1. Blog
  2. Carreira
  3. Como pedir promoção no trabalho? Guia definitivo para receber o sim!
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Como pedir promoção no trabalho? Guia definitivo para receber o sim!

19 min. de leitura
Como pedir promoção no trabalho? Guia definitivo para receber o sim!
Será que está no momento certo de pedir uma promoção? Se sim, o que fazer? O que não falar? Como agir diante do seu chefe? Aprenda como pedir uma promoção e aumentar suas chances de receber um sim!

A palavra promoção está em sua cabeça há algum tempo? Ela surge sempre após cada sucesso e recua (ligeiramente) após cada contratempo? Acredite, você não está sozinho. O pensamento sobre como pedir promoção na empresa é constante para muitos profissionais, nas mais diferentes áreas.

São muitas as dúvidas que passam pela cabeça de quem deseja pedir uma promoção, mas tem receio. 

Afinal, seu empregador não deveria promovê-lo quando achar que é a hora certa? 

Ou, essa é uma conversa que eu deveria começar?

E, ainda, como perguntar ao chefe sobre promoção?

Fato é que qualquer profissional que deseja crescer traça o seu caminho, com o objetivo de subir mais um degrau em sua carreira. 

Mas quando chega o momento de pedir pela promoção, tudo fica um pouco assustador, não é mesmo? O medo de uma potencial rejeição de repente torna-se muito real. 

Entretanto, é possível aumentar as suas chances de sucesso, se você se preparar e aprender como pedir a promoção.

Para te ajudar neste processo, durante este guia vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto e oferecer dicas práticas de como executar cada etapa:

  • Quando pedir uma promoção?
  • Como pedir uma promoção?
  • Erros ao pedir uma promoção
  • O que fazer se você não for promovido?

Continue lendo e entenda como tornar o controle da sua carreira.

Quando pedir uma promoção?

Nossa primeira dica de como pedir uma promoção está relacionada ao momento ideal de fazer isso. 

É preciso ter certeza de que possui um argumento convincente para isso. 

Mas como ter essa certeza? A seguir, algumas dicas sobre quando pedir uma promoção. 

Prepare o terreno

Antes de pedir uma promoção é importante preparar o terreno, mostrando para seus líderes e colegas que você almeja crescer na empresa. 

Ou seja, sinalize sua ambição com bastante antecedência e peça conselhos às pessoas ao seu redor sobre o que você precisa fazer para dar o próximo passo um dia. 

Se o seu trabalho está impactando visivelmente os negócios, outras pessoas gostarão de estar envolvidas em sua jornada pessoal.

Faça seu trabalho

É provável que você já tenha muitas responsabilidades no cargo em que está hoje.

Por isso, avalie seu desempenho e entenda se atualmente você cumpre seus deveres para com a empresa e seus colegas. 

Em caso positivo, você terá mais argumentos para conversar com os líderes e permitir uma promoção. 

Na prática, se você tem um bom desempenho e a empresa tem cargos e orçamentos para vagas seniores de liderança, seu nome será considerado. 

Afinal, promover você é menos arriscado do que contratar alguém externo, ok?

Crie bons relacionamentos

A capacidade de realizar seu trabalho muitas vezes não é suficiente. Você tem habilidades e relacionamentos interpessoais para influenciar as pessoas que trabalham com você?

Pergunte a si mesmo não apenas se você desfruta de bons relacionamentos com a alta administração, mas também considere quem mais pode estar influenciando-os. 

Busque uma promoção quando estiver seguro de que possui uma ampla rede de apoiadores que o ajudarão a fazer a transição de cargo e peça apoio de forma clara e transparente.

Organize argumentos convincentes

Por fim, antes de perguntar ao chefe sobre promoção é importante que você avalie os pontos a seguir: 

  • Seu chefe é um grande fã do seu trabalho e apoia você em cada etapa do processo?
  • Você assumiu obrigações a mais do que era esperado – sem ser solicitado?
  • A alta administração sabe quem você é (e gosta de você)?
  • Você se esforça para fazer a diferença para as pessoas em toda a organização?
  • A positividade é o seu ambiente ideal e você nunca se esquiva de um desafio?
  • Você é um gerente e comunicador confiável e respeitado?
  • Você não tem medo de fazer perguntas e resolver conflitos?

Se você responder positivamente a essas perguntas, este é o momento de pedir uma promoção.

Inclusive, você pode, e deve, usar alguns desses argumentos em seu pedido de promoção. Eles vão te ajudar a criar um bom roteiro de vendas de si mesmo. 

Agora que você já sabe quando, é hora de aprender como pedir uma promoção. 

Como pedir promoção? 

As etapas para pedir uma promoção e ter mais chances de sucesso incluem:

  1. Analise a situação como um todo
  2. Conheça mais sobre o cargo que irá ocupar com a promoção
  3.  Relembre e reforce a sua história profissional
  4. Siga as regras
  5.  Espere uma progressão gradual

O ato de pedir uma promoção costuma ser mais estranho do que deveria ser. Em última análise, é uma decisão de negócios. Se o seu chefe estiver na mesma página, provavelmente é apenas uma questão de tempo (e talvez de orçamento). Por outro lado, se você não pedir por ela, talvez este momento não aconteça. No entanto, seja sensato na forma como você gerencia a conversa.

Analise a situação como um todo

Se você pedir uma promoção agora, há uma chance razoável de seu caso ser considerado? 

Se você é um profissional qualificado, com bons resultados e que contribui para o crescimento da empresa, o que indica que você merece uma promoção, mas nenhum diretor conversou com você sobre sua promoção, algo pode estar errado. 

Para descobrir o que há tende compreender os obstáculos que podem estar atrapalhando sua promoção.

Por exemplo, é possível que os gestores da companhia não enxerguem seu poder de liderança. Logo, você pode trabalhar melhor nesse aspecto para mostrar que você tem chances de sucesso no comando de uma equipe.

Para tirar dúvidas como esta, é possível fazer um teste de aptidão profissional para verificar se você está onde pensa que está, e se tem o que pensa que tem.

Outros problemas podem estar relacionados a questões como falta de orçamento para a promoção. Neste caso, é sempre possível pensar em mudar de emprego e buscar uma posição mais elevada em outra companhia, com maior capacidade de investimento. 

10 Habilidades de liderança para incluir no currículo + exemplos
Artigo relacionado
10 Habilidades de liderança para incluir no currículo + exemplos

Compartilhar suas habilidades de liderança é essencial para garantir o emprego dos sonhos, então quais você deve destacar em seu currículo e como falar sobre elas?

Em suma, busque entender porque a promoção ainda não foi oferecida a você e tome atitudes a partir dessa resposta. 

Conheça mais sobre o cargo que irá ocupar com a promoção

Uma etapa fundamental do processo de como se oferecer para uma promoção no trabalho está na compreensão sobre o cargo que você irá assumir.

Entenda as nuances da função que procura e sonde uma gama diversificada de pessoas, incluindo seu futuro chefe, mas tente não ser excessivamente óbvio sobre seu interesse até entender que está pronto para isso.

Seu pedido de promoção só será levado a sério se você demonstrar que entende onde está se metendo e que tem o que é preciso para ter sucesso.

Caso um gestor esteja saindo da empresa de forma amigável, e você deseja ocupar o cargo vago, pode ser interessante conversar com ele sobre as atribuições que tinha, o que gostava e o que era mais desafiador no trabalho. 

Nessas conversas, você começa sua “campanha” de influência interna.

Relembre e reforce a sua história profissional

Contar histórias é tão importante ao pedir uma promoção quanto ao procurar um emprego.

Seu chefe e todos ao seu redor vêem você através das lentes de sua antiga função, então você precisa aproveitar esta narrativa, mas também acrescentar novos elementos. 

Explique como a nova função se adapta às suas ambições pessoais e descreva como você impactará todos ao seu redor em sua nova posição. 

Conte sobre sua trajetória, seus objetivos pessoais e porque deseja alcançá-lo junto com a empresa, trabalhando por ela. 

Mesmo que você acredite que todo mundo conheça a sua história no negócio, é importante destacar suas conquistas, prêmios e resultados. 

Afinal, cada gestor ou colaborador está envolvido em seus próprios problemas e nem todo mundo está prestando atenção no que você faz. 

Por isso, não tenha medo de levar sua história até colegas de trabalho e líderes, e mostrar o que você ainda pode fazer por eles, se ocupar um lugar de mais destaque. 

Estudo: motivações e receios dos brasileiros diante da transição de carreira
Artigo relacionado
Estudo: motivações e receios dos brasileiros diante da transição de carreira

Você já pensou em mudar de carreira? Saiba que não está sozinho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Online Currículo, mais de 80% dos entrevistados já cogitaram mudar de área profissional. O estudo investigou as percepções de diferentes gerações (Z, Millennials e Boomers) sobre a transição de carreira e revelou interessantes conclusões sobre motivações e receios. Descubra mais sobre o apoio familiar, salário, resistência das empresas e outras tendências no mercado de trabalho.

Siga as regras

Pedir uma promoção raramente é um acordo feito durante um jantar e uma bebida. A maioria das promoções terá que passar por um processo formal de aprovação, portanto, certifique-se de fazer tudo de acordo com as regras. Não pode haver desconfiança de impropriedade ou favoritismo.

Não importa o quão certo você esteja de suas chances, certifique-se de se esforçar na busca pela sonhada promoção.

Dedique tempo na criação de uma apresentação que te ajude a mostrar seus resultados passados e objetivos futuros para a empresa. Se possível, mostre um esboço de um plano de como fazer isso.  

Se você não apresentar um caso sólido que defenda a sua candidatura, pode acabar abrindo a porta para alguém de fora.

Certifique-se de que todas as discussões sobre promoção aconteçam pessoalmente, e não por e-mail. 

Alcançar alguém em um nível emocional é muito mais fácil quando você está sentado na frente dessa pessoa. 

Mas, claro, registre tudo o que foi discutido em um e-mail de confirmação posteriormente.

Espere uma progressão gradual

Dificilmente você vai pedir uma promoção hoje e receberá a resposta amanhã. O jogo é longo e você precisa ter paciência para vencê-lo. 

Se o cronograma de promoções da companhia for diferente do que você esperava ou desejava, tome uma decisão sobre quão realistas as perspectivas podem ser e se vale a pena esperar.

Além disso, caso a promoção demore a acontecer aproveite o momento para combinar algumas próximas etapas intermediárias com seu chefe e certifique-se de revisar para garantir que está progredindo na companhia. 

Se o processo de promoção parece ser longo demais, talvez seja o momento de considerar procurar outro lugar que combine mais com suas ambições profissionais.

Como se apresentar e concorrer a vaga dos sonhos? (Exemplos)
Artigo relacionado
Como se apresentar e concorrer a vaga dos sonhos? (Exemplos)

Uma boa apresentação sobre você pode definir o tom do restante da entrevista, dando mais confiança ao recrutador e a você em relação a suas competências e habilidades. Veja tudo o que você precisa para fazer uma ótima introdução.

Erros ao pedir uma promoção

Entendido como pedir promoção, é preciso aprender como não pedir!

Afinal, na empolgação, é fácil ultrapassar o limite em algumas questões. Qualquer indício de negatividade ou qualquer emoção equivocada pode prejudicar suas chances.

Então, entenda o que você não deve fazer ao se oferecer para uma promoção no trabalho.

Não dê a entender que você está infeliz

Dizer que você está entediado e desmotivado em sua função atual não vai te ajudar a ganhar a promoção!

Infelizmente, nosso conselho aqui é que você não fale sobre as suas frustrações profissionais.

Aproveite os aspectos positivos do que você alcançou e transmita entusiasmo sobre a possibilidade de assumir mais responsabilidades.

Além disso, não se compare aos outros. Um colega pode ter sido promovido em circunstâncias semelhantes há alguns anos, mas as circunstâncias serão diferentes agora. 

Se você demonstrar que acredita ter algum direito adquirido devido às decisões anteriores da empresa, você ouvirá um sonoro não ao seu pedido de promoção. 

Não deixe as emoções tomarem conta

É fácil levar para o lado pessoal a falta de promoção. Contudo, um pedido de promoção deve ser uma discussão objetiva sobre o que você acredita que merece e o que a empresa pode te oferecer no momento. 

Se a direção da sua empresa tiver outra opinião, isso é uma decisão de negócios.

Parte disso pode estar ligada ao seu comportamento, mas a maior parte do raciocínio dos gestores estará relacionado ao trabalho e à empresa.

O seu empregador não tem qualquer obrigação de explicar o seu pensamento, por isso é natural que quem procura uma promoção invente razões que podem não existir.

Evite fazer isso, ok? Esse tipo de pensamento tende a te atrapalhar na decisão sobre os próximos passos.

Evite fatores externos

Seus argumentos para merecer uma promoção devem se concentrar exclusivamente no seu desempenho, no seu potencial para maior crescimento e nas demandas da companhia.

Razões pessoais que indicam que você “precisa” de uma promoção, como um novo bebê, não afetarão as decisões da empresa.

Cada argumento que você apresentar será avaliado em seus méritos comerciais; portanto, você estará diluindo sua causa se seu discurso estiver muito focado em sua vida fora do escritório. 

As circunstâncias externas mudam – seu histórico de entrega no trabalho é sua constante.

E se você não conseguir a promoção?

Infelizmente, além de aprender  como pedir promoção, também precisamos aprender a lidar com o não, caso ele venha. 

Se você acredita que merece a promoção, mas não há espaço para que você cresça na empresa em um futuro próximo, é provável que você considere mudar de emprego.

Da mesma maneira, se você pedir uma promoção, mas não conseguir, seu empregador esperará que você fique inseguro.

Logo, se (por qualquer motivo) você acha que merece uma promoção, mas tem certeza de que não a conseguirá, não gere insegurança no seu líder ao perguntar sobre o assunto. 

Prefira manter uma postura profissional e busque por outras oportunidades, em outras empresas. A vida é muito curta para se sentir desvalorizado no trabalho.

A mudança de empregador deve sempre ser abordada com cautela (tome cuidado para não ser excessivamente influenciado por recrutadores que buscam comissões). 

Faça sua pesquisa e entenda o que você tem a oferecer a cada potencial empregador. 

A forma como você “vende” seu trabalho ditará os tipos de funções que serão disponibilizadas a você.

Se você buscar com atenção, mudar de emprego geralmente traz um aumento salarial significativo com a promoção.

Como escrever sua carta de demissão (+ exemplos gratuitos)
Artigo relacionado
Como escrever sua carta de demissão (+ exemplos gratuitos)

Descubra por que é importante fazer uma boa carta de demissão, como redigi-la e confira nossos exemplos gratuitos

Perguntas mais comuns sobre como pedir promoção 

Como perguntar ao chefe sobre promoção?

Para perguntar ao chefe sobre uma promoção, aborde o assunto com profissionalismo e preparação. Marque uma reunião e expresse seu apreço pelo apoio e oportunidades que tem recebido. Destaque suas realizações e contribuições, mencionando como elas beneficiaram a empresa. Pergunte, de forma direta e respeitosa, quais são os critérios e passos necessários para avançar para a próxima posição.

Essa é uma boa forma de se colocar à disposição para as promoções que seguem e colocar o seu nome na cabeça do gestor para as futuras oportunidades.

Como dissemos acima, dificilmente você será promovido de um dia para outro, logo, dê o primeiro passo perguntando o que você precisa fazer e quais as oportunidades que a empresa oferece. 

Como se oferecer para uma promoção no trabalho?

Para se oferecer para uma promoção no trabalho, é crucial demonstrar iniciativa e preparo. Marque uma reunião com seu supervisor e expresse seu interesse em assumir mais responsabilidades e crescer dentro da empresa. Apresente um resumo das suas realizações, destacando como suas habilidades têm beneficiado a equipe e a organização. 

Mostre que você entende os desafios do novo cargo e como está preparado para enfrentá-los, mencionando cursos, treinamentos ou experiências relevantes que você tenha. 

H2 Como fazer um pedido de promoção? Conclusões

Para fazer um pedido de promoção no trabalho lembre-se de considerar:

  • Por que você merece isso?
  • Todos ao seu redor acham que você deveria conseguir?
  • Que diferença você fará para seu futuro chefe?
  • Não leve para o lado pessoal se as coisas não acontecerem do seu jeito

Qualquer busca por promoção geralmente leva mais tempo do que você pensa. Mantenha o curso.

Mesmo que agora você já saiba os passos ideias de como pedir promoção, lembre-se que todo mundo sente um frio na barriga quando entra no escritório do gerente para pedir uma promoção. Se o seu pedido for justificado, oportuno e popular, você terá todas as chances. 

E se for a hora de seguir novos rumos em busca de uma vaga que esteja mais alinhada às suas ambições, conte com os modelos prontos e editáveis de currículo e carta de apresentação que a OnlineCurrículo oferece, junto com o suporte de especialistas em recrutamento.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carreira17 min. de leitura
Empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior
Empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior
Carreira7 min. de leitura
Pesquisa mostra os métodos de estudo preferidos dos brasileiros
Pesquisa métodos de estudos preferidos dos brasileiros
Carta de apresentação5 min. de leitura
Estudo: como as cartas de apresentação diferem ao redor do mundo?
Estudo: como as cartas de apresentação diferem ao redor do mundo?
Entrevista de emprego14 min. de leitura
Pesquisa: como tornar a experiência dos candidatos melhor
Pesquisa: como tornar a experiência dos candidatos melhor
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies