1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Como mencionar a experiência profissional no currículo
Escrito por Rolf BaxRolf Bax

Como mencionar a experiência profissional no currículo

21 min. de leitura
Como mencionar a experiência profissional no currículo
Saiba exatamente como descrever a experiência profissional no currículo. Existem formatos específicos preferidos pelos gerentes de contratação e recrutadores e vamos abordá-los aqui.

Como escrever a seção de experiência profissional

A seção de experiência profissional do currículo é uma das seções de currículo mais influentes e muitas vezes mais difíceis de acertar.

A experiência profissional/histórico de trabalho no currículo é onde as descrições de empregos anteriores e as experiências profissionais dão credibilidade a uma candidatura ou entrevista. Todas as outras informações e seções no currículo, desde hobbies até a declaração pessoal, enquadram a lista de experiências de trabalho relevantes nos últimos 10 a 15 anos. Então, como descrever minha experiência profissional no currículo?

Este guia mostrará tudo o que você precisa saber sobre como incluir a experiência profissional no currículo, como:

  • Por que a experiência profissional no currículo é importante
  • O que incluir (e não incluir) na experiência profissional no currículo
  • O melhor formato a seguir para descrever seu histórico de trabalho
  • Exemplos de experiência profissional em CV de todos os setores
  • Dicas práticas de como mencionar a experiência profissional no currículo
  • Como listar seu trabalho atual e cargos anteriores
Dica do especialista

A regra das cinco palavras. Pense em cinco palavras que resumiriam sua carreira. Como você descreveria sua experiência? Essas cinco palavras devem ser bem contundentes na seção de experiência profissional. O gerente de contratação não vai se lembrar das frases que você escreve, mas se ele parar de ler e mantiver essas cinco palavras (ou mais) em mente, seu currículo terá feito seu trabalho.

Por que a experiência profissional no currículo é tão importante?

Antes de entrarmos nos meandros de como mencionar a experiência profissional no currículo, eis por que isso é importante. O gerente de contratação ou empregador analisa o currículo para responder a uma pergunta:

A experiência profissional dessa pessoa a qualifica para esse cargo?

A seção de experiência profissional do seu currículo é a base que o qualifica ou desqualifica para uma entrevista ou a próxima etapa do processo de contratação. Esta seção de currículo usa os últimos 10 a 15 anos de histórico de carreira relevante para informar a um possível empregador se você tem a experiência profissional que atenda aos requisitos da função. A seção de experiência profissional dá credibilidade à sua candidatura e deve complementar todos os outros aspectos de seus materiais de candidatura (outras seções no currículo, carta de apresentação, portfólio etc.).

Como adiciono experiência ao meu currículo: o que incluir

Na maioria dos casos, a escolha de quais empregos incluir em seu currículo deve depender do seu histórico de trabalho e do tipo de emprego para o qual você está se candidatando. Em geral, trabalhe em ordem cronológica inversa (em um formato de currículo geralmente conhecido como formato cronológico reverso), começando com sua posição mais recente no topo da página e inclua os últimos 10 a 15 anos de histórico de emprego. A ordem cronológica inversa funciona melhor para a maioria dos candidatos a emprego.

Se você tiver um histórico de trabalho disperso, não se estresse. A troca de emprego é mais comum e mais amplamente aceita hoje em dia, especialmente entre a força de trabalho mais jovem. Incluir períodos curtos de meio período e projetos paralelos é bom se essas experiências profissionais estiverem diretamente relacionadas ao emprego ou apresentarem competências que se sobreponham ao cargo. Esteja preparado para responder a perguntas sobre suas escolhas de carreira enquanto considera a experiência profissional no currículo, tenha uma resposta confiante sobre sua carreira e seja franco sobre o nível de compromisso que você está procurando. Depois de escolher as posições, vamos mergulhar nos pontos específicos sobre a experiência profissional no currículo. As descrições devem incluir:

  • Fatos focados em resultados: o gerente de contratação já conhece o básico. Esses pontos devem se concentrar em como você gerenciou especificamente a posição com inovação.
  • Verbos de ação: verbos de ação fortes prendem o leitor. Negociou! Explorou! Transformou! Isso também evita que você caia na armadilha de usar uma variedade de adjetivos.
  • Informações quantitativas: os números se destacam para o gerente de contratação. Eles são específicos e tangíveis. Você aumentou a base de leitores de um cliente em 300% ou gerenciou 200 itens em um leilão silencioso. Deixe suas conquistas brilharem!
  • Treinamento no local: destaque competências e certificações adquiridas no trabalho. Isso mostra iniciativa e habilidades de outra forma negligenciadas.
  • Prêmios e honras: se você se destacou no cargo por ter feito um ótimo trabalho, vá em frente e se gabe. Seus exemplos de experiência profissional no currículo devem ser projetados para impressionar.
Dica do especialista

Como escrever um CV de estudante? O currículo de estudante para um primeiro emprego deve conter detalhes completos sobre sua formação (pois isso atestará sua capacidade de se concentrar e conquistar) e, idealmente, também conter detalhes sobre quaisquer trabalhos de estudante ou trabalho voluntário que você tenha feito enquanto estudava. Não importa o quão servil foi tal trabalho, o mais importante é que você entenda a responsabilidade de trabalhar com remuneração. 

Como listar a formação em seu currículo
Artigo relacionado
Como listar a formação em seu currículo

Saiba mais sobre as práticas recomendadas para listar a formação no currículo, além de dicas para circunstâncias especiais.

Experiência de trabalho no currículo: o que evitar

Sempre assuma que o leitor — neste caso, o gerente de contratação — não precisa de explicações. Você também tem muito pouco espaço para divagar em seu currículo. 

Libere espaço não incluindo:

  • O que a organização faz: seu currículo é sobre você. O gerente de contratação não precisa ouvir sobre a empresa em que você trabalha.
  • Os requisitos básicos de sua posição: isso está implícito em seu cargo e brilhará em seus tópicos focados em resultados.
  • Em outras palavras: na maioria das vezes, economize espaço cortando palavras como “eu” e “o/a”.
  • Qualquer coisa irrelevante: se você tiver responsabilidades menores em uma posição que não se relaciona com o novo cargo, deixe-as de fora. Cada marcador e cada palavra ocupam um espaço precioso no currículo — faça valer cada um deles.
Exemplos de experiência profissional
  • Presidiu uma equipe de projeto por meio de um processo de mudança, reduzindo 5% de nossa base de custos.
  • Superou a equipe de vendas na atração trimestral de novos negócios em 67%.
  • Executou o lançamento do software para doze departamentos em dois meses.
  • Resolveu o recorde de 150 reclamações de clientes por semana na empresa.
  • Retificou uma lista de questões pendentes que estavam inativas há mais de um ano.
Copiado!
Dica do especialista

 Se você é recém-formado com pouca ou nenhuma experiência profissional, considere adicionar suas notas finais ao currículo. À medida que você adquirir experiência profissional ao longo dos anos, deve substituir as notas por experiência profissional relevante.

Qual é o formato mais eficaz para a experiência profissional no currículo?

Em um nível básico, o layout da experiência profissional normalmente inclui:

  • Cargo, nome da empresa, local de trabalho
  • Mês e ano de início e de término do cargo
  • Entre três e seis pontos descrevendo brevemente o impacto que você causou na empresa

A experiência profissional/histórico de trabalho no currículo também deve incluir:

  • Marcadores claros e concisos que demonstram os resultados positivos do seu trabalho
  • Verbos poderosos
  • Números e fatos explicados
  • Crescimento entre posições
  • Palavras-chave específicas extraídas da descrição do cargo
Melhor formato de currículo 2023 (+ exemplos gratuitos)
Artigo relacionado
Melhor formato de currículo 2023 (+ exemplos gratuitos)

Existem 3 formatos comuns de currículo: cronológico, funcional e uma combinação dos dois. Veja como escolher o formato certo para você.

Exemplos de experiência profissional no currículo

Aqui estão alguns exemplos de experiência profissional no currículo para vermos as diferenças entre um primeiro rascunho e o rascunho final. Como você descreve sua experiência da maneira mais sucinta possível?

Exemplo 1: Experiência profissional em CV para um professor. Digamos que você esteja se candidatando para ser professor de ciências do ensino médio em uma escola. A nova descrição do cargo enfatiza a importância do envolvimento fora da sala de aula. A descrição do cargo especifica que se está buscando professores que desejam crescer por meio do desenvolvimento profissional.

 Primeiro rascunho:

  • Dei aulas de ciências para a 5ª série
  • Aconselhei os alunos fora da aula
  • Participei de uma conferência sobre aprendizagem socioemocional

Rascunho final:

  • Desenvolvi e ensinei matérias em três seções de Ciências da Terra
  • Aconselhei 20 alunos anualmente, com intuito de acompanhar o crescimento e abordar desafios e pontos fortes individuais
  • Fui convidado a participar da conferência anual de professores para desenvolver táticas modernas de aprendizagem socioemocional em sala de aula

Exemplo 2: Experiência profissional em CV para gerente de marketing de conteúdo. Os gerentes de marketing de conteúdo abrangem uma ampla gama de responsabilidades. O recrutador terá uma noção geral de sua experiência profissional — não há necessidade de começar do zero — mas pontos específicos baseados em resultados prosperarão aqui.

Primeiro rascunho:

  • Gerencio uma equipe de redatores freelancers em uma grande agência de marketing de São Paulo e garanto que eles façam o trabalho dentro do prazo
  • Conversei com clientes e descobri o que seria melhor para a marca deles
  • Antes da publicação, revisei todo o conteúdo

Rascunho final:

  • Supervisionei uma equipe de 25 redatores freelancers e simplifiquei o pipeline de conteúdo da idealização à publicação
  • Aconselhei os clientes sobre táticas de estratégia de conteúdo de curto e longo prazo, ao mesmo tempo em que esclareci a voz personalizada da marca
  • Editei e copie o conteúdo para manter a consistência em vários canais

Exemplo 3: Experiência profissional no currículo para garçom. O serviço de alimentação é dinâmico. Qualquer coisa que reduza o tempo de busca do gerente pela metade tem mais chances de conseguir o emprego. Certifique-se de procurar palavras-chave no anúncio de emprego, como “experiência de bartender de coquetéis artesanais” ou “jantar requintado”. Claro, você pode aprender — e aprenderá — no trabalho, mas os restaurantes têm tempo mínimo para treiná-lo no básico. Seja confiante e claro sobre o seu passado.

 Primeiro rascunho:

  • Atendi mesas em um restaurante movimentado do centro de São Paulo
  • Na maioria das vezes, eu cuidava do bar durante a noite e aos fins de semana
  • Treinei alguns hosts

Rascunho final:

  • Servi almoço e jantar por quatro anos em um restaurante premiado do centro
  • Atuei como bartender principal durante o pico de fim de semana e horário noturno, especializado na criação de coquetéis artesanais
  • Gerenciei e simplifiquei métodos de treinamento para novos hosts e garçons

Exemplo 4: Exemplo de experiência profissional no currículo para assistente executivo. A personalidade desempenha um papel tão importante no gerenciamento calmo da agenda e do estilo de vida de um executivo ocupado. O tom do seu currículo deve ser equilibrado e confiante no que se espera de um assistente executivo. Tente estar sempre um passo à frente do que seu chefe precisa antes mesmo de começar o trabalho.

