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Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Exemplo de currículo para Secretária e guia de redação

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Como escrever um currículo de secretária

O primeiro passo para escrever um ótimo currículo de secretária é saber quais seções você precisará incluir. Aqui estão os componentes essenciais do seu currículo:

  • O cabeçalho
  • O resumo (também conhecido como perfil ou declaração pessoal)
  • A seção Experiência Profissional
  • A seção Competências do currículo
  • A seção Formação

Um currículo de secretária deve destacar a capacidade da candidata de fornecer suporte ideal e desempenhar funções de secretariado em escritórios. O currículo deve mostrar as competências administrativas, as habilidades de comunicação e a atitude motivada da candidata. As secretárias devem ter a habilidade de trabalhar em ambientes de ritmo acelerado e ter a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e priorizar metas com eficiência. A candidata ideal exibe habilidades relacionadas à excelente assistência administrativa e de escritório em ambiente comercial.

Otimize para o ATS.

Ao se candidatar a empresas de médio ou grande porte, o gerente de contratação provavelmente não será o primeiro “par de olhos” que examinará sua carta de apresentação. Os ATSs ou os sistemas de rastreamento de candidatos são algoritmos integrados na maioria dos portais de candidaturas on-line atuais. Esses “analistas” de currículo pesquisam palavras-chave em sua candidatura e classificam você em relação aos outros candidatos. Apenas os currículos com maior pontuação serão repassados ao gerente humano de RH. 

Escolhendo o melhor formato de currículo para secretária

Secretárias que tenham alguma experiência em administração ou áreas afins devem optar pelo formato de currículo cronológico reverso. Essa estrutura apresenta uma seção de histórico de emprego proeminente, onde você tem a chance de explicar suas habilidades relevantes. Este é o formato que os gerentes de contratação esperam ver e que é mais facilmente lido pelo ATS.

A próxima melhor opção para secretárias é o formato de currículo híbrido. Essa estrutura começa com uma seção de “Competências" ou "Experiência" seguida por uma seção mais curta de experiência profissional. É uma ótima opção para recém-formados ou para aqueles que estão fazendo uma transição de carreira. 

Exemplo de resumo no currículo

O resumo no currículo consiste em 3 a 5 frases que permitem apontar suas competências, experiências e qualificações mais relevantes. Também é um ótimo lugar para adicionar um pouco de personalidade à sua candidatura. Ser secretária é exercer uma das funções que mais lida com o público em uma empresa, por isso, é importante transmitir seu caráter acolhedor desde o início de seu currículo.

Destaque suas maiores realizações e atributos aqui. Lembre-se de usar o máximo possível de verbos de ação poderosos e específicos do cargo. As secretárias desempenham um papel vital no sucesso dos locais em que trabalham. Destacar os principais atributos que comprovam suas qualificações e realizações aqui é crucial. Confira o resumo em nosso exemplo de currículo abaixo.

Exemplo de resumo sob medida

Secretária experiente e automotivada, com mais de dez anos de experiência no setor, supervisionando os principais escritórios escolares. Comunicadora altamente competente, hábil em multitarefas e comunicação eficaz. Apresenta um histórico comprovado de gerenciamento bem-sucedido de escritórios e profissionais escolares para atingir metas.

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Amostra da experiência profissional

A seção de experiência profissional é o lugar para mostrar sua experiência anterior e os resultados alcançados. Liste todos os cargos relevantes como secretária, começando com o mais recente e decrescendo até o mais antigo, num período de 10 anos (ou o máximo que você tiver). Lembre-se de usar verbos de ação poderosos e mencionar realizações específicas do trabalho que provam que você é um excelente candidato. Números e estatísticas podem ajudar a quantificar suas conquistas. Aqui está a seção de experiência profissional de nosso exemplo de currículo de secretária:

Exemplo de experiência profissional sob medida

Secretária escolar na Escola Cantinho Feliz, São Paulo, SP 
Julho 2015 — Setembro 2019

  • Servia como um primeiro ponto de contato amigável e útil no escritório administrativo.
  • Encaminhava os visitantes aos escritórios e alas apropriados da escola.
  • Atendia telefonemas e entreguava mensagens importantes aos funcionários e alunos da escola.
  • Agendava eventos escolares, além de criar e manter o calendário escolar.
  • Processava a folha de pagamento e entregava os contracheques aos funcionários.
  • Cuidava do estoque e fazia o pedido de suprimentos conforme necessário.
  • Auxiliava os funcionários da escola e os pais dos alunos nas tarefas necessárias.


Secretária na Excelente Contabilidade, São Paulo, SP 
Setembro 2011 — Outubro 2023 

  • Desempenhava uma variedade de tarefas administrativas, incluindo atender telefones, anotar e entregar recados, escrever memorandos, fazer cópias, enviar documentos por fax e receber visitantes.
  • Organizava a agenda do escritório e priorizava tarefas.
  • Lidava com a correspondência do escritório, enviando e recebendo correspondências.
  • Gerenciava o espaço e equipamentos de escritório.
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Exemplo de competências no CV

A seção de competências do seu currículo é o lugar para mostrar que você tem um equilíbrio entre as habilidades interpessoais importantes, juntamente com as habilidades técnicas que lhe permitem executar seu trabalho com eficiência. Essas habilidades técnicas e interpessoais devem vir diretamente da descrição do trabalho para ajudar você a passar nas análises de currículo pelo ATS. Você também deve certificar-se de construir uma imagem coerente com as outras seções do currículo. O gerente de contratação à procura de uma secretária está buscando um indivíduo com grande aptidão de gerenciamento de projetos e habilidades multitarefa. Certifique-se de incluir competências específicas do trabalho. Confira o exemplo de competências em nosso exemplo de carta de apresentação de secretária abaixo:

Exemplo de competências sob medida
  • Habilidades administrativa superiores
  • Habilidades organizacionais
  • Habilidades contábeis
  • Multitarefas
  • Priorização de tarefas
  • Excelente comunicação
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Exemplo de formação no currículo de secretária

A seção de formação no currículo é o local para listar todos os diplomas e certificações que você possa ter. Apesar de não ser exigida uma formação formal para se tornar secretária, um diploma ou um treinamento em andamento pode dar mais informações sobre seu histórico para o empregador. Quaisquer honras ou distinções devem ser anotadas aqui também. Se você tiver um diploma superior à graduação, pode deixar de fora o ensino médio. Veja o exemplo de currículo abaixo:

Exemplo de formação sob medida

Secretariado, Centro Técnico de São Paulo 
Abril 2010 — Junho 2012

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