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Escrito por Debbie BrideDebbie Bride

Exemplo de currículo para Assistente Virtual e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Assistente Virtual para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
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Exemplo de currículo para Assistente Virtual e guia de redação
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Mesmo antes da pandemia fechar as portas de diversos escritórios em todo o mundo, um número crescente de assistentes virtuais estava provando seu valor como uma alternativa eficiente de contratação de funcionários. Dito isso, um currículo de assistente virtual de qualidade vai ajudá-lo a aproveitar a onda de perspectivas de trabalho remoto que antes eram inimagináveis.

Este guia de escrita de currículos ajudará você a demonstrar seus talentos da melhor maneira possível. Cada etapa é ilustrada com palavras que você pode adaptar a partir de um modelo de currículo de assistente virtual. Abordaremos aqui:

  • O que assistentes virtuais fazem.
  • Como escrever um currículo de assistente virtual, a estrutura básica e o melhor formato.
  • Como acertar cada cada seção do currículo: cabeçalho, introdução, experiência de trabalho, formação acadêmica e competências.
  • Dicas profissionais de layout e design.

O que faz um assistente virtual?

Assistentes virtuais é o nome que damos aos assistentes administrativos que trabalham  remotamente. Embora seja justo dizer que eles são comumente contratados para dar suporte administrativo, como agendar compromissos, organizar viagens, lidar com ligações e e-mails, não se engane quanto à amplitude e a diversidade das funções que os assistentes virtuais desempenham.

Seus serviços são valorizados por empresas de todos os tamanhos, em diversas áreas, e descrições de trabalho padrões raramente se aplicam. Geralmente contratados como prestadores de serviços independentes, eles podem atuar em múltiplas funções como: escriturário, assistente de contabilidade, digitação de dados, atendimento ao cliente, especialista em folha de pagamento, gerente de mídia social, marketing de conteúdo, assistente de pesquisa e analista de dados.

Como escrever um currículo de assistente virtual

Sendo necessariamente bem organizados, os assistentes virtuais tendem a apreciar a estrutura ordenada que quase todos os currículos têm em comum. Estes são os componentes essenciais:

  • Cabeçalho
  • Introdução
  • Seção de experiência profissional
  • Seção de formação acadêmica
  • Seção de competências
Dica do especialista

Siga estes princípios de redação de currículos para obter uma vantagem na contratação.

  • Seja breve, uma página de currículo é o ideal.
  • Mantenha a relevância sendo super seletivo e específico sobre suas aptidões.
  • Mantenha seu foco direcionado à inscrição em uma vaga de trabalho por vez.
  • Cada vaga requer uma versão diferente e personalizada do seu currículo de assistente virtual, considerando a descrição do anúncio do cargo.
  • Utilize muitas palavras-chave em seu currículo, sempre na mesma fonte, para evitar a rejeição dos sistemas eletrônicos de rastreamento de candidatos.

Escolhendo o melhor formato de currículo para um assistente virtual

O formato de currículo cronológico reverso é recomendado para 90% dos candidatos a emprego. Ele é o formato ideal caso sua experiência de trabalho tenha crescido progressivamente ao longo do tempo.

Muitos assistentes virtuais, no entanto, podem ser uma exceção a esta regra se estiverem buscando acordos de contratação autônomos, por exemplo. O formato de currículo funcional permite enfatizar habilidades, ao invés dos locais por onde trabalhou. E o formato de currículo híbrido, combina uma seção de experiência cronológica com uma lista de habilidades mais proeminente do que o habitual.

O cabeçalho do currículo

As primeiras impressões importam mais do que nunca quando você se candidata para uma função que será executada virtualmente. Um cabeçalho de currículo diferente pode fazê-lo parecer profissional, organizado e acessível, ao mesmo tempo que convida o leitor a continuar com a leitura do seu currículo. E é também onde os gestores de contratação voltam ao se prepararem para a entrevista.

Portanto, aproveite ao máximo esta oportunidade para exibir de forma atrativa seu nome, cargo, informações de contato e URL do perfil no LinkedIn. Reforce o impacto que o currículo pode causar com elementos de design coesos no cabeçalho da sua carta de apresentação.

Exemplo de introdução de currículo

É improvável que você seja o único candidato para este trabalho de assistente virtual, portanto, o objetivo da seção de introdução no currículo é chamar a atenção do recrutador para a sua proposta de valor única. A introdução ou perfil, como às vezes é chamado, reúne suas qualificações mais relevantes, concentrando-se nas necessidades específicas de contratação, apresentadas na descrição da vaga.

Este é realmente um incentivo para que os ocupados gestores de contratação prestem atenção ao currículo de alguém. Mas, não cabe a eles descobrir por conta própria. É sua responsabilidade gerar uma reação positiva aqui, como: "Esta pessoa é realmente diferenciada! Preciso continuar lendo”.

Abaixo está um modelo de introdução de currículo de assistente virtual que você pode adaptar.

Modelo editável de introdução de currículo

Sou uma assistente virtual dinâmica com mais de 7 anos de experiência, proporcionando suporte administrativo e gerencial excepcional aos clientes. Sou especialista em realizar diversas tarefas, priorizando de forma eficaz as atividades, com o objetivo de alcançar os melhores resultados. Tenho conhecimento e habilidades em software de gerenciamento de documentos e sistemas de gerenciamento de conteúdo.

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Exemplo de experiência profissional

Como já observado anteriormente, a descrição da vaga de emprego oferece as melhores dicas sobre a experiência de trabalho que mais importa para este empregador, juntamente com palavras-chave importantes. Utilize também verbos de ação descritivos e dinâmicos para se diferenciar de forma concisa e precisa de outros candidatos. 

Enfatize o impacto e valor de suas contribuições e resultados como assistente virtual, ao invés de focar nas responsabilidades que você assumia em outros trabalhos. Quando você apresentar os seus cargos anteriores, em outras áreas do documentos, você terá espaço para dizer ao empregador o que você fez. Entretanto, aqui é onde você diz o quão bem foi feito. Destaque resultados tangíveis, usando números para quantificar seus pontos de destaque, se possível.

Abaixo está um modelo de experiência profissional de currículo de assistente virtual que você pode modificar.

Modelo editável de experiência profissional

Assistente Virtual no Escritório Irmãos Almeida, em São Paulo
Junho 2018 - Atualmente

  • Faço com sucesso a gestão de múltiplos projetos administrativos, toda semana.
  • Mantenho constante comunicação com o CEO e quatro gerentes para garantir a entrega das demandas em alta qualidade.
  • Respondo prontamente a e-mails e chamadas, fazendo a gestão das agendas para garantir um fluxo de trabalho eficiente.
  • Sirvo como o primeiro ponto de contato com clientes regulares, proporcionando um ótimo serviço ao consumidor, de forma contínua.
  • Lidero todas as etapas da gestão de viagens para os funcionários, incluindo pesquisa de itinerários, reservas e marcação de voos.
  • Auxilio no desenvolvimento e na implementação de recursos de comunicação, como newsletters, e-mails e webinars.

 

Assistente Virtual no Escritório Supra, em São Paulo
Agosto 2015 - Maio 2018

  • Atuei como uma assistente virtual confiável e eficiente para diversos clientes.
  • Fui o suporte de confiança para os clientes, respondendo a chamadas e e-mails com pontualidade e profissionalismo.
  • Auxiliei de 15 a 20 clientes por semana, com tarefas complexas, incluindo o gerenciamento de calendário, logística de grupos, arquivamento e coordenação de projetos.
  • Preparei documentos internos e externos para a equipe e parceiros.
  • Mantive os mais altos níveis de profissionalismo entre a equipe e os clientes.
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Exemplo de seção de formação acadêmica de currículo de assistente virtual

Mesmo que normalmente não haja requisitos de graduação para um cargo de assistente virtual, não deixe de incluir no currículo tudo o que se encaixa à seção de formação acadêmica. Diplomas relacionados à administração são comuns, ou talvez você tenha estudado em um campo específico na área, como saúde, marketing ou finanças. Diplomas de escolas técnicas e cursos online de assistente virtual também são comuns.

Em qualquer caso, liste-os em ordem cronológica reversa, do mais alto para o mais baixo nível. Você pode omitir o seu ensino médio, a menos que sua educação formal tenha parado por aí. Inclua quaisquer certificações relevantes, juntamente com estágios, treinamento no local de trabalho, oficinas e seminários.

Abaixo está a seção de educação de um currículo de assistente virtual que você pode modificar.

Modelo editável de formação acadêmica

Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo
Setembro 2010 - Junho 2014

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Exemplo de competências do currículo

Seja o mais específico e abrangente possível ao listar as habilidades que melhor correspondem aos requisitos do cargo divulgado. Esta pode ser outra oportunidade para usar palavras-chave importantes para o cargo pretendido. Todo currículo precisa de uma mistura de habilidades técnicas e interpessoais, portanto, certifique-se de que o seu inclua ambas.

Considere os tipos de atividades e funções que você gerenciaria neste cargo, caso fosse contratado, e quais habilidades podem ser importantes. Habilidades com computadores, habilidades organizacionais e comunicação, provavelmente, estão no topo da lista, juntamente com capacidades analíticas, de resolução de problemas, pensamento crítico e conceituais.

Confira um modelo de currículo de assistente virtual para a seção de competências abaixo.

Modelo editável de seção de competências
  • Gestão Ágil de Projetos
  • Atendimento ao Cliente
  • Capacidade de Trabalhar sob Pressão
  • Habilidade de Realizar Múltiplas Tarefas
  • Habilidades de Gerenciamento de Tempo
  • Conhecimento dos Processos de um Escritório
  • Contabilidade Básica
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O layout e o design do currículo

Esta é a primeira chance de demonstrar sua aptidão para facilitar as coisas para o seu próximo chefe!

Mesmo antes de mergulhar no conteúdo do seu currículo, os gestores de contratação apreciarão um layout de página organizado e com detalhes de design atraentes.

Uma página limpa e organizada facilita o caminho percorrido pelos olhos durante a leitura,  e inspira confiança em relação ao seu cuidado com cada detalhe, remetendo ao seu papel no trabalho como assistente virtual.

Diminua a densidade dos blocos de texto amplificando o espaço em branco. Certifique-se de que suas margens sejam largas o suficiente e o espaçamento entre linhas e parágrafos seja adequado. Suas escolhas de fontes, formatação de texto e acentos gráficos também devem melhorar a legibilidade.

Pontos importantes em um currículo de assistente virtual

  1. A demanda crescente por assistentes virtuais levou um conceito outrora novo a patamares de normalidade, com uma grande quantidade de oportunidades de trabalho. Um currículo excepcional é a melhor maneira de se diferenciar em meio a tantos outros talentos.
  2. Combine estrategicamente uma nova versão do seu currículo para cada candidatura, atendendo às necessidades e expectativas específicas do empregador.
  3. A conexão "por que me contratar" que você faz com os gestores de contratação em sua introdução deve ser reforçada por seu histórico profissional e suas competências.
  4. Usar um modelo de currículo pré-fabricado e testado é a maneira mais fácil de criar um documento visualmente impressionante e convidativo à leitura.
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