1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Objetivos do currículo (+ 15 exemplos)
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Objetivos do currículo (+ 15 exemplos)

24 min. de leitura
Objetivos do currículo (+15 exemplos)
Arte de:Evgeniya Skubina
Um objetivo potente e marcante no currículo pode ser um instrumento de diferenciação na busca de qualquer emprego. É a sua maneira de explicar efetivamente suas metas, utilidades e competências transferíveis durante uma mudança de carreira. Quando uma transição de carreira é iminente, tal fato deve estar expresso claramente no objetivo do currículo, na parte superior do documento, pois os potenciais empregadores certamente precisam ter conhecimento disso também.

Tendo escrito, para mim e para terceiros, conteúdo de recrutamento e busca de vagas durante a última década, pude explorar a natureza das mudanças de carreira a partir de vários ângulos. Como escritor, sempre tive fascínio por explorar como os candidatos escolhem as palavras para promover a própria história quando se deparam com uma transição de carreira. A linguagem escolhida no objetivo do currículo definirá o tom das entrevistas posteriores.

Acertar o objetivo do currículo é uma prioridade. Este guia vai mostrar a você:

  • O que é um objetivo de currículo e como ele difere de um resumo
  • Quando usar o objetivo do currículo para se destacar de outros candidatos
  • Minha receita sugerida em quatro partes para um objetivo de currículo claro e atraente
  • Dicas de redação para impressionar nos primeiros cinco segundos
  • 15 situações em que é essencial incluir um objetivo no currículo (com 15 exemplos)
  • O que posso colocar no currículo em vez de um objetivo?
  • Por que ter um objetivo no currículo é particularmente importante em 2022.

O objetivo pode ter apenas algumas frases, mas talvez seja a parte mais importante a ser redigida no currículo durante sua busca de emprego. Por isso, não tenha pressa e pense minuciosamente nele.

O que vem a ser o objetivo do currículo? 

A maioria dos currículos contém um parágrafo na parte superior para destacar os principais aspectos da candidatura. Normalmente, chamamos isso de resumo ou declaração pessoal. Ele oferece insights pessoais sobre o candidato, a experiência que este possui, as conquistas que ostenta e, às vezes, informações sobre o destino pretendido.

A seção que define o direcionamento e os objetivos da sua carreira é chamada de objetivo do currículo. Ela não substitui os outros detalhes no resumo, e nem sempre é necessária, mas quando alguém encontra-se num ponto transitório da carreira, ou está mudando de função, o objetivo do currículo especifica a natureza da mudança.

Meu currículo precisa de um objetivo?

O objetivo do currículo é muito importante se você estiver em uma encruzilhada na carreira ou quiser que ela mude de rumo. Logo, uma seção que descreva seu novo direcionamento, suas competências transferíveis e suas qualidades logo no início do documento torna-se incrivelmente importante. 

Nem sempre é necessário elencar um objetivo profissional. Se você tem um currículo sólido como gerente de marketing e deseja continuar na mesma ocupação, há pouco sentido em gastar espaço vital para explicar seus objetivos e trajetória de carreira. 

Você se candidata a uma função de gerente de marketing e seu currículo fala por si. Nesse caso, seu resumo deve ter como foco sua adequação cultural, conquistas e a experiência que trará para a função. Se você se encontra nesse cenário, pode simplesmente manter o perfil tradicional de resumo do seu currículo.

Dica do especialista

Quando pega mal colocar um objetivo no currículo?

Não há problema em dizer no objetivo que você está procurando uma mudança ou um novo direcionamento, porém, se o resto do currículo não demonstrar que você tem o que é preciso para fazer a transformação, suas ambições parecerão desmedidas. Ter um sonho é ótimo, mas você precisa acreditar que pode concretizá-lo. Caso contrário, como esperar que um potencial empregador o apoie?

Como estruturar eficazmente o objetivo em um currículo? 

Com base na experiência de recrutadores e departamentos de RH, a estrutura ideal do objetivo do currículo deve conter estes elementos:

  • Características profissionais
  • Cargo (ou cargo futuro)
  • Competências e experiência
  • Promessa (com sua trajetória/objetivos de carreira)

Embora a maior parte do currículo seja factual, o objetivo aborda o futuro da sua carreira, sua transição, as competências transferíveis, as metas orientadas ao empregador (ou seja, aquelas que poderão agregar valor ao novo empregador). Ele precisa, portanto, apresentar uma visão credível do que pode se materializar.

Ao delinear seu objetivo, é totalmente inadequado restringir-se a “eu quero me tornar um analista sênior”. Você precisa enriquecê-lo com nuances de personalidade, legitimá-lo com suas habilidades e experiências mais relevantes e, ao mesmo tempo, fazer uma promessa solene ao seu futuro empregador. O objetivo não é apenas seu; ele deve ser uma declaração que se ajuste igualmente às necessidades do empregador.

Vejamos cada um dos elementos pela ordem:

Características. De todas as palavras do mundo, qual você escolheria para se descrever? Quando estiver contando a história de sua carreira no currículo, os adjetivos que você escolher funcionarão como complementos da narrativa. Um adjetivo (ou dois) no início do objetivo servirá para ilustrar sua imagem, antes de você prosseguir e dizer para onde está indo.

Cargo (ou cargo futuro). A segunda parte do objetivo geralmente inclui o nome da função que você deseja conseguir. Nos casos em que a função é diferente dos cargos anteriores, você pode torná-la mais geral, como “profissional de marketing”, ou adicionar algumas palavras após o cargo atual para qualificar uma direção futura: “gerente de vendas buscando atuar em operações com cliente”. De qualquer forma, a seção do cargo no objetivo deve falar diretamente com o gerente de contratação, em estreita ligação com o trabalho ao qual está se candidatando.

Competências e experiência. Embora o currículo seja basicamente um compilado de conquistas passadas, escolher os aspectos mais relevantes de suas competências e experiência é uma ótima maneira de mostrar ao futuro empregador que você escolheu um caminho válido. Isso é especialmente útil se você quiser destacar experiências anteriores na carreira e fornece uma indicação importante sobre o que deseja expandir durante uma entrevista.

Promessa/metas. A última seção para criar um objetivo poderoso no currículo é a promessa que você faz ao futuro empregador (e a si mesmo). Em termos simples, quando você assinar seu próximo contrato de trabalho, deverá abraçar a função e exercê-la com presteza. Cada mensagem em seu currículo, carta de apresentação e entrevista deve contribuir para essa promessa. Ela será o motivo para você se levantar e ir trabalhar nos próximos anos.

Tudo isso parece sensato na teoria, mas vamos analisar quinze situações em que é habitual colocar objetivos no currículo, com alguns exemplos para ilustrar o poder deles:

Como escrever o objetivo?

O objetivo do currículo deve, de preferência, seguir a estrutura que já delineamos (características, cargo, competências e experiência, promessa/metas), mas o principal é que seja escrito na terceira pessoa, em tom profissional. Imagine que você é um gerente de contratação descrevendo o candidato para o CEO. Esse é o tipo de linguagem que você deve buscar — um discurso de vendas composto por apenas duas frases.

O objetivo deve ser o mais relevante possível para a função, por isso é sempre aconselhável refletir a linguagem usada na descrição da vaga e na página de carreiras da empresa. Falar no mesmo idioma dos seus futuros empregadores é uma ótima maneira de contemplar um futuro mútuo pela mesma perspectiva.

Sobretudo, o objetivo do currículo deve declarar uma missão pessoal que o candidato esteja desejoso e convicto de perseguir. Fazer qualquer tipo de transição numa busca de emprego já é suficientemente difícil, então é preciso fazê-la ressoar no nível mais profundo. Almeje alto, não se contente em ser o segundo e tenha o céu como limite.

15 exemplos de objetivo para o currículo

Como mencionado anteriormente, o objetivo do currículo diferencia-se do resumo ou da declaração pessoal (e é quase sempre empregado como parte do resumo). 

O objetivo se mostra mais eficaz quando é hora de mudar de direção, então, seguem os quinze cenários mais comuns em que esse pode ser o caso. Ter um objetivo robusto no currículo para orientar a narrativa da busca de emprego nessas situações é essencial:

Exemplos de objetivo para mudança de carreira.

Na hora de mudar de carreira, embora você possa incluir os detalhes numa carta de apresentação, ter um objetivo claro no currículo, na parte superior do documento, é crucial para estabelecer a nova direção.

Exemplo

Profissional calculista de varejo buscando mudança para logística, com cinco anos de experiência indireta em encaminhamento de fretes e remessas internacionais. Especializado em sourcing, sempre consegue encontrar a rota mais eficiente.

Copiado!

Exemplo de objetivo de currículo após hiato na carreira (maternidade, etc).

Nem todo mundo quer continuar de onde parou após um hiato na carreira (por qualquer motivo que for), e o objetivo do currículo pode esclarecer como a pessoa gostaria de reiniciar suas perspectivas de trabalho.

Exemplo

Professora de geografia e ativista climática retornando após licença maternidade de quatro anos, com o objetivo de nutrir e inspirar dentro e fora da sala de aula. Um educadora inovadora, que adotará as mais recentes tecnologias para dar vida a todas as aulas de geografia.

Copiado!
Dica do especialista

Qual deve ser o tamanho do objetivo no currículo?

Idealmente, o objetivo deve ocupar apenas parte da seção de resumo no topo do currículo. Todo candidato, por mais inexperiente que seja, tem alguma realização para colocar nessa apresentação sintética inicial. Se toda essa seção contiver apenas o objetivo, você correrá o risco de ser visto como um sonhador em vez de um realizador. O objetivo deve ter no máximo duas frases.

Exemplo de objetivo de currículo para impulsionar sua carreira.

Talvez seus próximos empregadores não percebam de imediato que você está pronto para subir na carreira, de modo que o objetivo do currículo pode servir para declarar sua ambição.

Exemplo

Profissional de marketing vindo de fintech renomada, buscando galgar posição de diretor de marketing, com oito anos de campanhas premiadas na bagagem. Marqueteiro social com MBA, capaz de entregar crescimento de três dígitos na audiência e aumentos de dois dígitos nas vendas.

Copiado!

Objetivo de currículo para mudança de setor.

Atualmente, as pessoas estão mudando de setor como nunca se viu. Logo, para alguém que trabalhou em vários setores, o objetivo do currículo serve para sinalizar o direcionamento.

Exemplo

Corretor de imóveis centrado no cliente procurando iniciar carreira em vendas B2B, com profundo conhecimento de psicologia dos clientes e altos índices de satisfação junto aos compradores. Técnicas avançadas de vendas criarão um pipeline para o crescimento de clientes.

Copiado!

Exemplo de objetivo de currículo para trabalho de meio período.

Se você está mudando de uma ocupação em tempo integral para outra de meio período (ou vice-versa), é importante que o leitor do seu currículo veja você sob a luz desejada — portanto, deixe suas preferências claras no objetivo.

Exemplo

Contador, com sete anos de experiência em serviços financeiros, buscando  transição para uma função de meio período devido a compromissos familiares. Usuário proficiente em software de contabilidade remota que aportará um recurso humano confiável à sua equipe.

Copiado!

Objetivo de currículo para funções remotas.

Com o trabalho flexível se tornando cada vez mais comum, não há vergonha nenhuma em afirmar que você está procurando uma função remota, e o objetivo do currículo é o lugar perfeito para fazer isso.

Exemplo

Consultor de compras obcecado por custos, tendo economizado mais de US$ 90 milhões em gastos indiretos e diretos para 4 empregadores em vinte países, atualmente procurando uma função remota para dar suporte a uma equipe de compras global. Com oito anos de experiência na área, traz consigo compreensão cultural e perspicácia comercial singulares.

Copiado!

Exemplo de objetivo para freelancers.

Muita gente tem hoje uma mistura de funções autônomas e permanentes no histórico profissional, então certifique-se de respaldar o objetivo do currículo com competências e exemplos pertinentes.

Exemplo

Desenvolvedor de software premiado na indústria de jogos, tendo trabalhado em três dos maiores títulos de MMORPG na última década, buscando uma segunda ocupação como freelancer, em paralelo ao trabalho atual com a Trackvision. Oferece conhecimento de 8 idiomas e todos os principais softwares de design, editores de código e ferramentas de teste.

Copiado!

Objetivo de carreira para vários empregos.

Pode ser que algumas funções demandem 100% do seu tempo. Porém, se você consegue dar conta do trabalho em apenas dois dias por semana, convém explicar no objetivo do currículo sua capacidade de conciliar várias funções. 

Exemplo

Motorista de entrega confiável com índice de satisfação de 99% junto aos clientes e seis anos no setor, interessado em assumir função complementar como entregador de serviços de alimentação. A capacidade de executar múltiplas tarefas e o profundo conhecimento do trânsito de São Paulo garantirão clientes satisfeitos.

Copiado!
Dica do especialista

O que configura um bom objetivo? Um bom objetivo de currículo deve almejar um patamar ligeiramente mais alto do que aquele que você acha que pode conseguir. O futuro empregador precisa sentir que sua ambição levará você aos limites de sua capacidade. Todo mundo sorri quando uma criança diz que quer ser astronauta — obviamente, seja um pouco mais comedido na ambição, mas imbuído da mesma garra.

Objetivo de currículo para calouros.

Quando se é calouro, as possibilidades são infinitas, e você precisa de um objetivo de currículo que explique onde quer começar a carreira e o que motiva você a trilhar essa direção.

Exemplo

Universitário de letras interessado em iniciar carreira no jornalismo com um estágio na equipe editorial do Jornal do Milênio. Tendo contribuído com mais de 80 artigos para o site da universidade e editado mais de 400, espero trazer uma combinação de olhar aguçado e atitude crítica para a posição.

Copiado!

Objetivo de currículo para quem não tem experiência.

Para alguém sem experiência de trabalho, o objetivo cai como uma luva no currículo: nada é mais poderoso do que especificar para onde quer que sua carreira se mova e que características, competências e qualidades você aplicará em prol dessa meta. A postura de “faço qualquer coisa” não vai impressionar ninguém.

Exemplo

Estudante de história interessado em ocupação de meio período no museu municipal. Trabalhei anteriormente numa livraria, e sei como lidar com clientes. Meu entusiasmo contagiante fará a história ganhar vida aos olhos dos visitantes.

Copiado!

Exemplo de objetivo para cargo em start-up.

Trabalhar em uma start-up é um desafio peculiar, mas é muito comum as pessoas migrarem de funções corporativas para empresas menores. Exponha seus argumentos no objetivo do currículo e deixe claro que você tem o que é necessário para atuar numa start-up dinâmica.

Exemplo

Engenheiro mecânico do setor público interessado em mudar para uma start-up do setor de energia renovável, combinando vasta experiência em infraestrutura de grande escala com paixão pelo meio ambiente. Trará para a equipe 10 anos de experiência no setor de energia.

Copiado!

Exemplo de objetivo para uma mudança internacional.

As contratações internacionais figuram entre as mais arriscadas para qualquer empregador. E aceitar um novo emprego no exterior envolve ainda muitos outros fatores. Por isso, o objetivo do currículo precisa destacar sua dedicação, versatilidade e conhecimento.

Exemplo

Advogado corporativo de mudança para o Rio de Janeiro buscando posição em um escritório de advocacia na cidade do Rio de Janeiro. Experiência em todos os aspectos do direito comercial, resolução de conflitos e contencioso. Retenção média de clientes de 6 anos, mediante criação de relações de confiança que perduram.

Copiado!
Dica do especialista

Como escrever um objetivo? Descobrir o que você realmente quer obter de uma futura mudança de carreira é uma das coisas mais difíceis de fazer numa busca de emprego. Meu conselho pessoal seria escrever todas as possibilidades em que conseguir pensar e reduzi-las a uma lista de 3-4, em termos das quais poderiam fazer você mais feliz. Destile os traços comuns dessas funções e você terá algo parecido com um objetivo. Você definitivamente deve manter a mente aberta, então tente não ser muito específico.

Objetivo de currículo para voluntariado.

O voluntariado é uma busca nobre, mas qualquer organização respeitável que aceite voluntários precisa entender que as pessoas estão lá pelas razões certas e para o longo prazo. Seu objetivo deve apresentar as qualidades relevantes para tal função.

Exemplo

Cuidadora de confiança e enfermeira em meio período deseja se voluntariar como arrecadadora de doações durante os eventos de verão. A demência é uma doença que toca meu coração, e eu adoraria a oportunidade de fazer qualquer tipo de diferença, por menor que seja.

Copiado!

Objetivo de carreira para estudantes.

Muitas empresas costumam aceitar estudantes para que adquiram experiência profissional, então começar com um objetivo claro reduzirá significativamente a probabilidade de o seu currículo ir parar na pilha de rejeitados.

Exemplo

Jardineiro amador recém-saído da escola procurando experiência de trabalho numa empresa de paisagismo profissional, com objetivo de conseguir uma função de meio período aos fins de semana durante a universidade. Extrema facilidade com plantas e ética profissional inabalável, faça chuva ou faça sol.

Copiado!

Exemplo de objetivo para formação complementar.

Quando você se candidata a uma pós-graduação, o currículo acadêmico é essencial. Deixe claro a importância dessa próxima etapa de formação e por que você deve ser considerado.

Exemplo

Mestre em psicologia buscando migrar para uma instituição a fim de continuar os estudos e obter  doutorado. Minha dissertação sobre o impacto das mídias sociais no desenvolvimento sociopsicológico de adolescentes servirá de base para pesquisas futuras.

Copiado!

Objetivo em um currículo para o exterior

Se você procura um cargo no exterior, ter um objetivo no currículo talvez seja imprescindível. Nesse caso, a seção ocupada por ele deve ser mais longa que o normal. Afinal, mudar para o exterior é uma grande realização, e você precisa dedicar um espaço considerável no currículo para externar o significado disso.

A consideração mais importante em um objetivo de currículo ao se mudar para o exterior é sua capacidade de gerenciar mudanças. Você vai se deparar com muitas situações novas e será impossível prever todos os fatores que afetarão sua forma de trabalhar. Sua principal razão para se mudar para o exterior deve ser forte, pois você precisará da motivação para superar diferentes dificuldades e reviravoltas. Mudar para o exterior pode ser incrivelmente gratificante, mas não é para os fracos de coração.

O que posso colocar no currículo em vez de um objetivo?

O resumo tradicional do currículo se concentra mais em conquistas, experiência, personalidade e adequação cultural à função. Se, por exemplo, você for gerente de marketing e estiver procurando uma função de gerente de marketing, faz sentido se concentrar nos fatos contundentes sobre sua experiência na área em vez de abordar outras coisas descorrelacionadas. Isso não deixará uma primeira impressão poderosa.

Escrevemos alguns guias sobre como criar o resumo de currículo perfeito e também algumas dicas sobre como elaborar declarações pessoais impactantes. Vale a pena ler em nossa seção de exemplos de currículo.

Dica do especialista

Esteja preparado para defender seu objetivo na entrevista. Quando você se expõe e diz “quero fazer isso”, os entrevistadores ficam instigados a ver como você reage quando sua capacidade de fazer acontecer é contestada. O principal é não ficar muito na defensiva. Você não sabe com certeza se as coisas vão funcionar da maneira que planejou, então defenda seus argumentos uma atitude esperançosa e humilde, apoiada por exemplos e lógica.

Devo colocar um objetivo no currículo em 2022?

A resposta curta é: sim, mas apenas se estiver esperando algum tipo de mudança na carreira (mudança de setor, mudança de função, promoção, um novo começo etc.). No que diz respeito a esclarecer suas ambições ao futuro empregador, incluir um objetivo no currículo nunca foi tão importante. 2022 será um momento turbulento para muitos em termos de mudança de carreira. Muitas indústrias estão passando por mudanças sísmicas na demanda, e a tecnologia continua a mudar a estrutura de nossos locais de trabalho. As pessoas estão trabalhando mais remotamente, os profissionais multicarreiras estão ficando mais numerosos e atuar como freelancer já é a norma para muitos. A mudança está no ar e não vai desaparecer tão cedo.

Se estiver interessado numa função remota, mencione-a no objetivo. Se estiver procurando um trabalho de meio período, seja claro sobre isso desde o início. Se estiver querendo uma mudança de setor, diga-lhes como você se encaixa no setor deles. Várias outras situações foram discutidas acima — não hesite em explicar exatamente como você se imagina dando certo em sua próxima função.

Principais conclusões

Na hora de empreender uma mudança, o objetivo é o conjunto de linhas mais importante no seu currículo inteiro. Quando você define o tom do currículo logo nas primeiras linhas, os potenciais empregadores vão lê-lo com a mentalidade que você pretende. Sim, a função pode diferir um pouco do que você fazia antes, mas você tem o que é preciso para ter sucesso.

Se o próximo passo que você quer dar se parece com algum dos quinze exemplos mostrados acima, ou se você simplesmente quer ser duplamente claro sobre a direção que deseja seguir na carreira, incluir um objetivo específico na seção de resumo do currículo é uma ótima maneira de expor o seu caso.

Seja veemente e convicto no objetivo do currículo e você terá todas as chances de conseguir o emprego.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carta de apresentação9 min. de leitura
Como colocar cnh no curriculo
Como colocar cnh no curriculo
10 min. de leitura
Trabalhadores brasileiros se sentem sobrecarregados no final de ano, mas também querem festejar com os colegas
Final de ano na empresa: pesquisa mostra opinião dos brasileiros
Entrevista de emprego9 min. de leitura
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
Ajuda para currículos13 min. de leitura
Como revisar seu currículo: 12 dicas
Como revisar seu currículo
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies