Salários e atividades dos setores estão entre os interesses de pesquisa
Quando se fala em mercado de trabalho, existem algumas profissões que são bastante consagradas, mas também aquelas que acabam surgindo ou se destacando a partir de uma transformação tecnológica ou do próprio mercado. Para além das tendências, algumas carreiras são atemporais, com profissionais que seguem sendo indispensáveis, independentemente do momento do mercado.
Muitos fatores podem influenciar no interesse e na procura por uma profissão, passando por aspectos como identificação com a área, nível de escolaridade exigido e remuneração dentro de cada vaga ou cargo. Buscando entender o cenário do mercado de trabalho do país, a Onlinecurriculo realizou uma pesquisa que revelou as dez profissões mais buscadas pelos brasileiros no Google no último ano, considerando o período de agosto de 2022 a agosto de 2023.
As profissões mais buscadas:
- Auxiliar Administrativo
- Engenheiro Civil
- Personal Trainer
- Pedreiro
- Assistente Administrativo
- Fisioterapeuta
- Esteticista
- Barista
- Assessor
- Auditor Fiscal
De forma mais ampla, além das profissões, a Onlinecurriculo também levantou as áreas que vêm atraindo mais interesse dos brasileiros com base nas buscas do Google.
Setores mais buscados:
- Administrativo
- Marketing
- Vendas
- Desenvolvedor
- Produção
- Ciência de Dados
- Mecânica
- Design
- Engenharia Civil
- Fiscal
Ainda dentro das áreas, alguns detalhes em cada campo foram bastante procurados, com destaque para o interesse nos salários das carreiras. Questões como as funções dos cargos e as possíveis funções a serem realizadas nas áreas também apareceram como sendo de grande relevância. Dentro do setor de marketing, por exemplo, foram buscadas especificações sobre as atividades de gestão de tráfego, analista de marketing, assistente de marketing e telemarketing. Já na área de vendas, foi grande o interesse pelos serviços relacionados à consultoria de vendas, gestão de vendas e promotor de vendas.
“Sabemos que o mercado de trabalho está em constante transformação, mas conseguimos perceber que algumas profissões e áreas mantêm seu lugar de importância. Carreiras do setor administrativo, da engenharia civil e de vendas são indispensáveis para a economia como um todo e conseguem evoluir junto com as novidades tecnológicas que vão surgindo. Entendemos que, com o aprimoramento das profissões a partir das novas ferramentas, o mercado de trabalho terá espaço para as profissões que já são bastante consagradas, mas também para aquelas que estão surgindo ou que ainda irão surgir”, analisa Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo.