1. Blog
  2. Entrevista de emprego
  3. Como conseguir um emprego rápido: passo a passo rumo a nova vaga!

Como conseguir um emprego rápido: passo a passo rumo a nova vaga!

16 min. de leitura
Como conseguir um emprego rápido: passo a passo rumo a nova vaga!
Se o medo de não conseguir uma vaga bateu na sua porta, este artigo é para você. Criamos um passo a passo de como conseguir um emprego rápido, com dicas práticas para aumentar suas chances em meio a concorrência. Do currículo à entrevista, incluindo onde procurar e como se destacar.

Às vezes, a próxima oferta de emprego simplesmente não chega com rapidez suficiente, não é mesmo? Quando isso acontece o frio na barriga e a sensação de medo vai tomando conta. Mas, a boa notícia é que existem estratégias práticas que podem ser usadas por quem está em busca de como conseguir um emprego rápido.

A nossa missão aqui é justamente compartilhar essas dicas que nossos especialistas em recrutamento apresentaram e que vão impulsionar a sua busca por uma vaga de trabalho. 

Mas antes de começar, eu não preciso dizer o quanto é importante ter um excelente currículo ao seu lado, não é mesmo? Por isso, se está em dúvidas sobre a qualidade do currículo que você anda distribuindo por aí, acesse a OnlineCurrículo e escolha um dos modelos que nossos especialistas em recrutamento criaram para aumentar as suas chances nos processos seletivos.

Como conseguir um emprego rápido?

Algumas etapas que vão te ajudar a conseguir um emprego rápido incluem: 

  1. Definindo suas metas de procura de emprego
  2. Métodos para gerar oportunidades de emprego
  3. Escrever um currículo e uma carta de apresentação que garantam um emprego rapidamente
  4. Transformar rapidamente uma oportunidade de emprego em uma oferta de emprego

A seguir vamos explicar cada uma dessas dicas de como atrair um novo emprego. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Defina suas metas para ser contratado rapidamente

Respire fundo. Qualquer que seja o motivo da necessidade de conseguir um emprego rapidamente, você pode facilmente se deixar levar pelo ímpeto de sua busca. 

Para obter os melhores resultados a longo prazo, primeiro você precisa definir algumas metas e limites aceitáveis em relação ao que deseja para sua carreira. 

Entretanto, se você está no ponto em que acha que não vai encontrar o emprego certo para progredir em sua carreira tão rapidamente quanto esperava, não tenha vergonha em aceitar um emprego que ofereça menos do que você desejaria, enquanto continua procurando pela oportunidade ideal. 

Seja específico sobre sua busca de emprego

Em seguida, especifique exatamente o que você está procurando agora. Escolher o trabalho que você deseja vai economizar tempo de busca.

Você precisa se concentrar em como conseguir um emprego rapidamente, então automatize essa parte do processo. A boa notícia é que as ferramentas de vagas, atualmente, oferecem diferentes tipos de opções para que você possa fazer isso. 

Logo, faça uma lista dos critérios que o trabalho precisa seguir e configure alertas de empregos correspondentes nos painéis de empregos mais relevantes para suas necessidades.

Um anúncio de emprego não preenche suas prioridades? Então isso não deve ocupar a sua atenção. Pelo menos não agora.  

Esta é a melhor maneira de otimizar seu fluxo de trabalho e usar sua energia de forma eficiente para evitar o cansaço das decisões. 

Dica do especialista

Qual a forma mais fácil de conseguir emprego? Deixe as pessoas saberem que você está aberto para propostas de trabalho.

Aumente o potencial de contratação definindo seu perfil do LinkedIn como “aberto para trabalhar” ou “open to work”. Se o seu perfil do LinkedIn estiver atualizado, isso poderá gerar alguns leads relevantes com o mínimo de esforço! Além disso, converse com ex-colegas de trabalho, amigos e familiares sobre sua busca por uma colocação no mercado de trabalho. Muitas vagas são ocupadas por indicação e não chegam nem a serem divulgadas.

Escreva um currículo e uma carta de apresentação eficientes

Ao considerar como conseguir um emprego rápido, você não pode esquecer o básico da sua candidatura: um currículo e uma carta de apresentação fortes.

Para ter as melhores chances de garantir uma função rapidamente, ambos devem ser curtos e diretos. No entanto, eles ainda devem ser otimizados para cada formulário de emprego que você preencher.

Ao montar um currículo lembre-se que ele é a chave para chamar a atenção do gerente de contratação. 

Já a carta de apresentação contextualiza porque você é a melhor pessoa para o trabalho. Seu estilo de formato livre é o melhor lugar para convidar o gerente de contratação a te conhecer melhor.

Quem sabe, talvez o seu entusiasmo ajude a acelerar o cronograma de contratação. Temos um guia especializado sobre como escrever uma carta de apresentação, super completo e atualizado. Vale a pena ler!

Dica do especialista

Currículos vencedores para conseguir emprego rápido

Se você está aqui, é provável que precise criar um currículo que impressione um gerente de contratação - e que você precise ser rápido com isso! 

A OnlineCurrículo oferece modelos vencedores que já ajudaram mais de 5 milhões de profissionais a conquistarem a sonhada vaga. 

Eles são rápidos e fáceis de editar. Além disso, nossa ferramenta de criação de currículo sugere conteúdo específico para cada função, de acordo com as indicações de especialistas em recrutamento.

Se estiver curioso, confira nossos modelos de currículo e comece a construir seu currículo gratuitamente.

O que fazer para arrumar um emprego rápido? 

Para arrumar um emprego rápido, siga estas estratégias:

  • Atualize seu currículo e perfil no LinkedIn
  • Use sua rede de contatos para se informar sobre vagas abertas.
  • Informe amigos, familiares e ex-colegas de trabalho que você está procurando emprego.
  • Participe de eventos da sua área e grupos profissionais online.
  • Candidate-se a vagas online.
  • Ajuste seu currículo para cada vaga.
  • Prepare-se para entrevistas.
  • Considere empregos temporários ou freelancers.

Como dissemos acima, mesmo que você esteja usando os painéis de empregos e talvez até o LinkedIn, precisa também usar sua rede de contatos mais próxima. 

Isso porque a maioria das vagas de emprego nem são anunciadas. Logo, se você está tentando descobrir como encontrar um emprego imediatamente, considere suas outras opções.

Fale com amigos, colegas, professores da faculdade, clientes antigos e mais. Se eles ainda não souberem que você está em busca de uma nova colocação, certifique-se de mudar isso.

A beleza desta opção é que ela não exige tanto trabalho quanto a busca em quadros de empregos, então você pode dispor de tempo e energia para considerar qualquer oportunidade que se apresente.

Existem outras opções profissionais também. As agências de recrutamento são pagas pelas empresas para encontrar a melhor opção para as vagas abertas. Você pode ser o perfil perfeito que eles procuram!

Então, por que não compartilhar seu currículo e carta de apresentação com algumas das agências de recrutamento especializadas em contratação em sua área?

Insight estatístico

Você sabia que 80% das vagas preenchidas nem chegam aos quadros de empregos? É isso mesmo, de acordo com a especialista em empregos Debra Feldman, o que importa é quem você conhece. A verdade é que grande parte dessas vagas são preenchidas por meio de networking. Construir sua rede profissional hoje pode ajudá-lo a encontrar um emprego rapidamente amanhã!

O que fazer quando não se consegue arrumar emprego? 

Quando não se consegue arrumar emprego, é importante manter a motivação e adotar uma abordagem estratégica para melhorar suas chances. Uma das atitudes que você pode tomar é mudar suas metas a curto prazo. Afinal, o momento pode não ser o ideal para considerar as empresas com as quais você gostaria de trabalhar. Logo, abra sua mente para opções mais acessíveis. 

Mesmo que o cargo e as empresas com as quais você gostaria de trabalhar não estejam apresentando resultados no momento, isso não significa que outras opções não estejam disponíveis. 

Considere, por exemplo, aceitar um emprego em um cargo mais baixo do que o que você inicialmente gostaria e, enquanto isso, continue procurando o emprego dos seus sonhos. 

que falar em uma entrevista de emprego quando se está trabalhando?

Quando você está trabalhando e participa de uma entrevista de emprego, é importante ser honesto e profissional. Aqui estão alguns pontos a abordar:

  • Motivação para a mudança: Explique por que você está interessado na nova oportunidade sem falar negativamente sobre seu empregador atual.
  • Contribuições Atuais: Mencione brevemente suas responsabilidades e conquistas no emprego atual para demonstrar seu valor.
  • Transição Planejada: Tranquilize o entrevistador quanto à sua capacidade de fazer uma transição suave.
  • Mostre entusiasmo genuíno pela posição para a qual está sendo entrevistado, destacando o que o atraiu na empresa e na vaga.
  • Mencione que você está sendo discreto em sua busca de emprego e que está disponível para discutir a posição fora do horário de trabalho atual, se necessário.
Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas
Artigo relacionado
Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas

“Por que você quer trabalhar nesta empresa?” Esta é uma pergunta frequente em entrevistas de emprego, e se você não estiver preparado para respondê-la, encontrar uma boa resposta pode ser mais difícil do que parece.

Transforme uma oportunidade de trabalho rápida em uma oferta de emprego rápida

Só porque você não recebeu uma resposta imediata, não significa que você deva perder as esperanças. Embora você deva reservar um tempo adequado antes de fazer o acompanhamento, não tenha medo de entrar em contato com o gerente de contratação para o qual você já enviou o currículo ou fez uma entrevista.

Há uma boa chance de que eles admirem seu interesse e atitude proativa. Entretanto, seja educado e garanta que eles não se sintam assediados.

Há mais que você pode fazer nos bastidores para dar ao seu formulário de emprego a melhor chance de chegar com rapidez e sucesso. Por exemplo, lembre-se de preparar detalhes como suas referências profissionais e demais documentos que o RH precisa para quando iniciar o processo de contratação.

Mesmo que a sua excelente organização não acelere as coisas, evitará atrasos e causará uma ótima primeira impressão! 

Perguntas frequentes sobre como conseguir um emprego rápido

Qual é o melhor site para arrumar emprego?

Na lista de sites para arrumar emprego estão: 

  • LinkedIn
  • Glassdoor
  • InfoJobs
  • Gupy
  • Catho
  • Vagas.com
  • Indeed
  • Jooble
  • Empregos.com.br
  • Trabalha Brasil
  • Serasa Experian

Onde conseguir trabalho?

Conseguir trabalho envolve explorar várias fontes e estratégias. Aqui estão algumas opções para ajudar você a encontrar emprego:

  • Sites de Emprego, como LinkedIn, Indeed, Glassdoor, Vagas.com e InfoJobs.
  • Agências de Recrutamento
  • Feiras de Emprego
  • Sites de Empresas: Visite diretamente os sites das empresas em que você está interessado.
  • Portais Governamentais, como o Sistema Nacional de Emprego (SINE) no Brasil.
  • Voluntariado e Estágios

Como funciona o site Infojobs?

O InfoJobs é um site de busca de empregos que conecta candidatos a oportunidades de trabalho. Usuários criam um perfil, inserem suas informações profissionais, e podem buscar vagas por setor, localização ou cargo. O site oferece ferramentas para enviar currículos diretamente às empresas e permite que os candidatos recebam notificações de novas vagas compatíveis com seu perfil. 

Além disso, o InfoJobs disponibiliza avaliações de empresas e salários, ajudando os candidatos a tomar decisões informadas. As empresas, por sua vez, podem publicar vagas, pesquisar currículos e gerenciar processos seletivos através da plataforma.

O que é o LinkedIn como funciona?

O LinkedIn é uma rede social profissional voltada para conexões de negócios, networking e desenvolvimento de carreira. A plataforma permite que os membros se conectem com colegas, recrutadores e outros profissionais, além de seguir empresas e participar de grupos de interesse.

No LinkedIn, é possível buscar e se candidatar a vagas de emprego, receber recomendações e endossos de habilidades, e publicar ou compartilhar conteúdo relevante para sua área.

Quanto tempo é normal ficar desempregado?

No Brasil, trabalhadores com apenas o ensino fundamental demoram, em média, 13,1 meses para encontrar um novo emprego. Já aqueles com ensino superior enfrentam um período de espera mais longo, em média, 16,8 meses (quase um ano e meio) para se recolocar no mercado de trabalho.

Com as dicas sobre como conseguir o emprego rápido que listamos acima, você aumenta as suas chances de se realocar no mercado de trabalho em menos tempo. Por isso, aplique cada uma delas e veja suas chances se multiplicarem!

Aplique as dicas de como conseguir um emprego rápido 

É hora de arregaçar as mangas e aplicar as dicas de como conseguir um emprego rápido que compartilhamos acima. Lembre-se de:

  • Preparar um currículo e uma carta de apresentação de alta qualidade que você possa ajustar facilmente para cada nova candidatura de emprego.
  • Conversar com as pessoas ao seu redor sobre o fato de que você está procurando trabalho.
  • Manter uma atitude persistente e organizada é a chave do sucesso!

E é claro, monte um currículo e uma carta de apresentação forte, capaz de destacar você dos demais concorrentes. Para isso, conte com os modelos prontos e editáveis da OnlineCurrículo

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Entrevista de emprego4 min. de leitura
Recusar uma oferta de emprego
Recusar uma oferta de emprego
Carreira10 min. de leitura
Sedentarismo: 55% dos brasileiros não sentem incentivo à prática de atividades físicas por parte das empresas
Sedentarismo no Brasil: Metade dos Brasileiros Trabalham Sentado
Ajuda para currículos18 min. de leitura
Como escrever uma declaração pessoal de currículo
Como escrever uma declaração pessoal de currículo
Carta de apresentação5 min. de leitura
Estudo: como as cartas de apresentação diferem ao redor do mundo?
Estudo: como as cartas de apresentação diferem ao redor do mundo?
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies