1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?

9 min. de leitura
Currículo para o primeiro emprego: como criar e garantir a vaga?
Arte de:Alexandra Shevchenko
Use suas experiências em diferentes áreas a seu favor e deixe sua personalidade brilhar. Afinal, como montar um currículo para primeiro emprego e garantir a vaga?

Como montar um currículo para o primeiro emprego? Guia 

Qualquer contratante que recebe o currículo de alguém em busca do primeiro emprego espera que a apresentação seja focada na personalidade do candidato. Afinal, é provável que você não tenha muitas conquistas relacionadas à sua vida profissional. Nesse caso, a sua apresentação não é sobre onde você já esteve, mas sim sobre quem você é e onde quer chegar.

Seu currículo em busca do primeiro emprego deve ser como uma carta de compromisso, em que você se apresenta e deixa claro o que pretende fazer pela empresa e pelo seu futuro. 

Deixe o currículo objetivo e acrescente características comportamentais que vão ajudar o recrutador a entender a sua forma de agir. 

Escolha adjetivos com cuidado e mantenha a apresentação breve, mas poderosa.

Procurar ativamente o seu primeiro emprego ou estágio é o primeiro passo para o sucesso. Então, não tenha vergonha da sua história, mas sim orgulho! 

Lembre-se também que os estágios são o cenário perfeito para você começar a sua caminhada profissional, afinal, neles, não há problema algum em não ter experiência de trabalho.

De fato, um estudo de 2017, da Associação Nacional de Faculdades e Empregadores nos EUA descobriu que os formandos universitários que concluíram um estágio durante a graduação, receberam mais ofertas de emprego do que aqueles que não tiveram essa experiência. 

E a boa notícia é que ninguém espera experiência profissional de um estagiário!

Por isso, ao procurar por uma vaga, pense em como seus objetivos se encaixam no cargo. 

Se você descreve o emprego dos sonhos como algo muito diferente do cargo para o qual pretende se candidatar, suas chances de conseguir uma entrevista são consideravelmente reduzidas.

Por isso, faça a apresentação do seu currículo de primeiro emprego de forma que seu recrutador se sinta obrigado a convidá-lo para uma entrevista. 

De fato, uma boa apresentação sobre você, com exemplos que mostram como costuma agir e quais são os principais traços de sua personalidade, pode definir o tom do restante da entrevista, dando mais confiança ao recrutador sobre as suas competências e habilidades. 

Veja aqui tudo o que você precisa saber para se apresentar da melhor forma.

Como apresentar seu histórico em um currículo de primeiro emprego 

Para descrever a sua experiência em um exemplo de currículo de primeiro emprego é preciso um olhar sob um contexto mais amplo de como as atividades que você já realizou até agora, contribuíram para torná-lo uma contratação de alto potencial.

Uma vez que você viveu poucas histórias profissionais, é preciso usar outras experiências que mostram as suas habilidades e qualidades mais relevantes.

Experiência de trabalho remunerado. Qualquer trabalho remunerado deve aparecer com destaque em seu currículo. Você pode até sentir que uma atividade voluntária trouxe uma  experiência mais relevante, mas nada melhor para um currículo do que compartilhar evidências de que você possui a responsabilidade necessária para ser remunerado por um trabalho executado. Enfim, se você já foi remunerado por algum serviço, inclua em seu currículo. Mesmo que essa experiência pareça inútil para a vaga. Acredite, ela não é. 

Trabalhos informais. É provável que você já tenha exercido alguma atividade informal durante seus anos de escola e faculdade, seja trabalhando para seus pais ou para algum parente. Embora possa parecer desinteressante mostrar que você já trabalhou entregando panfletos, por exemplo, isso mostra que você é um trabalhador dedicado. Contudo, caso a atividade não seja importante para a sua futura função, essa seção do modelo de currículo deve ser breve.

Voluntariado. Optar por fazer algo de graça demonstra paixão e interesse. Se o trabalho que você executou como voluntário estiver alinhado com o seu futuro emprego, melhor ainda! Isso mostra que existe realmente amor pelo que você está fazendo. Resumindo, se você tem experiência com o trabalho voluntário, certifique-se de incluí-lo no currículo do seu primeiro emprego. Isso melhora significativamente sua imagem aos olhos do recrutador.

Extracurricular. Se você já fez uma peça de teatro, jogou em um time esportivo de sucesso ou domina alguma habilidade especial, compartilhe como você aprendeu tudo isso. Afinal, esse tipo de atividade ajuda a mostrar a sua personalidade. Descreva os aprendizados que são mais relevantes para a função que você pretende ocupar e use o currículo para destacar essas informações.

Educação. Os seus diplomas, obviamente devem aparecer com destaque em seu currículo em busca do primeiro emprego, afinal, foram anos de trabalho duro. Inclua qualquer curso relevante ou projetos paralelos. O ensino superior exige muitas habilidades que também são necessárias no local de trabalho.

As melhores habilidades para um currículo de primeiro emprego

Escolher as palavras certas para descrever sua experiência é fundamental para causar uma boa impressão. 

Embora você deva aprender a falar sobre a sua personalidade e habilidades comportamentais, um currículo de primeiro emprego precisa incluir as competências que são mais mensuráveis e evidenciadas com exemplos, mostrando a sua forma de agir.

Habilidades interpessoais. Se você gerenciou outras pessoas em um projeto de grupo, ajudou clientes em uma loja ou fez algo criativo, seu trabalho futuro exigirá uma certa mistura de habilidades comportamentais como essas. Fale sobre como você foi o trabalho em equipe e como as conquistas aconteceram. Dê a sensação de que deseja se desenvolver ainda mais.

Habilidades técnicas. Embora as habilidades interpessoais sejam importantes, são as habilidades técnicas que podem fazer o seu currículo se destacar. A experiência com softwares e mídia social, por exemplo, vão te ajudar a melhorar as suas chances na busca pela vaga. Se você deseja ocupar um cargo em uma área mais técnica, dedique-se a dominar ferramentas e sistemas que são importantes para o setor. Por exemplo, se quiser trabalhar com tecnologia da informação (TI), dominar pelo menos uma linguagem de programação será fundamental para sua avaliação. 

No currículo do primeiro emprego, a seção de habilidades é importantíssima porque é uma oportunidade de mostrar que você tem capacidade de aprender algo difícil, como o uso de uma ferramenta, o domínio de um segundo idioma, e mais.

Os melhores exemplos de currículos para o primeiro emprego 

Nada como ver alguns exemplos para que você fique inspirado a criar o seu currículo em busca do primeiro emprego, não é mesmo?

Por isso, a seguir, listamos alguns modelos para você. Confira!

Assistente de vendas. Dar o primeiro passo em setores como varejo, instituições bancárias, área de saúde e muitos outros, geralmente envolve uma quantidade considerável de trabalho braçal e administrativo. Portanto, certifique-se de montar um currículo para o primeiro emprego que demonstre a sua ética no trabalho.

Telemarketing. Embora o exemplo de currículo de telemarketing inclua um período mais longo de experiência, muitas das informações contidas servem como exemplo para um currículo de primeiro emprego. Afinal, o telemarketing, e as habilidades aprendidas nessa atividade, serão relevantes para muitas funções corporativas. Por isso, faça um currículo para que inclua domínio de áreas como marketing, comunicação, atendimento ao cliente e mostre a sua capacidade de resolução de problemas.

Tutor. Na faculdade ou em cursos gerais de formação profissional, é comum encontrar bons alunos que realizam trabalhos de tutoria, também conhecido como monitoria. Conheça alguns exemplos de como apresentar a sua experiência nessa posição, desenvolvendo, por exemplo, a escuta ativa, que é uma habilidade essencial em um local de trabalho.

Estágio. Existem certas profissões, como advogado e gestor financeiro, onde um estágio é um primeiro cargo cobiçado e prestigiado, portanto, este exemplo de currículo é uma indicação particularmente valiosa do que você pode incluir quando estiver dando seus primeiros passos nessas profissões.

Uma fonte diferente de inspiração que pode ajudar os recém-formados a fazer um primeiro currículo são as seções de apresentação de vários perfis do LinkedIn.

Você pode filtrar perfis por anos de experiência e perceber as diferenças de como as pessoas de seu setor se descrevem em cada momento de suas carreiras. 

Não preciso dizer que você precisa ter um perfil no LinkedIn, e principalmente que ele deve ser como uma cópia do que está em seu currículo.

O que um adolescente deve colocar no currículo? Embora as conquistas escolares devam aparecer com destaque, quando um adolescente está montando um currículo para um primeiro emprego, seu potencial empregador estará mais interessado no que ele tem a dizer sobre sua personalidade e o que deseja obter em sua carreira, pensando no futuro. Demonstrar ambição e motivação é muito importante. Então crie o seu currículo com histórias de determinação.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carreira15 min. de leitura
O que é FGTS, quem tem direito e quem paga por ele?
O que é FGTS, quem tem direito e quem paga por ele?
Carreira5 min. de leitura
Como pedir aumento sem ser ridicularizado
Como pedir aumento sem ser ridicularizado
Ajuda para currículos21 min. de leitura
Como mencionar a experiência profissional no currículo
Como mencionar a experiência profissional no currículo
Ajuda para currículos17 min. de leitura
Formato de currículo funcional: Exemplos, dicas e modelos gratuitos
Formato de currículo funcional: exemplos, dicas e modelos gratuitos
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies