Como pedir um aumento
Antes de pedir um aumento, você precisa fazer sua pesquisa. Use a média salarial da sua profissão para que sua solicitação não seja extravagante e você não seja ridicularizado pelo seu chefe. Considere também seus anos de experiência. Certifique-se de comparar descrições de cargos semelhantes: duas posições diferentes podem ter o mesmo título, mas na realidade ser empregos bem diferentes.
Você pode conferir o site Glassdoor para ter uma ideia do salário dos seus colegas, mas lembre-se de que nem todos colocam seus salários lá, então pode ser necessário buscar mais informações para ter uma ideia mais precisa sobre os valores reais da posição ocupada.
Lembre-se: sua credibilidade dentro da empresa em que atua depende dessa etapa de busca!
Depois de fazer o pedido de aumento, também é importante ter cuidado sobre como se comportar para manter a imagem de bom profissional.
Nesse sentido, lembre-se que você pode receber um “não”. E, se isso acontecer, está tudo bem. Não reaja exageradamente.
Em vez disso, pergunte ao seu chefe o que você poderia fazer para te ajudar na próxima vez que pedir um aumento salarial. Que responsabilidade adicional você poderia assumir?
Busque indicações ações concretas, anote-as e crie um plano de execução.
Em seguida, inicie um processo de acompanhamento das suas responsabilidades adicionais, para garantir que você faça tudo o que o seu chefe pediu quando você mencionou o assunto do aumento salarial.
Ninguém te deve nada
Preciso de um aumento aparentemente é uma das últimas coisas que os gerentes querem ouvir ao negociar salários e aumentos com seus funcionários. Você precisa ter isso em mente! Ninguém quer ouvir um ultimato também, ou você pode acabar saindo pela porta da rua. Por isso, nunca exija um aumento a menos que esteja preparado para sair.
Outra coisa a evitar é dizer ao chefe que você precisa de um aumento de salário por motivos pessoais ou simplesmente porque está sendo mal remunerado. O ideial é que você tenha informações que promovem o seu valor!
Como conseguir um aumento sem pedir
Se você é um funcionário excepcional que está desempenhando um ótimo trabalho, a maioria das empresas terá um mecanismo para reconhecer seus esforços. Parte disso pode envolver melhorar seu pacote de benefícios ou dar a você um bônus financeiro significativo.
Além disso, é comum que contribuições profissionais que sejam excepcionais ou promoções que envolvam uma mudança de responsabilidade, também gerem um aumento salarial interessante.
Isso raramente acontecerá sem o seu envolvimento e é provável que você participe das negociações, portanto, grande parte dos conselhos deste artigo continuará válido.
Quando estiver nessa posição, lute pelo valor que você proporciona - afinal, a empresa não vai querer lhe dar um aumento muito grande.
O que você não deve dizer ao pedir um aumento? Qualquer coisa que tenha carga emocional envolvida. Pedir um aumento deve ser apresentado no estilo de um “plano de negócios” profissional, portanto, não há espaço para chantagem emocional ou histórias pessoais tristes. Lembre-se que seu chefe não pode usar isso como justificativa para defender o seu aumento, logo você também não deve usá-lo. Mantenha as emoções controladas.
Pedir um aumento não se resume apenas ao salário
Há uma série de benefícios que um empregador pode oferecer a você além de simplesmente dinheiro. Tenha em mente que pode haver outros benefícios que podem ser uma opção:
- Comissões mais altas
- Mais tempo de folga
- Ações da empresa
- Um título de cargo melhor
- Horários flexíveis
- Ou, aquele pufe que você sempre quis.
Tudo se resume ao momento certo.
Se você olhar ao redor do escritório e relembrar ex-colegas que foram afetados por demissões em massa, pode ser que este não seja o melhor momento para pedir um aumento salarial.
Você está no meio de uma transição, uma temporada de resultados terrível ou uma fusão? Repita comigo: agora... pode... não... ser... o... melhor... momento.
Por isso, ao pedir um aumento, é fundamental escolher o momento adequado com sabedoria.
Se os negócios estão indo bem e você é um funcionário excepcional, pode ser sensato plantar a semente do aumento na mente do seu chefe o mais cedo possível, especialmente se assumiu novas responsabilidades no seu cargo atual.
Pense como um negociador
Quando chegar o dia da sua reunião, encare-a como faria em qualquer negociação salarial. Tenha uma faixa salarial em mente. Saiba o que você deseja e o que está disposto a aceitar. Entenda o seu valor de mercado. Você será capaz de obter o salário desejado se conseguir um novo emprego? Suas habilidades estão em alta demanda? Seu departamento está com falta de pessoal? Esses fatos lhe dão vantagem.