Como escrever um currículo para área de transporte e logística
Antes de entrar nos detalhes, você precisa conhecer os elementos do seu currículo para área de transporte e logística. Aqui estão as seções que o documento precisa ter:
- o cabeçalho
- a introdução (também conhecido como perfil ou declaração pessoal)
- seção de experiência profissional
- seção de habilidades
- seção de formação acadêmica
Mas, se todos os currículos têm as mesmas seções, como diferenciar o seu? O conteúdo é o que faz a diferença. E a melhor maneira de chamar a atenção dos gerentes de contratação é se candidatar diretamente a eles. O que queremos dizer com isso? Procure por mais informações!
Quando você direciona a sua mensagem para cada vaga, está mostrando à empresa que você entende quem eles são, como operam e que realmente deseja trabalhar para eles. Isso significa descobrir tudo o que puder sobre a operação: escopo, produtos, funcionários e metas. Em seguida, utilize exemplos e habilidades que destaquem o que você pode trazer para o cargo.
Além disso, tenha em mente que um currículo excepcional:
- utiliza linguagem e estilo consistente, de acordo com a cultura da empresa;
- causa uma primeira impressão profissional com um layout e design limpos e organizados.
- utiliza palavras-chave e frases direcionadas que ajudam a evitar a eliminação pelo ATS (sigla em inglês para Sistema de Rastreamento de Candidatos).
Exemplo de introdução de currículo: entregue respostas
Por que você escolheu a área de transporte e logística? Do que você se orgulha? Por que você quer trabalhar aqui? Essas são as perguntas que você deve abordar na seção de introdução do seu currículo para transporte e logística. Use um tom profissional para dar um pouco de personalidade ao seu currículo e chamar a atenção dos gerentes de contratação, incentivando-os a agendarem uma entrevista para conhecê-lo melhor.
Mantenha um tom profissional, mas se apresente demonstrando sua paixão pelo que faz. Destaque um sucesso que ilustre uma habilidade que você precisa ter para exercer seu novo cargo. Se houver espaço nas 3 ou 4 linhas disponíveis para a introdução, demonstre que sabe algo sobre a empresa fazendo uma declaração personalizada especificamente para eles.
Abaixo você encontra um exemplo de seção de introdução de currículo.
Profissional dinâmico com habilidades em todas as fases da gestão da cadeia de suprimentos. Altamente eficiente no planejamento estratégico e gerenciamento de logística, operações de armazém, detalhes de transporte e soluções de atendimento ao cliente.
Exemplo de seção de experiência profissional: de onde você veio
A seção de experiência profissional do currículo ocupa a maior parte do espaço no documento de 1 ou 2 páginas. É aqui que você detalha seus sucessos profissionais e mostra aos recrutadores que entregou valor para todos os seus empregadores anteriores.
Tente manter cada descrição de trabalho em 5 itens ou menos, e seja o mais conciso possível em cada um deles. Utilize palavras de ação fortes que estejam alinhadas com a sua função. Experimente termos como conduzi, liderei, movimentei, forneci, analisei, entreguei. Use dados e detalhes para respaldar suas afirmações.
Abaixo você encontra um modelo editável para a seção de experiência profissional para currículo.
Gerente de Logística na Rodocargo, São Paulo
Agosto 2017 — Dezembro 2021
- Criei e monitorei informações e dados de armazém no SAP.
- Supervisionei o rastreamento de pedidos, manutenção de arquivos e trabalhos de projetos especiais conforme solicitado.
- Identifiquei e processei pedidos regulares e urgentes.
- Coordenei o transporte para remessas de saída.
- Colaborei com membros da equipe de atendimento ao cliente para garantir a entrega correta dos pedidos.
- Finalizei os processos de remessa no SAP (PGI).
- Reposicionei diversos materiais usados nos armazéns conforme necessário.
- Segui todos os procedimentos de resposta a emergências.
- Forneci suporte logístico de importação/exportação conforme atribuído pelo supervisor.
Diretor de logística na Via Express, Rio de Janeiro/RJ
Abril 2015 — Julho 2017
- Gerenciei uma equipe responsável por todas as remessas de entrada e saída nas instalações.
- Supervisionei todo o planejamento de suprimentos de produção e gerenciei o processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) dentro da equipe.
- Gerenciei o inventário local e regional.
- Trabalhei em colaboração com os departamentos operacionais e fornecedores para revisar a demanda e efetuar o planejamento.
Exemplo para seção de habilidades do currículo de transporte e logística: mostre o seu melhor
A seção de habilidades do seu currículo de transporte e logística oferece a oportunidade de destacar os atributos que seu futuro empregador procura em um formato de fácil leitura. Seu objetivo aqui é mostrar que você possui o que eles desejam e tentar se distinguir dos outros candidatos com habilidades únicas ou de alto nível.
Tente criar uma combinação de habilidades tecnológicas e interpessoais. Se for motorista, seu histórico de segurança é extremamente importante. Como entregador ou trabalhador de armazém, sua precisão e velocidade são fundamentais.
Abaixo você encontrará um exemplo para criar a seção de habilidades no currículo.
- Gestão da Cadeia de Suprimentos
- Conhecimento em Aplicações Visual MRP / ERP
- Sistemas de Gerenciamento de Inventário
- Compras e Orçamentação
- MS Office 365
- Resolução de Problemas Complexos
Exemplo de seção de educação no currículo de transporte e logística
A seção de educação do seu currículo de transporte e logística é de onde você irá listar seus diplomas acadêmicos. Comece com seu diploma do ensino médio (a menos que você tenha um mestrado, doutorado ou pós-graduação, nesse caso, você pode deixá-lo de fora) e liste seus diplomas e áreas de estudo.
Motoristas que precisam de licenças especializadas também devem listar elas aqui.
Se você obteve certificações técnicas ou fez outros cursos que aprimoram o seu currículo, adicione-os aqui também.
Abaixo você encontrará um exemplo de seção de educação no currículo como guia de formatação.
Bacharelado em Administração de Empresas, Universidade Federal, São Paulo
Setembro 2013 — Maio 2017