1. Blog
  2. Carreira
  3. Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas

17 min. de leitura
Por que você quer trabalhar nesta empresa? Melhores respostas
“Por que você quer trabalhar nesta empresa?” Esta é uma pergunta frequente em entrevistas de emprego, e se você não estiver preparado para respondê-la, encontrar uma boa resposta pode ser mais difícil do que parece.

Da próxima vez que precisar responder “por que você quer trabalhar nesta empresa”, certifique-se de estar preparado para esta desafiadora pergunta de entrevista de emprego. Aqui, na Onlinecurriculo, temos a expertise para ajudá-lo a ter sucesso. No guia a seguir, abordaremos os seguintes tópicos:

  • Por que os recrutadores fazem esta pergunta?
  • As piores respostas e o que você precisa evitar
  • Como você responder a esta pergunta como um profissional?
Dica do especialista

Não deixe as palavras te confundirem!

Outras maneiras de fazer a pergunta incluem: “por que você quer trabalhar na nossa empresa?” ou “por que você quer este trabalho?”.

Portanto, enquanto você se prepara para aquela entrevista decisiva, é uma boa ideia já ir se perguntando: “por que eu QUERO trabalhar na empresa?”

Afinal de contas, por que os entrevistadores fazem essa pergunta?

Ao se deparar com a pergunta “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”, muitas questões podem surgir e te deixar um pouco confuso. 

Certamente, não importa qual seja a sua motivação para se candidatar, desde que você atenda aos critérios do trabalho.

Embora isso seja verdade, o gerente de contratação está tentando descobrir algumas informações cruciais, quando faz esse questionamento. Aqui está o que eles esperam entender ao fazer essa pergunta:

  • Se você fez a sua pesquisa. Antes de se candidatar a um novo emprego, você deve dedicar tempo para aprender sobre o negócio. Isso significa verificar a atividade de mídia social deles, dar uma conferida no site e ver quais são as informações interessantes que há ali. O entrevistador quer saber se você fez sua lição de casa.
  • Por que este trabalho específico é atraente para você. Os gerentes de contratação também querem se sentir especiais. Se você quer apenas qualquer emprego, e não necessariamente este, isso ficará evidente em sua resposta. O entrevistador quer ver o quão dedicado você será caso consiga a vaga e quais aspectos dela o levaram a clicar no botão “aplicar agora”.
  • Quão bem você se encaixa na cultura da empresa. A cultura da empresa não é apenas uma palavra da moda. O gerente de contratação quer saber se você é o candidato certo para trabalhar nesta empresa específica. Ao responder à pergunta “Por que você quer trabalhar na nossa empresa?”, certifique-se de explicar como os seus objetivos de carreira se alinham com a visão do negócio.

3 Respostas ruins para “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”

Primeiramente, vamos considerar algumas respostas ruins para esta pergunta. Aqui estão alguns exemplos para a quase inevitável pergunta da entrevista de emprego: “Por que você quer trabalhar na nossa empresa?” que provavelmente o mandarão de volta para a fila do desemprego:

  1. Preciso muito do dinheiro.
  2. Eu só preciso de um trabalho.
  3. Acho que este trabalho seria um bom degrau.

Vamos analisar cada uma delas:

1.  “Eu preciso muito do dinheiro.”

Se você admitir, desde o início, que está desesperado por dinheiro, os empregadores podem concluir que você está se candidatando a este emprego por pura necessidade, não por ser adequado para você e nem por ser adequado para eles.

Além disso, uma decisão puramente motivada pelo dinheiro pode significar que você mudará de ideia em um ou dois meses, ou que você não se alinha com a cultura da empresa. O resultado provavelmente deixará todas as partes envolvidas insatisfeitas.

As piores respostas para a pergunta “por que você quer trabalhar nesta empresa?” serão aquelas que focam em suas necessidades e desejos.

Isso pode parecer injusto, afinal, a pergunta era sobre o que você quer. No entanto, os empregadores que fazem essa pergunta realmente estão procurando respostas que abordam o que eles desejam.

Dica do especialista

O que há de errado em ser honesto? 

Se você está desempregado, é claro que realmente precisa do dinheiro. Mas responder “Eu preciso do dinheiro” indica que você precisa de qualquer trabalho. Você deveria responder o porquê você quer trabalhar nesta empresa.

2. “Eu só preciso de um trabalho.”

Esta resposta sugere que você não se importa com qual emprego está se candidatando, contanto que o sustente no momento. Também implica um grande grau de indiferença. Muitos empregadores vão assumir que essa atitude vai se replicar em suas tarefas no trabalho.

Mais uma vez, esta resposta se concentra em suas necessidades. E presume-se que esta resposta ruim está diretamente relacionada à resposta anterior, que você apenas precisa do dinheiro.

As empresas não tomam decisões de contratação por caridade, pena ou altruísmo. Os empregadores estão procurando contratar pessoas que sejam produtivas e vão ajudá-la a resolver problemas.

3. “Acho que este trabalho seria um grande degrau na minha carreira.”

Alguns empregadores temem justamente isso: que os candidatos a vagas estão procurando um trabalho de curto prazo que acrescentará experiência necessária a seus currículos e lhes permitirá pular para uma empresa maior e melhor em pouco tempo. Mas, o processo de contratar, integrar e treinar uma nova pessoa é difícil, demorado e custoso.

A empresa está procurando um retorno de longo prazo, estabilidade e retenção que permitirão colher os frutos de seu investimento. 

Ela não está procurando trabalhadores que vão sair assim que encontrarem um emprego melhor. Uma empresa cuja equipe está em constante rotatividade terá dificuldade em realizar qualquer coisa.

Lembre-se sempre de que as empresas estão procurando novos funcionários, que as tornarão mais eficientes e competitivas, melhorando, em última análise, seus lucros.

Em outras palavras, os empregadores estão em busca de novas contratações que lhes trarão mais dinheiro do que custos. Se você der qualquer uma das respostas acima, estará sugerindo que fará exatamente o oposto.

Dica do especialista

Mude a narrativa!

Ao invés de dizer que vê o trabalho como um “degrau”, mude a abordagem. Responda a esta pergunta da entrevista dizendo ao seu futuro empregador que você aprecia as oportunidades de crescimento que a empresa oferece.

Lembre-se, a pergunta é “Por que você quer trabalhar nesta empresa?” e não “Onde você se vê daqui a cinco anos?”

5 boas respostas para “Por que você quer trabalhar na nossa empresa?”

Aqui estão algumas maneiras muito mais promissoras de responder à pergunta de entrevista: “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”:

  1. Conheço a sua empresa há muito tempo e a admiro.
  2. Acredito que posso causar um impacto positivo aqui.
  3. Os valores da empresa se alinham aos meus.
  4. Adoro o que ouvi/li sobre a cultura da empresa.
  5. Admiro a ética de trabalho e o espírito colaborativo da empresa.

1.  “Conheço a empresa há algum tempo e realmente admiro seu estilo/conquistas/papel no setor.”

Em vez de enfatizar as suas necessidades, concentre-se na empresa e em como ela chamou sua atenção e conquistou o seu respeito.

Este possível empregador pode ser um líder do setor que você vem acompanhando de longe por anos. Ou talvez você tenha ouvido falar dele pela primeira vez quando viu o anúncio de vaga de emprego na semana passada.

Se você não puder demonstrar que sabe algo sobre a empresa, ou que tem razões concretas para gostar e admirar, parecerá que você simplesmente entrou sem rumo procurando por qualquer empresa que o contratasse. Neste caso, esperamos que você tenha feito sua lição de casa para aprender tudo o que puder sobre a empresa por meio de pesquisas no Google e na mídia.

Dica do especialista

Confira este vídeo para mais informações sobre o que a empresa está tentando descobrir sobre você quando lhe pergunta: “Por que você quer trabalhar na nossa empresa?”

Você estudou o site dela e a presença nas redes sociais. Pesquisou o seu modelo de negócios e sua competitividade no mercado. Você está preparado para falar com conhecimento sobre a empresa, porque acredita em sua missão e porque seria uma honra fazer parte de sua equipe.

Exemplo de resposta para “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”:

“Conheço a Triunfo desde que era estudante de pós-graduação. Os projetos da empresa foram uma verdadeira inspiração para mim como aluno de arquitetura. Na verdade, incorporei alguns de seus designs como exemplos de experimentos arquitetônicos modernos em minha tese de mestrado. 

Quando fiquei responsável pelo meu primeiro projeto urbano, sempre me referi aos princípios de design estabelecidos pelo fundador de vocês, já que ele teve uma grande influência na engenharia moderna de construção. Respeito muito o fato de vocês permanecerem fiéis a esses princípios por mais de 30 anos.”

Copiado!

2. “Acredito que posso causar um impacto positivo nesta empresa porque...”

Indo além de uma mera familiaridade com a empresa, tente identificar problemas e desafios competitivos específicos que ela enfrenta. Você pode inclusive apresentar situações que a sua experiência e habilidades vão ajudar a resolver.

Essa é uma resposta que sugere que você quer trabalhar nesta empresa porque sabe que poderia fazer uma diferença real ali. Suas habilidades oferecem soluções específicas que tornariam a empresa mais forte, melhor e mais lucrativa.

Você sabe que não seria apenas mais um funcionário nesta empresa, ou um peixe fora d'água, mas sim um membro valioso da equipe, cujas ideias e ações levariam a empresa a realizar coisas maiores e melhores no mercado.

Exemplo de resposta para “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”:

“Estou envolvido com marketing digital nos últimos sete anos e sempre admirei a Comodoro como líder do setor. Mas também acredito que a força desta empresa está na diversidade de conjuntos de habilidades que ela incorpora.

Acredito verdadeiramente que tenho uma experiência única no setor B2B que poderia ser transferida para seus programas de parceria e afiliados, fortalecendo-os como uma das direções em desenvolvimento da empresa.”

Copiado!

3. “Fiquei impressionado com como os valores da empresa se alinham aos meus...”

Os “valores” de uma empresa representam tudo aquilo que ela acredita e o que está buscando. Se a empresa tem uma declaração de missão, estude-a de perto e esteja preparado para explicar porque apoia essa missão.

O Google costumava defender o lema “Não seja mal” embora, como parte de sua reorganização, como Alphabet, passou a utilizar “Faça a coisa certa”. Outro gigante da tecnologia, a Apple, adotou o slogan “Pense diferente”. O “Just do it” (que significa algo como “Apenas faça”) da Nike é outro exemplo de uma marca registrada inesquecível. Todas essas são boas ideias e estão focadas em objetivos louváveis.

Crenças, valores e senso de missão são conceitos poderosos que elevam uma empresa, ou mesmo um novo candidato em potencial, além do objetivo comum de apenas tentar ganhar o máximo de dinheiro possível.

Em suma, minimize suas motivações pessoais e destaque seu comprometimento com os compromissos da empresa como a sustentabilidade ambiental, diversidade na contratação, apoio à comunidade local, práticas comerciais justas ou outros esforços altruístas.

Exemplo de resposta para “Por que você quer trabalhar nesta empresa?”:

“Ouvi falar pela primeira vez sobre a Eco-Logic há três anos, quando o departamento de RP lançou a campanha de conscientização do Dia da Terra que lidava com a limpeza de praias ao longo da costa do Brasil.

Estou fazendo trabalho voluntário com organizações ecológicas há anos e realmente adorei o impacto que vocês causaram. Portanto, acredito que estaria realmente no lugar certo se pudesse aplicar minhas habilidades de engenharia para contribuir com a limpeza do meio ambiente.”

Copiado!

4. “Adoro o que ouvi sobre a cultura da empresa porque...”

A “cultura da empresa” é uma ideia que provavelmente soaria estranha nos tempos dos seus avós, mas se tornou uma medida fundamental de como as empresas operam, tanto como local de trabalho quanto como cidadã global. 

Vestimenta casual, lanches gratuitos na sala de descanso, mesas de pingue-pongue no escritório, horários de trabalho flexíveis e políticas generosas de licença familiar são algumas das inovações na “cultura da empresa” que podem melhorar o moral e a retenção dos trabalhadores.

Em um sentido mais amplo, a cultura de uma empresa reflete todos os seus valores e prioridades, como vimos acima. Obviamente, você não deve dizer a um entrevistador que quer trabalhar na empresa porque ela oferece refrigerantes grátis. 

Mas não hesite em dizer que gostou de tudo o que ouviu sobre a cultura da empresa, tanto internamente quanto em sua abordagem em relação ao mundo exterior. Isso demonstra o seu interesse genuíno em trabalhar para uma organização que se importa com as pessoas.

Exemplo de resposta para “Por que você quer trabalhar na nossa empresa?”:

“Algo que sinto na indústria de desenvolvimento de jogos que realmente poderia melhorar é a cultura de crunch. E embora eu entenda a necessidade de trabalhar duro (e às vezes até fazer hora extra), realmente adorei o que a CEO de vocês disse recentemente em sua entrevista. Ele falava sobre como um dos valores fundamentais da empresa é manter a saúde mental e a criatividade de seus funcionários como a sua principal fonte de produtividade. Admiro essa abordagem e acho que combinar isso com uma boa ética de trabalho é realmente incrível.”

Copiado!

5. “Estou impressionado com a ética de trabalho e o espírito colaborativo da empresa e quero fazer parte dessa equipe.”

Esta resposta sugere que você não é um lobo solitário focado apenas em si, que só quer ficar em seu canto em paz o dia todo. Você está procurando um senso de pertencimento, uma equipe para trabalhar, uma comunidade onde cada membro destaca o melhor do outro.

Esta resposta toca em todos os pontos mencionados acima:

  • Você está focado na empresa, não em suas necessidades pessoais.
  • Você quer causar um impacto positivo no empregador.
  • Os valores da empresa se alinham com os seus.
  • Você admira uma cultura empresarial que se preocupa com as pessoas.
  • Você quer fazer parte de uma equipe vencedora.

Pergunta correlata

Ao terminar de responder a essa pergunta da entrevista, você pode receber perguntas relacionadas: “quais marcas você admira?”. Você acabou de declarar que admira a empresa na qual está se candidatando. Tudo bem, você tinha isso preparado porque sabia que essa pergunta estava chegando.

Essas perguntas correlatas dão ao seu entrevistador mais informações sobre o que o atrai para empresas e sua cultura em geral. Também permite que você demonstre um pouco da sua personalidade.

Exemplo de resposta para “Quais marcas você admira?”:

“Admiro a empresa Tendência X por sua estratégia inovadora. Eles identificaram uma necessidade e a preencheram com um produto acessível e estiloso, e depois expandiram do comércio eletrônico para lojas físicas. Além disso, eles têm divulgado seus esforços de caridade e incentivado os consumidores a também se engajarem em atividades beneficentes.”

Copiado!

Para não dar voltas, quando você responder “Por que quero trabalhar na empresa?” ou “Por que você está interessado nessa vaga?”, certifique-se de dizer ao seu futuro empregador como você irá ajudá-los e não o contrário.

Coloque o foco nos valores, cultura e realizações da empresa e como você não apenas se encaixará, mas também fará sua contribuição. Deixe a empresa saber que você está ansioso para trabalhar para eles.

Como disse John Fogerty, “Coloque-me em campo, treinador, estou pronto para jogar. Hoje!”

Principais conclusões

  • Antes de responder: “Por que eu quero trabalhar na empresa?” Reserve um momento para pensar no motivo pelo qual o entrevistador faz essa pergunta. Essa abordagem ajudará a moldar sua resposta.
  • A honestidade é a melhor política... a menos que você esteja nisso apenas pelo dinheiro. Evite ser completamente honesto se a sua razão para querer o emprego for apenas interesse próprio.
  • Destaque aqui o seu conhecimento sobre a empresa. Deixar o gerente de contratação saber que você fez sua pesquisa é fundamental.
  • Não seja pego desprevenido. Certifique-se de se preparar para esta pergunta-chave da entrevista com bastante antecedência!
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carreira15 min. de leitura
44% dos brasileiros já sofreram bullying no ambiente de trabalho
Pesquisa sobre Bullying no ambiente de trabalho
Entrevista de emprego5 min. de leitura
O que significa CV?
O que significa CV?
Ajuda para currículos24 min. de leitura
Objetivos do currículo (+ 15 exemplos)
Objetivos do currículo (+15 exemplos)
Ajuda para currículos6 min. de leitura
Pontos fortes e fracos: como lidar com eles no processo seletivo
Pontos fortes e fracos: como lidar com eles no processo seletivo
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies