Qual é a melhor fonte para cartas de apresentação? Não há uma única resposta correta para essa pergunta frequente. Mas quando se trata de escolher a fonte certa para sua própria carta de apresentação, você tem algumas ótimas opções.
As melhores fontes para se usar na carta de apresentação são aquelas que são atraentes, limpas e fáceis de ler.
Você quer que os gerentes de contratação dêem uma olhada na sua carta de apresentação e pensem “Que agradável!” antes mesmo de começar a ler. Em seguida, você deseja que eles leiam cada palavra, concentrando-se no seu conteúdo — sem se distrair com uma escolha de fonte estranha ou um tamanho de fonte muito grande ou muito pequeno.
Se você escolher uma fonte de aparência estranha e vanguardista para destacar sua carta de apresentação, ela atingirá esse objetivo, mas por todos os motivos errados. O recrutador provavelmente vai franzir a testa e se perguntar por que você escolheu uma fonte tão estranha, e isso já conta contra você.
Não faltam conselhos on-line sobre como escolher a melhor fonte para cartas de apresentação, incluindo vídeos do YouTube como este.
Escolhendo entre fontes com serifa e sem serifa
Sua escolha de fonte de carta de apresentação se resume a dois tipos básicos de fonte: com serifa e sem serifa.
Fontes serifadas: uma serifa é um floreio decorativo, uma pequena linha ou traço adicionado às letras do alfabeto. Por exemplo, um A maiúsculo em uma fonte com serifa terá uma pequena linha horizontal na parte inferior das duas linhas diagonais que formam a parte principal da letra — elas se parecem com pequenos pedestais que formam uma base para a letra.
As serifas são adicionadas às partes das letras que terminam no ar; por exemplo, um “i” minúsculo como em “igreja” geralmente terá uma serifa na parte superior apontando para a esquerda e uma serifa na parte inferior apontando para a direita e para a esquerda. Mas você provavelmente nunca verá uma serifa na letra “o” porque é um círculo em que nenhuma parte da letra termina no ar.
Fontes sem serifa: as fontes sem serifa não usam serifas e, portanto, elas se parecem mais com o alfabeto exibido acima do quadro-negro em uma sala de aula do ensino fundamental. Por exemplo, se você escrever a letra “i” em um pedaço de papel com um lápis, só desenhará uma linha vertical reta e adicionará um pingo em cima dela. Isso é ser “sem serifa”. Mas se você adicionar pequenas decorações à linha vertical, elas serão serifas.
Deve-se usar uma fonte com serifa ou sem serifa para as cartas de apresentação?
Não há resposta certa ou errada para a questão de usar uma fonte com serifa ou sem serifa em uma carta de apresentação, desde que seja agradável aos olhos e não distraia o leitor. Talvez com exceção apenas do texto do cabeçalho, você deve usar a mesma fonte de forma consistente.
Pode ser uma questão de preferência pessoal, bem como de compatibilidade com a ocupação, empregador e indústria. Em termos de “personalidade”, as fontes com serifa tendem a ser percebidas como mais tradicionais, formais, maduras e confiáveis, enquanto as fontes sem serifa são comumente descritas como elegantes, modernas e limpas.
Alguns especialistas recomendam as fontes com serifa como sendo mais fáceis de ler para o corpo do texto em um documento impresso, enquanto as fontes sem serifa são geralmente preferíveis para visualização em uma tela de computador ou dispositivo móvel.
Uma lista de boas fontes para cartas de apresentação
Aqui está a nossa lista das 8 melhores fontes para cartas de apresentação:
- Arial: uma espécie de Helvetica para o século XXI, a Arial é uma fonte moderna sem serifa e popular por sua legibilidade e linhas limpas.
- Calibri: outra boa opção sem serifa, a Calibri é a fonte padrão atual para o Microsoft Word.
- Cambria: uma fonte com serifa de boa aparência projetada para telas de computador, encomendada pela Microsoft.
- Garamond: uma fonte serifada clássica ideal para um novo livro caro de uma editora de primeira linha.
- Georgia: atualmente uma fonte com serifa muito popular, tem boa legibilidade em tamanhos pequenos; está sendo chamada a Times New Roman.
- Lato: uma fonte sem serifa “séria, mas amigável” criada pelo Google para telas de computador, mas não vem em aplicativos do Microsoft Word.
- Trebuchet: uma fonte sem serifa da Microsoft, também projetada para ter uma boa aparência on-line.
- Verdana: outra fonte sem serifa da Microsoft, a Verdana parece uma versão descontraída da Arial.
Fontes que NÃO devem ser usadas na sua carta de apresentação
A menos que você realmente queira ficar desempregado, não use estas fontes em uma carta de apresentação:
- Brush Script: se você prefere fontes que parecem cursivas, pode pegar uma caneta e escrever a carta de próprio punho.
- Comic Sans: se você estiver criando uma história em quadrinhos, vá em frente, mas nunca use essa fonte em uma carta de apresentação.
- Courier: pode ser útil para falsificar um documento para parecer que foi escrito em uma máquina de escrever na década de 1970, mas inútil em uma carta de apresentação moderna.
- Impact: qualquer fonte com esse peso e ousadia faz parecer que você está tentando compensar algo que está faltando em sua apresentação.
Fontes situacionais para cartas de apresentação
Você ouvirá conselhos conflitantes sobre certas fontes, geralmente consideradas fontes situacionais e, neste caso, será necessário considerar a imagem, o personagem e o contexto do trabalho:
Helvetica: não há nada de errado com a fonte mais famosa do mundo, mas ela é tão antiga que muitos a consideram a escolha de ontem.
Times New Roman: o mesmo vale para esta clássica fonte serifada: ela ainda dá o recado depois de todos esses anos, mas você não receberá pontos por originalidade.
Roboto, Open Sans, Ubuntu: essas fontes são limpas e legíveis e são amplamente usadas no setor de tecnologia/TI. Porém, podem não ser tão populares entre empregos e empregadores mais tradicionais. Você pode se sentir um pouco mais seguro usando-a ao se candidatar para uma empresa de software ou em uma startup de TI. Apenas esteja ciente de que você pode acabar com uma sensação excessivamente elegante e tecnológica em seu documento.
Tamanho da fonte e espaçamento na carta de apresentação
Seja qual for a fonte escolhida, não cometa o erro de torná-la muito grande ou muito pequena. Muito grande faz parecer algo infantil; muito pequena deixará o leitor com a sensação de que precisa de uma lupa. Conte sempre com o Onlinecurriculo para obter conselhos específicos de ocupação e um gerador de carta de apresentação on-line de primeira linha para impulsionar sua carreira!
Qual é o tamanho de fonte correto para uma carta de apresentação?
A regra geral é começar com um tamanho de fonte de 12 pontos. O tamanho da fonte depende do estilo dela; para algumas fontes, 12 pontos podem torná-la muito grande, ou 10 pontos, muito pequena. Acertar pode requerer algumas tentativas e erros.
As pessoas às vezes perguntam se uma fonte de 11 pontos é adequada para uma carta de apresentação, e a resposta é sim. Os tamanhos de fonte são normalmente descritos em números pares, mas não há motivo para que você não possa fazer com que seu tamanho de fonte seja 11, ou mesmo 11,3, desde que fique bem na página.
Que tamanho de fonte é muito pequeno para uma carta de apresentação?
A maioria das cartas de apresentação deve ter apenas uma página, e a maioria dos primeiros rascunhos excede uma página. Portanto, os autores recorrem à redução da fonte para ajustá-la. Esta É uma tática permitida, mas não use fontes menores que 10 pontos.
Espaçamento e espaço em branco na carta de apresentação
Além de escolher o tamanho de fonte certo para sua carta de candidatura, você precisa definir margens apropriadas para ela — 2,54 cm na parte superior, inferior, esquerda e direita é uma boa medida.
Outra consideração é o espaçamento da carta de apresentação. Cada tipo de letra vem com um valor padrão de espaçamento entre linhas. Essa configuração é ajustável, mas não o reduza para espremer sua carta em uma página. Permita uma quantidade apropriada de espaço em branco na carta de apresentação, ou parecerá que você está tentando enfiar 12 quilos de coisas em uma sacola de 10 quilos.
Qual é a aparência da melhor fonte?
Visite o Onlinecurriculo para obter amostras do que você pode decidir ser a melhor fonte para cartas de apresentação. E se você estiver pronto para criar sua própria carta de apresentação, este também é o lugar certo para começar imediatamente. Confira nossos modelos de carta de apresentação testados em campo e projetados profissionalmente em quatro categorias de design: simples, criativo, moderno e profissional.
Nossa ferramenta de criação de cartas de apresentação de primeira linha facilita a personalização de sua própria versão para resultados de alta qualidade e sem complicações em pouco tempo.
Conte sempre com o Onlinecurriculo para obter conselhos para impulsionar sua carreira! Nossos recursos para conquistar empregos incluem uma ampla seleção de guias de redação específicos para profissões e exemplos de cartas de apresentação gratuitas.
Principais conclusões
- A legibilidade é o fator decisivo para escolher uma fonte de carta de apresentação limpa, atraente e sem distrações.
- Nossa lista das 8 principais fontes de carta de apresentação inclui uma boa seleção de tipos de fontes com e sem serifa para atender às suas preferências.
- Com razão, várias fontes pertencem a uma lista “Não usar em uma carta de apresentação”. Outros podem ficar bem em certas situações, dependendo da imagem, personagem e contexto do trabalho.
- O tamanho e o espaçamento da fonte da carta de apresentação são considerações de vital importância, juntamente com o estilo da fonte.
Boa sorte com a escolha das fontes certas e opções de formatação para sua carta de apresentação. E mesmo que você tenha esquecido tudo o que dissemos aqui, lembre-se: Não… use… Comic… Sans!