Pensando se é necessário colocar foto no currículo? Talvez. Mas é preciso pensar duas vezes sobre esse assunto. Afinal, é raro que você precise adicionar uma foto de rosto ao documento.
Então, a menos que o gerente de contratação tenha solicitado isso especificamente, você deve deixar passar.
No guia a seguir, discutiremos como decidir entre colocar foto no currículo ou não, e compartilharemos algumas dicas para ajudar você ao longo do caminho.
Em quais países é necessário colocar foto no currículo?
No Brasil, de maneira geral, não é necessário colocar foto no currículo, mas a prática está se tornando comum.
Além disso, se você está pensando em se candidatar a uma vaga internacional, é preciso entender que em alguns locais é obrigatório ter foto no currículo.. Vamos detalhar isso abaixo:
Inclua uma foto no seu currículo: | É opcional incluir uma foto no seu currículo: | Não inclua uma foto no seu currículo (a menos que o recrutador peça): |
|
|
|
Você deveria colocar uma foto no currículo ou não?
Nos Brasil, esta resposta é complicada, porque não é obrigatório ter foto no currículo, ao mesmo tempo em que não é proibido.
Muitas empresas têm políticas anti-discriminação e acreditam que as fotografias são irrelevantes, podendo contribuir para o preconceito, mesmo inconsciente, de um gestor de contratação.
- Exemplo relacionado Engenheiro
- Exemplo relacionado Contador
Além disso, o proprietário de uma empresa pode recear que um candidato rejeitado acredite que houve um preconceito no fato de não ter conseguido uma entrevista de emprego.
Nos Estados Unidos, por exemplo, os Regulamentos da Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego, considerou ilegal a solicitação de fotografias nos processos seletivos. Essa proibição visa garantir que a contratação não será impactada por preconceitos.
Tudo isso acontece porque as fotografias revelam um grande número de características que não devem ser um fator relevante no processo de contratação.
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, em muitos países é proibido que as empresas peçam para o candidato colocar a idade no currículo.
Mantenha as coisas profissionais — sempre!
As chaves para um ótimo currículo profissional são a legibilidade e simplicidade. Uma foto pode fazer seu currículo parecer pouco profissional.
Por que você não deve incluir uma foto em seu currículo
Além das questões antidiscriminação e preconceito, há outros motivos para evitar adicionar uma foto ao seu currículo. Vamos destrinchar abaixo:
- Uma foto pode tirar o foco de sua experiência profissional, e isso é a última coisa que você quer.
- Pode parecer que você não tem outros atributos. O gerente de contratação pode inconscientemente sentir que você está tentando compensar deficiências profissionais com essa foto.
- Sua aparência não deve importar. A menos que você esteja se candidatando a um emprego de ator ou modelo, sua aparência não deve ser considerada para uma vaga.
Simplificando, incluir uma foto agrega pouco ou nenhum valor ao seu currículo e pode realmente funcionar contra você.
Quando é necessário colocar foto no currículo?
Como já abordamos, na maioria das vezes é melhor não incluir uma foto no seu currículo. No entanto, sempre há exceções a essa regra.
O gerente de contratação solicitou uma foto
Em casos raros, você pode descobrir que um gerente de contratação solicita uma foto com sua inscrição. Se for esse o caso, você precisa incluir uma em seu currículo. No entanto, você deve estar ciente de que isso não é a norma.
Dicas de como deve ser uma foto de currículo
A partir do momento que é necessário colocar foto no currículo, ou se você escolher incluir uma foto, nossos exemplos de currículo vão te ajudar a encontrar a melhor maneira de fazer isso.
Contudo, a seguir, compartilhamos algumas dicas de como tirar uma foto para currículo, além do que você não fazer.
- Tire uma foto como se estivesse indo para o trabalho, com uma roupa profissional e formal.
- Se possível, contrate um fotógrafo profissional para a sessão.
- Certifique-se de que o fundo seja neutro.
- Use a mesma foto no LinkedIn.
- Não use uma imagem de selfie.
- Não exagere na maquiagem ou no penteado.
- Não deixe a foto ocupar muito espaço do seu currículo
- Não mostre extremos de emoção em sua expressão facial.
Certifique-se de que a foto é adequada para o trabalho
Primeiro, você deve garantir que a foto tirada seja profissional. Isso significa evitar selfies, e preferir fotos tiradas profissionalmente.
Tenha certeza de que o fundo é neutro e que você está vestido como se estivesse em um ambiente profissional.
Além disso, evite usar muita maquiagem ou optar por um penteado de festa. Opte por um cabelo natural, o mesmo que você vai para o trabalho todos os dias.
Obtenha a iluminação certa
A iluminação pode fazer ou destruir a sua foto. Se você estiver trabalhando com um fotógrafo profissional, ele pode ajudar você a acertar esse aspecto do processo. Você também pode investir em um ring-light e usá-lo. Alternativamente, pode querer tirar a foto com luz natural para obter os melhores resultados.
Crie uma marca profissional
Certifique-se de usar a mesma foto no seu perfil do LinkedIn e no seu currículo. Essa abordagem mostra que você tem uma marca profissional perfeita. Quando o gerente de contratação procurar você online, ele não será desencorajado por suas fotos menos profissionais nas mídias sociais.
Não edite demais sua imagem
Já que é necessário colocar foto no currículo, evite usar um filtro pesado na sua foto. Lembre-se que você não está tentando criar um perfil de namoro. Em vez disso, certifique-se de manter a foto do seu currículo simples e direta.
Encontre o lugar certo onde colocar foto no currículo
Quando for necessário colocar foto no currículo, coloque-a discretamente no canto superior direito, mas, em geral, é melhor omitir a foto para focar nas suas qualificações e habilidades profissionais.
Principais conclusões
É necessário colocar foto no currículo? Como dissemos acima, não!
Geralmente, você não deve incluir uma foto no seu currículo. No entanto, tenha em mente que as regras corporativas e os costumes sociais mudam com o tempo. Talvez um dia, em breve, todos nós incluiremos nossos rostos sorridentes em nossas candidaturas a empregos. Até lá, deixe isso de lado e acompanhe os pedidos compartilhados pelos recrutados na descrição da vaga e jogue pelo seguro.