. E não é sem razão. Um formato cronológico ainda é a melhor maneira de mostrar a experiência profissional, especialmente em setores tradicionais, em que subir a escada corporativa é o caminho mais comumente aceito. Todos os melhores modelos de currículo se concentram nessa abordagem lógica.

“Reverso” refere-se ao fato de que este formato começa com seu local de trabalho atual (ou mais recente) e funciona de trás para frente até que você liste todas as suas experiências relevantes dos últimos dez anos. Embora você não precise incluir tudo o que fez nesse período de tempo (por exemplo, não é necessário elencar sua experiência de servidor em um currículo de arquiteto), deve prestar atenção a quaisquer lacunas na experiência profissional, uma vez que esse formato pode destacá-las rapidamente para o gerente de contratação.

O que fazer
  • Use um formato cronológico se sua experiência profissional for seu principal ponto de venda.
O que não fazer
  • Não escolha o formato cronológico apenas porque você acha que precisa, mesmo que não corresponda à sua experiência.
Reverse Resume Example

Exemplo de currículo reverso

Formato de currículo funcional

Para empregos em que as competências especializadas contam mais do que a experiência profissional, o currículo funcional pode ser um salva-vidas. Esse formato permite que você destaque seus conhecimentos desde o início do seu currículo em uma seção geralmente chamada de “Experiência”. Enquanto o formato de currículo cronológico mostra ao empregador o que você realizou no passado, o formato de currículo funcional é mais focado nas competências e nos conhecimentos especializados que você pode oferecer agora.

Uma vez que o formato de currículo funcional é mais flexível do que o cronológico, ele é uma ótima opção para uma variedade de situações de trabalho. Profissionais qualificados, freelancers, trabalhadores temporários, estudantes e até mesmo recém-formados podem se beneficiar ao destacar os pontos fortes sem precisar organizá-los categoricamente em posições anteriores que podem ser muito numerosas ou repetitivas.

O que fazer
  • Escolha um formato funcional se suas competências forem o aspecto mais importante do seu trabalho.
O que não fazer
  • Não crie um currículo funcional apenas porque você não tem experiência profissional em um campo de atuação que tradicionalmente exige um currículo cronológico.
Functional Resume Example

Exemplo de currículo funcional

Formato de currículo híbrido

Um formato híbrido é exatamente o que parece: a fusão perfeita dos formatos cronológico e funcional. A necessidade de um formato de currículo híbrido é muitas vezes ditada pela busca de emprego do candidato. Por exemplo, um freelancer que deseja se candidatar a um cargo em período integral pode querer começar o currículo com as principais competências antes de seguir com uma seção de experiência profissional para mostrar sua capacidade de trabalhar em ambientes semelhantes aos do possível empregador.

Muitos redatores profissionais farão um currículo híbrido enquanto ainda o chamarão de cronológico reverso. Destacar suas principais competências no topo é uma jogada genuinamente inteligente para muitas funções. A seção de experiência profissional não fica tão para trás e normalmente você ainda pode encaixar as duas funções mais recentes na página um.

A vantagem do currículo híbrido é que ele permite que o candidato a emprego chame primeiro a atenção do gerente de contratação para os pontos fortes, ao mesmo tempo em que fornece as informações da experiência profissional que muitas empresas tradicionais ainda esperam. Para candidatos cuja experiência se encaixa melhor em um currículo funcional, mas não tem certeza de como ele será recebido, um currículo híbrido é a escolha certa.

Aqui está um vídeo (em inglês) que pode ajudar você a escolher entre o formato cronológico e o híbrido.

O que fazer
  • Crie um currículo híbrido se quiser adotar uma abordagem inovadora, destacar competências importantes ou estiver fazendo uma transição de carreira.
O que não fazer
  • Não confunda o gerente de contratação ao enterrar ou ocultar certas seções que você sabe que são esperadas por ele.
Combination Resume Example

Exemplo de formato híbrido

Melhor formato para calouros

Se você se formou recentemente ou deve se formar em breve, pode estar se perguntando sobre o melhor formato de currículo para calouros. Talvez você não tenha muita experiência, e o melhor será se concentrar em sua formação e no que aprendeu por meio de seus estudos.

Com suas qualificações, você deve entrar em alguns detalhes sobre o que fez e quais módulos estudou. Isso dará ao gerente de contratação uma melhor percepção geral de quem você é e do que sabe. Os aspectos mais valiosos do seu curso devem ser destacados, você deve salientar como eles podem ser empregados na função. Mantenha o formato do seu currículo para calouros claro e conciso, não há necessidade desse documento ter mais de uma página.

Escolhendo o melhor formato de currículo (5 dicas principais)

Aqui estão nossas 5 dicas principais para escolher o formato de um currículo e finalizá-lo dentro de um gerador de currículos:

  1. Escolha um formato de currículo alinhado com o tom e a marca do seu possível empregador.
  2. Na dúvida, um modelo mais simples e tradicional é uma escolha mais segura do que um mais excêntrico.
  3. Seu modelo deve conter um equilíbrio saudável de espaço em branco e texto para não sobrecarregar o leitor com informações.
  4. Decida quais seções de currículo são mais importantes para sua experiência e escolha um formato de currículo projetado para se concentrar nelas.
  5. Não tenha medo de deslocar as seções ou experimentar um formato diferente para ver qual versão do seu currículo funciona melhor.

Confira este vídeo (em inglês) para obter mais dicas sobre como decidir qual formato é ideal para você.

Se você tivesse passado pelo menos parte de sua carreira acreditando que havia apenas uma maneira correta de formatar um currículo, nós entenderíamos. A maioria das pessoas está familiarizada com o formato de currículo cronológico reverso, que determina que você comece seu currículo com sua posição mais atual e cite as anteriores, da mais recente até a mais antiga, a partir daí. 

Embora o formato cronológico ainda seja o formato mais comum, isso não significa que seja adequado para todos. Muitos candidatos acham que selecionar um formato de currículo diferente permite que eles destaquem suas diversas experiências e competências únicas. É uma maneira de se destacar, mas apenas se permitir que você exponha suas qualidades da maneira mais eficaz.

Da mesma forma, muitos gerentes de contratação visionários não estão mais procurando funcionários comuns. Eles querem que os candidatos demonstrem um espírito empreendedor e uma vontade de se adaptar ao local de trabalho do futuro. Embora o formato cronológico ainda funcione melhor para comunicar posições anteriores, adicionar elementos de um formato funcional para criar um formato híbrido pode diferenciar rapidamente um candidato inovador.

Nos capítulos abaixo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como selecionar os formatos de currículo perfeitos, incluindo:

  1. Os três principais tipos de formatos de currículo e as diferenças entre eles.
  2. Qual formato escolher em 2023 com base nas tendências atuais de contratação.
  3. Principais dicas para escolher um modelo de currículo para ajudar você a começar.
Insight estatístico

Muitos gerentes de contratação podem gastar menos de 30 segundos revisando um currículo. A formatação limpa, sem erros ortográficos ou gramaticais, é uma das primeiras coisas que eles percebem, de acordo com o Mashable.

Qual formato de currículo usar em 2023

Em última análise, nenhum formato de currículo é mais correto do que outro. Tudo se resume à sua experiência, setor e potencial empregador. Ao escolher um formato de currículo para 2023, há algumas perguntas que você pode fazer para determinar qual formato de currículo é o ideal para seu caso.

Se responder SIM a qualquer uma das perguntas a seguir, considere mudar do formato cronológico para o funcional ou híbrido:

  • Tenho um conjunto de competências raras que quero que o empregador perceba imediatamente?
  • Estou mudando para uma carreira ou função de trabalho diferente, na qual não tenho experiência profissional anterior?
  • Aprendi uma variedade de competências importantes em apenas uma ou duas posições?
  • Meu possível empregador apreciará uma abordagem nova e direta para a formatação de currículos?

Embora o uso de currículos híbridos aumentem nos próximos anos, isso não significa que o formato não tradicional seja para todos. Aqui estão algumas situações em que o formato cronológico é provavelmente a melhor escolha:

  • O conhecimento que você obteve em locais de trabalho anteriores é mais importante do que competências independentes.
  • Você está se candidatando a uma grande empresa que tem uma estrutura tradicional.
  • Sua concorrência provavelmente tem planos de carreira tradicionais com empregadores impressionantes.
  • Você tem uma quantidade considerável de experiência profissional diretamente relacionada à posição que está se candidatando.
  • Você trabalhou em outras empresas comparáveis ao seu possível empregador.

Também fizemos um gráfico para que seja possível identificar qual formato de currículo é o melhor para você:

Formato de currículo  Cronológico Funcional Híbrido
Propriedades Foco na experiência profissional. Uma opção para quem está começando a carreira. Uma combinação dos formatos funcional e cronológico.
  Ótimo para carreiras corporativas tradicionais. Melhor para quem tem experiência mínima de trabalho. Geralmente começa com uma seção de experiência seguida por um histórico de trabalho mais curto.
  Mais esperado pelos gerentes de contratação. Foco em competências e traços de personalidade. Uma ótima opção para pessoas em áreas criativas ou freelancers.

Como as tendências de emprego para 2023 influenciam as escolhas de formatação do currículo

Não é surpresa que em 2023 a maneira como trabalhamos esteja mudando — de verdade! E isso afeta tudo, desde os métodos de condução de sua busca de emprego até a formatação do seu currículo. Com mais empresas favorecendo equipes remotas, horários flexíveis e candidatos especializados, há muito a se adaptar na hora de encontrar uma nova posição ou até mesmo começar uma carreira do zero. Seu currículo deve mostrar que, em um momento de mudança, você tem o que é preciso.

Neste capítulo, discutiremos algumas das principais tendências para o trabalho em 2023 e como você pode ajustar suas opções de formatação de currículo para aumentar suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos. Aqui está o que vem pela frente:

  1. Trabalhar em casa: uma benção ou uma maldição?
  2. O papel dos freelancers no mercado.
  3. Trabalhadores especializados lideram o caminho.
  4. Entrando no mercado de trabalho em 2023.
  5. Como a tecnologia moderna está mudando as práticas de contratação.

Formatando um currículo para uma posição remota

Para muitos, o trabalho remoto pode ser uma experiência totalmente nova, e ele não vai desaparecer tão cedo. As empresas viram as vantagens de trabalhar em casa no aumento da produtividade, no moral dos funcionários e na redução dos custos indiretos.

Boa sorte na compra de uma nova cadeira para o escritório em casa!

O formato de currículo escolhido para uma posição remota depende muito do tipo de trabalho que você faz. Existem muitos setores em que o fato de você estar trabalhando em casa não significa que você deva abandonar um currículo cronológico. No entanto, se houver outros fatores em jogo, por exemplo, você estiver procurando trabalho criativo em meio período enquanto ainda mantém outro emprego, considere um formato de currículo híbrido para mostrar uma imagem mais clara do que você faz. Só não se esqueça de rotular as posições remotas como tal, para que o empregador em potencial veja que você se sente confortável com um ambiente conectado digitalmente.

O melhor formato de currículo para freelancers em 2023

Depois de muito lutar em um mundo de trabalho projetado para funcionários tradicionais, em 2023 os freelancers estão finalmente à frente do jogo.

Então, para freelancers que desejam conseguir uma vaga tão sonhada, qual é o melhor formato de currículo? Depende dos seus objetivos. Para freelancers que desejam permanecer em sua situação atual, um currículo funcional pode servir como uma ótima maneira de mostrar aos clientes do que eles são capazes. 

Um currículo híbrido pode ser uma ótima opção se suas competências forem seu ponto de venda, mas também existirem alguns empregadores anteriores impressionantes que mereçam ser mencionados. Finalmente, se você estiver fazendo a transição para o trabalho em tempo integral, um currículo cronológico pode ser a escolha certa.

Como destacar o conhecimento especializado em um formato de currículo

Segundo a McKinsey, a especialização é o caminho do futuro. Os funcionários que conseguem realizar muito bem uma única tarefa provavelmente terão mais destaque do que os generalistas no longo prazo. Os empregos com baixos salários serão substituídos por funcionários que tenham um conhecimento superior dos produtos e do mercado (pense em “superagentes” em vez de apenas trabalhadores de call centers). Muitas pessoas precisarão aprender novas competências e se concentrar no desenvolvimento de carreira para ter as melhores chances de avanço futuro.

Então, o que essas mudanças significam para a formatação do seu currículo? Por um lado, as empresas querem saber o que você pode trazer de benéfico para elas. Um formato de currículo híbrido pode ajudar a destacar seu conhecimento especializado sem parecer que você não tem muita experiência no setor para mostrar. Se você concluir algum treinamento ou certificação este ano, também poderá formatar seu currículo para incluir uma seção adicional para mostrá-los.

Insight estatístico

1 em cada 16 trabalhadores precisará mudar de ocupação até 2030, de acordo com o relatório da McKinsey. Se uma mudança de carreira estiver no horizonte, seu formato de currículo pode ajudar a dar a você uma chance de lutar contra candidatos mais estabelecidos. Considere o formato funcional se você não tiver experiência no novo campo de atuação, e o formato híbrido se tiver de 1 a 3 posições relacionadas para mostrar.

O melhor formato de currículo para recém-formados em 2023

Os recém-formados estão enfrentando um momento difícil para entrar no mercado de trabalho, pois as empresas reduziram o número de contratações e de estagiários de nível básico que estão dispostas a aceitar. No entanto, nem tudo são más notícias. Embora muitas empresas tenham um congelamento temporário de contratações, elas esperam atingir os níveis de contratação pré-pandemia até o verão de 2023, segundo a Forbes.

Quando se trata do melhor formato de currículo para recém-formados em 2023, flexibilidade e competências são tudo. Isso não significa que você deve pular direto para um formato de currículo funcional. Os gerentes de contratação desconfiam dos graduados que tentam cobrir a falta de experiência de trabalho concentrando-se apenas nas competências. Se você tiver alguma experiência anterior adquirida durante um estágio, pode ser suficiente criar um formato de currículo cronológico ou híbrido, se essa for a melhor opção para o seu setor.

Insight estatístico

Ótimas notícias para os recém-formados — está se tornando mais fácil encontrar um emprego com menos experiência. De acordo com a Forbes, mais de 70% das funções hoje têm menos requisitos do que há um ano. 

Formatando seu currículo para ser aprovado no ATS

Você sabia que dois terços dos currículos enviados para uma única posição nunca chegam à mesa do gerente de contratação? Isso porque um representante de RH humano não é mais o primeiro guardião quando se trata de fazer novas contratações. Uma grande porcentagem dos locais de trabalho atuais está empregando ATS (Sistemas de Rastreamento de Candidatos) para ajudar a filtrar candidatos, economizando muito tempo e energia do gerente de contratação.

Os algoritmos do ATS verificam os currículos em busca de palavras-chave e os classificam em relação aos outros candidatos. Apenas uma seleção dos que foram aprovados passa a ser lida por um gerente de contratação humano. Você pode ter toda a experiência e as competências certas, mas se não as formatar corretamente, há uma grande chance de perder a oportunidade de uma entrevista. 

Dica do especialista

Quando se trata de formatar seu currículo para ser aprovado no ATS, aqui está o que recomendamos:

  1. Escolha um formato que seja bem organizado e fácil para o ATS analisar.
  2. Rotule suas seções com títulos padrão como “Experiência profissional” ou “Formação” em vez de nomes mais criativos que possam confundir o ATS.
  3. Certifique-se de que seu currículo esteja livre de erros de ortografia, pois o ATS não entenderá nem mesmo erros de digitação óbvios.
  4. Baixe seu currículo em um formato de fácil leitura para o ATS, Docx ou PDF são dois dos mais comuns.
  5. Evite elementos gráficos ou imagens que contenham texto importante, pois o ATS não poderá isolá-los.

Principais conclusões e 5 principais dicas de formatação de currículo

Esperamos que este guia para formatos de currículo tenha preparado você para fazer a melhor escolha para sua própria experiência e objetivos de carreira no cenário em constante mudança de 2023. Aqui estão nossas 5 principais dicas de formatação de currículo para serem lembradas:

  1. O formato de currículo cronológico reverso continua sendo o mais comum e a melhor escolha para empresas tradicionais em que a experiência profissional é o fator mais importante.
  2. Os currículos funcionais permitem que você se concentre em conhecimentos ou competências especializadas, mas não devem ser usados apenas para cobrir lacunas no histórico de trabalho.
  3. O uso do formato híbrido está ganhando cada vez mais popularidade, pois chama a atenção para a especialização e ainda oferece a seção de experiência profissional que a maioria dos gerentes de contratação espera.
  4. Em uma economia difícil, os candidatos ao emprego precisam estar em sintonia com as necessidades de seu possível empregador e fornecer o tipo certo de formato de currículo, mesmo que isso signifique inovar.
  5. O ATS será o primeiro teste do formato do seu currículo, portanto, otimize-o corretamente.

A maneira mais fácil de criar um formato de currículo limpo — ou alternar facilmente entre dois tipos diferentes — é com um modelo de currículo. Os modelos de currículo permitem que você tenha certeza de que sua formatação esteja precisa, atraente e otimizada para o ATS, tudo isso sem ter que gastar horas lutando com softwares de design gráfico. Confira também nosso blog sobre: “Como montar um currículo”.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Ajuda para currículos17 min. de leitura
Como listar a formação em seu currículo
Como listar a formação em seu currículo
Ajuda para currículos9 min. de leitura
40 hobbies e interesses pessoais para incluir em seu currículo
40 hobbies e interesses pessoais para incluir em seu currículo
Carta de apresentação32 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Ajuda para currículos9 min. de leitura
Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies