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Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo para Auxiliar Administrativo e guia de redação

Um exemplo comprovado de currículo específico para a vaga + guia de redação para conseguir seu próximo emprego em 2024. Você pode editar este exemplo de currículo de Auxiliar Administrativo para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
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Exemplo de currículo para Auxiliar Administrativo e guia de redação
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Ser uma pessoa multitarefas é extremamente necessário se você for um profissional administrativo. No entanto, não há necessidade de lidar com coisas desnecessárias. Ao iniciar sua busca por emprego, você precisa de um currículo de cargo administrativo que chame a atenção dos gerentes de contratação, mas sem adicionar uma carga pesada à variedade de tarefas que você já tem que realizar.

O que é preciso para criar um currículo que destaque você do grupo de candidatos ao cargo administrativo? Comece confiando nos especialistas. O Resume.io oferece uma gama completa de recursos para qualquer candidato que busca um emprego, pois fornece guias de currículo e exemplos de currículo para mais de 300 profissões, com o apoio de um gerador de currículo fácil de usar.

Este guia de currículo, juntamente com o exemplo de currículo correspondente, abordará os seguintes tópicos:

  • O que os profissionais administrativos fazem?
  • Como fazer um currículo de cargo administrativo (dicas e truques)
  • O melhor formato para o currículo de cargo administrativo
  • Aconselhamento sobre cada seção do seu currículo (resumo, experiência profissional, formação, competências)
  • Layout de currículo profissional e dicas de design.

O que os profissionais administrativos fazem?

Os profissionais administrativos mantêm as organizações em que atuam funcionando com eficiência e contam com a capacidade de lidar com várias tarefas e personalidades. Eles podem ser solicitados a executar qualquer tarefa que precise de atenção. A categoria guarda-chuva “administrativa” inclui:

  • Recepcionistas
  • Representantes de atendimento ao cliente
  • Secretários/assistentes administrativos
  • Assistentes virtuais
  • Secretários médicos

A boa notícia é que os profissionais administrativos trabalham em quase todos os ambientes, portanto, uma busca cuidadosa de emprego e uma excelente candidatura podem ajudar você a avançar para sua próxima posição.

Dica do especialista

para permanecer relevante nesta profissão, você deve aumentar sua entrada de dados e o conhecimento geral de software de computador.

Como escrever um currículo de cargo administrativo

Antes de entrar em detalhes, você precisa saber o que vai em seu currículo de profissional administrativo. Aqui estão as seções que seu CV deve conter:

  • O cabeçalho do currículo
  • O resumo do currículo (também conhecido como perfil ou declaração pessoal)
  • A seção Experiência Profissional
  • A seção Competências do currículo
  • A seção Formação

Especialmente porque você pode estar se candidatando a empregos em diferentes setores, é preciso ter certeza de abordar cada possível empregador em seu currículo, adaptando o conteúdo. Um pouco de pesquisa sobre a equipe, o setor e onde a empresa está posicionada ajudará bastante.

Você também deve ver se consegue descobrir quem será o gerente de contratação ou seu possível chefe e falar diretamente com eles em seu currículo de cargo administrativo. Tente descobrir uma conexão e elabore uma linha intrigante em seu currículo (ou carta de apresentação) que fará com que a pessoa deseje entrevistar você.

Além dessas diretrizes, lembre-se de que um currículo estelar:

  • Aborda as necessidades do seu potencial empregador e explica como você preencherá essas necessidades
  • Causa uma primeira impressão notável com um layout e design limpo e profissional
  • Emprega palavras-chave e frases direcionadas que ajudam a evitar a eliminação pelo ATS.

Escolhendo o melhor formato de currículo para um profissional administrativo

O melhor formato para quase qualquer currículo é a ordem cronológica inversa, e seu currículo de cargo administrativo não é diferente. Nesse formato, a seção Experiência profissional é organizada a partir de seu cargo mais recente.

Nas circunstâncias a seguir, você pode considerar um dos formatos de currículo que sugerimos como alternativas (cronológico ou híbrido):

  • Você é novo no mercado de trabalho
  • Você é um trabalhador na terceira idade
  • Você está fazendo uma transição de carreira
  • Você teve muitas carreiras diferentes.

Se nada disso se aplicar, fique com o formato de ordem cronológica reversa testado e comprovado, o qual é o preferido pelos recrutadores.

Exemplo de resumo no currículo: atenda à chamada

Os profissionais administrativos podem ser o rosto do departamento ou da organização como um todo. Isso significa que o estilo conta! O resumo em seu currículo administrativo é o único lugar para realmente deixar sua personalidade brilhar. Impressione com sua natureza positiva, mas também escolha uma ou duas de suas principais realizações para mostrar por que você é a pessoa certa para o trabalho. 

Como alguns cargos administrativos são de nível básico, opte por se concentrar em habilidades organizacionais, de gerenciamento de tempo e de colaboração. Você pode pegar exemplos de suas experiências educacionais ou voluntárias.

Seu currículo não é o local para falsa modéstia. Destaque sua maior conquista usando uma ou duas frases (qualquer frase a mais já fica muito longo) que empregam palavras de ação fortes e descrições positivas de si mesmo. Apoie-as com uma frase sobre sua filosofia ou estilo de trabalho. Combine as competências e os atributos destacados com as necessidades de cada trabalho.

Exemplo de resumo de currículo

Assistente Administrativo Proficiente, com mais de 7 anos de experiência em escritório, especializado em trabalho administrativo, resolução de problemas, planejamento e assistência dedicada. Conhecido por aumentar a produtividade e aliviar a carga de trabalho da equipe administrativa. Eficiência comprovada com a capacidade de aprender e navegar rapidamente em qualquer programa de software de computador ou sistema de arquivamento de escritório.

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Exemplo da experiência profissional no CV: o arquivo da sua carreira

Na experiência profissional de seu currículo de cargo administrativo, você documentará todos os cargos que ocupou que o levaram a este ponto em sua carreira. Não há necessidade de voltar mais de 10 anos, pois você certamente não está mais usando as ferramentas que empregou há mais de uma década. Em vez disso, concentre-se em suas habilidades atuais e relevantes.

Dentro de cada ponto, crie uma história de realização. Você não apenas atendia o telefone, atuava como linha de frente da organização e resolvia os problemas dos clientes antes que eles aumentassem.

Use dados e detalhes para dar respaldo para suas afirmações. Isso dá ao gerente de contratação uma imagem melhor de você e de suas habilidades.

O que fazer

Prestei suporte a um escritório de 7 advogados e 20 assistentes de advogado, agendando reuniões e audiências, acompanhando e arquivando todos os documentos do escritório.

O que não fazer

Trabalhei em um pequeno escritório de advocacia em que fazia agendamento e arquivamento.

Abaixo, você encontrará um exemplo de como citar a experiência profissional em um currículo sob medida.

Exemplo da seção Experiência profissional no currículo

Assistente de Suporte Administrativo, Espaço LTDA, Osasco
2010 - Present 

  • Atuação como assistente direto do Supervisor de Produção, dando suporte a todos os aspectos da produção e gestão do escritório.
  • Pessoa de confiança para analisar e interpretar dados e lidar com todas as remessas, entregas e pedidos de materiais.
  • O "braço direito" de todos os departamentos, incluindo Controle de Qualidade, Contabilidade e Gestão.
  • Trabalho para aliviar a sobrecarga executiva, lidando com todas as interações do cliente com a empresa incluindo reuniões não agendadas, e-mail, telefone e interações de fax.
  • Coordenação e agendamento de todas as reuniões da empresa, compromissos, entrevistas e inspeções.
  • Resolução de problemas para cada departamento para manter a conclusão pontual das partes e cumprir prazos rigorosos.
  • Garantia de um serviço de qualidade, abordando e resolvendo todos os problemas dos clientes.

Assistente Administrativo, A&C Máquinas, Osasco
2007 - 2010 

  • Subordinação direta ao Gerente de Operações e apoio ao pessoal de loja e escritório.
  • Desempenho de uma série de tarefas administrativas, desde a manutenção de cronogramas de produção até a compra de suprimentos e contratação de fornecedores.
  • Implementação de habilidades de resolução de problemas para lidar com questões e desafios de funcionários, clientes e equipe gerencial.
  • Direcionamento de fluxo de trabalho, atuando como intermediário entre todos os departamentos, organizando teleconferências, agendando reuniões, redigindo correspondências e gerenciando calendários.
  • Apoio a sistema de produção eficiente em um ambiente de ritmo acelerado processando com precisão todos os novos pedidos e delegando tarefas conforme cada pedido necessário.

Assistente de escritório, Fábricas José, Osasco
2005 - 2007

  • Assistente de todo o pessoal administrativo e primeiro ponto de contato para visitantes e clientes.
  • Gerenciamento de sistemas de comunicação por telefone e e-mail e manutenção de materiais de escritório solicitando materiais de escritório com precisão.
  • Redução de custos de fornecimento ao gerenciar adequadamente o estoque, obtendo cotações e comprando produtos com preços adequados.
  • Reconhecido por atender imediatamente as dúvidas dos clientes.
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Exemplo de competências profissionais administrativas: mensagens eficientes

É possível que os recrutadores olhem esta seção primeiro antes mesmo de ver seu currículo cuidadosamente elaborado ou os detalhes da sua experiência profissional. Eles querem saber imediatamente se você tem as competências e os atributos que eles procuram.

Então, quais competências são necessárias para ser bem-sucedido no trabalho administrativo? Você precisa de um núcleo de competências técnicas, como conhecimento de todos os tipos de programas de software, mas também precisa ser extremamente organizado e imperturbável.

Os profissionais administrativos devem ter o temperamento e as habilidades organizacionais para lidar com várias solicitações de diferentes personalidades enquanto resolvem problemas e gerenciam a própria carga de trabalho. Tente criar uma seção de competências que combine as competências técnicas de que você precisa com as habilidades sociais necessárias para gerenciar um escritório. 

Exemplo da seção Competências em um currículo
  • Suporte administrativo
  • Controle de estoque
  • Agendamento
  • Planejamento de eventos
  • Ditado
  • Edição e revisão
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Exemplo de da seção Formação em um currículo de cargo administrativo

Muitos profissionais administrativos aprendem com a prática, o que é ótimo! Isso significa que sua seção de formação consistirá em seu diploma do ensino médio ou do GED. Se você fez algum curso administrativo ou tem grau superior, liste-os aqui também.

Abaixo, você encontrará o exemplo da seção Formação em um currículo disposto como um guia de formatação.

Exemplo da seção Formação no currículo

Diploma técnico de Assistente Administrativo, Escola de Negócios, Osasco
2008 - 2010 

Diploma do ensino médio, Escola Juca de Oliveira, Osasco 
Sep, 2004 - May, 2008

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Layout e design de currículo: tão organizado quanto sua mesa

Se você vai ser o rosto de um escritório, precisa causar uma ótima primeira impressão todos os dias. Seu currículo de cargo administrativo é o ponto de partida. O layout e o design são a primeira pista visual de seu comportamento e personalidade profissional, portanto, você precisa ter com eles o mesmo cuidado que tem com sua mensagem escrita.

Mantenha o layout limpo e a fonte legível. Você pode até tentar se destacar com um design criativo, mas, em primeiro lugar, ele deve ser fácil de ler. Se usar cor, use-a com bastante moderação. Os recrutadores desejam encontrar seus dados facilmente, portanto, use nomes padrão para o cabeçalho da seção e certifique-se de que suas informações de contato se destaquem. 

Listas de marcadores e títulos em negrito ajudarão a quebrar blocos maiores de texto. Variar o comprimento das linhas servirá ao mesmo propósito. 

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