Sumário: Os dentistas prestam um serviço valioso aos seus pacientes. Esteja você aliviando a dor ou fazendo melhorias cosméticas, suas habilidades são muito valorizadas. O Resume.io pode ajudar você a encontrar sua próxima grande oportunidade de prestar atendimento ao paciente. Você pode editar este exemplo de currículo de dentista para obter um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher seus dados, baixar o novo currículo e candidatar-se a seu próximo emprego hoje mesmo!
O que faz um dentista?
Ser dentista não é fácil! O tempo de estudo para essa profissão é um dos mais longos, e os profissionais devem ajudar muitos dos pacientes a superarem a dentofobia, ou o medo de dentistas e do ambiente de seus consultórios. Parte desse seu trabalho é simplesmente ajudar os pacientes a relaxar para que seja possível realizar um exame e quaisquer procedimentos necessários com segurança.
Como profissional de saúde bucal, você ajuda os pacientes a alcançar e manter a higiene e a saúde da boca. O diagnóstico vai muito além das cáries. Na verdade, seu trabalho abrange as condições de saúde dos dentes, da boca ou das gengivas do paciente. Os dentistas devem ser conhecedores de cuidados abrangentes e da comunicação com os pacientes sobre opções e planos de tratamento.
Mercado de trabalho e perspectivas profissionais dos dentistas
No comparativo entre os meses de maio de 2021 e abril de 2022, houve um aumento de 28,03% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho para dentistas no Brasil, segundo levantamento do site Salario.com.br.
A maioria dos dentistas trabalha em um consultório odontológico com outros dentistas, seja em uma clínica geral ou em uma que ofereça um ou mais serviços especializados. Há também os profissionais que escolhem abrir seus próprios consultórios. Outros, trabalham em empregos públicos ou consultórios médicos, enquanto a minoria escolhe centros de atendimento ambulatorial como ambiente de trabalho.
Como escrever um currículo de dentista
Antes de começar a compilar seu currículo de dentista, você precisa olhar para o quadro geral. Aqui estão os elementos que seu currículo deve conter:
- O cabeçalho do currículo
- O resumo do currículo (também conhecido como perfil ou declaração pessoal)
- A seção Experiência Profissional
- A seção Competências do currículo
- A seção Formação
Cada uma dessas seções serve a um propósito em seu currículo. Juntas, elas oferecem uma imagem detalhada de você como profissional. Para dar uma aparência profissional ao seu currículo de dentista, você deve fazer o seguinte:
- Abordar cada candidatura como se fosse a primeira. Com isso, queremos dizer para você pesquisar minuciosamente a clínica ou organização para qual você está se candidatando e direcionar seu CV para ela.
- Mantenha o profissionalismo com um modelo e design de currículo que transmita a imagem que você deseja projetar.
- Reserve um tempo para otimizar o CV em relação ao software de triagem ATS quando a candidatura for acontecer por meio digital.
Escolhendo o melhor formato de currículo de dentista
Normalmente, recomendamos o formato de currículo em ordem cronológica inversa por dois motivos: ele oferece aos recrutadores uma maneira rápida de ver o que você está fazendo agora e facilita a transferência para o software ATS.
Esse formato de currículo afeta mais a seção de experiência profissional, pois elencará os empregos do mais recente até o mais antigo. Como dentista, isso pode significar quaisquer residências ou estágios que você tenha concluído ou outras clínicas ou situações em que você trabalhou.
Se, no entanto, você tiver experiência em uma área altamente complexa da odontologia, considere o formato de currículo funcional, pois ele foca nas competências em vez de na experiência. Dentistas recém-formados (parabéns!) ou profissionais experientes podem considerar um dos formatos híbridos que sugerimos.
Exemplo de resumo no currículo
O resumo, ou perfil, em seu currículo de dentista fica na parte superior do documento e oferece a única chance de apresentar sua personalidade. Sua experiência é crucial para sua carreira, mas o comportamento no consultório também é. O resumo permite definir como você aborda o atendimento e os relacionamentos com o paciente. Se você estiver se candidatando a uma grande clínica, isso dá a outros profissionais a chance de decidir se você é uma boa opção.
Dentro dessas 3-4 frases, você deve transmitir confiança sem parecer que está se gabando. Comece apresentando a si mesmo e sua carreira, depois destaque o seu melhor trabalho. Sinta-se à vontade para explicar por que você é uma ótima opção para a clínica. (você terá um pouco mais de espaço para fazer isso em sua carta de apresentação)
Ainda não sabe como proceder aqui? Leia o exemplo de resumo de currículo de dentista abaixo. Em seguida, dê uma olhada em nossos exemplos de currículos relacionados para profissionais da área da saúde. Nosso exemplo de currículo para profissionais de saúde é um bom começo. Confira nosso exemplo de currículo de endodontista, ou nosso exemplo de currículo de médico para obter inspiração.
Dentista apaixonada com vasta experiência em diagnóstico oral, tratamento odontológico restaurador, prótese, procedimentos estéticos e muito mais. Trabalhadora e comprometida em proporcionar aos pacientes uma experiência confortável e bem-sucedida. Versada no tratamento da dor, proporcionando aos pacientes orientações sobre higiene bucal preventiva.
Exemplo da experiência profissional no CV
Esta seção é o núcleo do seu currículo de dentista. Os recrutadores querem detalhes sobre sua experiência, então, dê a eles informações. Os melhores currículos oferecem detalhes que retratam sua carreira e seus pontos fortes.
O primeiro passo é anotar as responsabilidades e conquistas que você teve em cada emprego. Em seguida, escolha aquelas que melhor correspondem à posição para a qual você está se candidatando. Lembre-se de trocar os marcadores para melhor direcionar as diferentes clínicas.
Cada marcador em seu currículo de dentista segue um formato padrão:
- Comece com um verbo de ação poderoso omitindo o pronome Eu
- Descreva o que você fez
- Explique seus resultados
Dentista, Completa Clínica do Sul, Vitória
Jun, 2013 - Oct, 2018
- Educou os pacientes sobre cuidados odontológicos proativos, controle de placa bacteriana e opções de tratamento.
- Ofereceu procedimentos de última geração com o mais alto nível de cuidado possível.
- Realizou exames e check-ups odontológicos de rotina.
- Tratou os pacientes com respeito e consideração pelas sensibilidades.
- Lidou com necessidades dentárias complexas com sucesso.
Dentista, Completa Odontologia, Vitória
Aug, 2009 - May, 2013
- Trabalhou com pacientes pediátricos para atender às necessidades odontológicas.
- Educou os pacientes sobre higiene dental adequada e práticas preventivas.
- Monitorou cuidadosamente o crescimento e desenvolvimento dos dentes.
- Criou um ambiente caloroso e acolhedor, propício para as crianças.
- Trabalhou com os pais para educá-los sobre cuidados dentários e opções de tratamento.
- Criou planos de tratamento para restabelecer a saúde bucal dos pacientes.
Exemplo da seção de competências no currículo
Sua seção de competências é como um exame inicial. Os recrutadores querem uma visão geral antes de se aprofundarem mais em sua carreira. Isso significa que você precisa escolher cuidadosamente quais atributos destacar. Esta também é a seção mais fácil de adaptar a anúncios de empregos individuais.
Os dentistas precisam de uma série de hard skills (aquelas aprendidas na escola necessárias para sua profissão), mas também precisam de soft skills, como excelente comunicação (se você for multilíngue, isso pode ser uma grande vantagem!) e orientação para detalhes. Com o emprego específico em mente, crie uma combinação desses tipos de atributos para atrair a atenção dos recrutadores. Veja abaixo o exemplo da seção de competências no currículo.
- Cuidados bucais gerais
- Atendimento ideal ao paciente
- Empatia e gentilesa
- Fortes habilidades de comunicação
Exemplo da seção de formação no currículo de dentista
Tornar-se dentista é um compromisso de cinco anos em horário integral — e isso se você não optar por se especializar. A seção de formação do seu currículo de dentista é onde você se orgulha de todo esse trabalho duro.
Liste seu diploma de graduação seguido por sua especialização se houver. Se você tiver um excelente histórico acadêmico, vá em frente e liste sua média ponderada ou quaisquer honras que você tiver ganhado. Esteja ciente de que essas informações se tornam menos importantes à medida que sua carreira avança.
Também liste qualquer formação especializada que você tenha aqui. Você deve incluir sua experiência clínica na seção de experiência profissional do currículo de dentista. Se você for membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) ou de qualquer outra organização, pode listar isso aqui ou criar uma seção de Afiliações. Abaixo está um exemplo de como formatar a seção de formação em um currículo.
Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais, Centro Universitário Senac, São Paulo
Sep, 2004 - May, 2009
Graduação em Odontologia, FAESA - Faculdades Integradas Espírito Santenses, Vitória
Sep, 2000 - May, 2004