Como escrever um currículo de chefe de cozinha
O primeiro passo ao escrever seu currículo de chefe de cozinha é entender quais seções incluir. Seu currículo precisa conter os seguintes elementos:
- introdução (também conhecido como perfil ou declaração pessoal)
- experiência profissional
- formação acadêmica
- seção de habilidades
A seção de introdução: sua declaração pessoal
Para aumentar suas chances de conseguir um emprego de alto salário, é importante que seu currículo de chefe de cozinha seja bem elaborado e inclua apenas suas habilidades e realizações de alto nível. E tudo começa com uma boa introdução. Inclua um breve resumo sobre sua personalidade, habilidades e experiência. Sua introdução é apenas uma amostra do que você pode fazer.
Há uma razão pela qual a entrada é servida antes da refeição principal. Ela aguça o apetite e dá uma ideia do que se pode esperar dos demais pratos. Isso é exatamente o que sua introdução deve despertar no recrutador. Ela deve destacar suas principais características e quaisquer especialidades que você possua, além de fornecer uma visão geral de sua experiência.
Se você está buscando uma posição de liderança, também é importante mencionar por que se sente qualificado para lidar com essa responsabilidade adicional.
Chefe de cozinha experiente e apaixonado pelo trabalho, com experiência em diversos restaurantes e ambientes corporativos, buscando sempre servir a melhor comida. Reconhecido como um chef visionário, com conhecimento das tendências gastronômicas e habilidade para pensar de forma criativa na criação de um menu. Possuo um amplo conhecimento de sabores e combinações alimentares, resultando em pratos deliciosos e menus atrativos.
Exemplo de seção de experiência profissional: uma amostra grátis
Não economize nessa seção. É aqui que o gerente de contratação saberá o que você tem a oferecer. Quando você entrega seu currículo de chefe de cozinha a um proprietário de restaurante, os olhos deles provavelmente irão direto para a seção de experiência. Isso ocorre porque é a maneira mais fácil para eles avaliarem se você possui o que é necessário para executar um excelente trabalho.
De maneira geral, não há dúvida de que cada posição de trabalho te ensina algo novo e aprimora suas habilidades.
Por isso, liste suas experiências em ordem cronológica reversa, com o cargo mais recente no topo.
Se você teve uma carreira longa e cheia de histórias, pode optar por incluir apenas os cargos mais relevantes dos últimos anos.
Agora, se está apenas começando, precisará de pelo menos dois exemplos de experiência de trabalho anterior, mostrando o tempo gasto em uma cozinha profissional.
Descreva suas responsabilidades de forma concreta, fornecendo fatos e números sempre que possível. Alguns exemplos de possíveis fontes de dados:
- tamanho da equipe;
- tamanho do menu;
- percentual de custo do alimento;
- percentual de custo com mão de obra;
- classificação de segurança e saúde;
- estrelas de avaliação do restaurante.
Não se esqueça de todas as responsabilidades que você teve além de cozinhar. Você foi responsável por contratar e treinar funcionários? Criou menus? Ajudou a pensar no salão de jantar e no clima do novo restaurante?
Talvez você tenha sido responsável por remessas e inventário. Se você administrou seu próprio restaurante ou empresa, provavelmente foi responsável pela divulgação e pelo trabalho burocrático de escritório.
Não é necessário enfatizar demais as habilidades empreendedoras se você está procurando um emprego como cozinheiro, mas com moderação, detalhes como esses podem ajudá-lo a se apresentar como um candidato completo.
Chefe de Cozinha Executivo na Palace Restaurant, São Paulo
Agosto 2016 — Presente
- Gerenciei uma equipe de cozinha com mais de 40 pessoas.
- Supervisei todas as operações da cozinha e alimentos.
- Desenvolvi listas de vinhos e menus atraentes e populares.
- Mantive-me atualizado sobre as tendências gastronômicas e os melhores produtos sazonais.
- Recebi o prêmio de Melhor Restaurante de Alta Gastronomia em São Paulo, em 2017.
Chefe de Cozinha na Cassandra's, São Paulo
Julho 2014 — Agosto 2016
- Contratei, treinei e gerenciei profissionais para a cozinha.
- Busquei produtos alimentares de qualidade, criando uma experiência gastronômica superior.
- Trabalhei efetivamente com todos os funcionários, promovendo um ambiente de trabalho positivo.
- Trabalhei de acordo com as regulamentações de segurança alimentar.
Subchefe de Cozinha na Cassandra's, São Paulo
Setembro 2010 — Junho 2014
- Gerenciei efetivamente mais de 30 funcionários da cozinha.
- Atualizei a equipe sobre mudanças no menu e novos itens.
- Preparei pratos impressionantes, resultando em retorno dos clientes.
- Gerenciei com cuidado e profissionalismo alimentos que podem causar alergia para garantir a segurança e satisfação do cliente.
- Criei menus exclusivos usando produtos sazonais.
Seção de formação acadêmica para currículo de chefe de cozinha: a cereja do bolo
Embora muitas das habilidades de um chefe de cozinha possam ser aprendidas durante o trabalho, uma seção de educação sólida fará de você um candidato de destaque. Muitos chefs começaram como lavadores de pratos ou, pelo menos, como cozinheiros seguindo as ordens de alguém mais experiente.
Nesta indústria, todos devem subir na hierarquia e comprovar suas habilidades nas tarefas menores antes de tentar as maiores. E isso não torna sua seção de educação menos importante.
Nesse cenário, o treinamento formal te ajuda a conseguir posições com melhor remuneração, além de mostrar que você não está interessado apenas em um emprego, mas em criar uma carreira.
Bacharelado em Gastronomia, Instituto Gastronômico de São Paulo
Julho 2005 — Maio 2009
Diploma de Ensino Médio, Escola Estadual de São Paulo
Setembro 2001 — Maio 2005
Exemplo de seção de habilidades no currículo: a faca mais afiada da gaveta
Preste atenção à seção de habilidades do seu currículo de chefe de cozinha para se tornar o principal candidato tanto no papel quanto na cozinha. Lembre-se que neste ramo a alta rotatividade de colaboradores é comum. E certamente o proprietário do restaurante está acostumado com isso.
Logo, sua seção de habilidades precisa transmitir confiabilidade e profissionalismo. Esses tipos de habilidades interpessoais também incluem traços de personalidade, habilidades de comunicação e interação sociais, que não devem ser subestimadas.
Suas habilidades técnicas são aquelas que você usará para preparar e montar pratos. E não é uma boa ideia sobrecarregar o seu currículo com cada detalhe minucioso, então dividir suas habilidades técnicas em categorias dará ao proprietário uma boa ideia do que você sabe fazer.
- Conhecimento de Química Alimentar
- Técnicas Culinárias
- Excelentes Habilidades de Atendimento ao Cliente
- Práticas de Segurança e Higiene Alimentar
- Garantia de Qualidade