Exemplo de resumo no currículo de motorista de caminhão: olhos na estrada
Todo currículo precisa de um resumo — às vezes chamado de perfil ou declaração pessoal — em que os candidatos a emprego se descrevem em suas próprias palavras. Use isso como seu “discurso de vendas” para possíveis empregadores (imagine “vender” sua imagem profissional favoravelmente em cerca de 30 a 45 segundos para um estranho), usando uma linguagem confiante e assertiva para descrever suas qualificações e aptidões. Esta deve ser uma descrição bem escrita de todas as razões pelas quais você seria uma ótima contratação. Não precisa ser frases completas — por exemplo, você pode omitir palavras como “eu sou” ou “eu tenho”.
No entanto, esteja ciente de que a ortografia, gramática e pontuação são de vital importância. Os gerentes de contratação disseram em pesquisas que os erros de português nos currículos são a razão número 1 pela qual os candidatos a emprego são rejeitados. Se português não for seu forte, encontre um bom editor para ler e revisar seu currículo (ferramentas on-line como o Onlinecurriculo também ajudarão você a agilizar o processo de redação).
Além disso, um currículo deve ser um documento dinâmico adaptado a cada candidatura de emprego. Os generais não lutam todas as guerras da mesma forma; eles baseiam as estratégias em um estudo cuidadoso do inimigo e do terreno. Da mesma forma, você não deve enviar cegamente o mesmo currículo para todos os empregadores. É preciso estudar o empregador para o qual você está se candidatando e elaborar seu currículo individualmente para essa empresa. Isso é especialmente importante por causa do que falaremos a seguir.
ATS: o filtro automático do currículo
Muitos gerentes de contratação hoje usam um sistema de rastreamento de candidatos (ATS) no qual um programa de computador revisa todos os currículos antes de cair na mão de um humano. Esses sistemas procuram palavras-chave específicas (inseridas pelo empregador no anúncio de emprego) que reflitam as competências críticas necessárias para a vaga. Os currículos que passam no teste do ATS são aprovados para revisão pelos gerentes de contratação, mas aqueles que não passam podem ser descartados antes de serem lidos por alguém. Para “vencer o bot”, pesquise primeiro. Estude seu empregador-alvo, vasculhe o site da empresa e leia a descrição do cargo para a posição desejada. Se é dito, por exemplo, “procurando motoristas de caminhão para longas distâncias” e é exatamente isso que você é, provavelmente, seria um erro não incluir o termo “longa distância” em seu currículo.
Otimização do ATS para currículos: como criar um currículo compatível com ATS. O melhor verificador de ATS no currículo: leia nosso guia completo e vença os sistemas de rastreamento de candidatos com nosso gerador de currículo compatível com ATS.
Motorista de caminhão trabalhador e confiável com mais de 13 anos de transporte e entrega de mercadorias em todo o Brasil. Hábil na navegação de mapas, recalculando a rota a depender das condições de tráfego para garantir viagens ininterruptas e entrega pontual de pedidos. O respeito pela segurança da estrada e de outros motoristas sustenta um registro de condução 100% sem multas. Relacionamentos positivos com os clientes geram elogios frequentes por superar as expectativas. Qualificado e meticuloso na manutenção e cuidados adequados do veículo.
Exemplo de experiência profissional no currículo: a estrada longa e sinuosa
Se você tiver uma longa e sólida história de experiência na condução de caminhões, tem uma enorme vantagem. Mas mesmo que sua experiência profissional seja um pouco fraca, existem soluções alternativas. Como aconselhado anteriormente, liste os empregos relevantes em ordem cronológica reversa, mencionando o nome da empresa, o local e as datas em que você trabalhou lá. Então, sob cada empregador, gabe-se um pouco sobre o excelente trabalho realizado enquanto permaneceu lá. Seja o mais exato possível — inclua fatos, números e casos curiosos usando verbos de ação fortes para ilustrar seus sucessos comprovados.
Os motoristas de caminhão costumam manter registros detalhados de todas as entregas e o número de quilômetros percorridos para cada uma. Se possível, vasculhe essas informações, compile os totais e informe-os em seu currículo. Se você puder dizer quantas entregas fez, quantos quilômetros percorreu e/ou quantas toneladas de carga entregou, melhor ainda. Fatos e números são sempre os dados mais convincentes para fornecer em descrições de empregos anteriores, especialmente se eles descrevem suas conquistas ou marcos. O alcance geográfico da sua experiência de condução (“do Oiapoque ao Chuí”) também pode ser uma vantagem. E se você nunca sofreu um acidente, ou nunca recebeu uma multa de trânsito, vale a pena mencionar isso também.
Talvez seu histórico de trabalho estritamente relevante seja um pouco enxuto por você ser jovem ou porque está mudando de carreira. Mas mesmo que a maior parte do seu histórico de trabalho esteja fora do setor de caminhões, você pode encontrar maneiras criativas de destacar como os trabalhos anteriores o moldaram para ele.
Por exemplo, um trabalho como guarda de segurança pode ter treinado você para ser vigilante à noite, um trabalho em um armazém pode ter demonstrado suas habilidades em carregar e descarregar objetos pesados, ou vários outros empregos podem ter equipado você com excelentes habilidades no atendimento ao cliente.
Conforme observado acima, seus empregadores devem ser listados em ordem cronológica inversa. Liste seu último (ou atual) emprego primeiro, seu emprego anterior em seguida e assim por diante, colocando seu primeiro cargo por último. (mas se seu primeiro trabalho foi fritar hambúrgueres, talvez seja melhor deixá-lo de fora.) A razão para usar a cronologia inversa é o tempo de visão limitado que a maioria dos currículos obtém (média de seis a oito segundos de “passada de olho”, antes que um gerente de contratação decida se deve seguir em frente ou não). Mostre o que há melhor de você logo de cara.
Motorista de Caminhão, Mudanças Novo Horizonte, São Paulo
Jan, 2013 - Aug, 2019
- Dirigiu em média 2000 km por semana;
- Manteve registros meticulosos de materiais transportados, às vezes usados como prova em várias disputas de cobrança e um caso de roubo.
- Relacionamento confiável entre o armazém e os clientes, sempre disponível para atender chamadas e agir prontamente com resultados mutuamente satisfatórios.
- Excelente atendimento ao cliente e fortes relações de trabalho creditadas com 18% de aumento no retorno de clientes.
- O histórico de cumprimento ou antecipação do cronograma levou a um aumento de 12% nos pedidos entregues.
- Manutenção de rotina em veículos para evitar interrupções no trabalho ou acidentes que causem perdas financeiras ou lesões, incluindo duas catástrofes potenciais.
Motorista de Caminhão, Transportes Vilaggio, São Paulo
Nov, 2008 - Nov, 2012
- Realizou uma média de 13 rotas por dia, rastreando com precisão todas as entregas.
- Superou outros motoristas entregando 79% dos pedidos no prazo e 18% antes do prazo.
- As classificações dos clientes quanto à confiabilidade e satisfação foram em média de 96%.
- Com registro impecável de direção segura ganhou dois prêmios, e envolveu-se no projeto de desenvolvimento de um novo programa de segurança da empresa.
- Protegeu cuidadosamente todos os materiais transportados para evitar danos e arquivou prontamente relatórios de incidentes sobre quaisquer riscos inevitáveis de comprometimento.
Exemplo de formação no currículo de motorista de caminhão: já na estrada
Um atrativo inegável da carreira de motorista de caminhão é a liberdade de ir trabalhar com um diploma de ensino médio e apenas alguns meses de treinamento especializado. Embora sua avó possa ter dito que você precisa ir para a faculdade, isso é algo que nem todos podem arcar, e vamos ser sinceros: algumas pessoas simplesmente não querem ou precisam.
A seção de formação do currículo de motorista de caminhão normalmente será curta e direta — geralmente incluindo ensino médio e treinamento de motorista profissional. Liste sua experiência em ordem cronológica inversa.
Autoescola Duquesa, Habilitação categoria C, São Paulo
May, 2008 - Aug, 2008
Escola Águas Claras, Ensino Médio, São Paulo
Sep, 2004 - May, 2008
Exemplo de competências de CV: mãos firmes no volante
Seu currículo deve incluir uma lista das principais competências que o tornam um ótimo motorista de caminhão. Obviamente, trata-se de profissionais que precisam ser excelentes motoristas, especialistas em conduzir um grande veículo em todos os tipos de condições e terrenos. Devem ter um excelente histórico de condução, o respeito pelas regras escritas e não escritas das estradas e experiência em dirigir defensivamente para evitar acidentes. Devem ser meticulosos na atualização de seus diários de bordo, habilidosos no planejamento das rotas e profissionais nos contatos com despachantes e destinatários. Às vezes, precisam carregar ou descarregar a carga e precisam de resistência e atenção para permanecer atentos por muitas horas seguidas na estrada.
Devem também verificar os veículos para garantir que os equipamentos mecânicos e de segurança estejam em boas condições e devem assegurar que as cargas estejam devidamente protegidas. E, claro, não faz mal se tiverem competências mecânicas para lidar com avarias na estrada.
A seção de competências do currículo oferece a oportunidade de apontar todos os talentos ou aptidões relevantes que não foram incluídos na seção de perfil, experiência profissional ou formação. Pense nisso com cuidado, examine as competências profissionais que seu alvo está procurando e adapte sua seção de competências.
- Atendimento ao cliente
- Direção segura
- Habilitação sem mults
- Direção defensiva
- Pontual
- Manuseio de cargas