As habilidades de comunicação te ajudam a explicar conceitos, argumentar, negociar acordos, traduzir detalhes técnicos, compartilhar feedbacks e apresentar ideias (entre uma infinidade de outros benefícios).
São elas que permitem que, em uma conversa, as informações sejam transmitidas entre os envolvidos, até que o conteúdo seja compreendido e o melhor resultado dessa troca possa ser alcançado.
Todo esse processo, entretanto, se torna mais natural quando os participantes possuem um bom nível de domínio das habilidades de comunicação.
Afinal, com essa competência, eles são capazes de direcionar a conversa de maneira mais clara e objetiva, até alcançarem uma boa conclusão.
Tudo isso é muito valioso dentro das empresas, logo os recrutadores esperam encontrar um currículo que dê indícios de que o candidato possui tais habilidades.
Entretanto, sendo a comunicação algo tão amplo, é fundamental entender quais são as habilidades prioritárias para o cargo ao qual você está se candidatando e, então, selecionar entre as suas aptidões aquelas que melhor atendem às demandas do contratante.
Nesse cenário, para fazer essa escolha, seu primeiro passo deve ser compreender os quatro tipos principais de habilidades de comunicação mais importantes dentro das empresas.
Os quatro principais tipos de habilidades de comunicação
Aqui está uma lista de habilidades de comunicação para usar em modelos de currículo, dividida em quatro categorias:
1. Habilidades de comunicação verbal são um conjunto de aptidões relacionadas a sua capacidade de falar e se fazer entendido, a partir das informações e da forma que você fala. Elas são essenciais para chamadas de vídeo, apresentações em conferências e reuniões, afinal, todas essas situações exigem que suas ideias sejam articuladas de forma clara, concisa e confiante.
Adicionando um nível a mais de complexidade, a entonação de suas palavras também influenciam na forma como elas serão recebidas por seu interlocutor. Logo, se você possui uma boa habilidade de comunicação verbal, considerando o que dissemos acima, seu currículo deve conter essa informação.
2. Habilidades de comunicação não-verbal são indiscutivelmente mais importantes do que o que você diz, pois a sua linguagem corporal e expressões faciais mudam muito a compreensão de suas palavras.
Grandes comunicadores têm um radar bem sintonizado para esses comportamentos e seu currículo deve deixar claro que você compreende a importância desse tipo de mensagem e sabe como usá-la a seu favor. Não apenas transmitindo informações a partir de sua postura corporal, mas também captando as mensagens não verbais das pessoas com as quais você está conversando.
3. Habilidades de comunicação escrita, sempre que você precisa escrever algum tipo de mensagem, seja por e-mail, mensagens instantâneas ou outros mecanismos, é essencial não deixar espaço para interpretação, pois provavelmente você não estará lá quando a outra pessoa ler a sua mensagem para explicar “o que você quis dizer”. Habilidades de comunicação escrita são especialmente importantes para blogueiros.
Comprovar as suas habilidades de comunicação escrita não é difícil quando você está se candidatando a uma vaga, afinal, seu currículo é um excelente exemplo de sua capacidade de usar a linguagem para persuadir e impressionar outras pessoas.
4. Habilidades de comunicação visual. Uma imagem vale mais que mil palavras. Em um mundo onde o tempo de atenção está caindo e a tecnologia permite a criação de gráficos atraentes e apresentações impressionantes, a capacidade de comunicar suas ideias visualmente está rapidamente se tornando uma característica desejável em muitas carreiras, como profissionais de marketing de conteúdo.
Para certas carreiras, é comum a oportunidade de incluir um portfólio no currículo. Além disso, compartilhar um link para perfis de mídia social também é uma forma de dar a um futuro empregador uma ideia do seu estilo de comunicação visual.
Dentre as quatro áreas, aqui estão algumas habilidades específicas de comunicação, com alguns exemplos que você pode encontrar em um currículo.
Como listar habilidades de comunicação em seu currículo
Esperamos que tenha ficado claro que não é suficiente adicionar “habilidades de comunicação” à seção de aptidões gerais do seu currículo. O impacto desse atributo pessoal é muito significativo para o ambiente de trabalho.
Por isso, compartilhe alguns dos exemplos acima em seu currículo. Considere também incluí-los na seção de experiência de trabalho, além de adicionar algumas das suas habilidades de comunicação mais marcantes na seção de habilidades.
Use verbos eficazes para dar uma dimensão extra ao contexto da comunicação e certifique-se de quantificar o resultado da eficiência de sua comunicação sempre que possível. Lembre-se: a comunicação eficaz deve ser sempre mensurada.