Cabeçalho do currículo: diferencie-se
Um cabeçalho distintamente agradável aos olhos diferencia seu currículo do resto à primeira vista. A exibição proeminente de seu nome, ocupação e informações de contato também facilita o acompanhamento dos recrutadores quando estiverem prontos para dar o próximo passo.
Você também não vai se arrepender do pequeno esforço extra necessário para criar um par de documentos de candidatura visualmente compatíveis que pareçam convidativos para leitura. Aplicar os mesmos elementos de design à sua carta de apresentação e currículo será perceptível primeiramente nos cabeçalhos.
Exemplo de resumo no currículo de médico: elegante autopromoção
O resumo do currículo, também conhecido como perfil, é sua melhor chance de argumentar com suas próprias palavras porque você seria uma excelente contratação. Ele é o que os empregadores verão primeiro em seu currículo — pois se trata de uma sinopse sucinta de você, sua aptidão para o emprego e seus interesses profissionais. É onde você pode descrever suas melhores qualidades e apresentar seus melhores argumentos para preencher este cargo médico.
Se você não fizer isso direito, os gerentes de contratação podem perder o interesse rapidamente e parar de ler. Pesquisas de rastreamento ocular mostraram que os gerentes de contratação gastam uma média de seis a oito segundos analisando um currículo para decidir se devem continuar lendo, e eles começam no topo.
Lidere com seus pontos fortes, controle a narrativa e não dê ao seu público motivos para parar. Este não é o lugar para ser muito modesto. Se você não divulgar suas próprias credenciais para o trabalho, ninguém mais o fará. Seja confiante e assertivo sem parecer arrogante.
O perfil também é onde você pode optar por indicar especificamente que tipo de emprego está procurando. Se você deseja mudar de um hospital para um consultório particular ou vice-versa, ou procura uma mudança em sua especialização ou responsabilidades, este é o lugar para dizer isso.
Médica apaixonada com vasta experiência em Medicina Interna e ambientes hospitalares. Versada em diagnósticos e no planejamento de estratégias para os melhores tratamentos para os pacientes. Trazendo uma atitude empática e profissional, comprometida em fornecer aos pacientes o melhor atendimento possível. Experiência em aconselhamento de pacientes sobre cuidados preventivos e mudanças positivas no estilo de vida. Uma líder forte que trabalha bem sob pressão e com outros profissionais médicos.
Exemplo de experiência profissional: sua experiência prática
Linguagem dinâmica — principalmente verbos de ação fortes — são a marca registrada de uma visão geral impressionante da experiência profissional. Use verbos de ação fortes para destacar a experiência que melhor mostra seu treinamento e expertise.
O que você escolher listar nesta seção de currículo, como marcadores organizados sob os títulos do empregador, dependerá naturalmente da fase da sua carreira. Seja você um médico de longa data ou recém-formado na residência, a necessidade de ser seletivo ainda se aplica. O fator decisivo é sempre o mesmo: especifique sua experiência profissional mais diretamente relevante para a posição que você está procurando.
De qualquer forma, os destaques descritivos listados aqui devem ser enquadrados como realizações em vez de deveres genéricos do trabalho. Evite dizer pelo que você foi responsável e relate o que você realmente fez. Enfatize os resultados positivos em termos mensuráveis sempre que possível, citando fatos e números para destacar as metas do projeto alcançadas, melhorias, desafios que você superou e assim por diante.
Médica, Hospital Sancta Maggiore, São Paulo
May, 2013 - Sep, 2019
- Atendi e aconselhe pacientes sobre dúvidas e preocupações.
- Diagnostiquei pacientes com precisão, oferecendo-lhes opções de tratamento.
- Desenvolvi relações de confiança com pacientes e familiares.
- Mantive registros precisos dos pacientes e documentação meticulosa.
- Mantive-me atualizada sobre os medicamentos e as melhores práticas mais recentes.
- Trabalhei continuamente para melhorar meu nível de desempenho profissional.
Clínica Geral, Hospital Sancta Maggiore, São Paulo
Sep, 2008 - Apr, 2013
- Atendi pacientes adultos e pediátricos.
- Prescrevi medicamentos para tratar doenças.
- Interpretei com precisão os resultados do laboratório e tomei decisões de acordo.
- Encaminhei pacientes para médicos especialistas quando necessário.
- Visei alcançar o mais alto nível de atendimento ao paciente em todos os momentos.
Exemplo da formação no currículo de médico: muito além de nomear sua faculdade de medicina
Sua formação é fundamental para sua busca por emprego, e você precisa apresentá-la da maneira que os gerentes de contratação esperam nesta seção do currículo. Você pode se tornar um bilionário da tecnologia sem terminar a faculdade, mas não pode se tornar médico sem terminar a faculdade de medicina. A formação é um componente crucial da educação de qualquer médico, assim como o treinamento em uma residência.
Para se tornar médico, você precisa de um diploma em Medicina (cinco anos), e não é só isso! A maioria dos médicos segue um caminho de residência que pode durar de dois a cinco anos.
Por outro lado, o mestrado costuma ter dois anos de duração, e o PhD, de quatro a oito. Nenhum deles requer um estágio de pós-doutorado como a medicina. Médicos são médicos por uma razão. Além disso, os médicos devem ser inscritos no Conselho Regional de Medicina. Na maioria dos casos, a inscrição no órgão de classe deve ser mencionada no seu currículo, e a ferramenta geradora do Resume.io pode ajudar você a determinar onde.
Se os marcadores em sua experiência profissional forem escassos, não é uma má ideia encontrar alguns em seu histórico educacional. Não se deve enviar um currículo de três páginas, mas um currículo de meia página pode ser ainda pior.
Você trabalhou como assistente de médico enquanto estava na faculdade de medicina? Terminou sua graduação com notas impressionantes? Realizou trabalho voluntário em hospitais ou clínicas? Qualquer um deles pode servir como marcadores que ajudam a aumentar suas chances de conseguir a posição desejada.
Normalmente, a seção de formação também é onde os prêmios, honras ou reconhecimentos especiais são listados. Se for uma lista relativamente longa, uma subseção separada com o título "Honras" pode ser criada.
Pós-Graduação em Medicina Interna, Universidade de São Paulo, São Paulo
Aug, 2005 - May, 2006
Graduação em Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo
Aug, 2021 - May, 2005
Exemplo de competências no CV: Como você se destaca?
Entre vários candidatos a emprego com as mesmas qualificações, o que torna você melhor? Um resumo intrigante no currículo e seções impressionantes de experiência profissional e formação proporcionam um ótimo começo. Mas e se outro candidato for igualmente digno nesses pontos?
As seções de resumo e competências são como suportes para currículos que permitem que você se gabe um pouco do que faz de melhor. Você tem experiência médica excepcional em um campo especializado? Você fala uma língua estrangeira que permita que se comunique com pacientes que não falam português? Você é um comunicador excepcional que pode ajudar os pacientes a entender os problemas médicos, bem como interagir de forma eficaz com os colegas? Qualquer um desses pontos pode lhe dar uma vantagem — novamente, com base na relevância para os requisitos do cargo.
- Fortes habilidades de comunicação
- Melhores práticas médicas
- Cuidados preventivos
- Controle de qualidade
- Diagnóstico e tratamento