1. Blog
  2. Carta de apresentação
  3. Como escrever uma carta de motivação
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Como escrever uma carta de motivação

19 min. de leitura
Como escrever uma carta de motivação
Arte de:Alina Kugush
Quando você está começando um novo capítulo na vida, há certas situações em que suas motivações são tão importantes quanto sua experiência anterior.

Escrever uma carta de motivação para uma universidade, comitê de bolsas ou organização de caridade que acompanhe seu currículo e descreva exatamente por que você quer estar lá será muito mais poderoso do que uma carta que se concentre em suas experiências práticas (às vezes menos relevantes). De qualquer maneira, elas estarão incluídas em seu currículo.

É importante notar que uma carta de motivação não é uma carta de apresentação.

As cartas de apresentação são usadas para acompanhar um currículo durante uma candidatura de emprego e geralmente aprofundam a experiência de carreira do candidato. A experiência de trabalho anterior é menos importante ao se candidatar a uma universidade, uma bolsa de estudos ou um cargo de estagiário, portanto, seu “porquê” tem que brilhar um pouco mais na carta de motivação.

Então, como escrevo uma carta motivacional para um emprego, estágio ou oportunidade educacional? Este guia analisará as seguintes perguntas, permitindo que você escreva uma ótima carta de motivação:

  • O que é uma carta de motivação?
  • É o mesmo que uma carta de apresentação?
  • Como estruturar uma carta motivacional
  • Dicas para escrever uma carta de motivação
  • Exemplo de carta motivacional para universidade
  • Exemplo de carta de motivação para bolsa de estudos
  • Exemplo de carta motivacional para estágio

No caso de candidatura a uma universidade, bolsa de estudos ou estágio, haverá inúmeras outras com qualificações semelhantes. Explicar seus motivos em uma carta de motivação convincente e memorável levará sua candidatura para o topo da pilha. Nosso guia e exemplos de carta de motivação mostrarão o caminho.

Dica do especialista

Impacto versus intenção na busca de emprego moderna

Muitos materiais sobre busca de emprego aconselham explorar como o impacto de suas ações passadas pode informar um potencial empregador sobre seu potencial futuro. A intenção e as motivações são muitas vezes deixadas para trás em uma narrativa de carreira contundente e liderada por conquistas. Já fiz isso uma vez e posso fazer de novo. Impacto inegável, mas o “porquê” muitas vezes é esquecido. 

Ao iniciar um novo capítulo de universidade/bolsa de estudos/voluntariado, seu impacto passado é menos importante, pois seu futuro geralmente traz uma experiência totalmente nova. O que realmente importa aqui é sua motivação e intenção de aproveitar ao máximo a oportunidade.

O que é uma carta de motivação?

A carta de motivação é um discurso de vendas pessoal de uma página, com 200-400 palavras, que documenta sua formação, competências e motivações para um curso na universidade ou faculdade, uma candidatura de bolsa de estudos, oportunidade de estágio ou proposta de voluntariado.

Carta de motivação é o mesmo que carta de apresentação? Não, elas são diferentes. A carta de motivação é usada em circunstâncias específicas para acompanhar um currículo baseado em experiência e, ao contrário de uma carta de apresentação (que é usada para emprego remunerado), a carta de motivação oferece mais um vislumbre da motivação de um candidato. A carta de motivação responde à pergunta do porquê você deseja esta oportunidade e como você pode se encaixar, colaborar, crescer e contribuir.

Instituições educacionais e organizações de caridade exigem apenas os alunos e voluntários mais dedicados, por isso é fundamental transmitir a profundidade dessa dimensão pessoal e fazer uma conexão em nível emocional.

Dica do especialista

Quando se deve escrever uma carta de motivação?

As cartas motivacionais costumam ser divididas em tipos com base na organização para a qual você as está enviando:

  • Carta de motivação para universidade ou outras instituições de ensino
  • Carta de motivação para bolsa de estudos ou outro apoio financeiro relacionado
  • Carta de motivação para estágio em ambiente corporativo ou beneficente
  • Carta de motivação para voluntariado não remunerado e/ou a tempo parcial.

Mas o que escrever em uma carta motivacional? Como descrever o que o motiva? 

Como estruturar uma carta de motivação

Embora uma carta de motivação seja diferente em propósito e aplicação de uma carta de apresentação, ela possui uma estrutura semelhante, que contém:

  • Cabeçalho
  • Saudação
  • Introdução
  • Corpo: parte que transmite a história, o raciocínio e a motivação
  • Encerramento (com a chamada para ação).

Como qualquer peça de escrita persuasiva, a carta de motivação deve prender o leitor com uma introdução convincente, conter exemplos emocionalmente impactantes no corpo do texto e terminar com a sensação de que há muito mais para contar. 

Solicitar uma bolsa de estudos ou entrevista de estágio na chamada para ação final da carta de motivação não parecerá presunçoso se ela estiver estruturada para isso.

Então, como faço para escrever uma pequena carta motivacional?

Dica do especialista

 Como fazer uma carta de motivação usando o Onlinecurriculo?

Como a carta de motivação e a carta de apresentação têm basicamente a mesma estrutura, você pode usar o gerador de cartas do Onlinecurriculo para criar os dois tipos de documentos. O gerador torna o processo fácil e rápido ao:

  • Fornecer modelos prontos para sua carta
  • Ajudar você com estrutura e posicionamento de informações
  • Dar sugestões de escrita para evitar o bloqueio de escritor
  • Contar com a função de verificação ortográfica para evitar erros de digitação embaraçosos.

Economize tempo e estresse. Todos os conselhos que fornecemos aqui foram levados em consideração ao desenvolver nosso poderoso construtor de cartas on-line!

Compile uma lista de motivos

Em primeiro lugar, você precisa colocar no papel todas essas emoções complexas em sua mente 

Antes de iniciar o processo de construção de argumentos convincentes para a oportunidade específica em mãos, é útil descobrir exatamente o que você deseja obter com sua próxima jogada. Algumas de suas motivações podem não se encaixar nas especificidades do que está sendo oferecido, portanto, uma sessão inicial de brainstorming ajudará a aprofundar sua história. 

Anote uma lista exaustiva do que você deseja da bolsa de estudos/universidade ou função de voluntariado. Nada está fora dos limites, então, permita-se alcançar o lugar mais mentalmente criativo possível e apenas deixe fluir. Este é um grande próximo passo em sua vida, então quais são as motivações que farão você continuar quando tiver um prazo impossível ou uma meta de financiamento aparentemente inatingível?

Esta lista de motivos pessoais provavelmente será maior do que você pensa, e muitos formarão o núcleo de sua carta de motivação.

Escolha a saudação correta

A saudação da carta de motivação ocupa a menor quantidade de texto em comparação com outros elementos, mas ainda é de vital importância. Enquanto na maioria dos casos, não é possível errar com o tradicional “Prezado(a) Sr./Sra./Srta.”, você deve sempre lembrar de duas regras importantes:

  • Escolha o tom e o nível de formalidade corretos (dependendo da organização receptora)
  • Sempre se dirija ao destinatário pelo nome, se possível.

O nome do jogo aqui é pesquisa. As cartas de motivação podem ser enviadas para uma variedade de organizações, de modo que o tom pode ser muito diferente. Se você estiver enviando uma carta motivacional para uma universidade/faculdade, o tom provavelmente será mais formal com a saudação tradicional, uso do sobrenome do destinatário e até mesmo do cargo. No entanto, em algumas organizações menos formais, como iniciativas de voluntariado ou vagas de estágio em empresas com visão de futuro, pode haver mais liberdade para usar nomes próprios ou frases como “Olá, José!”. No entanto, o sinal para tais saudações informais deve vir do destinatário (no anúncio de estágio, por exemplo). Em caso de dúvida, erre por precaução.

A pesquisa via Google, site da empresa ou mídia social também ajudará a abordar o destinatário pelo nome. “A quem possa interessar” tornou-se obsoleto cerca de meio século atrás. Certifique-se de abordar a pessoa correta e estabelecer uma conexão pessoal. Isso muitas vezes pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Como iniciar uma carta de motivação

Antes de se sentar para começar a escrever a carta de motivação, é vital considerar exatamente como você quer que o leitor se sinta ao lê-la. Sua motivação ao considerar como iniciar uma carta de motivação deve estar bem clara desde as primeiras linhas, atingindo o leitor logo de cara. Esta não é uma jornada sinuosa de descoberta, pois você sabe o que quer, e é esse novo emprego que completará sua satisfação profissional. Não deixe o leitor em dúvida sobre por que você quer trabalhar com ele.

O início de uma carta de motivação também precisa se concentrar em suas necessidades, bem como suas necessidades. Como essas primeiras linhas podem definir o cenário de sua perspectiva e posicionar suas motivações?

Escreva uma introdução de carta de motivação

Depois de incluir seus detalhes de contato no cabeçalho da carta de motivação e endereçar a carta à pessoa correta, o parágrafo introdutório é sua primeira oportunidade de atrair a atenção do leitor.

Coloque-se no lugar da instituição ou organização educacional. Como elas querem que as pessoas se sintam quando vêm estudar ou trabalhar? Que jogada de abertura pode ser feita para diferenciar você dos outros candidatos? 

Mostre a elas como podem se tornar uma parte profundamente significativa de sua jornada.

Crie uma história emocional para o corpo da carta

O corpo da carta de motivação lhe dá a chance de descrever exatamente como suas motivações se encaixam na oportunidade que está sendo oferecida. 

Se você estiver se candidatando a um programa de doutorado, aprofunde-se no motivo pelo qual você é apaixonado pelo seu assunto. Se você estiver procurando uma posição de voluntariado, não poupe os detalhes sobre por que você segue a causa. Se você estiver procurando uma bolsa de estudos, vá além do seu histórico acadêmico para explicar como sua educação contribuirá para o seu futuro.

A natureza de uma carta de motivação de formato livre oferece a oportunidade de influenciar o leitor de maneira totalmente diferente do currículo. O currículo apela ao cérebro esquerdo lógico e faz as pessoas pensarem: “sim, isso faz sentido”. A carta de motivação apela ao lado direito do cérebro emocionalmente carregado, fazendo-as pensar: “sabe de uma coisa? Entendo você.”

As palavras que você escolher para o corpo de sua carta de motivação enquadrarão a narrativa emocional de sua entrevista. Seja fiel a si mesmo, e os tipos certos de oportunidades certamente aparecerão em seu caminho.

Por fim, certifique-se de que seus motivos se encaixam no espírito e nos objetivos da escola ou organização para a qual você está se candidatando. Mesmo a história mais emocionalmente atraente perde o impacto se você não for visto como “um de nós”.

Como terminar uma carta motivacional?

As frases finais de sua carta motivacional devem culminar em um crescendo de entusiasmo, em vez de um tímido “o que você acha?”

As profundezas de sua motivação são muito mais profundas do que essas breves palavras poderiam descrever, e a chamada para ação de um pedido de entrevista não é tanto uma formalidade de busca de emprego, mas um apelo para levar seu caso adiante.

A conclusão de uma carta de motivação é a última chance de vender sua atitude, portanto, evite se repetir. Quando há muito mais do que aparenta, qualquer repetição pode fazer você parecer um tanto unidimensional. Guarde uma última história poderosa para a declaração final e deixe o leitor querendo saber mais.

Dito isso, solicite a entrevista com esperança e não com expectativa. Não é possível conhecer a mente do gerente de contratação, e não importa quão impressionantes sejam suas motivações, nunca presuma que você é a escolha perfeita.

Dica do especialista

5 ingredientes de uma ótima carta motivacional:

  1. Você se encaixa nos requisitos acadêmicos (e outros) da organização/instituição.
  2. Você compartilha os valores da organização/instituição.
  3. Está claro por que você quer se envolver.
  4. A mudança seria uma progressão natural de sua jornada.
  5. Você atinge o leitor em um nível emocional.

Dicas de redação para uma carta de motivação

A carta de motivação é uma peça de persuasão cuidadosamente elaborada e, embora nossos modelos de carta de apresentação forneçam o pano de fundo perfeito para sua história, o conteúdo é fundamental. Vamos explorar algumas dicas de redação que você pode querer considerar:

  • Escreva a carta motivacional em sua voz
  • Espelhe os valores da organização
  • Fale sobre conquistas quando o contexto for necessário
  • Pinte uma imagem do seu futuro, bem como do seu passado
  • Revise e edite sua carta motivacional

Qual é a motivação para se candidatar a um emprego e como escrever uma carta de motivação perfeita? Ajustar sua história às ideias a seguir pode ajudar.

Escreva a carta de motivação em sua voz

Imagine que você está sentado em frente ao comitê de bolsas ou chefe de voluntariado e tem três minutos para apresentar seu caso.

O que você escolheria dizer? Que palavras viriam naturalmente para descrever aquilo pelo qual você é mais apaixonado? 

Uma carta de motivação que fale diretamente com o leitor em sua voz será muito mais eficaz do que uma escrita em linguagem formal e empolada.

Espelhe os valores da organização

A motivação não tem sentido para um estabelecimento educacional ou organização de voluntariado, a menos que corresponda aos valores que carrega. Ela quer um corpo de estudantes com ideias semelhantes ou voluntários apaixonados que se unam para alcançar os objetivos juntos. 

Todos nós já estivemos em grupos de estudo com um aluno perturbador ou trabalhamos com pessoas em uma equipe que estão simplesmente dançando no próprio ritmo. Pesquise os valores e a missão da escola ou organização que você está ingressando e certifique-se de que sua carta de motivação atinja as notas certas.

Fale sobre conquistas quando o contexto for necessário

Embora seu currículo faça o trabalho pesado em termos de conquistas de carreira (às vezes básicas), ainda há lugar para colocar algumas conquistas na carta de motivação para oferecer algum contexto.

Você precisa ancorar suas motivações em alguns aspectos quantificáveis de sua vida para que sua carta de motivação não pareça uma ilusão. Os exemplos não precisam estar diretamente relacionados à sua atividade futura, mas precisam ser relevantes para as motivações que você deseja ilustrar.

Pinte uma imagem do seu futuro, bem como do seu passado

Como qualquer boa história, uma carta motivacional deve imergir o leitor com uma noção do que você deseja alcançar e com a escala de sua ambição. Uma carta motivacional sem graça e sem inspiração não vai persuadir ninguém a lhe dar aquele espaço universitário ou papel de voluntário. 

Mostre como seu passado pode se conectar ao seu futuro por meio da oportunidade que está sendo oferecida. Universidade, bolsas de estudo e funções de voluntariado são todos trampolins para algo mais. Sem a imagem do que vem depois, falta uma peça no quebra-cabeça de por que você deve ser o candidato aprovado.

Revise a carta motivacional

Embora seus argumentos possam ser persuasivos, o menor erro gramatical ou de formatação pode facilmente atrapalhar o envolvimento de alguém com sua história.

A atenção aos detalhes é fundamental na maioria das posições acadêmicas e voluntárias, portanto, reserve um tempo para revisar sua redação. Melhor ainda, peça a alguém que o conheça bem para lê-la. Os comentários dessa pessoa sobre o conteúdo podem ser inestimáveis.

Dica do especialista

Explore a essência do seu “porquê” na carta de motivação.

As cartas de motivação contêm as notas de individualidade e paixão que as limitações formais de um currículo não conseguem entregar. Cartas de motivação bem escritas destilam a essência do “porquê” de um candidato, permitindo que ele fale diretamente do coração.

Exemplos de carta de motivação

Conforme indicado acima, existem três situações principais em que uma carta de motivação é comumente usada: candidaturas à universidade, bolsa de estudos ou estágio. O voluntariado também é comum, mas como os voluntários geralmente têm mais experiência, uma carta de voluntariado costuma ser mais como uma carta de apresentação (e, como já mencionado, você pode usar nosso gerador de cartas.

Aqui estão três exemplos de carta de motivação:

Carta de motivação para universidade

O que é uma carta de motivação para a universidade? Aqui estão algumas coisas a considerar:

  • Como você mostra a personalidade que vai trazer para a aula?
  • Por que você escolheu fazer um doutorado ou curso de graduação?
  • Como você demonstra uma profundidade de interesse na sua matéria?

Carta de motivação para bolsa de estudos

Algumas questões-chave surgem ao escrever uma carta de motivação para bolsa de estudos: 

  • Como você inicia uma carta de bolsa de estudos?
  • Por que eu mereço esta bolsa de estudos?
  • Como minhas qualificações acadêmicas afetarão meu futuro?

Carta de motivação para estágio

Garantir um estágio é competitivo — veja como você chega ao topo da pilha usando uma carta de motivação de estágio:

  • Que valor você pode trazer para o seu estágio?
  • O que você quer aprender com seu estágio?
  • Como você pode beneficiar como estagiário aqueles ao seu redor?
O que fazer
  • Detalhar o que a oportunidade significa
  • Escrever uma carta cuidadosamente animada
  • Concentrar-se em onde o seu "porquê" atende à missão da empresa
  • Ser você mesmo
O que não fazer
  • Falar sobre sua limitada experiência de trabalho
  • Escrever uma carta tímida
  • Falar sobre considerações irrelevantes
  • Fazer uma encenação (além disso, nunca minta!)

Principais conclusões

Esteja você escrevendo para um estágio, uma vaga na universidade ou uma bolsa de estudos, não se prenda à sua falta de experiência. É o impulso e a determinação de sua personalidade que o guiarão, portanto, não tenha medo de simplesmente mencionar o que essa oportunidade significa para você e seu futuro.

Caia no mundo e escreva uma carta de motivação impactante que sirva de porta de entrada para seus sonhos.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Entrevista de emprego11 min. de leitura
Como montar um currículo sem experiência
Como montar um currículo sem experiência
Ajuda para currículos5 min. de leitura
Como listar prêmios em um currículo (com exemplos)
Como listar prêmios em um currículo (com exemplos)
Ajuda para currículos8 min. de leitura
Qual é a melhor fonte para usar em um currículo?
What is the best font to use in a resume?
Entrevista de emprego10 min. de leitura
Competências interpessoais para currículos
Competências interpessoais para currículos
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies