Neste blog, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre pontos fortes para colocar em um currículo, como:
Jogar com seus pontos fortes é um dos maiores movimentos de carreira que podem levar a um melhor desempenho e mais reconhecimento no trabalho. Tudo começa com a avaliação de suas habilidades e a melhor forma de incorporá-las ao seu trabalho, de acordo com a Harvard Business Review.
Eles são o ponto alto do seu currículo. Podem vir na forma de conhecimento ou competências que você domina, ou podem ser as qualidades do próprio currículo que fazem o gerente de contratação parar e prestar atenção em você. Neste blog, falaremos sobre todos esses diferentes tipos de pontos fortes para colocar em um currículo.
Primeiro, vamos dar uma olhada em alguns dos pontos fortes que podem fazer seu currículo se destacar, independentemente do campo em que você trabalha:
Os recrutadores gastam 80% do tempo analisando apenas seis pontos de dados em um currículo, relata o Mashable. Entre eles: nome, cargo e empresa atuais e formação. Manter as principais informações claras e fáceis de encontrar é um dos maiores pontos fortes a ser incluído no currículo.
Agora vamos dar uma olhada no outro tipo de ponto forte do currículo: as principais habilidades que fazem de você uma excelente contratação para a função. Quais são seus maiores pontos fortes? Quais são os pontos fortes de um bom funcionário? Embora os melhores pontos fortes pessoais para o seu currículo dependam um pouco do seu campo e nível de experiência, aqui estão alguns exemplos globais de bons pontos fortes para escrever em qualquer currículo:
Planejamento estratégico: a capacidade de pensar criticamente sobre os objetivos da empresa e seu papel dentro deles mostrará ao gerente de contratação que você é um candidato que pagará dividendos. O planejamento estratégico é um ponto forte intimamente relacionado ao pensamento crítico, inovação e análise — todos os principais pontos fortes que as empresas estão procurando.
Comunicação: excelentes competências de comunicação são um ponto forte que nunca sai de moda. Você pode mostrar sua capacidade de se expressar de forma clara e eficaz não apenas por meio de seus exemplos relacionados ao trabalho, mas também com o tom certo e a redação livre de erros do seu próprio currículo.
Desenvoltura: há uma razão pela qual “solução de problemas” e “orientado para soluções” são palavras-chave na descrição do cargo — os gerentes de contratação estão procurando candidatos que possam olhar para um problema de vários ângulos e enfrentá-lo com uma atitude positiva. A desenvoltura é um ponto forte do currículo para qualquer candidatura de emprego que se preze.
Trabalho em equipe: assim como a comunicação, o trabalho em equipe é um ponto forte tão antigo quanto o tempo, mas tão requisitado hoje como sempre quando se fala em pontos fortes em currículos. Muitas vezes renomeado como “colaboração”, o trabalho em equipe significa que você é ágil o suficiente para liderar ou seguir conforme necessário e pode trazer o melhor de seus colegas para alcançar resultados.
Quais pontos fortes devo colocar no currículo?
Pergunte a si mesmo quais pontos fortes a empresa estaria procurando em um candidato para o trabalho que você está procurando. Faça a engenharia reversa do problema olhando-o da perspectiva do empregador. Os pontos fortes que a empresa busca podem ser muito diferentes para um vendedor, um técnico de informática ou um gerente de RH. Identifique as necessidades da empresa primeiro e depois liste seus pontos fortes de acordo.
Encontrar pontos fortes para mencionar em um currículo para calouro ou recém-formado pode ser assustador. No entanto, é importante lembrar que alguns dos melhores pontos fortes para o seu currículo são aqueles que você já possui. Ao se concentrar em seus traços de personalidade ou talentos inatos, você pode mostrar ao gerente de contratação que seus pontos fortes são aqueles que eles teriam dificuldade em ensinar a alguém que não os possui naturalmente.
Aqui estão alguns exemplos de pontos fortes de currículo para aqueles com pouca experiência:
Depois de identificar os principais pontos fortes do currículo para listar em seu currículo, você precisará elaborar um plano para incorporá-los. Existem três áreas principais em que você deve se concentrar em adicionar pontos fortes ao seu currículo:
Incluir pontos fortes usando a linguagem exata da descrição do cargo para facilitar o encontro pelos analisadores de currículo e gerentes de contratação do que estão procurando.
Encher o currículo com qualificações que não são verdadeiras para você ou que não fazem sentido na seção em que você as adicionou.
Uma das piores maneiras de destacar seus pontos fortes é recorrer a clichês comuns de currículo. Os seguintes termos são usados em currículos com tanta frequência que se tornaram um pouco sem sentido:
As habilidades de comunicação, por exemplo, são muito importantes, mas quando todos afirmam ter habilidades de comunicação, essa frase não o diferencia. Seja mais específico. Você é um “dinâmico orador público”? “Excelente ouvinte”? “Capaz de comunicar as políticas de forma eficaz aos funcionários”? “Hábil na interação com o cliente”? Então mencione isso.
Alguns dos maiores exemplos de pontos fracos em currículos vêm na forma do que você não faz. Por exemplo, esquecer de revisar antes de enviar pode significar que o gerente de contratação ficará desanimado com um currículo cheio de erros de ortografia. Da mesma forma, um currículo genérico que não menciona responsabilidades e competências específicas da descrição do cargo pode acabar rapidamente na parte debaixo da pilha. Felizmente, seguindo as recomendações de pontos fortes em currículos encontradas no primeiro capítulo deste blog, você pode facilmente evitar muitos dos maiores pontos fracos que desqualificariam seu currículo.
Uma das perguntas mais desafiadoras que os candidatos enfrentam em entrevistas de emprego tem a ver com seus pontos fracos. É importante refletir antes da entrevista de emprego para que você venha preparado com exemplos de pontos fracos que não o desqualifiquem para o cargo. Seus pontos fracos devem ser sinceros e precisos, mas não devem envolver uma competência importante necessária para o cargo.