1. Blog
  2. Ajuda para currículos
  3. Pontos fortes nos currículos
Escrito por Anna MuckermanAnna Muckerman

Pontos fortes nos currículos

12 min. de leitura
Pontos fortes nos currículos
Arte de:Liza Gagarina
Os melhores currículos estão recheados com seus pontos fortes — não apenas habilidades que você possui, mas características e conhecimentos que diferenciam você. Adicionar pontos fortes pessoais em seu currículo permite destacar sua experiência e o domínio do campo. Com os pontos fortes certos no currículo, os gerentes de contratação rapidamente enxergarão você como um forte candidato a essa posição perfeita.

Neste blog, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre pontos fortes para colocar em um currículo, como:

  • O que exatamente são pontos fortes pessoais em currículos
  • Exemplos específicos dos melhores pontos fortes a serem usados
  • Como encontrar seus pontos fortes se você está no início de sua carreira
  • Pontos fracos que podem desqualificar seu currículo
Dica do especialista

Jogar com seus pontos fortes é um dos maiores movimentos de carreira que podem levar a um melhor desempenho e mais reconhecimento no trabalho. Tudo começa com a avaliação de suas habilidades e a melhor forma de incorporá-las ao seu trabalho, de acordo com a Harvard Business Review.

O que são pontos fortes nos currículos?

Eles são o ponto alto do seu currículo. Podem vir na forma de conhecimento ou competências que você domina, ou podem ser as qualidades do próprio currículo que fazem o gerente de contratação parar e prestar atenção em você. Neste blog, falaremos sobre todos esses diferentes tipos de pontos fortes para colocar em um currículo.

Primeiro, vamos dar uma olhada em alguns dos pontos fortes que podem fazer seu currículo se destacar, independentemente do campo em que você trabalha:

  • Um cabeçalho atraente: como a parte superior do currículo, um ótimo cabeçalho ajuda a vender você a partir do momento em que o gerente de contratação coloca os olhos na página. Um cabeçalho que enfatize seu nome e informações de contato enquanto adiciona um pouco de cor ou um bom design é um dos maiores pontos fortes do seu currículo.
  • Formatação limpa: o mesmo vale para o resto da página. A formatação deve ter um bom equilíbrio de espaço em branco para texto e ser fácil de ler. Certifique-se de usar as mesmas seleções de fonte e cor para mostrar consistência e um estilo refinado.
  • Escrita sem erros: um dos maiores pontos fortes que o colocará à frente de outros candidatos é escrever sem erros de ortografia ou gramática. Certifique-se de usar a verificação ortográfica ou peça a um amigo para revisar seu currículo.
  • Um currículo específico para o trabalho: um dos pontos fortes mais importantes a serem incluídos em qualquer currículo são as informações específicas do trabalho. A descrição do cargo é uma grande ajuda aqui, pois informa as competências e o conhecimento exatos que a empresa está procurando. Certifique-se de usar essas referências em todo o seu currículo.
  • Um tom confiante, mas respeitoso: o tom certo pode ser um dos melhores pontos fortes pessoais em um currículo. Defenda a si mesmo e suas habilidades sem parecer arrogante ou presunçoso.
  • Seções devidamente rotuladas: embora possa parecer divertido ou criativo dar nomes um pouco incomuns às suas seções de currículo, isso provavelmente frustrará o gerente de contratação que tem tempo limitado para encontrar as informações mais importantes. Em vez disso, atenha-se a rótulos tradicionais como “Formação” ou “Experiência Profissional”.
  • Números concretos e detalhes: depois de encontrar seus pontos fortes para listar no currículo, você precisará corroborá-los com informações factuais que comprovem sua eficácia. Estatísticas, números e detalhes podem ajudar a adicionar peso às suas realizações.
Insight estatístico

Os recrutadores gastam 80% do tempo analisando apenas seis pontos de dados em um currículo, relata o Mashable. Entre eles: nome, cargo e empresa atuais e formação. Manter as principais informações claras e fáceis de encontrar é um dos maiores pontos fortes a ser incluído no currículo.

Exemplos de pontos fortes pessoais para listar em um currículo

Agora vamos dar uma olhada no outro tipo de ponto forte do currículo: as principais habilidades que fazem de você uma excelente contratação para a função. Quais são seus maiores pontos fortes? Quais são os pontos fortes de um bom funcionário? Embora os melhores pontos fortes pessoais para o seu currículo dependam um pouco do seu campo e nível de experiência, aqui estão alguns exemplos globais de bons pontos fortes para escrever em qualquer currículo:

Planejamento estratégico: a capacidade de pensar criticamente sobre os objetivos da empresa e seu papel dentro deles mostrará ao gerente de contratação que você é um candidato que pagará dividendos. O planejamento estratégico é um ponto forte intimamente relacionado ao pensamento crítico, inovação e análise — todos os principais pontos fortes que as empresas estão procurando.

Comunicação: excelentes competências de comunicação são um ponto forte que nunca sai de moda. Você pode mostrar sua capacidade de se expressar de forma clara e eficaz não apenas por meio de seus exemplos relacionados ao trabalho, mas também com o tom certo e a redação livre de erros do seu próprio currículo.

Desenvoltura: há uma razão pela qual “solução de problemas” e “orientado para soluções” são palavras-chave na descrição do cargo — os gerentes de contratação estão procurando candidatos que possam olhar para um problema de vários ângulos e enfrentá-lo com uma atitude positiva. A desenvoltura é um ponto forte do currículo para qualquer candidatura de emprego que se preze.

Trabalho em equipe: assim como a comunicação, o trabalho em equipe é um ponto forte tão antigo quanto o tempo, mas tão requisitado hoje como sempre quando se fala em pontos fortes em currículos. Muitas vezes renomeado como “colaboração”, o trabalho em equipe significa que você é ágil o suficiente para liderar ou seguir conforme necessário e pode trazer o melhor de seus colegas para alcançar resultados.

Dica do especialista

 Quais pontos fortes devo colocar no currículo?

Pergunte a si mesmo quais pontos fortes a empresa estaria procurando em um candidato para o trabalho que você está procurando. Faça a engenharia reversa do problema olhando-o da perspectiva do empregador. Os pontos fortes que a empresa busca podem ser muito diferentes para um vendedor, um técnico de informática ou um gerente de RH. Identifique as necessidades da empresa primeiro e depois liste seus pontos fortes de acordo.

Encontrando pontos fortes em currículos para calouros

Encontrar pontos fortes para mencionar em um currículo para calouro ou recém-formado pode ser assustador. No entanto, é importante lembrar que alguns dos melhores pontos fortes para o seu currículo são aqueles que você já possui. Ao se concentrar em seus traços de personalidade ou talentos inatos, você pode mostrar ao gerente de contratação que seus pontos fortes são aqueles que eles teriam dificuldade em ensinar a alguém que não os possui naturalmente. 

Aqui estão alguns exemplos de pontos fortes de currículo para aqueles com pouca experiência:

  • Vontade de aprender
  • Criatividade
  • Atitude positiva
  • Motivação
  • Autodireção
  • Paciência

Como adicionar pontos fortes ao seu currículo

Depois de identificar os principais pontos fortes do currículo para listar em seu currículo, você precisará elaborar um plano para incorporá-los. Existem três áreas principais em que você deve se concentrar em adicionar pontos fortes ao seu currículo:

  1. Resumo: a seção de resumo é o único lugar onde você poderá falar diretamente com o gerente de contratação em seu currículo. É por isso que é um ótimo lugar para incluir exemplos de pontos fortes de currículo. Com um tom profissional e sincero, você pode rapidamente chamar a atenção do gerente de contratação para suas principais habilidades e incentivá-lo a continuar lendo para obter mais detalhes.
  2. Experiência profissional: esta seção oferece mais espaço para expandir seus pontos fortes com números e detalhes importantes para quantificar suas realizações. A seção de experiência profissional é o melhor lugar para incluir pontos fortes que levam mais de uma ou duas palavras para descrever.
  3. Competências: a seção de competências é o lugar para enfatizar seus pontos fortes pessoais mais importantes no currículo. O formato de marcadores desta seção se presta bem a pontos fortes que podem ser resumidos em apenas uma única palavra ou frase curta. Certifique-se de incluir competências interpessoais e competências técnicas.
O que fazer

Incluir pontos fortes usando a linguagem exata da descrição do cargo para facilitar o encontro pelos analisadores de currículo e gerentes de contratação do que estão procurando.

O que não fazer

Encher o currículo com qualificações que não são verdadeiras para você ou que não fazem sentido na seção em que você as adicionou.

Como NÃO listar pontos fortes em um currículo

Uma das piores maneiras de destacar seus pontos fortes é recorrer a clichês comuns de currículo. Os seguintes termos são usados em currículos com tanta frequência que se tornaram um pouco sem sentido:

  • Proativo
  • Trabalha bem em equipe
  • Pensa fora da caixa
  • Orientado a detalhes
  • Trabalha duro
  • Pessoa determinada
  • Orientado a resultados
  • Tem habilidades de comunicação

As habilidades de comunicação, por exemplo, são muito importantes, mas quando todos afirmam ter habilidades de comunicação, essa frase não o diferencia. Seja mais específico. Você é um “dinâmico orador público”? “Excelente ouvinte”? “Capaz de comunicar as políticas de forma eficaz aos funcionários”? “Hábil na interação com o cliente”? Então mencione isso.

Pontos fracos nos currículos

Alguns dos maiores exemplos de pontos fracos em currículos vêm na forma do que você não faz. Por exemplo, esquecer de revisar antes de enviar pode significar que o gerente de contratação ficará desanimado com um currículo cheio de erros de ortografia. Da mesma forma, um currículo genérico que não menciona responsabilidades e competências específicas da descrição do cargo pode acabar rapidamente na parte debaixo da pilha. Felizmente, seguindo as recomendações de pontos fortes em currículos encontradas no primeiro capítulo deste blog, você pode facilmente evitar muitos dos maiores pontos fracos que desqualificariam seu currículo. 

Dica do especialista

Uma das perguntas mais desafiadoras que os candidatos enfrentam em entrevistas de emprego tem a ver com seus pontos fracos. É importante refletir antes da entrevista de emprego para que você venha preparado com exemplos de pontos fracos que não o desqualifiquem para o cargo. Seus pontos fracos devem ser sinceros e precisos, mas não devem envolver uma competência importante necessária para o cargo.

Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Crie seu currículo em 15 minutos
Crie seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais testados em campo que sigam exatamente as “regras de currículo” que os empregadores procuram.
Criar meu currículo
Compartilhar este artigo
Continuar lendo
Carta de apresentação32 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Como escrever uma carta de apresentação — guia especializado [2023]
Carreira8 min. de leitura
Janeiro Branco: mais da metade dos brasileiros não têm intenção de permanecer em ambientes de trabalho que não sejam saudáveis
Pesquisa Janeiro Branco 2024: Prioridades e Desafios na Saúde Mental no Trabalho
Carreira6 min. de leitura
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Quase um terço dos brasileiros entrevistados acredita que IA assumirá boa parte das profissões atuais
Ajuda para currículos9 min. de leitura
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
O que são competências interpessoais: definição + principais exemplos
Navegar por tudo
Este site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e realizar análises e marketing. Ao usar nosso site, você concorda com todos os cookies de acordo com nossa Política de cookies e Política de Privacidade.
Aceitar cookies