Primeiro rascunho:

  • Fiz planos de viagem em nome da equipe executiva
  • Fiz orçamentos para o escritório e gerenciei despesas
  • Treinei outros assistentes e ajudei na contratação

Rascunho final:

  • Gerenciei viagens domésticas e internacionais complexas para cinco executivos C-level
  • Reduzi os custos de gerenciamento de despesas em 35% e aperfeiçoei o sistema de rastreamento de despesas para todas as contas de gerenciamento de escritório
  • Contratei, treinei e orientei uma equipe de cinco assistentes de equipe, incluindo uma equipe sazonal de estagiários de vendas

Exemplo 5: Exemplo de experiência profissional no currículo para representante de vendas. Fatos e números comprovados são seu maior ativo como representante de vendas. Sua última posição mediu seu crescimento de vendas pessoal ou de equipe? Desenterre esses números para trabalhá-los em sua seção de experiência profissional. Em seguida, explique os métodos que você aplicou no trabalho em si para que isso acontecesse. Este exemplo de experiência profissional no currículo oferece algumas ideias:

Primeiro rascunho:

  • Aumentei a receita de vendas todos os meses
  • Fiz com que vários novos clientes assinassem nossos produtos
  • Mudei a forma como falamos sobre o nosso produto

Rascunho final:

  • Aumentei de forma exponencial a receita mensal de vendas, superando o crescimento de 150% para o departamento após apenas 6 meses
  • Desenvolvi e fiz com que 10 novos clientes-chave assinassem nossos produtos, pesquisando cantos anteriormente desconhecidos de nosso setor
  • Reformulei o script de representantes de vendas e voz da marca para atendimento ao cliente eficiente e personalizado
Dica do especialista

Quais competências eu coloco no currículo? Ao considerar a experiência profissional no currículo, você deve procurar fazer o melhor uso possível do espaço. Sempre haverá uma seção de competências separada, em que você pode listar competências interpessoais e competências técnicas, portanto, certifique-se de que isso esteja relacionado à experiência que você mencionou com cada empregador, mas ela deve adicionar ao quadro geral, em vez de ser uma simples repetição de tudo. Se você adicionar uma competência interessante que você não mencionou na seção de experiência profissional, o empregador provavelmente perguntará sobre ela na entrevista.

Dicas de gramática para listar o histórico profissional no currículo

Deve-se escrever sentenças? Frases? Declarações? Deve-se escrever um currículo para o primeiro emprego? Aqui estão algumas regras gramaticais básicas para escrever seus marcadores de experiência profissional.

  • Escreva em frases, muitas vezes começando com um verbo forte. Não há necessidade de escrever “eu” para começar a frase — isso está implícito.
  • Tempo verbal: se você ainda estiver em sua posição atual trabalhando no cargo descrito, use o tempo presente. Para cargos anteriores ou projetos concluídos, escolha o tempo passado.
  • Não tenha medo de destrinchar o dicionário de sinônimos — especialmente para sinônimos de “liderar, gerenciar e treinar” — mas mantenha as palavras que você usaria. Não há necessidade de gabaritar a seção verbal do vestibular.

Ajustando o histórico profissional no currículo para cada candidatura

Em vez de se candidatar em massa a todos os anúncios de emprego na internet com o mesmo currículo, reserve um tempo para adaptá-lo:

Além do fato de que 36% dos gerentes de contratação descartam currículos que não parecem personalizados para uma determinada função, um currículo e uma candidatura personalizados:

  • Mostram ao gerente de contratação que você dedicou algum tempo para se candidatar e que o cargo oferecido não era só mais um dos 50 lugares diferentes para os quais você enviou seu currículo.
  • Superam a filtragem automática de palavras-chave que empresas maiores podem usar para selecionar automaticamente os candidatos em seu Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS). Suas amostras de experiência profissional precisam ser analisadas pelas máquinas primeiro.
  • Examine suas diversas experiências para se concentrar na experiência mais relevante para um cargo específico. Por exemplo, se você já teve um emprego em que era “pau para toda a obra”, a menos que esteja se candidatando a outra posição generalista, essa estratégia oferece a chance de concentrar sua experiência profissional nas funções mais relevantes para o novo cargo.

Reiniciar esse processo toda vez que você se candidatar a um novo emprego pode parecer excessivo. Idealmente, quanto mais tempo você dedicar para personalizar seu currículo, para menos empregos você precisará se candidatar.

Mais exemplos de experiência profissional
  • Incentivei a equipe de gerenciamento a entregar vendas extras de US$ 950 mil.
  • Examinei o mercado e dupliquei a participação de mercado com o lançamento de um novo produto.
  • Implementei uma nova solução de software que reduziu o tempo de compilação em 34%
  • Iniciei uma campanha de recrutamento que contratou quinze pessoas em três meses.
  • Minimizei os tempos de espera por cirurgia em 15 minutos, aumentando a satisfação do paciente em 25%
Copiado!

Até quando no passado deve ir a experiência profissional do seu currículo?

Sua experiência profissional no currículo deve conter todas as informações relevantes para você garantir a função. Isso ditará a quantidade de experiência profissional que você pode incluir no currículo. 

Se você tiver uma carreira de 30 anos, pode optar simplesmente por listar os empregadores dos primeiros 10 a 15 anos e usar seu precioso espaço de currículo para descrever as experiências de currículo mais recentes. No entanto, se sua carreira tiver 15 anos ou menos, você definitivamente deve incluir toda a sua experiência profissional. 

Em termos da quantidade de experiência profissional em seu currículo, tente fornecer mais informações sobre as funções mais recentes. Faça uso de marcadores e textos sólidos depois de listar os detalhes do empregador e da data — como você pode ver em nossos muitos exemplos de currículo.

Dica do especialista

Devo colocar seminários no meu CV? Normalmente, um seminário de um ou dois dias não seria incluído na experiência profissional no currículo. Se o treinamento ou evento educacional tiver um certo prestígio ou durar mais de uma semana, considere incluí-lo na seção de formação, mas como qualquer pessoa pode participar de um seminário, isso não dará uma grande indicação quanto ao seu nível individual de adequação para o cargo. Você certamente terá informações mais importantes para compartilhar.

Resumo

  • Concentre-se nos resultados de seu histórico profissional no passado. Liste apenas a experiência profissional que seja relevante para o cargo para o qual você está se candidatando.
  • Destaque-se com verbos de ação fortes
  • Seja específico: use números e fatos
  • Fale no passado quando o emprego estiver concluído, e no presente quando você ainda estiver no cargo.
  • Corte palavras de preenchimento ou adjetivos desnecessários.
  • Alinhe seus marcadores de histórico profissional para corresponder à descrição do cargo.
  • Certifique-se de que a experiência profissional no CV remonta a um período de tempo adequado

A experiência profissional em um ótimo currículo ajuda os empregadores a saber em 10 segundos ou menos se você está qualificado para o trabalho. Ela deve soar muito como a descrição no anúncio de emprego. Se a experiência profissional no CV não se parecer com a descrição do cargo ou não seguir essas regras, esteja preparado para usar um pouco de criatividade para ser notado. Por exemplo, use um gerador de currículos para criar um currículo perfeito no formato exato que os empregadores em potencial estão procurando.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Ajuda para currículos9 min. de leitura
Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Ajuda para currículos24 min. de leitura
Objetivos do currículo (+ 15 exemplos)
Objetivos do currículo (+15 exemplos)
Carreira3 min. de leitura
Veja as profissões e as áreas de atuação no mercado de trabalho mais buscadas pelos brasileiros no último ano
Veja as profissões e as áreas de atuação no mercado de trabalho mais buscadas pelos brasileiros no último ano
Ajuda para currículos5 min. de leitura
Habilidades de comunicação: como apresentá-las em seu currículo
 Habilidades de comunicação: como apresentá-las em seu currículo
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies