1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Como escrever uma declaração pessoal de currículo
Escrito por Rolf BaxRolf Bax

Como escrever uma declaração pessoal de currículo

18 min. de leitura
Como escrever uma declaração pessoal de currículo
Aprenda a escrever uma declaração pessoal no currículo. Também fornecemos dicas e exemplos de declarações pessoais, além de modelos gratuitos.

O que é uma declaração pessoal de currículo?

Uma declaração pessoal de currículo expressa quem você é, onde esteve e, às vezes, para onde planeja ir logo no topo do seu currículo.

A declaração pessoal de currículo prende o leitor, influenciando-o a ler mais. Então, como escrever uma declaração pessoal de currículo que seja natural e chame a atenção do empregador? Ofereça a ele uma breve visão de quem você é e por que você seria uma contratação fantástica. Então, o que escrever em uma declaração pessoal para um emprego?

Este guia abordará:

  • A formatação básica de uma declaração pessoal: Como adaptar a sua declaração pessoal para lhe dar uma vantagem competitiva
  • Exemplos de declarações pessoais que você deve (e não deve) usar
  • Passos práticos para começar a declaração pessoal do seu currículo

O formato da declaração pessoal

A declaração pessoal é um pequeno parágrafo que fica logo abaixo de suas informações de contato na parte superior do currículo. Ela resume sua experiência, objetivos e competências com confiança. Pense na declaração pessoal do seu currículo como um slogan estendido para sua carreira. Uma declaração pessoal de currículo deve incluir:

  • Entre 50 e 200 palavras em 3 a 4 frases
  • Seu cargo ou função, por exemplo, “Desenvolvedor júnior” ou “Gerente de hospitalidade apaixonado”
  • Um gancho de abertura
  • Competências interpessoais e competências técnicas
  • Fatos e estatísticas impressionantes
  • Seus objetivos de curto e/ou longo prazo
  • Inclinação específica do trabalho para o cargo para o qual você está se candidatando

Isso pode parecer muito para ser colocado em 200 palavras, mas aperfeiçoar seu discurso de vendas mostra que você tem uma compreensão firme de por que sua experiência, objetivos e competências o tornam a escolha perfeita para o trabalho.

Esta breve introdução deve ser pequena e sem muito alarde. Em muitos casos, serve até como uma adição bem-vinda a um documento formal e impessoal. A esta altura, já deve ter ficado claro para você como nos sentimos sobre a declaração pessoal: inclua-a, principalmente porque ela dá espaço àquele pouco de criatividade que pode fazer toda a diferença.

Dica do especialista

Como começo minha declaração pessoal? Como não se começa uma declaração pessoal? Mesmo com uma declaração pessoal de 3-4 linhas, às vezes, a primeira frase é a mais difícil. Mesmo as primeiras palavras podem ter um efeito desproporcional em como sua declaração pessoal é vista. Seu “gancho” inicial deve fazer com que sua adequação à função seja clara e específica. Use um exemplo que seja o mais exclusivo possível para você, pois seu objetivo é fazer o futuro empregador parar e prestar atenção. A primeira palavra de sua declaração pessoal nunca deve ser “eu” — um ótimo currículo explora o potencial de uma parceria comum e não deve ser um monólogo unidirecional.

Alinhe a declaração pessoal do seu currículo com a descrição do cargo

O gerente de contratação escolheu delicadamente cada palavra na descrição do cargo. Reúna pistas do tom da empresa, observe quais competências ela destaca e procure dicas que apontem para o funcionário dos sonhos. Uma das principais dicas de currículo dos gerentes de RH é incluir palavras-chave relevantes específicas para o anúncio de emprego em si, bem como a redação real do título do cargo.

Como seria essa descrição do cargo em 3 a 4 frases? Quais palavras-chave, competências e tom a descrição do cargo teria?

Enquanto ainda se apega aos fatos sobre quem você é e suas experiências, sua declaração pessoal de currículo deve destacar o maior número possível de semelhanças com a descrição do cargo. Quando o gerente de contratação lê as primeiras frases do seu currículo, ele sente que você é exatamente a pessoa que ele estava descrevendo quando escreveu a descrição do cargo.

Posição da declaração pessoal

Os recrutadores, em geral, ainda preferem ver os detalhes pessoais do candidato no topo (ou ao longo de uma coluna de cada lado) dos currículos que cruzam a mesa deles. Isso permite que eles passem o olho rapidamente pelos currículos que os Sistemas de Rastreamento de Candidatos classificaram em sua pilha virtual de “sim”. Você não quer que sua declaração pessoal (relativamente moderna) atrapalhe essa tradição. 

O melhor lugar para colocar sua declaração é depois dos dados pessoais (se estiverem no topo) e antes da seção de experiência profissional. Lembre-se que o comprimento do currículo é importante. Se você já tiver resumido bastante as informações, não podendo deixar de fora mais nenhuma, e se adicionar sua declaração pessoal significar que seu currículo transbordará para uma terceira página, considere não incluir sua declaração para o cargo em questão. Isso garante que você cumpra a regra não escrita de que o currículo não deve ter mais de duas páginas.

Dica do especialista

Qual é o comprimento ideal da declaração pessoal? 200 palavras é o tamanho máximo sugerido, mas se você optar por uma frase poderosa que deseja que o gerente de contratação se lembre pelo resto do processo de entrevista, por que não? Menos é mais, mas você precisa estar confiante com sua candidatura para usar essa opção.

Planeje escrever sua declaração pessoal de currículo por último

Em vez de ficar preso no começo tentando escrever a declaração perfeita, pule esta seção e vá direto para a seção de experiência profissional primeiro. Depois de adicionar suas experiências de trabalho relevantes, dê uma olhada nas palavras-chave, frases e competências de seus cargos anteriores.

Seu histórico de trabalho completo e a descrição do cargo que você deseja são as bases para sua declaração pessoal. Ao deixar para escrever a declaração pessoal de currículo por último, deve ficar mais fácil começá-la quando você tiver a inspiração certa.

Dica do especialista

 Como escrever um currículo do zero? Embora seja um bom conselho escrever a declaração pessoal do currículo depois de ter escrito o próprio currículo (dando ao seu cérebro a chance de refletir sobre seus verdadeiros destaques), começar a escrever um currículo é uma tarefa gigantesca em si mesma. Há muitos conselhos úteis ao sentar-se para escrever um currículo, mas, para mim, a chave é pensar na combinação do que você é bom, do que você gosta e como essas coisas contribuirão para a direção da sua carreira. O que certamente não pode faltar é honestidade sobre sua experiência, mas deve haver um sabor criativo para garantir que seu passado reflita adequadamente para onde você deseja ir.

Confira exemplos de declarações pessoais de currículo

Antes de mergulhar na escrita, tenha uma noção dos diferentes ritmos e layouts conferindo esses exemplos de declarações pessoais de currículo. Como você escreve uma boa declaração pessoal?

Vamos começar com o básico. Como cada pessoa é única, todas as declarações pessoais também devem ser únicas. Você deve, portanto, resistir ao desejo de copiar (em grande parte) a declaração existente de outra pessoa. Este é o único ponto em seu currículo que permite que sua voz seja ouvida, então tente escrever algo que leve um amigo a exclamar: “Isso parece algo que você diria!” enquanto, é claro, mantém-se profissional.

Exemplo: Assistente Executiva inovadora com mais de 10 anos de experiência em firma financeira global auxiliando uma equipe de três diretores C-Level. Coordeno viagens com habilidade, gerencio relatórios de despesas em grande escala e simplifico a comunicação e os calendários entre os departamentos. Busco uma função de Assistente Executiva com a equipe do Onlinecurriculo para expandir minha carreira de gerenciamento de escritório e prosperar em um ambiente que exige competências independentes de resolução de problemas e foco em prazos curtos.

O exemplo acima faz o seguinte:

  • Indica o título na primeira frase
  • Inclui detalhes como tamanho da equipe e funções
  • Resume sucintamente as principais responsabilidades e competências
  • Destaca competências técnicas — experiência na organização de relatórios de viagens e despesas — bem como competências interpessoais — habilidade sob pressão, atenção aos detalhes e comunicação.
  • Adapta especificamente a declaração final à empresa e/ou descrição do cargo

Aqui estão mais alguns exemplos de declarações pessoais de currículo:

Exemplo

Experiente Gerente de Marketing Digital com cinco anos de experiência na liderança de uma empresa global. Aumentei os leads de entrada em 500% e as vendas on-line de 100.000 anualmente para mais de 2 milhões em um período de três anos. Procuro crescer na carreira aplicando competências à equipe de marketing do Onlinecurriculo.

Copiado!

Direto ao ponto e focada na realização, sem o uso do “eu”. Agora vamos ver um exemplo menos eficaz:

Exemplo

Atuo como Gerente de Marketing Digital há cinco anos. Durante esse período, eu fui membro importante e trabalhador da equipe e demonstrei minha capacidade de trabalhar sob pressão para cumprir as metas da empresa. Eu estou procurando trazer minhas competências para uma nova função no marketing digital.

Copiado!

Genérica e ignora realizações. Além disso, há muitos usos de “eu”.

A seguir, há um exemplo de declaração pessoal que se concentra mais nos objetivos de carreira. O objetivo de carreira pode ser usado como uma maneira de transmitir suas competências e experiência, sem a parte pessoal. Ele é uma boa opção se você for um candidato iniciante ou graduado em faculdade sem muita experiência no setor para o qual está se candidatando. A ideia é que, como você não tem a experiência relevante para falar, extraia competências e experiências de outras áreas do seu currículo para mostrar que tem o que é preciso.

Mantenha seu objetivo de carreira breve — 2-3 frases no máximo — seguindo as mesmas regras da declaração pessoal.

Exemplo

Redator de Conteúdo com três anos de experiência em uma grande empresa de e-commerce. Entreguei conteúdo que aumentou a presença social da marca para mais de 700.000 em três canais e melhorou as taxas de abertura de e-mail em 48%. Busco seguir carreira no Onlinecurriculo como Executivo de SEO.

Copiado!

Veja como ele usa competências transferíveis? Combinar isso com números as torna ainda mais impressionantes.

E um exemplo de declaração pessoal de currículo menos eficaz:

Exemplo

Sou redator de conteúdo que procura conseguir um cargo como executivo de SEO. Embora eu não tenha experiência neste campo, sou um indivíduo dedicado e um aluno interessado. Minha satisfação em ver como os mecanismos de pesquisa funcionam me ajudará a me destacar em sua empresa.

Copiado!

 Não há o suficiente aqui para capturar a atenção, ela não vende competências transferíveis. Seja qual for o tipo de declaração de abertura que você escolher, se tiver números para mostrar, faça-os valer.

Usar este modelo

Redigindo o perfil pessoal do seu currículo

Sempre escreva sem editar o primeiro rascunho do perfil pessoal de currículo. Não se preocupe com comprimento ou escolha de palavras. Gabe-se de si mesmo, orgulhe-se de suas realizações e adicione todas as suas estatísticas mais impressionantes.

Algumas das melhores redações acontecem sem edição precipitada, então não se preocupe em parecer exagerado ou egoísta, é para isso que serve a edição do perfil pessoal do currículo. Se o objetivo é obter de 3 a 4 frases perfeitas, é provável que seu primeiro rascunho esteja mais próximo de 6 a 8, talvez até mais. Em seguida, considere quais partes estão mais próximas de ajudar você a conseguir o emprego e desfaça-se do resto. Pode parecer brutal, mas a brevidade é fundamental no topo do seu perfil pessoal.

Aprimore sua declaração pessoal e experimente

Depois de restringir seu foco, use as seguintes perguntas para ajudar você a revisar seu trabalho e editar sua declaração:

Minha primeira frase é clara e concisa? A linha de abertura deve indicar sua posição e usar uma linguagem forte e entusiástica para prender o leitor. Muitas vezes, ela inclui anos de experiência também.

Está na voz ativa em vez de na passiva? Um forte senso de si mesmo vem por meio de uma declaração pessoal. Em vez de frases que começam com “Acredito que sou…” ou “Gosto…”, use negrito. Vá direto ao ponto e tome posse de suas competências.

Ela inclui informações objetivas? Para este tópico, tente entrar na mente do gerente de contratação. Se você estivesse preenchendo essa função, quais caixas você precisaria marcar? A segunda e a terceira frases geralmente incluem competências, fatos ou números específicos para apoiar essa necessidade.

Ela é lida com naturalidade? Mesmo com todas essas especificidades, a declaração ainda deve ser fácil de entender e ter um ritmo natural quando lida em voz alta. Corte qualquer jargão que funcione como preenchimento ou que mude o tom. A formalidade pode variar de empresa para empresa, mas as declarações pessoais devem sempre refletir o tipo de funcionário ou pessoa que você é.

Dica do especialista

Quais são as três dicas para escrever uma declaração pessoal?

  1. Certifique-se de que sua personalidade transpareça na escrita.
  2. Quantifique quaisquer realizações e inclua informações financeiras sempre que possível.
  3. Se você está em um momento de mudança de carreira, não deixe de mencionar seus objetivos.

Erros comuns em declarações pessoais

Ao escrever sua declaração pessoal, cuidado com chavões. Essas são expressões clichês que se tornaram sem sentido pelo uso excessivo. Elas induzem os recrutadores a revirar os olhos e passar para o próximo candidato. Pense em termos como “um faz-tudo administrativo” ou “uma mão na roda” e estar pronto para um “novo desafio”.  Definitivamente, evite esta lista das frases de currículo mais odiadas pelos recursos humanos. 

Tente ser original em sua escolha de palavras e peça a um amigo ou membro da família que dê uma olhada crítica em sua declaração pessoal quando terminar. A propósito, você sempre deve pedir para alguém revisar todo o seu currículo quando achar que está pronto para enviá-lo.

Dica do especialista

A declaração pessoal precisa de um título? Alguns modelos de currículo podem chamar a declaração de abertura de resumo e outros podem excluir totalmente uma descrição. Qualquer uma das opções é boa, pois os empregadores estão condicionados a esperar que algumas linhas no final de um currículo sirvam como manchete para sua candidatura de emprego.

O que os empregadores esperam de sua declaração de abertura de currículo?

Às vezes, é útil considerar a atividade de busca de emprego do ponto de vista dos gerentes de contratação final. Os recrutadores externos são pessoas importantes para impressionar, mas são os empregadores que tomarão a decisão final de contratação. Eles lerão muitos currículos, então, o que você acha que eles gostariam de ler na declaração de abertura do seu currículo?

  1. Uma declaração de abertura do currículo que tenha sido escrita para eles. Quando se está em busca de um novo membro de sua família profissional, uma conexão intensamente pessoal é vital desde as primeiras linhas.
  2. Um contexto quantificável para a declaração de abertura do seu currículo. Palavras impressionantes vêm facilmente quando você realmente precisa de um trabalho, mas corroborá-las com números para demonstrar sua escala é menos simples.
  3. Fatos que os deixem impressionados. Se você não consegue impressionar um empregador específico para uma função específica com as primeiras linhas do seu currículo, essa função quase certamente não é para você. Nada para destacar? Siga em frente.

Recapitulação da declaração pessoal do CV

Pense na declaração pessoal do seu CV como os primeiros 2 minutos de uma entrevista — seja por telefone ou pessoalmente. O gerente de RH pede que você “fale um pouco sobre você”, e você tem um minuto para definir o tom do resto da conversa. Da mesma forma, a declaração pessoal do CV deve incluir:

  • Um tom natural, mas profissional, de CV, que reflita sua personalidade
  • As principais razões pelas quais sua experiência o torna uma escolha adequada para esta posição
  • Por que essa função se alinha com seus planos de carreira
  • Fatos e dados no currículo que respaldam seus pontos anteriores

Mais um bom exemplo de declaração de CV:

Exemplo

Redator especialista em SEO com uma década de experiência em B2C e B2B em três setores. Versátil na escrita em redes sociais, site e texto longo para transmitir o tom e a mensagem exclusivos de cada marca. Cultivei 15 novos clientes em dois anos e aumentei o número de leitores em mais de 200%. Agora estou procurando expandir minha experiência em edição e criação de conteúdo em uma posição de Gerente de Marketing.

Copiado!

Depois de dominar a redação de sua declaração pessoal de CV, esse senso claro de quem você é e o que deseja vai prepará-lo para se apresentar durante as entrevistas.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Ajuda para currículos5 min. de leitura
Como finalizar um e-mail: dicas de ouro para a sua assinatura
Como finalizar um e-mail: dicas de ouro para a sua assinatura
Entrevista de emprego9 min. de leitura
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
Ajuda para currículos8 min. de leitura
Como se apresentar e concorrer a vaga dos sonhos? (Exemplos)
Como se apresentar e concorrer a vaga dos sonhos? (Exemplos)
Ajuda para currículos9 min. de leitura
Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies