1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Usando o formato de currículo cronológico
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Usando o formato de currículo cronológico

12 min. de leitura
Usando o formato de currículo cronológico
O formato de currículo cronológico é o estilo mais comum usado em currículos, e há boas razões para isso. Veja se é a melhor escolha para você e saiba como usá-la.

Usando o currículo cronológico para encontrar um emprego

O termo currículo cronológico é um pouco impróprio, pois esse formato realmente coloca a experiência profissional e a formação em ordem cronológica inversa. Isso significa que você lista seu último ou atual emprego primeiro e seu primeiro emprego por último. 

Da mesma forma, ao usar a ordem cronológica inversa, você lista sua maior conquista educacional primeiro e os marcos anteriores abaixo disso. 

O formato de currículo cronológico reverso é o mais usado, pois geralmente mostra primeiro a experiência mais impressionante do candidato. Por exemplo, se você é um neurocirurgião procurando uma nova posição, não faria muito sentido começar seu histórico de emprego com seu primeiro emprego no McDonald's. 

Qual é a diferença entre currículos cronológicos e outros formatos de currículo?

A principal alternativa ao currículo cronológico/cronológico reverso é o formato de currículo funcional, que se concentra em sua experiência e competências, em vez de uma narrativa baseada no tempo de como você os adquiriu. O formato de currículo híbrido usa uma combinação dessas duas abordagens.

Por exemplo, você pode ser um contador profissional que está procurando uma “estratégia de saída” para perseguir sua antiga paixão pela fotografia. Se você estiver preparando um currículo para promover sua experiência em fotografia de casamentos, eventos e imóveis, faria pouco sentido fornecer uma lista cronológica detalhada de seus empregos anteriores como contador. Nesse caso, um currículo funcional enfatizando sua experiência fotográfica seria uma escolha melhor. 

Vamos nos aprofundar um pouco mais no currículo cronológico para ver se ele é a melhor escolha para você. O que este guia abordará:

  • Quando usar um currículo cronológico
  • Vantagens e desvantagens de um currículo cronológico
  • O formato e a estrutura de um currículo cronológico
  • Como redigir as seções de experiência profissional e formação
Dica do especialista

Os currículos precisam ser cronológicos?

A maioria dos currículos é cronológico, mas você também pode usar um currículo funcional ou híbrido. Depende da sua experiência e do que seria mais adequado com base no fato de sua carreira ter sido sem sobressaltos (cronológico) ou se você embarcou em uma montanha-russa de carreira (função/híbrid0)

Melhor formato de currículo 2023 (+ exemplos gratuitos)
Artigo relacionado
Melhor formato de currículo 2023 (+ exemplos gratuitos)

Existem 3 formatos comuns de currículo: cronológico, funcional e uma combinação dos dois. Veja como escolher o formato certo para você.

Quando usar um currículo cronológico

O formato de currículo cronológico geralmente é o melhor a ser usado se você tiver anos de experiência contínua no campo em que está procurando emprego. Isso é especialmente verdadeiro se você seguiu uma carreira mais ou menos “normal” na qual progrediu de uma posição de nível básico para cargos progressivamente mais altos.

Esse formato geralmente é usado por pessoas com histórico comprovado no campo, especialmente aquelas que podem demonstrar contribuições que fizeram para os negócios de seus empregadores anteriores. A ênfase está na experiência, que é a principal coisa que os empregadores costumam procurar em um candidato a emprego. 

Existem várias vantagens para este formato de currículo, como:

  • Ser familiar para os recrutadores. Por isso, é fácil para eles analisarem.
  • Ser fácil de escrever e haver muitos exemplos e modelos para guiá-lo.
  • Demonstrar contribuições feitas em empregos anteriores, que podem ser semelhantes ao que o potencial empregador está procurando.
  • Mostrar a experiência com outras empresas em seu campo, demonstrando suas conexões e familiaridade com as necessidades e desafios da empresa.
  • Contar uma história de progressão na carreira, com experiência, responsabilidades e contribuições crescentes.

Toda moeda tem dois lados. Existem algumas desvantagens potenciais em usar um formato de currículo cronológico, como:

  • Pode revelar lacunas em sua experiência profissional que podem levantar questões para um recrutador.
  • Pode demonstrar “troca de emprego” ou ter trabalhado em muitos empregos por um curto período de tempo, fazendo com que os empregadores em potencial se perguntem quanto tempo você pode durar na empresa.
  • Se você estiver mudando de carreira, uma longa permanência em um campo pode contribuir pouco para demonstrar suas qualificações para começar uma nova carreira.

Se essas desvantagens superarem as vantagens, convém considerar o uso de um formato de currículo funcional ou híbrido.

Dica do especialista

Um currículo cronológico ou funcional é melhor? 

A resposta é: depende da sua experiência. Se você tiver um plano de carreira claro sem muitas lacunas e estiver com os empregadores há 1 ou mais anos, um currículo cronológico será a melhor opção. No entanto, se você teve muitas funções temporárias ou lacunas em seu currículo, considere um currículo funcional.

A estrutura e o formato de um CV cronológico

O currículo cronológico (ou CV, como este documento é conhecido fora dos EUA e Canadá) deve seguir esta estrutura e formato básicos:

  • Cabeçalho: contém seu nome, profissão, endereço, e-mail e número de telefone.
  • Resumo/perfil: 3-4 linhas no topo da página resumindo o que você faz e por que você é bom nisso.
  • Experiência profissional: uma lista dos seus empregos anteriores (último emprego em primeiro lugar, primeiro emprego em último lugar), com marcadores sobre o que você conseguiu em cada um.
  • Formação: sua experiência educacional formal (grau mais alto em primeiro lugar) e quaisquer certificações em seu campo.
  • Competências: uma pequena lista das competências interpessoais e competências técnicas que o tornam bom em seu trabalho.
  • Seções opcionais: participação em organizações profissionais; hobbies e interesses; referências

Aqui está como um currículo cronológico deve ser.

Redação da seção de experiência profissional

A seção de experiência profissional é a parte principal de um currículo onde se aplica o formato cronológico reverso. Nesta seção, primeiro liste seu trabalho atual ou último. Inclua o nome da empresa onde trabalhou, a cidade, estado e/ou país onde está localizada, o que você fez lá e os anos em que trabalhou lá. (datas precisas não são necessárias.)

Em cada empregador, adicione uma lista de marcadores que descreva o que você fez em cada emprego. Não diga apenas pelo que você foi “responsável”, mas o que você realmente realizou. Seja específico, usando fatos e números sempre que possível (valores em reais, crescimento percentual, número de funcionários que você gerenciou, número de clientes que você atendeu, etc.). Use verbos de ação fortes: “gerenciei”, “liderei”, “criei”, “vendi”, “organizei” etc.

Você não precisa incluir todos os empregos que já teve, especialmente se eles não estiverem relacionados ao campo em que estiver procurando emprego. Inclua seus empregos mais impressionantes e relevantes.

Dica do especialista

Os empregadores preferem currículos cronológicos ou funcionais?

A maioria dos empregadores prefere o cronológico, pois é muito mais fácil de ler do que um currículo funcional. O gerente de contratação pode ver rapidamente sua carreira. Os currículos funcionais podem ser um pouco mais desafiadores para dissecar. Quanto mais você puder facilitar para o leitor, melhor!

Como mencionar a experiência profissional no currículo
Artigo relacionado
Como mencionar a experiência profissional no currículo

Saiba exatamente como descrever a experiência profissional no currículo. Existem formatos específicos preferidos pelos gerentes de contratação e recrutadores e vamos abordá-los aqui.

Redação da seção de formação

A seção de formação é a outra parte do seu currículo em que a ordem cronológica inversa precisa ser usada.

Por exemplo, se você tiver um Ph.D., liste-o primeiro, junto com a universidade, a área de estudo e o ano em que obteve o diploma. Siga isso com as mesmas informações sobre onde você obteve seu mestrado e, abaixo, faça o mesmo para o seu diploma de graduação. 

Se você tiver um diploma de nível superior, costuma não ser necessário mencionar onde estudou no ensino médio, mas, se houver espaço, pode ser uma boa ideia.

A seção de formação também pode ser usada para mencionar quaisquer certificações em seu campo. A participação em aulas, seminários e workshops de educação continuada relevantes para o emprego também pode ser listada aqui, bem como a participação em sociedades de honra, clubes ou atividades extracurriculares relacionadas à sua área. Se você teve uma média de notas estelar ou se formou com honras, também pode dizer isso aqui. 

Dicas para aproveitar ao máximo o formato cronológico

Ao usar o formato cronológico, você está contando uma história na ordem inversa. Isso pode parecer um pouco antinatural, mas se você revisar algumas das centenas de exemplos de currículos no Onlinecurriculo, verá que isso é totalmente normal. 

Busque equilíbrio visual e distribuição em seu currículo, para que, por exemplo, você não tenha uma seção enorme e várias seções minúsculas.

Lembre-se de que um currículo quase sempre deve ter apenas uma página, então seja criterioso sobre o que incluir. Se você tiver uma vasta experiência profissional ou se contar com altos graus de formação, pode ser impossível listar todas as suas conquistas e credenciais.

Listas de marcadores, em particular, podem ocupar muito espaço vertical. Considere organizar listas de marcadores em colunas lado a lado ou simplesmente resumir suas realizações em um bloco de texto.

Se você ainda tiver problemas para encaixar tudo em uma página, evite recorrer a truques de formatação, como usar um tamanho de fonte pequeno ou tornar as margens muito pequenas. Procure aquela uma ou duas palavras que transbordam em uma segunda linha, tornando seu currículo uma linha mais longa. Essa simples verificação pode eliminar esses comedores de espaço.

Se você experimentar diferentes modelos de currículo, também poderá descobrir que o simples fato de escolher um modelo diferente fará com que seu currículo caiba em uma página.

Resumo do currículo cronológico

Se você tiver anos de experiência profissional contínua no campo de atuação ou no setor em que está buscando emprego, o formato de currículo cronológico reverso provavelmente é o certo para você. Ele se concentrará em sua experiência, ao mesmo tempo em que detalhará suas competências e formação.

Há uma riqueza de recursos disponíveis quando você embarca em escrever um currículo. Eles fornecerão exemplos e modelos para você começar. Você só precisa adicionar as especificidades sobre sua formação profissional.

Dica do especialista

Por que muitos recrutadores desconfiam de currículos funcionais?

A razão pela qual os recrutadores suspeitam de currículos funcionais é que eles podem achar que você está tentando esconder as datas dos seus empregos anteriores. 

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Ajuda para currículos5 min. de leitura
Como listar prêmios em um currículo (com exemplos)
Como listar prêmios em um currículo (com exemplos)
Carreira6 min. de leitura
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Carta de apresentação15 min. de leitura
Como encerrar uma carta de apresentação (melhores exemplos de parágrafo de fechamento)
Como encerrar uma carta de apresentação (melhores exemplos de parágrafo de fechamento)
Carreira5 min. de leitura
Como pedir aumento sem ser ridicularizado
Como pedir aumento sem ser ridicularizado
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies