1. Blog
  2. Entrevista de emprego
  3. Como montar um currículo sem experiência
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Como montar um currículo sem experiência

11 min. de leitura
Como montar um currículo sem experiência
Arte de:Lizabeth Zaft
Todo mundo em algum momento procura empregos sem experiência profissional, então não se preocupe! Existem várias maneiras de mostrar do que você é capaz!

Como montar um currículo para o primeiro emprego ou com pouca experiência?

Na verdade, gostaríamos de dizer que você tem muito o que falar ao fazer seu currículo “sem experiência”.

Quando se está sentado com uma folha de papel em branco se perguntando como montar um currículo para o primeiro emprego, você pode pensar que não tem nenhuma experiência formal de trabalho. Porém, isso não significa que você não tenha conquistas relevantes que possam ser mencionadas para dar o pontapé inicial na sua carreira. Para montar um currículo sem experiência, é necessário contar a história do seu potencial.

Dica do especialista

Como deve ser o currículo de um novato? Dica de ouro: não deve haver muito espaço em branco na página. Embora não se deva encher a página com fatos irrelevantes e traços de personalidade, seu futuro empregador espera que você se esforce o suficiente para combinar suas experiências de vida anteriores, formação e habilidades com os requisitos da função. Um currículo para um primeiro emprego deve se parecer com qualquer outro currículo — apenas com menos ênfase na experiência de trabalho e mais ênfase na experiência de vida.

Estruturando o currículo sem experiência

Embora os empregadores não esperem ver um documento repleto de conquistas no local de trabalho, eles (inconscientemente) esperam que você escreva um currículo sem experiência estruturado de maneira tradicional. Qualquer coisa que fuja da norma na hora de fazer o currículo para aquele primeiro emprego corre o risco de criar uma sensação de desconforto.

Cabeçalho. Seu nome e informações de contato devem aparecer com destaque na parte superior do documento. O software ATS espera que isso esteja lá, e você deseja ser facilmente contatado se o gerente de contratação decidir convidá-lo para uma entrevista.

Resumo. Você pode se perguntar como um currículo sem experiência pode conter a seção de resumo, e nós sugerimos que um candidato menos experiente use esta seção como uma amostra de atitude e aptidão, além de descrever os objetivos de carreira. Quem é você, o que você quer e o que você pode dar? Pode ser um currículo sem experiência profissional; mas motive o leitor a continuar lendo.

Formação. Há muito mais a ser falado sobre sua formação do que apenas mencionar suas notas. Pense em todos os comportamentos úteis que você adquiriu, nos projetos em que trabalhou e na criatividade que precisou encontrar. A capacidade de aprender será fundamental para seus primeiros anos em um primeiro emprego.

Experiência relevante. Você pode não ter experiência de trabalho, mas isso não significa que não tenha experiência relevante. Com certeza, você já teve que resolver algo dentro de um período de tempo inúmeras vezes antes. Escolha alguns exemplos relevantes e concentre-se em sua progressão ao longo de uma curva de aprendizado, garantindo que haja todos os motivos para esperar que você possa crescer ainda mais.

Competências. Todos adquirem competências ao enfrentar os testes que a vida coloca em seu caminho. Habilidades interpessoais são mais difíceis de ensinar, mas mais fáceis de exagerar em um currículo. Habilidades técnicas são possíveis de desenvolver por meio de treinamento. Como são valiosas em um currículo, seja o mais factual possível. Encontrar a combinação certa de habilidades para o emprego em questão será fundamental para o seu sucesso.

Dica do especialista

Tudo bem mentir no currículo? Quem poderia verificar se você colheu frutas naquela fazenda no verão passado? Como poderiam verificar se você realmente passeava com os cães? Bem, você nunca sabe como uma conversa pode evoluir. Se um entrevistador perceber que você não está dizendo toda a verdade, isso colocará todo o resto sob uma nuvem de dúvidas. Você também nunca saberá se eles colheram frutas na adolescência. Diga toda a verdade e você não terá com o que se preocupar.

O melhor tipo de resumo ao fazer um currículo sem experiência

Tudo o que você escreve em um resumo de currículo sem experiência deve ser direcionado para a função, mostrar sua atitude em atingir seus objetivos e oferecer uma amostra de sua aptidão. Após essas primeiras linhas introdutórias, o leitor deve estar ansioso para juntar os pontos de como seu potencial pode se traduzir em desempenho. Escolha seus adjetivos e exemplos com cuidado e certifique-se de que eles estejam alinhados com a descrição do trabalho.

Insight estatístico

Um estudo da National Association of Colleges and Employers (NACE) mostra que: dos formandos que receberam pelo menos uma oferta de emprego, 57,5% já tiveram uma posição de estágio. 

O que isso significa? Candidatar-se a posições de nível de experiência zero é a norma para muitas pessoas que têm carreiras de sucesso posteriores. Não tenha medo de começar de um ponto em que você ainda não tenha conquistas no local de trabalho. Escreva seu currículo sem experiência com o conhecimento de que não há nada para se envergonhar.

Dica do especialista

Preciso de um currículo para o meu primeiro emprego? Imagine entrar em uma empresa e pedir que eles contratem você na hora. Você não dá a eles um motivo, simplesmente entrega a eles um pedaço de papel com seus dados bancários para o primeiro pacote de pagamento mensal. Isso é o equivalente a não ter um currículo para um empregador considerá-lo para uma função. Não há desculpa para não criar um currículo para qualquer função. Se você está fazendo um currículo para o primeiro emprego, siga as dicas deste blog e, com certeza, vai impressionar.

Destaque a formação se você não tiver experiência profissional

A seção de formação de um currículo sem experiência deve aparecer no topo do documento, pois provavelmente será a indicação mais tangível de sua capacidade de aprendizado e desenvolvimento — algo importante nos primeiros anos de qualquer carreira.

Sua formação será comparada com a de seus colegas e é um dos poucos aspectos comuns de todo currículo sem experiência. Certifique-se de que isso demonstre o quanto você é bom em aprender.

Uma formação bem-sucedida pode mostrar muitas habilidades que os empregadores valorizam, e vale a pena escrever algumas linhas para delinear seu crescimento. Não importa que você não tenha experiência profissional. Quer o trabalho exija atenção aos detalhes, pesquisa abrangente, comunicação eficaz ou trabalho em equipe, os rigores do ensino superior exigem excelência em todas essas áreas e muito mais.

O que fazer com a seção de experiência profissional em um currículo sem experiência

Embora você possa considerar sua experiência profissional sem experiência um obstáculo ao fazer seu currículo, a falta de experiência remunerada (contratual) não significa que você não tenha desenvolvido habilidades por meio de outras oportunidades. 

Esta seção ainda pode ser intitulada “experiência profissional” em parte porque o software ATS estará procurando por palavras-chave relevantes aqui, mas também porque seu tempo nos últimos anos foi empregado de várias maneiras. Use a seção de experiências para falar sobre seguinte:

Trabalho voluntário. Qualquer projeto de voluntariado não precisa ser específico do setor. Escolha os comportamentos que serão úteis em sua primeira função e compartilhe todas as habilidades funcionais que você adquiriu. O voluntariado é uma grande oportunidade de aprender com outros colegas.

Estágios. Um estágio formal pode ser classificado como emprego por alguns, mas o valor principal para um primeiro empregador é demonstrar que você entende o que é preciso para trabalhar em um escritório. Mesmo que o estágio tenha durado algumas semanas, você executará sua primeira função com os olhos abertos. Invista em um estágio não remunerado agora, se ainda não o fez.

Projetos. Quer se trate de um projeto acadêmico ou comercial, a atividade de tempo limitado com um objetivo final que precisa ser alcançado é o pão com manteiga do primeiro ou segundo ano de qualquer novo funcionário. Projetos bem-sucedidos mostram habilidades organizacionais, trabalho em equipe, transformação de estratégia em resultados e dão aos indivíduos confiança em sua capacidade de concluir uma tarefa difícil.

Atividades extracurriculares. A importância de compartilhar sua personalidade é subestimada no processo de recrutamento moderno, e muitos profissionais experientes tentam manter sua persona separada das realizações profissionais em seu currículo. Isso em si é um erro. Qualquer currículo deve ter uma pitada de personalidade, mas um currículo sem experiência deve estar cheio dela. Esportes ou hobbies extracurriculares são uma ótima maneira de mostrar quem você é.

Dica do especialista

Eu entendo como fazer um currículo para primeiro emprego, mas não sei por onde começar. A criatividade é sempre um desafio para quem escreve um currículo com bastante experiência, imagine para quem está pensando em como fazer um currículo para o primeiro emprego! Sente-se em uma sala silenciosa com uma caneta e papel. Pense no que você quer de sua próxima função e anote quaisquer vínculos possíveis de suas experiências anteriores e o conjunto de habilidades atual. Não sinta que precisa escrever um currículo sem experiência na primeira tentativa. A pressão apenas sufocará seu processo de pensamento.

Como lidar com competências no currículo se você não tem experiência de trabalho

A seção de competências no currículo é onde o processo de fazer o currículo sem experiência pode realmente ganhar vida. As competências interpessoais e técnicas que você escolher para se descrever serão usadas como ponto de partida para conversas na fase de entrevista, portanto, certifique-se de que elas reflitam o valor que você pode agregar.

Competências interpessoais. Traços comportamentais mais suaves são mais difíceis de ensinar, mas mais fáceis de exagerar. A maioria dos alunos é adepta da escrita criativa, então dê exemplos situacionais desses comportamentos em seu documento de currículo para corroborar a seção de competências. Exemplos de competências interpessoais: gerenciar outras pessoas, atendimento ao cliente, comunicação, trabalho em equipe, pesquisa, criatividade, construção de relacionamento.

Competências técnicas. Preencher sua seção de competências no currículo sem experiência com competências técnicas quantificáveis, como conhecimento técnico, conhecimento de mídia social ou conhecimento específico do setor, elevará seu exemplo de currículo sem experiência acima dos demais. Os cursos on-line oferecem a chance de aprender sobre todos os tipos de competências técnicas e, embora você não tenha tido muitas chances de praticar, uma base teórica é um ótimo começo. 

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Ajuda para currículos8 min. de leitura
Como se apresentar e concorrer a vaga dos sonhos? (Exemplos)
Como se apresentar e concorrer a vaga dos sonhos? (Exemplos)
Carreira11 min. de leitura
Dia das Crianças: 77% dos brasileiros não seguiram as profissões dos sonhos de infância
Pesquisa profissões dos sonhos criança
Ajuda para currículos18 min. de leitura
Perfil profissional para currículo: certo e errado na hora de criar
Perfil profissional para currículo: certo e errado na hora de criar
Carta de apresentação9 min. de leitura
Como colocar cnh no curriculo
Como colocar cnh no curriculo
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies