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Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Como formatar uma carta de apresentação em 2023: exemplos e dicas

14 min. de leitura
Como formatar uma carta de apresentação em 2023: exemplos e dicas
Arte de:Evgeniya Skubina
Turbine sua busca de emprego e seu crescimento profissional com estas 10 dicas de especialistas para redigir e formatar a carta de apresentação ideal.

Essa talvez seja a carta mais importante que você escreverá na vida. Uma carta de apresentação cuidadosamente elaborada pode lhe trazer uma carreira profissional duradoura, comprar-lhe uma casa, colocar seus filhos na faculdade. E você ainda se pergunta se o formato da carta de apresentação é importante? 

Você conhece bem sua área, suas competências e sabe quem são as pessoas para quem quer trabalhar. Agora, tudo que você tem a fazer é escrever-lhes uma carta composta de uma só página. Toda jornada ao emprego dos sonhos começa com um currículo diferenciado e uma excelente carta de apresentação.

No entanto, quer você seja um cientista espacial ou um operário de ferrovia, é possível que sua cabeça dê uma travada diante dessa folha em branco e dessa tarefa aparentemente simples. E a tarefa é DE FATO simples, embora não seja necessariamente fácil. 

Na verdade, trata-se de uma das maiores façanhas da escrita persuasiva: uma carta de uma página tão irresistível que propicia ao escritor um novo emprego. É o tipo de carta que pode mudar sua vida. Então, quais são os segredos para acertar nesse elemento decisivo da sua candidatura de emprego? Qual é o formato apropriado para uma carta de apresentação? Como você começa e termina uma carta de apresentação? O que os empregadores procuram em uma carta de apresentação?

Aqui estão nossas 10 melhores dicas a respeito de formatação, redação e design de uma carta de apresentação. 

1. Comece a carta de apresentação com um cabeçalho bem elaborado

Um bom layout de carta de apresentação começa pelo cabeçalho, a versão eletrônica do que costumava ser chamado de timbre. Trata-se do espaço na parte superior da página contendo seu nome, endereço, telefone e e-mail. (Às vezes, o endereço de correspondência não é colocado; outras, as pessoas adicionam suas informações de contato do LinkedIn ou de outras plataformas.) 

O principal objetivo do cabeçalho é transmitir suas informações essenciais de contato para que o potencial empregador saiba como entrar em contato com você. 

Mas a finalidade secundária do cabeçalho também é importante: dispor de um elemento de design atraente na parte superior da página. Tudo abaixo do cabeçalho será um corpo de texto preto supostamente interessante de ler, mas com visual nem tão interessante assim. 

O cabeçalho é fundamental porque é o único lugar na página onde você tem opções reais de design. Você pode experimentar cores, usar a tipografia de forma criativa e dar outros toques que iniciem a página com uma explosão visual. Isso não significa que deva ser espalhafatoso ou berrante, e sim agradável aos olhos. 

Confira os exemplos de carta de apresentação do Resume.io para ver algumas boas opções de design para o seu cabeçalho. 

2. Cative o gerente de contratação com uma saudação apropriada.

Nos velhos tempos, era comum as pessoas escreverem “A quem possa interessar”, “Prezado senhor ou senhora” ou até “Cavalheiros” na saudação de uma carta de apresentação. Mas esses dias há muito ficaram para trás. 

Tente sempre remeter a carta a uma pessoa específica. Se o anúncio de emprego não mencionar o nome do gerente de contratação, pesquise um pouco, e ligue lá se necessário, para descobrir quem toma as decisões no trabalho que você quer. (Por óbvio, nem pense em escrever o nome dessa pessoa errado; e confirme se é “Sr.” ou “Sra.”)

Psicólogos descobriram que as pessoas experimentam certa empolgação ao ler o próprio nome, e isso faz com que elas tendam a se sentar e prestar atenção. Além disso, é mais provável obter resposta se a carta for endereçada a uma pessoa específica, e não ao departamento inteiro. Em alguns casos, você talvez constate que o nome do gerente de contratação ou do recrutador é intencionalmente mantido em sigilo, e então você precisará dizer algo mais genérico como “Prezado gerente de contratação” ou “Prezada equipe de contratação da (nome da empresa)”.

3. Escreva uma introdução irresistível.

No parágrafo introdutório da carta de apresentação, você precisa fazer uma declaração de abertura que advogue decisivamente em seu favor. Encontre uma maneira de se apresentar, identifique o trabalho que está procurando e dê uma prévia de por que você é altamente qualificado para o cargo. A introdução da carta de apresentação deve carregar o tom de voz certo desde o início: amigável, motivado, confiante, competente, mas nunca arrogante ou vaidoso. Sua introdução deve cativar a atenção do leitor, mas pelos motivos certos. 

Acima de tudo, a abertura deve causar uma primeira impressão positiva e dar ao leitor um motivo para continuar lendo. 

Segue o exemplo de uma boa introdução para uma carta de apresentação:

EXEMPLO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO: INTRODUÇÃO

Após me formar em Gestão Hoteleira pela Universidade de São Paulo, minha primeira atividade na indústria da hospitalidade definiu o tom da minha carreira. Fui enviado para um estágio de um ano na Marriott em Londres durante as Olimpíadas de 2012, ajudando a rede hoteleira londrina a organizar eventos e promover seus serviços em diversos recintos esportivos.

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4. Exponha seus argumentos no corpo da carta.

No corpo da carta de apresentação, você deve mostrar de forma convincente que é a pessoa certa para o trabalho. Talvez seja preciso se exibir um bocadinho, e tudo bem, porque se você mesmo não exaltar sua qualificação para o trabalho, ninguém mais o fará. 

Fale sobre sua experiência profissional e seja específico sobre as realizações em empregos anteriores. Sempre que possível, use fatos e dados (números, valores financeiros, porcentagens) para quantificar suas realizações e o histórico de trabalho. Além disso, você pode enriquecer o currículo relatando algum problema enfrentado e como o resolveu. 

Uma dúvida comum: é aceitável usar marcadores na carta de apresentação? A resposta curta é sim. A resposta mais longa é: use-os com moderação e examine se eles beneficiam o visual e o fluxo de leitura. A intenção não é transformar a carta de apresentação num segundo resumo. 

O corpo da carta também pode mencionar sua formação, certificados e competências relevantes. E você pode optar por discutir suas aspirações futuras, especificamente no que se refere ao cargo para o qual está se candidatando. Lembre-se de estudar a descrição do cargo com atenção e demonstrar que você atende aos requisitos do trabalho. (Mas, obviamente, seja honesto, porque qualquer mentira numa candidatura de emprego voltará para assombrá-lo.)

O tom da escrita também é importante. Para ajustar a linguagem e o nível de formalidade, analise o site, as contas de mídia social e outros materiais que conseguir encontrar do possível empregador. 

Eis um exemplo do corpo de uma carta de apresentação:

EXEMPLO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO: CORPO DE TEXTO

Durante a adolescência e a faculdade, trabalhei na loja de ferragens dos meus pais, tendo portanto uma forte compreensão do que é necessário para obter êxito na atividade de varejo. Gerenciava o estoque, organizava os preços e controlava o calendário promocional. Apaixonei-me pelo comércio, de modo que era sempre uma satisfação ajudar os clientes com orientações práticas.

Tornar-me comerciante foi um passo inteiramente natural e, após quinze anos formando uma clientela local, é hora da minha carreira completar o ciclo. Tenho um grande número de contatos no ramo e certeza de que poderia atrair muitos clientes.

Eu entendo o perfil dos clientes que visitam sua loja e posso atuar assegurando o estoque adequado para compras de projetos e ajudando a coordenar as melhores promoções. Os comerciantes adoram tirar proveito de uma pechincha, então a função de um assistente de varejo é apontar-lhes a direção certa. Aumentei em 20% as vendas anuais em minha atuação anterior no varejo: você precisa ser proativo, ou os clientes irão para outro lugar.

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5. Conclua a carta de apresentação com uma chamada à ação.

O parágrafo final pode incluir uma recapitulação, um agradecimento e qualquer outra coisa importante que você ainda não tenha dito. Mas sua conclusão também deve conter uma chamada à ação: uma sugestão de que você ficaria feliz em participar de uma entrevista ou mesmo de uma conversa por telefone. Você também pode dizer que está à disposição para conversar por meio das informações de contato fornecidas.

Deixe claro no encerramento que você está de fato interessado na vaga e quer dar continuidade ao processo.

Termine com uma frase de encerramento apropriada, como "Atenciosamente" ou "Cordialmente". Digite seu nome abaixo dela ou coloque sua assinatura se estiver planejando enviar por correio ou entregar pessoalmente.

Lembre-se de revisar a carta com atenção e, de preferência, encontre um bom editor para revisá-la para você. Erros de digitação e outros lapsos linguísticos estão entre as principais causas de rejeição das cartas de apresentação. 

Segue um exemplo de como você pode escrever a conclusão da sua carta de apresentação:

EXEMPLO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO: CONCLUSÃO

Eu apreciaria a oportunidade de fazer-lhe uma visita para entender mais sobre sua operação, seus planos futuros e como posso contribuir.

Atenciosamente,

Simone Ferreira

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6. Escolha uma fonte adequada para formatar o documento.

Uma boa formatação começa por uma boa fonte. Use uma fonte moderna, atraente e fácil de ler, nada muito chamativo ou exótico nem que chame a atenção para si mesmo. A intenção é que as pessoas leiam o texto, não que fiquem reparando na fonte esquisita que você usou. Reserve um momento para ler o artigo “Quais são as melhores fontes para cartas de apresentação?”

Escolha um tamanho de fonte entre 10 e 12 pontos – menor fica difícil de ler, e maior começa a parecer um livro infantil.

Alinhe o texto à esquerda, no estilo conhecido como “irregular à direita”, pois deixa espaço à direita da última palavra em cada linha. Justificar o texto de margem a margem faz com que a página pareça estar cheia de blocos sólidos de texto preto e, às vezes, estica as palavras horizontalmente para alcançar a margem. 

7. Redija parágrafos curtos.

Redija parágrafos curtos, deixe espaço entre eles e não use recuos. 

Antes era aceitável enviar uma carta comercial sem espaçamento entre os parágrafos, desde que eles estivessem recuados. Mas, hoje em dia, a menos que você esteja compondo um livro, precisa de parágrafos sem recuo e com espaçamento entre si. 

E você precisa redigir parágrafos razoavelmente curtos e manter comprimentos consistentes.  Se você recebesse uma carta de uma página contendo 400 palavras, todas no mesmo parágrafo, ficaria ansioso para lê-la? O olho precisa de uma pausa, e o cérebro também. Foi por isso que inventaram os parágrafos.

8. Use margens de 2,5 cm. 

Deixe margens de 2,5 cm nas partes superior, inferior, direita e esquerda da carta de apresentação.

Há um ditado entre os diagramadores de páginas, quer impressas ou digitais: “O espaço em branco é seu amigo.” Todo design, ilustração ou elemento de arte precisa incorporar certa quantidade de espaço negativo que não contenha nada. 

Os diagramadores também lhe dirão para evitar o “espaço em branco contido”, ou seja, um espaço em branco inconveniente no centro do design. É por isso que o espaço em branco deve ser “empurrado para fora”, criando uma espécie de moldura invisível que permita à imagem central sobressair-se.

Esse é o conceito geral das margens: um contorno branco que envolve e destaca o conteúdo.

9. Restrinja-se a uma página.

Outro princípio a ser considerado na carta de apresentação é não exceder uma página de comprimento. No entanto, todo mundo que já tentou escrever uma provavelmente sabe que o primeiro rascunho costuma ser maior que isso.

Pode ser que você fique tentado a reduzir o tamanho da fonte, diminuir as margens ou remover todo o espaço em branco.  Mas, por favor, resista ao desejo de redimir-se da verborragia ajustando a formatação. Corte a gordura do texto antes de recorrer a medidas que tornem a letra mais densa e difícil de ler.

10. Use um modelo com design profissional

Existe uma maneira simples de contornar as possíveis armadilhas de formatar uma carta de apresentação: usar um modelo com design profissional. 

O modelo de carta de apresentação é um documento pré-elaborado que já contém cabeçalho atraente, tipografia adequada e espaço em branco na medida certa. Você só precisa substituir o texto existente pelo seu próprio texto, e a carta está pronta.

Para obter mais informações, clique neste vídeo, "How to Format Your Cover Letter", do Centro de Carreiras da Universidade do Sul da Califórnia (em inglês). 

Reserve um momento para examinar os exemplos de carta de apresentação do Resume.io, encontre um modelo que lhe agrade e personalize-o para deixá-lo com a sua cara. Você estará construindo sobre um sólido alicerce.

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